Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Zider - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : cloridrato de memantina

Apresentação : Comprimidos revestidos com 10 mg de cloridrato de memantina. Embalagem com 30 ou 60 comprimidos revestidos.

Indicação : é indicado no tratamento da doença de Alzheimer moderada a grave.

Contra indicação :

Está contraindicado para uso por pacientes com reação alérgica ao cloridrato de memantina ou a qualquer componente da formulação.

Modo de Usar :

Zider deve ser administrado via oral, preferencialmente com água. Para obter o maior benefício do seu medicamento, deve tomá-lo todos os dias, à mesma hora do dia, com ou sem alimentos. Os comprimidos podem ser partidos, porém, não devem ser mastigados. A dose do seu medicamento pode ser alterada algumas vezes pelo seu médico, com o objetivo de encontrar a dose mais eficaz para o seu tratamento. A dose recomendada é de 20 mg ao dia. Para minimizar o risco de efeitos adversos indesejáveis, a dose de manutenção será aumentada gradativamente, conforme o seguinte esquema:

Semana 1: 5 mg/dia
Semana 2 :10 mg/dia
Semana 3: 15 mg/dia
Semana 4: 20 mg/dia

O tratamento deve ser iniciado com 5 mg diários (meio comprimido, uma vez ao dia) durante a primeira semana. Na segunda semana, 10 mg por dia (meio comprimido, duas vezes ao dia). Na terceira semana a dose recomendada é de 15 mg por dia (um comprimido de manhã, e meio comprimido à tarde). A partir da quarta semana, o tratamento pode ser continuado com a dose recomendada de manutenção de 20 mg por dia (um comprimido, duas vezes ao dia). Zider não é recomendado para crianças e adolescentes (<18 anos de idade); nem para pacientes com comprometimento grave do fígado. No caso de comprometimento da função dos rins, o médico decidirá por uma dose adequada para esta situação e irá monitorar sua função renal regularmente. Não interrompa o uso de Zider abruptamente. Seu médico saberá o momento de suspender o medicamento. Quando isto ocorrer, a suspensão deverá ser feita gradualmente. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Caso esqueça de tomar :

Se você se esqueceu de tomar uma dose, espere e tome a dose seguinte na hora habitual. Não tome duas doses ao mesmo tempo para compensar a dose esquecida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Efeito Colateral :

Efeitos Colaterais :

De uma forma geral, as reações desagradáveis observadas com o uso de Zider são de leves a moderadas.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça, sonolência, prisão de ventre, tonturas, falta de ar (dispneia), pressão arterial alta e hipersensibilidade ao medicamento (reação alérgica).

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): falência cardíaca, cansaço, infecções fúngicas, confusão, alucinações, vômitos, alterações na forma de andar e da coagulação sanguínea venosa (trombose, tromboembolia).

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): convulsões.

Reação desconhecida (frequência que não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis): inflamação do pâncreas e reações psicóticas. A doença de Alzheimer tem sido associada à depressão, pensamentos suicidas e suicídio. Estes efeitos têm sido notificados com pacientes sob tratamento com a memantina.

Advertências e Precauções

-Avise seu médico se você apresenta algum problema de saúde, principalmente se você tiver epilepsia; teve infarto do miocárdio recente (ataque no coração); sofre de insuficiência cardíaca congestiva ou de hipertensão (pressão arterial alta) não controlada. Nestas condições seu tratamento dever ser supervisionado cuidadosamente e os benefícios clínicos da terapia com Zider avaliados regularmente pelo seu médico. Comunique seu médico se você tem problemas que afetem o funcionamento dos rins, seu médico irá monitorar sua função renal e ajustar as doses de Zider, se necessário. Zider pode alterar sua capacidade de reação, comprometendo sua capacidade de operar máquinas ou conduzir veículos.

-Durante o tratamento o paciente somente poderá dirigir veículos ou operar máquinas com liberação médica, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas, não somente devido à sua doença, mas também pelo medicamento.

-Mulheres grávidas: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe seu médico se estiver grávida ou se pretende engravidar. Zider não é recomendado a mulheres grávidas e nem durante a amamentação.

- Zider contém lactose. Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância a alguns açúcares, não devem utilizar este medicamento. Converse com seu médico sobre isto. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Superdosagem :

Sintomas de superdose incluem cansaço, fraqueza, diarreia.Em caso de superdose procurar socorro médico imediato, mesmo na ausência de desconforto ou sinais de intoxicação, para que sejam realizados os procedimentos médicos adequados. Não há antídoto específico. O tratamento a ser instituído deve ser sintomático e de suporte. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Fórmula :

Cada comprimido revestido contém 10 mg de cloridrato de memantina (equivalente a 8,31 mg de memantina).

Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e da umidade.

de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Os comprimidos são circulares, biconvexos, de cor branca e sulcados. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

USO ORAL

USO ADULTO

Venda sob prescrição médica. Só pode ser vendido com retenção da receita.

Interação Medicamentosa :

-Não é recomendada a ingestão de álcool durante o tratamento com Zider, apesar de não haver interação.

-Pode ocorrer interação entre Zider e vários outros medicamentos; seu médico poderá ter que ajustar as doses: amantadina (usada no tratamento da doença de Parkinson), cetamina (usada geralmente como anestésico), dextrometorfano (usado geralmente para tratar a tosse), dantroleno, baclofeno, cimetidina, ranitidina, procainamida, quinidina, quinina, nicotina, hidroclorotiazida (ou qualquer outra combinação com hidroclorotiazida), anticolinérgicos (geralmente usados para o tratamento de perturbações do movimento ou cólicas intestinais), anticonvulsivantes (usados para evitar ou atenuar as convulsões), barbitúricos (geralmente para induzir o sono), agonistas dopaminérgicos (como L-dopa, bromocriptina), neurolépticos (usados para tratar esquizofrenia ou como estabilizantes do humor), anticoagulantes orais.

A utilização de Zider em paralelo com outras substâncias como amantadina, cetamina, dextrometorfano, e outros antagonistas do NMDA, deve ser evitada. Informe seu médico se você é fumante ou está usando algum produto que contenha nicotina para ajudar a parar de fumar. Este medicamento pode ser administrado com ou sem o acompanhamento de alimentos e não interage com alimentos ou bebidas. No entanto, informe seu médico caso tenha alterado ou pretenda alterar substancialmente sua dieta alimentar (como por exemplo, de uma dieta normal para uma dieta estritamente vegetariana) ou caso sofra de estados de acidose renal tubular (disfunção nos rins que gera excesso de substâncias formadoras de ácido no sangue) ou infecções urinárias graves, uma vez que poderá ser necessário o ajuste da dose de Zider.

Informações Legais

MS nº: 1.0033.0159

Farmacêutica responsável: Cintia Delphino de Andrade – CRF-SP nº: 25.125
SAC: 08000-135044

Fabricante :

LIBBS FARMACÊUTICA LTDA.

Endereço: Rua Cônego Bernardo, 69, Florianópolis - SC, 88036-570
Telefone:(48) 3225-6931
Sac: 08000-135044
E-mail : libbs@libbs.com.br


Medicamentos do mesmo fabricante :

Adenocard, Anastrolibbs, Metri, Omepramed, Omeprazol, Plamet, Procimax, Vasclin, Zetron, Zider, Zoflux

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.