Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Zyvir - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Famciclovir

Apresentação :
ZYVIR 250 mg apresenta-se em embalagens de 15, 21 e 56 comprimidos revestidos.
ZYVIR 500 mg apresenta-se em embalagens de 14, 21 e 30 comprimidos revestidos.

Indicação :

ZYVIR É um medicamento anti-viral usado para tratar o herpes zoster. O herpes zoster
é uma infeco causada por um vrus chamado varicela zoster . ZYVIR impede que ovrus alastre e reduz as bolhas e a duração da nevralgia Pós-herPótica associada.
ZYVIR está também indicado no tratamento de infecções por herpes zoster oftálmico.
ZYVIR também é usado para tratar a infeco aguda pelo vrus herpes dos rgosgenitais (sexuais) herpes genital ou herpes simplex e na supresso de infecçõesrepetidas a herpes genital em adultos.
ZYVIR está ainda indicado em doentes com compromisso do Sistema Imunológico cominfecções a herpes zoster ou a herpes simplex.

Se tiver alguma questáo sobre o modo como ZYVIR Atua ou porque lhe foi prescritoeste medicamento, fale com o seu médico.

2.ANTES DE TOMAR ZYVIR

ZYVIR apenas lhe ser prescrito por um médico. Siga cuidadosamente as instruções doseu médico, mesmo que elas possam diferir da informação geral contida nesta bula.

Não tome ZYVIR
Se tem alergica (hipersensibilidade) ao famciclovir ou a qualquer outro componente de
ZYVIR, listados no incio desta bula.
Se pensa que pode ser alérgico, fale com o seu médico antes de tomar ZYVIR.

Tome especial cuidado com ZYVIR
Se tem problemas renais

Se está grávida ou planeia engravidar brevemente
Se está a amamentar
Se tem problemas do Sistema Imunológico.

Se qualquer destas situações se aplica a si, informe o seu médico antes de tomar
ZYVIR.

No caso de ter uma infeco a herpes genital, saiba que estas infecções podem sertransmitidas ao seu companheiro durante a relao sexual. Deverá evitar as relaçõessexuais caso tenha quaisquer sintomas de herpes genital, ou o seu parceiro, mesmo nocaso de já ter iniciado o tratamento.

Tomar ZYVIR com outros medicamentos
Se tomou recentemente medicamentos ou está a tomar qualquer outro medicamento,incluindo medicamentos não sujeitos a receita médica, informe o médico oufarmacêutico. Isto especialmente importante se o medicamento que estiver a tomarpuder afectar os seus rins, por exemplo, o probenecide.

ZYVIR e pessoas idosas
ZYVIR pode ser adminitrado a idosos.

ZYVIR e crianças
ZYVIR normalmente não é recomendado para crianças.

Gravidez e Lactao
Informe o seu médico se está grávida, ou se suspeita poder estar. ZYVIR não deve serusado durante a gravidez a não ser que seja claramente necessário. O seu médicodiscutirá consigo os potenciais riscos de tomar ZYVIR durante a gravidez.

Informe o seu médico se está a amamentar. O seu médico irá aconselhá-la quanto aotratamento com ZYVIR, baseado nos benefícios e riscos da sua situao particular.

Conduo de veículos e utilização de máquinas
ZYVIR pode, em casos muito raros, causar tonturas, sonolência ou confuso. Se tiverqualquer destes sintomas durante o tratamento com ZYVIR, deve tomar especialcuidado ao conduzir ou operar máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Zyvir
Os comprimidos de ZYVIR 250mg contêm lactose (53,7mg). Se foi informado pelo seu médico de que tem intolerância a alguns açúcares, por exemplo, lactose, informe oseu médico.

Modo de Usar: ZYVIR

Quando e como tomar ZYVIR

Tomar ZYVIR sempre se acordo com as Indicaçõesdo médico. Não exceda a doserecomendada. Deve engolir os comprimidos inteiros com água. ZYVIR pode ser tomadocom ou sem alimentos.
Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

No caso de 3 tomas diárias Deverá normalmente tomar os comprimidos ao levantar, ameio da tarde e imediatamente antes de se deitar. Os comprimidos devem ser tomadoscom um intervalo de 8 horas aproximadamente. No caso de 2 tomas diárias Deveránormalmente, tomar os comprimidos de manhã e imediatamente antes de se deitar. Oscomprimidos devem ser tomados com um intervalo de 12 horas aproximadamente.

Deve tomar ZYVIR até ao fim do tratamento prescrito, a não ser que o médico lhe diga ocontrrio.

Quanto ZYVIR tomar

A. "ZONA" INFECO A HERPES ZOSTER
A maioria dos doentes com "Zona" toma um comprimido de 250 mg, 3 vezes ao dia ouum comprimido de 500 mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias.

No tratamento de zoster oftálmico a dose de 500mg, 3 vezes ao dia, durante 7 dias.

Em doentes imumocomprometidos com infecções a herpes zoster, A dose habitual é deum comprimido de 500 mg, 3 vezes ao dia, durante 10 dias. No caso de ter problemasrenais o médico pode prescrever uma dose mais baixa (250mg ou 125mg). Deve tomar
ZYVirá até ao fim do tratamento prescrito.

B. HERPES GENITAL
Se esta é a primeira vez que apresenta sintomas ou sinais de infeco a herpes dos
rgos genitais, Deverá tomar um comprimido de 250 mg, 3 vezes ao dia, durante 5dias. O tratamento Deverá ser instituído o mais cedo possível após o aparecimento dossintomas de infeco (dor, prurido, vesculas).

No caso de já ter tido infecções a herpes dos rgos genitais (herpes genitalrecorrente), Deverá tomar metade de um comprimido de 250 mg, 2 vezes ao dia,durante 5 dias. ZYVirá Deverá ser administrado o mais cedo possível após oaparecimento dos sintomas iniciais (dor, prurido, vesculas).

Em doentes imunocomprometidos com infecções a herpes simplex, A dose habitual é
500mg de ZYVIR, 2 vezes ao dia, durante 7 dias. No caso de ter problemas renais, omédico pode prescrever uma dose mais baixa (250mg ou 125mg). Deve tomar ZYVIRaté ao fim do tratamento prescrito.

Em doentes imunocomprometidos com infeco recorrente a herpes simplex a dose de 250 mg, duas vezes ao dia. Nestes casos a duração do tratamento depende dagravidade da doença e estipulada pelo médico.

Se tomar mais ZYVIR do que devia

No caso de ter tomado de uma s vez mais comprimidos do que devia, ou se outrapessoa tiver acidentalmente tomado os seus comprimidos, procure imediatamenteassistência médica. Mostre a sua embalagem de ZYVIR.

Caso se tenha esquecido de tomar ZYVIR
Se se tiver esquecido de tomar uma dose de ZYVIR, tome-a logo que se lembre. no entanto, se estiver quase na altura da próxima dose, ignore a dose esquecida e tome adose seguinte no horrio habitual. Não tome uma dose dobrada para compensar umadose que se esqueceu de tomar. Isto pode aumentar a probabilidade de ter efeitosindesejados.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4.EFEITOS secundários possíveis

Como os demais medicamentos, ZYVIR pode causar efeitos secundários em algumaspessoas. Os efeitos secundários causados por ZYVIR so geralmente ligeiros amoderados.

Alguns efeitos secundários podem ser graves:
Informe o seu médico imediatamente ou dirija-se ao servio de urgência do hospitalmais próximo se ocorrerem algum dos seguintes efeitos secundários:
Formao de bolhas com gravidade na pele e/ou membranas mucosas dos lbios,olhos, boca, fossas nasais ou genitais (sinais de reação cutânea grave)
Aparecimento de ndoas negras, vermelhio ou manchas púrpuras inexplicveis napele ou hemorragia nasal (sinais de diminuição das plaquetas sanguíneas.

Outros efeitos secundários:
Raros (afectando provavelmente 1 a 10 em cada 10.000 doentes): náuseas, cefaleias econfuso (predominantemente nos idosos).
Muito raros (afectando provavelmente menos de 1 em cada 10.000 doentes):alucinações (ver ou ouvir coisas que não existem), vômitos, amarelecimento da pelee/ou olhos, tonturas, sonolência (predominantemente nos idosos).
No caso destes sintomas persistirem ou se tornarem incmodos avise o médico.

5.COMO CONSERVAR ZYVIR

O prazo de validade está impresso na embalagem. Não utilize ZYVIR após o prazo devalidade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao ltimodia do mês indicado.
Conserve os comprimidos num lugar seco e na sua embalagem original, a temperaturanão superior a 30ºC.
Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalizao ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.Outras informações

Qual a composição de Zyvir
A substância ativa de ZYVIR é o famciclovir
Cada comprimido revestido contêm 250mg ou 500 mg de famciclovir.
Os comprimidos contêm também ingredientes inactivos, entre os quais se incluem:hidroxipropilcelulose, lactose anidra (comprimidos de 250mg), glicolato sódico de amido,estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose, dióxido de titânio e polietilenoglicol.

Os comprimidos de ZYVIR 250mg contêm lactose.

Fabricante :

NOVARTIS Farma ? Produtos farmacêuticos, S.A.
Rua do Centro Empresarial, Edifício 8
Quinta da Beloura
2710-444 Sintra
Portugal

FABRICANTE
NOVARTIS farmacêutica S.A.
Ronda Santa Maria 158
08210 Barber del Valls
Barcelona
Espanha

Para quaisquer informaçães sobre este medicamento, queira contactar o Fabricante :.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular