/voltaren-solucao-injectavel/
Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Voltaren - Solução injetável - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Diclofenac sódico

Classe terapêutica : anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que so utilizados no tratamento da dor e da inflamação.

Apresentação : 75 mg/3 ml - Soluo injetável

Indicação :

Voltaren alivia os sintomas da inflamao, nomeadamente edema e dor. Não exerce qualquer efeito sobre as causas da inflamao.

Quando é administrado por via intramuscular, Voltaren pode ser utilizado no tratamento sintomático das seguintes condições:

-é agravamento sbito da dor reumática articular (artrite), dor nas costas, “ombro congelado”, “cotovelo do tenista” e outros tipos de reumatismo;

- Crises de gota;

- Dor provocada por célculos na vescula ou nos rins;

- Dor e edema na sequncia de cirurgia e lesões; -Sintomas que acompanham as crises graves de enxaqueca.

Quando administrado por perfuso intravenosa, Voltaren pode ser utilizado no tratamento da dor no Pós-operatério, em meio hospitalar.

Se tiver alguma questáo acerca de como Voltaren Atua ou porque que lhe foi prescrito, contacte o seu médico assistente.

ANTES DE UTILIZAR VOLTAREN

Siga cuidadosamente todas as Indicaçõesque o seu médico ou farmacêutico lhe deu, mesmo que estas sejam diferentes da informação contida nesta bula.

Não utilize Voltaren:

  • se for alérgico ao diclofenac de sódio, ao metabissulfito de sódio (E223) (ou outros sulfitos), ou a qualquer outro dos componentes de Voltaren; se tem úlcera gástrica ou intestinal;
  • se alguma vez teve uma reação alérgica após tomar medicamentos para tratar a inflamao ou a dor (por ex: diclofenac, Ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno). As reações podem incluir asma, corrimento nasal, eritema cutâneo, inchao da cara. Se achar que pode ser alérgico, fale com o seu médico.
  • se tem hemorragia gastrointestinal, cujos sintomas podem incluir sangue nas fezes ou fezes negras;
  • se sofre de uma doença grave do fgado ou rins;
  • se sofre de insuficincia cardíaca grave;
  • se se encontra nos ltimos três meses de gravidez.
  • Se alguma destas condições se aplica a si, contacte o seu médico e não utilize Voltaren. O seu médico decidirá se este medicamento é indicado para si.

    Tome especial cuidado com Voltaren

    Voltaren pode reduzir os sintomas de uma infeco (p.ex. dor de cabeça, temperatura elevada). Assim pode tornar uma infeco mais difcil de detectar e tratar adequadamente. Se se sentir mal e necessitar de consultar um médico, lembre-se de referir que está a utilizar Voltaren.

    Em casos muito raros, Voltaren, como outros medicamentos anti-inflamatórios, pode causar reações alérgicas cutâneas graves (p.ex. rash). Assim informe imediatamente o seu médico se sentir alguma destas reações.

    Os medicamentos tais como Voltaren podem estar associados a um pequeno aumento do risco de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). O risco é maior com doses mais elevadas e em tratamentos prolongados. Não deve ser excedida a dose recomendada nem a duração do tratamento.

    Se tem problemas cardíacos, sofreu um AVC ou pensa que pode estar em risco de vir a sofrer destas situações (por exemplo, se tem presso sanguínea elevada, diabetes, elevados níveis de colesterol ou é fumante) Deverá aconselhar-se sobre o tratamento com o seu médico ou farmacêutico.

    Voltaren e pessoas idosas

    Os doentes idosos poderão ser mais sensíveis aos efeitos de Voltaren que os outros adultos Assim, os doentes idosos devem seguir as Indicaçõesdo seu médico com especial cuidado e ser tratados com a dose mínima eficaz para a sua situao. particularmente importante que os doentes idosos comuniquem imediatamente ao seu médico assistente quaisquer efeitos indesejados.

    Voltaren e crianças/adolescentes

    Voltaren não é recomendado em crianças e adolescentes com menos de 18 anos.

    Insuficincia renal e hepática: Devem ser tomadas precauções quando se administra um AINE a doentes com insuficincia renal e hepática. Em doentes com disfunção renal e hepática ligeira a moderada a dose inicial deve ser reduzida. Não se deve administrar diclofenac a doentes com insuficincia renal e/ou hepática grave.

    Gravidez

    Informe o seu médico assistente caso esteja grávida ou pense que pode estar grávida. Não deve utilizar Voltaren durante a gravidez a não ser que seja absolutamente necessário.

    Durante o 1 e 2 trimestres de gravidez, Voltaren não Deverá ser utilizado a não ser que seja estritamente necessário. Se Voltaren for usado por mulheres que estejam a tentar engravidar, ou durante o 1 e 2 trimestres de gravidez, a dose administrada Deverá ser a menor e durante o mais curto espao de tempo possível.

    Tal como outros medicamentos anti-inflamatórios, não deve utilizar Voltaren durante os ltimos 3 meses de gravidez, pois tal poderá provocar lesões no feto ou causar complicações no parto.

    Voltaren poderá dificultar as suas tentativas de engravidar. Não Deverá utilizar Voltaren a menos que seja absolutamente necessário, caso planeie engravidar ou se tem dificuldades em engravidar.

    Aleitamento

    Deverá informar o seu médico se estiver a amamentar.

    Não Deverá amamentar se estiver a utilizar Voltaren, pois isto poderá prejudicar a sua criança.

    Conduo de veículos e utilização de máquinas

    Em casos raros, os doentes a utilizar Voltaren podem sentir alguns efeitos como tonturas, sonolência ou perturbações da viso. Se sentir algum destes efeitos, não deve conduzir veículos, utilizar máquinas ou executar quaisquer tarefas que requeiram uma ateno cuidadosa. Informe o seu médico logo que sentir tais efeitos.

    Informaçães importantes sobre alguns dos componentes de Voltaren

    Voltaren contêm metabissulfito de sódio (E223) que pode provocar, raramente, reações alérgicas (hipersensibilidade) graves e broncospasmo.

    Voltaren contêm menos do que 1 mmol (23 mg) de sódio por 3 ml de soluo injetável, ou seja, praticamente “isento de sódio”.

    Voltaren contêm 120 mg de álcool benzlico por 3 ml de soluo injetável, pelo que não pode ser administrado a bebs prematuros ou recêm-nascidos. Pode causar reações tóxicas e alérgicas em crianças até 3 anos de idade.

    Utilizar Voltaren com outros medicamentos

    O seu médico Deverá ser informado de qualquer outro medicamento que esteja a tomar ou tenha tomado recentemente. Lembre-se também daqueles medicamentos que não lhe foram prescritos por um médico.

    particularmente importante informar o seu médico se estiver a tomar algum dos medicamentos a seguir indicados:

  • ltio ou inibidores selectivos da recaptao da serotonina ISRS (medicamentos usados para tratar alguns tipos de depresso);
  • digoxina (um medicamento usado para problemas cardíacos);
  • metotrexato (um medicamento usado no tratamento de alguns tipos de cancro ou artrite);
  • ciclosporina e tacrolimus (medicamentos usados primariamente em doentes que receberam um transplante de rgos);
  • medicamentos utilizados no tratamento da diabetes, excePóo da insulina;
  • diuréticos (medicamentos utilizados para aumentar a quantidade de urina);
  • inibidores da ECA ou beta-bloqueantes (classes de medicamentos usados para tratar a
  • presso arterial elevada);
  • anticoagulantes (medicamentos utilizados para evitar a coagulao sanguínea);
  • alguns medicamentos utilizados no tratamento contra a infeco (antibacterianos do
  • grupo das quinolonas);
  • outros medicamentos anti-inflamatórios, como Ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno;
  • corticosteróides (medicamentos usados para proporcionar alívio a reas inflamadas do corpo);
  • probenecide.
  • Modo de Usar :

    VOLTAREN

    Siga as Indicaçõesdo seu médico cuidadosamente. Não exceda a dose recomendada nem a duração do tratamento.

    Injeco intramuscular: A soluo deve ser retirada da ampola, para uma seringa, e injectada profundamente no mêsculo da nádega.

    Perfuso intravenosa: A soluo deve ser diluda com pelo menos 100 ml de uma soluo modificada de sal comum ou glucose e perfundida lentamente numa veia. Não deve ser administrada rapidamente na veia.

    Que quantidade de medicamento deve utilizar

    Não exceda a dose recomendada. importante que utilize a dose mínima eficaz para controlar a sua dor e que não utilize Voltaren durante mais tempo do que necessário. Os efeitos indesejáveis podem ser minimizados utilizando a menor dose eficaz durante o menor perãodo de tempo necessário para controlar os sintomas.

    O seu médico irá indicar-lhe exactamente a quantidade de ampolas de Voltaren que Deverá utilizar. Dependendo da sua resposta ao tratamento, o seu médico poderá sugerir uma dosagem mais ou menos elevada.

    Em adultos, geralmente, administra-se uma ampola por dia, durante um máximo de dois dias; nalguns casos, É possível administrar duas ampolas por dia. Se for necessário tratamento adicional com Voltaren, poderá ser administrado sob a forma de Voltaren comprimidos ou supositórios.

    Durante quanto tempo deve utilizar Voltaren

    Siga exactamente as Indicaçõesdo seu médico.

    Se utilizou mais Voltaren do que deveria

    Se tiver utilizado, acidentalmente, mais Voltaren do que deveria, informe o seu médico ou dirija-se a uma urgência hospitalar imediatamente. Pode necessitar de assistência médica.

    Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

    Efeitos secundários VOLTAREN

    Como todos os medicamentos, Voltaren pode provocar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

    Os medicamentos tais como Voltaren podem estar associados a um pequeno aumento do risco de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ou AVC.

    Alguns efeitos secundários raros ou muito raros podem ser graves: Hemorragias ou hematomas não usuais. Febre elevada ou dor de garganta persistente.

    reações alérgicas com inchao da face, lbios, boca, lngua ou garganta, frequentemente associados com eritema e comicháo, o que poderá causar dificuldade em engolir, hipotenso (presso arterial baixa), desmaios. Pieira e sensao de falta de ar (sinais de asma).

    Dor no peito (sinais de ataque cardíaco).

    Dores de cabeça graves e sbitas, náuseas, tonturas, sonolência, edemaciamento, incapacidade ou dificuldade em falar, paralisia (sinais de um ataque cerebrovascular). Pescoo rgido (sinais de meningite viral). Convulsões.

    Hipertenso (presso arterial elevada).

    Pele vermelha ou púrpura (possveis sinais de inflamao dos vasos sanguíneos). Eritema cutâneo com bolhas, inchao dos lbios, olhos ou boca. Inflamao da pele com descamao.

    Dor de estômago grave, fezes negras ou com sangue. vômitos com sangue.

    Amarelecimento da pele ou olhos (sinais de hepatite).

    Sangue na urina, excesso de proteínas na urina, diminuição acentuado de produo de urina (sinais de problemas nos rins).

    Se sentir alguns destes sintomas, avise imediatamente o seu médico.

    Outros efeitos secundários frequentes (Probabilidade de afectarem 1 a 10 em cada 100 pessoas)

    Dor de cabeça, tonturas, naseas, vômitos, diarreia, indigestáo, dor abdominal, flatulência, perda de apetite, alterações da função hepática. (p.ex. níveis das transaminases), eritema cutâneo, reação no local da injeco, dor no local da injeco, endurecimento do local da injeco.

    Outros efeitos secundários raros (Probabilidade de afectarem 1 a 10 em cada 10.000 pessoas)

    sonolência, dor de estômago, inchao dos braos, mos, pernas e Pós (edema), necrose no local da injeco.

    Outros efeitos secundários muito raros (Probabilidade de afectarem menos de 1 em cada 10.000 pessoas)

    Desorientao, depresso, dificuldades em dormir, pesadelos, irritabilidade, distúrbios psicóticos, tremor ou edemaciamento das mos e dos Pós, perturbações da memria, ansiedade, tremores, alterações do paladar, perturbações da viso ou audição, obstipao, aftas, úlcera do esfago (o tubo que transporta a comida da garganta para o estômago), palpitações, perda de cabelo, vermelhidão, inchao e formao de bolhas na pele (devido à sensibilidade aumentada ao sol), abcesso no local da injeco.

    Informe o seu médico se sentir algum destes efeitos secundários.

    Se algum destes efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

    COMO CONSERVAR VOLTAREN

    Não use Voltaren após o fim do prazo de validade inscrito na embalagem.

    Conservar a temperatura inferior a 30ºC

    Conservar na embalagem de origem para proteger da luz.

    Voltaren deve ser mantido fora do alcance e da vista das crianças.

    Os medicamentos não devem ser eliminados na canalizao ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

    Qual a composição de Voltaren

    -é a substância ativa é o diclofenac sódico. Cada ampola de 3 ml de soluo injetável contêm 75 mg de diclofenac sódico.

    -é os outros componentes so: manitol, metabissulfito de sódio (E223), álcool benzlico, propilenoglicol, hidróxido de sódio (para ajuste do pH) e água para preparações injetáveis.

    Qual o aspecto de Voltaren e conteúdo da embalagem

    Voltaren está disponível em ampolas de 3 ml de soluo injetável. Existem duas Apresentações diferentes: embalagens de 3 ou 5 ampolas.

    É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

    Fabricante :

    Generis farmacêutica S.A.
    Endereço: Office
    Sintra, Lisboa, 2710, Portugal
    Telefone: 21 924 82 10
    Telefone 2: 21 496 71 20
    Fax Geral: 21 496 71 29
    Fax Hospitalar: 21 924 82 14
    E-mail Geral:generis@generis.pt
    E-mail WebMaster: webmaster@generis.pt
    E-mail Unidade Hospitalar: Hospitalar@generis.pt
    E-mail Apoio a cliente Farmácias e Armazenistas: apoiocliente@generis.pt

    Medicamentos do mesmo fabricante :

    Acetilcisteina Generis, Acetilcisteina Linha de Frente, Acetilcisteina Normal, Ácido Alendronico Generis, Adt, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 50 mgml, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 80 mgml, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 500 mg, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 875 mg, Anastrozol Inventis Anastrozol, Atorvastatina Generis, Azitromicina Generis, Bromocriptina, Captopril Hidroclorotiazida, Carvedilol Generis, Cataflam, Cetirizina Generi, Ciproterona Etinilestradiol Generis, Ciproterona Inventis, Co Diovan, Diovan 320, Diovan, Domperidona Mer, Ebastina Generis, Enalapril Generis-5, Femara, Fluoxetina Generis, Fluvoxamina Generis, Foradil Certihaler, Foradil, Fosinopril Generis 10, Fosinopril Generis 20, Gabapentina Generis 60, Gliclazida Generis, Isotretinoina Generis-20, Isotretinoina Generis, Lamotrigina Generis 200, Lamotrigina Lamotril, Leponex, Lescol XL, Lescol, Lioresal 10, Lioresal Intratecal, Lisinopril Generis 5, Lisinopril Generis 20, Lisinopril Hidroclorotiazida Generis, Naltrexona, Nimesulida Mer, Pergolida Generis, Riamet, Sintrom, Valsartan, Voltaren Colírio, Voltaren solução,

    Advertências :

    Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

    Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

    Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

    Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

    Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

    O ministério da saúde adverte:

    A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

    Como descartar os medicamentos :

    Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

    Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

    Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

    Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

    Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

    As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

    Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

    Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

    No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

    Mantenha-o longe do alcance de crianças.

    Manuseie-o com as mãos limpas.

    Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

    O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

    Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

    Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

    Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

    Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

    Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular