Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Verilax - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Rhamnus purshiana

Apresentação : : cápsula gelatinosa dura. Concentrações: 232 mg de extrato seco de casca de Cáscara Sagrada por cápsula gelatinosa dura (correspondente a 11,6 – 13,92 mg de cascarosídeo A). Apresentações: Cartucho contendo 1 blister com 15 cápsulas.

Cartucho contendo 3 blisters com 15 cápsulas cada.

Embalagem múltipla: Cartucho contendo 30 blisters com 4 cápsulas cada.

Fórmula :

Cada cápsula gelatinosa dura contém:

Extrato seco de Rhamnus purshiana (casca) ...... 232 mg * *

equivalente a 5 – 6% de cascarosídeo A, o que corresponde a 11,6 – 13,92 mg de cascarosídeo A

Indicação :

Este medicamento é indicado em casos de Constipação (prisão de ventre) ocasional.

Farmacocinética :

VERILAX é um medicamento fitoterápico composto por extrato seco de casca de Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana). Devido aos compostos antraquinínicos presentes no extrato seco, este medicamento apresenta efeito laxante, aumentando os movimentos intestinais, o que facilita a eliminAção das fezes.

QUANDOnão DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento é contraindicado para pacientes com Obstrução, inflamações agudas intestinais, como a Doença de Crohn e colite ulcerosa (inflamAção do cólon com aparecimento de lesões), dor abdominal de origem desconhecida, Constipação crúnica, estados inflamatórios uterinos, cistites (inflamAção da bexiga urinária), hemorroidas (dilatAção de veias localizadas no ânus ou porção terminal do intestino) e insuficiência do fígado, rins e coração. VERILAX também é contraindicado para pacientes com abdômen agudo (síndrome com aparecimento repentino de intensa dor abdominal), estenose (estreitamento) intestinal, atonia (perda de tônus), diarreia, náusea (enjoo) e vômitos. Mulheres durante o período menstrual também devem evitar o uso do produto. alêm disso, é contraindicado em casos de processos ulcerosos do trato digestivo, esofagite (inflamAção do esófago) por refluxo, transtorno hidroeletrolótico, diverticulite (inflamAção de divertículos) e doença diverticular, alêm de apendicite (inflamAção do apêndice). O produto VERILAX , por ser um medicamento laxativo, é contraindicado nos casos de dor abdominal persistente.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. Este medicamentonão deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientAção médica ou do cirurgião-dentista.

Precauções e Cuidados :

Advertências e Precauções

Em casos de alergia ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.não ingerir doses maiores que as recomendadas. Este medicamentonão deve ser utilizado por mais de uma semana, salvo sob orientAção médica. Caso seja necessário o uso diário de medicamentos laxativos, a causa da Constipação deve ser investigada. O uso de medicamentos laxativos por um tempo maior do que o recomendado pode agravar a Constipação (prisão de ventre). alêm disso, o uso crônico pode ocasionar dependência, levando a necessidade de aumentar as doses de medicamentos contendo Cáscara Sagrada. Sangramento retal ou diminuição do movimento do cólon, após uso de medicamentos laxativos, pode indicar uma condição mais séria. Alguns constituintes da Cáscara Sagrada podem ser excretados pelo rim, o que pode resultar na colorAção alaranjada da urina. Esta mudança de colorAçãonão apresenta perigo para os pacientes. Pacientes que apresentam cálculos biliares devem fazer uso deste medicamento somente após a consulta médica. O uso prolongado deste medicamento pode levar ao aparecimento de arritmias cardíacas, nefropatias (desordens nos rins), edema (inchaço) e deterioração óssea acelerada. também pode ocorrer hiperaldosteronismo (aumento da aldosterona), albuminária (presença de albumina na urina), hematéria (presença de células sanguíneas vermelhas na urina), inibição da motilidade intestinal e fraqueza muscular. alêm disso, pode ocorrer desequilíbrio hidroeletrolítico, como hipocalemia (baixos níveis de potássio no sangue) e hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), acidose metabólica, diminuição da absorção de nutrientes, perda de peso e cólon catértico (ausência de motilidade no intestino grosso). O uso por períodos prolongados pode levar ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer coloretal. O uso de medicamentos contendo antraquinonas, por períodos prolongados, pode levar ao aparecimento de pigmentAção melanítica na mucosa do cólon. Este quadro, conhecido como pseudomelanose coli,não oferece perigo ao paciente e é reversível após descontinuAção do uso do medicamento. Pacientes idosos devem observar mesma posologia e Contra Indicaçõesmencionadas para adultos. Nestes pacientes, sintomas como fraqueza e hipotensão ortostática (queda da pressão arterial quando o paciente estiver na posição vertical), podem estar exacerbados nos casos em que medicamentos laxativos estimulantes forem utilizados por períodos prolongados. Este medicamentonão deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientAção médica ou do cirurgião-dentista.

interações

A hipocalemia, resultante do uso por longo período, pode aumentar a Ação de glicosídeos cardiotônicos (digoxina) e drogas antiarrítmicas que alteram o ritmo sinusal, por atuar em canais de potássio (quinidina). O uso de diuréticos tiazâdicos e adrenocorticosteróides pode agravar a deficiência de potássio, causada pelo uso de Cáscara Sagrada. Este efeito também pode ocorrer com o uso de raiz de alcaçuz. A excreção urinária de metabólitos antraquinínicos pode levar ao resultado falso-positivo na análise de urobilinogênio urinário e de estrôgeno, utilizando o método de Kober.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Modo de Conservar :

Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30 °C). Proteger da luz e umidade. de lote e datas de fabricAção e validade: vide embalagem.não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
VERILAX é apresentado em cápsula verde e branca contendo pó fino, de colorAção parda e odor característico. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utiliza-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Modo de Usar :

USO ORAL:

Ingerir 2 (duas) cápsulas ao dia. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidas.não utilizar por mais de uma semana. Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via, quenão a recomendada, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo provocar danos à SAÚDE.
Siga corretamente o modo de usar. Em casos de dúvidas sobre este medicamento, procure orientAção do farmacêutico.não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamentonão deve ser partido, aberto ou mastigado.

Caso esqueça de tomar :

Caso haja esquecimento da ingestão de uma ou mais doses deste medicamento, a posologia indicada deverá ser retomada,não havendo necessidade de repor as doses esquecidas. Em caso de dúvidas, procure orientAção do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Efeitos Colaterais :

Pode ocorrer desconforto gastrintestinal. Estas reações adversassão caracterizadas pela presença de espasmos (contrAção súbita e involuntária de músculos) e cólicas, sendo principalmente observada em pacientes com côlon irritado. Infosrme ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também é empresa através do seu serviço de atendimento.

Superdosagem :

O uso de altas doses pode levar ao aparecimento de diarreia severa, com consequente perda de fluidos e eletrólitos, o que pode causar albuminária (presença de albumina na urina), hematéria (presença de células vermelhas sanguíneas na urina) e disfunção cardíaca e neuromuscular. O uso abusivo também pode ocasionar alguns efeitos como má absorção de nutrientes, perda de peso e fraqueza. Estes feitos podem ser mais intensos em pacientes idosos.alêm disso, podem ocorrer sinais e sintomas da hipocalemia (baixos níveis de potássio no sangue), como letargia e cãibras musculares, dor de cabeça, parestesia (sensAção de formigamento), tetania, edema (inchaço) periférico, poliária (eliminação de grande volume de urina), falta de ar e hipertensão.Em casos de superdosagem, recomenda- se suspender o uso e procurar orientAção médica.O tratamento de suporte deve oferecer grande quantidade de fluido, sendo que os eletrólitos, principalmente potássio, devem ser monitorados. Isto é particularmente importante em idosos e jovens.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

M.S.: 1.4493.0048

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

Caso haja esquecimento da ingestão de uma ou mais doses deste medicamento, a posologia indicada deverá ser retomada, não havendo necessidade de repor as doses esquecidas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirargião-dentista.

Farmacêutico Responsável:

Luiz Henrique Pepe Antunes CRF/SC 8481

Airela Indústria Farmacêutica LTDA.
Rodovia SC 440, km 1, no 500
Bairro Ilhota/Distrito Industrial
Pedras Grandes/SC
CEP 88720-000 CNPJ 01.858.973/0001-29
0800 646 2010 sia@airela.com.br
INDÚSTRIA BRASILEIRA S/A

Medicamentos do mesmo fabricante :

abcalcium, abfor-gerin, apevinat-bc, revigonal, verilax,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular