/zestril-2/
Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Zantac - Solução injetável - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Ranitidina

Apresentação : Solução injetável

Indicação :

Zantac 25 mg/ml soluo injetável, em embalagem de 5 ampolas (vidro) de 2 ml. A soluo lmpida e incolor a amarelo Pólido.

Zantac pertence ao grupo dos medicamentos anti-ulcerosos, antagonistas dos receptores H2 (grupo VII-3b.1).

Zantac é indicado no tratamento das seguintes patologias: úlcera duodenal e úlcera gástrica benigna; úlcera Pós-operatéria; esofagite de refluxo; síndrome de Zollinger-Ellison. Zantac injetável está também indicado na preveno de: úlcera de stress em situações graves; hemorragia recorrente em doentes com úlcera péptica hemorrágica; síndrome de Mendelson.

ANTES DE UTILIZAR ZANTAC

Não tome Zantac se tem hipersensibilidade (alergia) ranitidina ou a qualquer outro componente de Zantac.

Tome especial cuidado com Zantac:

  • se sofrer de doença renal grave; se sofreu de porfiria aguda;
  • se sofre ou sofreu de alterações do ritmo cardíaco, dado que foi referida diminuição da frequência cardíaca associada é Administração rápida de Zantac injetável, pelo que não deve exceder-se a velocidade de Administração recomendada.
  • Antes de se iniciar o tratamento em doentes com úlcera gástrica Deverá excluir-se a hiPótese de doença maligna, porque o tratamento com ranitidina pode ocultar os sintomas de carcinoma gástrico.

    A administração intravenosa de antagonistas-H2 em doses mais elevadas do que as recomendadas foi associada ao aumento das enzimas hepáticas quando o tratamento se prolonga para Além dos 5 dias.

    Zantac injetável contêm 1,6 mg/ml de cloreto de sódio; o conteúdo em sódio Deverá ser tido em consideração em doentes com necessidade de fazer uma dieta com restrio em sódio.

    Gravidez e aleitamento

    Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou está a amamentar.

    Zantac só deve ser utilizado durante a gravidez e aleitamento quando os benefícios possíveis para a me justificam os riscos para o feto ou lactente.

    Conduo de veículos e utilização de máquinas: Não foram relatados efeitos sobre a conduo de veículos e utilização de máquinas. Interaco deTomar Zantac com outros medicamentos:

    Utilizar Zantac nas doses recomendadas com diazepam, lidocana, fenitona, propranolol, teofilina e varfarina não potencia o efeito destes medicamentos.

    Zantac inibe a secreo de ácido alterando o pH gástrico, pelo que poderá afectar a absoro de fármacos cuja absoro dependa do pH.

    Informe o seu médico de todos os medicamentos que toma, inclusivamente os que adquiriu sem receita médica.

    Modo de Usar :

    ZANTAC

    Zantac injetável deve ser administrado de acordo com as instruções do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico caso surjam dúvidas.

    Adultos Zantac injetável pode ser administrado por:

  • injeco intravenosa lenta (cerca de 2 min.) de 50 mg diludos para um volume de 20 ml, de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas;
  • perfuso intravenosa intermitente, velocidade de 25 mg/h durante 2 horas, repetida de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas;
  • injeco intramuscular de 50 mg de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas.
  • Na profilaxia da hemorragia gastrintestinal alta na úlcera de stress em doentes em estado grave, poderá ser preferível uma primeira dose de 50 mg por injeco intravenosa lenta, seguida de 0,125 0,250 mg/Kg/h por perfuso contínua.

    Na profilaxia da hemorragia na úlcera de stress em doentes em estado grave ou na profilaxia da hemorragia recorrente em doentes com úlcera péptica, a administração parentérica pode manter-se até recomear a alimentao oral. Os doentes considerados ainda em risco podem então ser tratados com Zantac comprimidos 150 mg, duas vezes por dia.

    Na profilaxia do síndrome de Mendelson, administrar 50 mg por via intramuscular ou por injeco intravenosa lenta nos 45-60 minutos prvios induo da anestesia geral.

    Crianças

    A utilização em crianças não foi avaliada.

    Insuficincia renal

    Em doentes com insuficincia renal grave (clearance da creatinina < 50 ml/min) ocorre acumulao da ranitidina com aumento das concentrações plasmáticas, pelo que se recomenda que Zantac injetável seja administrado em doses de 25 mg.

    Zantac injetável É compatével com os seguintes fludos para perfuso intravenosa: Soro fisiológico (BP); Dextrose a 5% (BP);

    Cloreto de sódio a 0,18% e dextrose a 4% (BP); Bicarbonato de sódio a 4,2% (BP); ? Soluo de Hartmann.

    Embora os estudos de compatibilidade s tenham sido realizados em sacos de perfuso de cloreto de polivinilo (em vidro para o bicarbonato de sódio BP) e em estojos de Administração em cloreto de polivinilo, considera-se que a estabilidade se mantêm também em sacos de perfuso de polietileno.

    Se se administrar mais Zantac do que deveria:

    Não se prevem problemas especiais após sobredosagem. No entanto, deve proceder-se a terapêutica sintomática e de suporte, conforme apropriado. Se necessário o fármaco pode ser removido do plasma por hemodilise.

    Efeitos secundários ZANTAC

    Como os demais medicamentos, Zantac pode ter efeitos secundários. Os efeitos secundários a seguir mencionados foram relatados nos ensaios clínicos ou no controlo de rotina de doentes em tratamento com ranitidina, no entanto, em muitos casos não foi estabelecida relao causal. Alguns doentes podem ser alérgicos a determinados medicamentos. Em caso de manifestao de qualquer dos sintomas/sinais seguintes logo após tomar Zantac, interrompa a sua administração e contacte o seu médico:

  • urticária;
  • edema angioneurtico;
  • febre; broncospasmo;
  • diminuição da presso sanguínea; choque anafiláctico;
  • dor no peito.
  • Os efeitos secundários descritos de seguida foram relatados muito raramente: pancreatite aguda;

  • diminuição ou irregularidades no ritmo dos batimentos cardíacos e insuficincia cardíaca global; impotncia, reversível;
  • queda de cabelo e inflamao dos vasos sanguíneos (vasculite);
  • efeitos mêsculo-esquelticos, tais como dor nas articulações e nos mêsculos.
  • Foram ainda relatados os seguintes efeitos secundários:

  • alterações transitérias e reversíveis nos testes da função hepática; hepatite normalmente reversível, com ou sem icterícia;
  • alteração das contagens sanguíneas (leucopenia, trombocitopenia), geralmente reversível, e casos raros de agranulocitose ou pancitopenia, por vezes com hipoplasia ou aplasia da medula óssea;
  • erupções cutâneas, incluindo casos raros de eritema multiforme;
  • viso turva reversível, sugestiva de alterações de acomodao.
  • Numa proporo muito pequena de doentes ocorreram cefaleias por vezes intensas e tonturas. Foram referidos casos raros de confuso mental reversível, depresso e alucinações, predominantemente em indivíduos gravemente doentes e em doentes idosos. Além disso foram relatadas raramente, alterações reversíveis dos movimentos involuntários.

    Nãotêm sido relatadas alterações clinicamente significativas da função endócrina ou gonadal. Ocorreram alguns casos de sintomas mamrios em homens tratados com ranitidina.

    Caso detecte efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

    Conservação DE ZANTAC

    Não conserve Zantac acima de 25ºC. Proteja da luz.

    A mistura remanescente de Zantac com fludos de perfuso Deverá ser rejeitada 24 h após a preparação.

    Zantac injetável não deve ser esterilizado em autoclave.

    Mantenha Zantac injetável fora do alcance e da vista das crianças.

    Não utilize Zantac injetável após expirar o prazo de validade indicado na embalagem.

    Cada ampola contêm 50 mg de ranitidina, sob a forma de cloridrato, por 2 ml de soluo (25 mg/ml).

    Os outros componentes so: cloreto de sódio, hidrogenortofosfato dissódico anidro, fosfato monopotássico, água para injetáveis.

    Fabricante :

    Fabricado por: GlaxoSmithKline Brasil Ltda.Estrada dos Bandeirantes, 8.464
    Rio de Janeiro - RJ
    CNPJ: 33.247.743/0001-10
    SAC: 0800 701 2233
    Indústria Brasileira

    VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

    Medicamentos do mesmo fabricante :

    Aas 150, Aeroflux, Aerolin Comprimido, Aerolin Spray, Aerolin Xarope, Aerolin, Aerotide, Agenerase, Alkeran, Altargo, Amoxil 500 mg, Amoxil 500 mg, Amoxil BD, Amoxil, Antak 300 mg, Antak 150 mg, Antak, Atenol, Atinac, Aturgyl, Augmentin Duo Comprimidos, Augmentin Duo, Augmentin ES, Augmentin SR, Augmentin, Biovir, Calpol, clavulin BD, clavulin, clotan, Dequadin, Fisohex_ii, Flixonase, Fluarix, Flutivate, Fortaz, Fraxodi, Havrix, Hiberix, Imigran solução, Imigran, Imigranradis, Imuran, Infanrix, Lacipil, Lamictal, Lanoxin, Lanvis, Leite Magnésia, Lidosporin, Loncord, Marevan, Mebenix, Naramig, Nimbium, Nimovas, Niquitin CQ 2, Niquitin, Otosporin, Panadol Extra, Panadol, Pronazol, Pylorid, Relifex 500 mg, Relifex, Ridaura, Seretide, Seroxat 20, Seroxat, Valtrex, Varilrix, Wellbutrin SR 150 mg, Wellbutrin SR, Wellbutrin XL 150 mg, Wellbutrin XL 300 mg, Wellbutrin XL, Wellbutrin xr, Welleferon, Zantac, Zeffix, Zentel, Ziagenavir, Zinacef-750-mg, Zinacef, Zinnat 125 mg, Zinnat Suspensão, Zinnat, Zofran, Zovirax 200 mg, Zovirax 250 mg, Zovirax 400 mg, Zovirax, zyban, Zyloric, zyrtec


    Advertências :

    Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

    Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

    Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

    Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

    Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

    O ministério da saúde adverte:

    A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

    Como descartar os medicamentos :

    Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

    Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

    Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

    Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

    Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

    As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

    Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

    Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

    No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

    Mantenha-o longe do alcance de crianças.

    Manuseie-o com as mãos limpas.

    Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

    O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

    Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

    Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

    Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

    Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.