Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Yasminelle - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Etinilestradiol / Drospirenona

Apresentação : Comprimidos revestidos por película

Indicação :

-Yasminelle é uma Pílula contraceptiva e utilizada para prevenir a gravidez.

-Cada comprimido contêm uma pequena quantidade de duas hormonas femininas diferentes, nomeadamente a drospirenona e o etinilestradiol.

-As Pílulas contraceptivas que contêm duas hormonas so designadas como Pílulas “combinadas”.

ANTES DE TOMAR YASMINELLE

Notas gerais

Antes de comear a utilizar Yasminelle, o seu médico irá efetuar-lhe algumas perguntas acerca da sua Saúde clínica pessoal e da dos seus parentes. O médico irá, igualmente, medir-lhe a tenso arterial e, dependendo da sua situao pessoal, poderá também realizar outros testes.

Nesta bula, estáo descritas diversas situações em que deve parar de tomar Yasminelle, ou onde a confiabilidade de Yasminelle pode estar reduzida. Em tais situações, ou não deve ter relações sexuais ou deve tomar precauções contraceptivas não-hormonais adicionais como, por exemplo, a utilização de um preservativo ou outro método de barreira. Não utilize métodos de ritmo ou de temperatura. Estes métodos poderão não ser de confiana porque Yasminelle altera as variações mensais da temperatura corporal e do muco cervical.

Yasminelle, tal como outros contraceptivos hormonais, não protege da infeco do VIH (SIDA) ou de qualquer outra doença sexualmente transmissível.

Quando não deve tomar Yasminelle

-Se tem (ou tiver tido no passado) um cogulo sanguíneo (trombose) num vaso sanguíneo da perna, pulmo (embolia) ou noutros rgos.

-Se tem (ou tiver tido no passado) um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

-Se tem (ou tiver tido no passado) uma doença que possa predispor para um ataque cardíaco (por exemplo, angina do peito, a qual causa dor intensa no peito) ou para um acidente vascular cerebral (por exemplo, um acidente vascular cerebral ligeiro transitório sem efeitos residuais).

-Se tem uma doença que possa aumentar o risco de uma trombose nas artrias. Isto aplica-se s seguintes doenças:

-diabetes com vasos sanguíneos danificados;

-presso sanguínea muito alta;

-um nível muito elevado de gorduras no sangue (colesterol ou triglicridos);

-Se tem uma perturbao na coagulao sanguínea (por exemplo, deficincia em proteína C).

-Se tem (teve) uma certa forma de enxaqueca (com os chamados sintomas neurológicos focais).

-Se tem (teve) uma inflamao do Póncreas (pancreatite)

-Se tem ou tiver tido no passado uma doença de fgado e a função do seu fgado ainda não está normal.

-Se os seus rins não estáo a funcionar bem (insuficincia renal).

-Se tem ou tiver tido um tumor do fgado.

-Se tem (teve) ou se suspeita ter câncer da mama ou câncer dos rgos genitais.

-Se tem qualquer hemorragia inexplicada da vagina.

-Se é alérgica ao etinilestradiol ou drospirenona, ou a qualquer outro componente de Yasminelle. Isto pode ser reconhecido pela comicháo, rash ou inchao.

Quando necessita de tomar especial ateno com Yasminelle

Em algumas situações deve tomar especial cuidado enquanto toma Yasminelle ou qualquer outro contraceptivo hormonal combinado, e pode ser necessário que seja regularmente examinada pelo seu médico. Se qualquer das seguintes condições se aplicar a si, deve informar o seu médico antes de comear a utilizar Yasminelle. Se também qualquer das seguintes condições se desenvolver ou piorar durante a utilização de Yasminelle, deve consultar o seu médico:

-se um parente próximo tem ou tiver tido câncer da mama.

-se teve uma doença do fgado ou da vescula biliar.

-se tem diabetes.

-se tem depresso.

-se tem Doença de Crohn ou colite ulcerosa (doença inflamatória intestinal crônica).

-se tem síndrome urmico hemoltico (uma doença sanguínea que provoca danos nos rins).

-se tem anemia falciforme (ou doença hereditéria dos glbulos vermelhos).

-se tem epilepsia (ver “Utilizar Yasminelle com outros medicamentos”).

-se tem LES (lpus eritematoso sistêmico; uma doença do Sistema Imunológico).

-se tem uma doença que surgiu, em primeiro lugar, durante a gravidez ou da utilização antecipada de hormonas sexuais (por exemplo, perda de audição, porfiria (uma doença do sangue), herpes gestacional (rash na pele com vesculas durante a gravidez), coreia de Sydenham (doença dos nervos em que ocorrem movimentos sbitos do corpo).

-se tem ou tiver tido alguma vez cloasma (manchas pigmentadas de castanho dourado, as chamadas “manchas da gravidez”, especialmente na face). Neste caso, evite a exposio directa luz solar ou luz ultravioleta.

-se tem angioedema hereditério, produtos contendo estrognios podem induzir ou piorar sintomas de angioedema. Deve consultar imediatamente o seu médico se apresentar sintomas de angioedema, tais como face inchada, lngua e/ou faringe e/ou dificuldade em engolir ou urticária juntamente com dificuldade em respirar.

Yasminelle e trombose

Trombose venosa

A utilização de qualquer Pílula combinada, incluindo Yasminelle, aumenta o risco de uma mulher desenvolver uma trombose venosa (formao de um cogulo sanguíneo nos vasos) quando comparada com uma mulher que não toma qualquer Pílula (contraceptiva).

O risco de trombose venosa em utilizadoras de Pílulas combinadas aumenta:

-com o avanão de idade.

-se tem excesso de peso.

-se um dos seus parentes próximos tiver tido uma trombose ou embolia (pulmonar) em idade jovem.

-se tiver que ter uma operação (cirurgia), qualquer perãodo prolongado de imobilizao ou se tiver tido um acidente grave. importante que informe antecipadamente o seu médico de que está a utilizar Yasminelle, pois a toma pode ter que ser interrompida. O seu médico dir-lhe- quando deve reiniciar Yasminelle. So geralmente cerca de duas semanas depois de recuperar.

Trombose arterial

A utilização de Pílulas combinadas tem sido relacionada com um aumento do risco de trombose arterial (obstruo de uma artria), por exemplo, nos vasos sanguíneos do coração (ataque cardíaco) ou do crebro (acidente vascular cerebral).

O risco de trombose arterial em utilizadoras de Pílulas combinadas aumenta:

-se fuma. Deve ser fortemente aconselhada a parar de fumar quando utiliza Yasminelle, especialmente se tiver mais que 35 anos.

-se tiver um teor acrescido de gorduras no sangue (colesterol ou triglicridos).

-se tiver uma presso sanguínea elevada. -se tem enxaquecas.

-se tem um problema com o seu coração (perturbao nas vlvulas, uma perturbao do ritmo cardíaco).

Deixe de tomar Yasminelle e procure o seu médico imediatamente se notar possíveis sinais de trombose, tais como:

-Dor intensa e/ou inchao numa das pernas.

-Dor sbita intensa no peito que pode atingir o brao esquerdo.

-Falta de ar sbita.

-Tosse sbita sem causa bvia.

-Qualquer dor de cabeça não habitual, intensa ou persistente ou se uma enxaqueca piorar.

-Perda parcial ou completa da viso ou viso dupla.

-Dificuldade ou inabilidade para falar.

-Tonturas ou desmaios.

-Se tiver mais ataques de enxaqueca enquanto toma a Pílula ou se os ataques pioram, pois poder-se- prever um acidente vascular cerebral.

-Fraqueza, sensao estranha ou dormncia em qualquer parte do corpo.

Yasminelle e câncer

O câncer da mama tem sido observado com uma frequência ligeiramente maior em mulheres que usam Pílulas combinadas, mas não se sabe se a diferena causada pelo tratamento. Por exemplo, pode ser que sejam detectados mais tumores em mulheres tomem Pílulas combinadas porque elas so examinadas mais frequentemente pelo seu médico. A Ocorrência de tumores da mama torna-se gradualmente menor depois de parar com os contraceptivos hormonais combinados. importante que examine regularmente os seus seios e deve contactar o seu médico se sentir qualquer caroo.

Em casos raros, tumores benignos do fgado, e ainda menos casos de tumores malignos do fgado,têm sido reportados em utilizadoras de Pílula. Contacte o seu médico se tiver dor abdominal intensa não habitual.

Hemorragia entre perãodos

Durante os escassos primeiros meses em que toma Yasminelle, poderá ter hemorragia não esperada (hemorragia fora da semana de intervalo). Se esta hemorragia durar mais que poucos meses ou se comear após alguns meses, o seu médico Deverá examinar a causa.

O que deve fazer se não ocorrer hemorragia na semana de intervalo

Se tem tomado correctamente todos os comprimidos, sem a Ocorrência de vômitos ou diarreia intensa e se não tomou quaisquer outros medicamentos, é altamente improvável que esteja grávida.

Se não ocorrer a hemorragia esperada duas vezes sucessivas, poderá estar grávida. Contacte imediatamente o seu médico. Não inicie a nova embalagem até ter a certeza de que não está grávida.

Utilizar Yasminelle com outros medicamentos

Contacte sempre o médico, que prescreve Yasminelle, que medicamentos ou produtos base de plantas já está a utilizar. Informe também qualquer outro médico ou dentista que prescreve outro medicamento (ou o farmacêutico que dispensa medicamentos) que está a utilizar Yasminelle. Eles podem informar-lhe de que necessita de tomar precauções contraceptivas adicionais (por exemplo, preservativos) e, se assim for, por quanto tempo.

-Alguns medicamentos podem tornar Yasminelle menos efectivo na preveno da gravidez, ou podem causar hemorragia inesperada.

Incluem-se os medicamentos utilizados para o tratamento da epilepsia (por ex. primidona, fenitona, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina) e da tuberculose (por exemplo, rifampicina), ou de infecções por VIH (ritonavir) ou de outras doenças infecciosas (griseofulvina, ampicilina, tetraciclina) e o produto base de plantas Erva de S. João.

-Se pretender utilizar produtos base de plantas que contenham Erva de S. João, ou Hiperico (Hypericum perforatum) enquanto estiver a utilizar Yasminelle, deve primeiro consultar o seu médico.

-Yasminelle pode reduzir a eficácia de outros medicamentos como, por exemplo, os medicamentos que contêm ciclosporina ou o anti-epilptico lamotrigina (poderá levar a um aumento da frequência de convulsões).

Aconselhe-se junto do seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Análises laboratoriais

Se necessitar de uma análise ao sangue, informe o seu médico ou o Laboratório de análises de que está a tomar a Pílula porque os contraceptivos orais podem influenciar os resultados de algumas análises.

Gravidez

Se está grávida, não deve tomar Yasminelle. Se engravidar enquanto toma Yasminelle, deve parar imediatamente e contactar o seu médico.

Aconselhe-se junto do seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Aleitamento

O uso de Yasminelle geralmente não é aconselhável quando uma mulher está a amamentar. Se desejar tomar a Pílula enquanto está a amamentar, deve consultar o seu médico.

Aconselhe-se junto do seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Não existe qualquer informação que sugira que a utilização de Yasminelle afecta a conduo ou utilização de máquinas.

Informação importante acerca de alguns componentes de Yasminelle

Yasminelle contêm lactose.

Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

COMO TOMAR YASMINELLE?

Tome diariamente um comprimido com um pouco de água, se necessário. Pode tomar os comprimidos com ou sem alimentos, mas deve tomar diariamente os comprimidos por volta da mesma hora.

Uma embalagem contêm 21 comprimidos. Na proximidade de cada comprimido está impresso o dia da semana em que deve ser tomado. Se, por exemplo, comear a uma quarta-feira, tome um comprimido junto de “Quarta”. Siga a direco da seta na embalagem até ter tomado todos os 21 comprimidos.

Nos 7 dias seguintes não tome comprimidos. Durante esses 7 dias sem comprimidos ( também chamada semana de paragem ou semana de intervalo) a hemorragia deve comear. é a chamada “hemorragia de privao” que normalmente comea no 2é ou 3 dia da semana de intervalo.

No 8 dia após o ltimo comprimido de Yasminelle (isto , após o dia 7 da semana de intervalo), comece com a embalagem seguinte, mesmo se a hemorragia não tiver parado. Isto significa que deve iniciar a embalagem seguinte no mesmo dia da semana e que a hemorragia de privao deve ocorrer nos mesmos dias de cada mês.

Se utilizar Yasminelle deste modo, estarÉ também protegida da gravidez durante os 7 dias em que não toma comprimidos.

Quando pode comear com a primeira embalagem

-Se não utilizou um contraceptivo hormonal no mês anterior Comece a tomar Yasminelle no primeiro dia do seu ciclo (isto , o primeiro dia da menstruao). Se tomar Yasminelle no primeiro dia da sua menstruao, está protegida da gravidez de forma imediata. Pode também comear nos dias 2 a 5 do seu ciclo, mas nesse caso assegure-se de tomar medidas contraceptivas adicionais (por exemplo, um preservativo) durante os primeiros 7 dias.

-Quando muda de outro contraceptivo hormonal combinado, anel vaginal contraceptivo combinado ou de um sistema transdrmico

Pode comear a tomar Yasminelle no dia seguinte ao perãodo final sem comprimidos da sua Pílula anterior (ou depois do ltimo comprimido inactivo da sua Pílula anterior). Quando de muda de um anel vaginal contraceptivo combinado ou de um sistema transdrmico, siga o conselho do seu médico.

-Quando muda de um método apenas com progestagénio (mini-Pílula apenas com progestagénio, injetável, implante ou um Sistema Intra-uterino (SIU) com progestagénio)

Pode mudar em qualquer dia a partir da mini-Pílula apenas com progestagénio (a partir de um implante ou de um SIU no dia em que retirado, a partir de um injetável quando fosse a altura da seguinte injeco), mas, em todos os casos, deve utilizar medidas contraceptivas adicionais (por exemplo, um preservativo) para os primeiros 7 dias de toma de comprimidos.

-após um aborto

Siga o conselho do seu médico.

-após um parto

Depois do parto, pode comear a tomar Yasminelle entre 21 a 28 dias depois. Se comear mais tarde que os 28 dias, deve utilizar o chamado método de barreira (por exemplo, um preservativo) durante os primeiros sete dias de utilização de Yasminelle. Se, depois do parto, tiver tido relações sexuais antes de comear a tomar Yasminelle (outra vez), deve, em primeiro lugar, assegurar-se de que não está grávida ou deve esperar até próxima hemorragia menstrual.

Aconselhe-se junto do seu médico no caso de não ter a certeza quando comear.

-Se estiver a amamentar e quiser comear a tomar Yasminelle (outra vez) depois do parto.

Leia a seco “Aleitamento”.

Se tomar mais Yasminelle do que deveria

Não há relatérios de resultados prejudiciais graves acerca da toma de demasiados comprimidos de Yasminelle.

Se tiver tomado Vários comprimidos de uma s vez, pode ter sintomas de náuseas ou vômitos. Raparigas jovens poderão ter hemorragia da vagina.

Se tiver tomado demasiados comprimidos de Yasminelle, ou se verificar que uma criança tomou alguns, pea aconselhamento ao seu médico ou farmacêutico.

Se se esquecer de tomar Yasminelle

-Se estiver menos de 12 horas atrasada na toma do comprimido, a proteco da gravidez não está reduzida. Tome o comprimido logo que se lembre e depois tome os comprimidos seguintes hora habitual.

-Se estiver mais de 12 horas atrasada na toma de um comprimido, a proteco da gravidez pode estar reduzida. Quantos mais comprimidos seguidos tiver esquecido, mais elevado é o risco em que proteco da gravidez está reduzida.

O risco de proteco incompleta da gravidez maior se se esquecer de tomar um comprimido do incio ou do fim da embalagem. Assim, Deverá seguir as seguintes regras (veja também o diagrama abaixo):

-Mais de um comprimido esquecido nesta embalagem Contacte o seu médico.

-Um comprimido esquecido na semana 1

Tome o comprimido esquecido logo que se lembre, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo. Tome novamente os comprimidos hora habitual e utilize precauções adicionais para os próximos 7 dias, por exemplo, um preservativo. Se tiver tido relações sexuais na semana anterior ou se tiver esquecido iniciar uma nova embalagem após o perãodo sem comprimidos, deve ter em conta que existe um risco de gravidez. Nesse caso, contacte o seu médico.

-Um comprimido esquecido na semana 2

Tome o comprimido esquecido logo que se lembre, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo. Tome os comprimidos hora habitual. A proteco da gravidez não está reduzida e não necessita de tomar precauções adicionais.

-Um comprimido esquecido na semana 3 Pode escolher uma das duas possibilidades:

Tome o comprimido esquecido logo que se lembre, mesmo que isto signifique tomar
dois comprimidos ao mesmo tempo. Tome os comprimidos hora habitual. Em vez de
cumprir com o perãodo de intervalo, comece logo com a próxima embalagem.

Muito provavelmente, irá ter um perãodo (hemorragia de privao) no fim da segunda embalagem, mas poderá também ter spotting ou uma hemorragia de disruPóo durante a segunda embalagem.

poderá também parar a embalagem e comear imediatamente o perãodo de intervalo
de 7 dias (lembre-se do dia em que se esqueceu do seu comprimido). Se desejar comear
uma nova embalagem no seu dia fixo inicial, faa com que o perãodo de intervalo seja
menor que 7 dias.

Se seguir uma das duas recomendações, manter-se- protegida da gravidez.

-Se se esqueceu de qualquer dos comprimidos numa embalagem e não tem hemorragia no primeiro perãodo de intervalo, isto pode querer dizer que está grávida. Deve consultar o seu médico antes de iniciar a embalagem seguinte.

O que deve fazer no caso de vômitos ou diarreia intensa

Se vomitar dentro de 3-4 horas após a toma dum comprimido ou se tiver diarreia intensa, existe um risco de as substâncias ativas no comprimido não sejam completamente absorvidas pelo organismo. A situao similar ao esquecimento de um comprimido. após os vômitos ou a diarreia, deve tomar outro comprimido, assim que possível, de uma embalagem de reserva. Se possível, tome-o dentro das 12 horas do horrio em que costuma tomar a sua Pílula. Se tal não for possível ou se foram ultrapassadas as 12 horas, deve seguir o conselho descrito em “Se se esquecer de tomar Yasminelle”.

Atraso no período menstrual: o que deve saber

Apesar de não recomendado, É possível o atraso do seu período menstrual (hemorragia de privao) se comear logo uma nova embalagem de Yasminelle sem passar pelo perãodo de intervalo, até ao fim da segunda embalagem. Enquanto estiver a tomar a segunda embalagem pode ter spotting (gotas ou sinais de sangue) ou hemorragia de disruPóo. após o perãodo de intervalo normal de 7 dias, continue com a próxima embalagem. poderá pedir aconselhamento ao seu médico antes de decidir atrasar o seu período menstrual.

Alteração do primeiro dia do seu período menstrual: o que deve saber

Se tomar os comprimidos de acordo com as instruções, então o seu período menstrual/hemorragia de privao iniciar-se- na semana sem comprimidos. Se tiver que alterar este dia, limite-se a encurtar (mas nunca prolongar!) o perãodo sem comprimidos. Por exemplo, se o seu perãodo sem comprimidos comea a uma sexta-feira e deseja que seja alterado para uma tera-feira (3 dias mais cedo) deve comear uma nova embalagem 3 dias mais cedo que o habitual. Se tornar o perãodo sem comprimidos muito curto (por exemplo, 3 dias ou menos), poderá não ter qualquer menstruao durante este perãodo sem comprimidos. poderá ter então spotting (gotas ou sinais de sangue) ou hemorragia de disruPóo.

Se não tem a certeza de como proceder, pea aconselhamento ao seu médico

Se quiser parar de tomar Yasminelle

Pode parar de tomar Yasminelle sempre que quiser. Se não quiser engravidar, consulte o seu médico para aconselhamento acerca de outros métodos eficazes de controlo de natalidade.

Se tiver quaisquer questáes adicionais sobre a utilização deste produto, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários YASMINELLE

Tal como todos os medicamentos, Yasminelle pode causar efeitos secundários, embora nem todas as pessoas os possam apresentar.

- Efeitos secundários frequentes (em mais do que 1 em 100, mas menos do que 1 em 10 mulheres):

Alterações de humor, dor de cabeça, dor abdominal (dor de estômago), acne, dor mamria, aumento mamrio, perãodos dolorosos ou irregulares, aumento de peso.

- Efeitos secundários pouco frequentes (em mais do que 1 em 1000, mas menos do que 1 em 100 mulheres):

Candida (infeco fngica), lesões herPóticas (herpes simplex), reações alérgicas que, por vezes, podem ser intensas (angioedema) com inchao da pele e/ou das membranas mucosas, apetite aumentado, depresso, nervosismo, perturbações de sono, reduo da libido (interesse em sexo), sensao de “picadas”, tonturas (vertigens), problemas com a viso, batimento cardíaco irregular ou frequência anormal do batimento cardíaco, um cogulo sanguíneo (trombose) num vaso da perna ou dos pulmães (embolia pulmonar), tenso arterial elevada, enxaqueca, veias varicosas, dor de garganta, inflamao do estômago e/ou intestino, náuseas, vômitos, diarreia, obstipao, perda de cabelo (alopécia), comicháo, rash (eruPóo cutânea), pele seca, dermatite seborreica, dor de pescoo, dor nos membros, cãibras musculares, infeco da bexiga, caroo mamrio (benigno ou câncer), produo de leite enquanto não grávida (galactorreia), quistos ovricos, afrontamentos, ausência de perãodos, perãodos muito intensos, corrimento vaginal, secura vaginal, dor abdominal inferior (Pólvica), esfregao cervical anormal (esfregao de Papanicolau ou de Pap), reteno de fluidos, falta de energia, sede excessiva, sudao excessiva, perda de peso.

Se algum dos efeitos indesejáveis piorar ou se notar quaisquer efeitos indesejáveis não descritos nesta bula informativo ou que pense que possam ser a causa, por favor, informe o seu médico ou farmacêutico.

COMO CONSERVAR YASMINELLE?

Mantenha Yasminelle fora do alcance e da vista das crianças.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de Conservação.

Prazo de validade

Não utilize Yasminelle após expirar o prazo de validade indicado na embalagem depois de “Não utilizar depois de:” ou “EXP.:”

Outras informações
O que Yasminelle contêm:

-As substâncias ativas so etinilestradiol (em complexo de B-ciclodextrina) e drospirenona.

Cada comprimido contêm 0,020 miligramas de etinilestradiol (em complexo de B-ciclodextrina) e 3 miligramas de drospirenona.

-Outros componentes (excipientes) so lactose monohidratada, amido de milho, estearato de magnésio (E470b), hipromelose (E464), talco (E553b), dióxido de titânio (E171), pigmento de xido frrico, vermelho (E172).

Qual é o aspecto de Yasminelle e o conteúdo da embalagem

-os comprimidos de Yasminelle so comprimidos revestidos por película; o Núcleo do comprimido envolto num revestimento. Os comprimidos so rosa claro, redondos com faces convexas, com um dos lados gravados com as letras “DS” num hexgono regular.

-Yasminelle está disponível em embalagens de 1, 3, 6 e 13 blisters cada um com 21 comprimidos.

Fabricante :

Berlex Especialidades farmacêuticas, Lda. Estrada Nacional 249, Km 15 2725-397 Mem Martins

Fabricante ;

Schering AG e Schering GmbH & Co Produktion KG Berlim, Alemanha Weimar, Alemanha

Este medicamento está autorizado nos Estados Membros do EEE segundo os seguintes nomes:

-ustria, Blgica, Chipre, RePóblica Checa, Dinamarca, estánia, Finlndia, Alemanha, Grcia, Hungria, Islndia, Irlanda, Itlia, Letnia, Lituínia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polnia, Portugal, Eslovquia, Espanha, Sucia, Reino Unido: Yasminelle

-Frana: Jasminelle


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.