Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Ventilan-Inalador - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Salbutamol

Classe terapêutica : Aparelho respiratório. Antiasmáticos ebroncodilatadores. Agonistas adrenérgicos beta

Apresentação : 100 g/dose Suspenso pressurizada para inalao

Indicação :

VENTILAN-INALADOR é uma suspenso pressurizada para inalao, contendosalbutamol como substância ativa, e é indicado na terapêutica da asma.

O salbutamol pertence ao grupo dos agonistas adrenérgicos beta, sendo umbroncodilatador de curta duração de aco.

 

O salbutamol provoca broncodilatao num curto espao de tempo (4 horas) com rpidoincio de aco (dentro de 5 minutos) na obstruo reversível das vias respiratóriasdevida a asma, bronquite crônica e enfisema.

VENTILAN-INALADOR é indicado:em tratamento prolongado no alívio e preveno dos sintomas asmáticos; no alívio dos sintomas e preveno de situações reconhecidas pelo doente comodesencadeadoras de uma crise asmática (ex. antes de exercício físico ou exposioinevitvel a alergnios).

como terapêutica de urgência na asma ligeira, moderada ou grave, desde que aconfiana nele depositada não faa adiar a introduo e uso regular de umcorticosteride inalado.

2. ANTES DE UTILIZAR VENTILAN-INALADOR

Não utilize VENTILAN-INALADOR:

Se tem alergia (hipersensibilidade) ao salbutamol ou ao excipiente.

Tome especial cuidado com VENTILAN-INALADOR:

Informe o seu médico antes de iniciar o tratamento com salbutamol:
- Se tem história de doença cardíaca, ritmo cardíaco irregular ou angina.

O VENTILAN-INALADOR não deve ser o único ou principal tratamento em doentescom asma moderada a grave ou asma instvel.

Nestas situações necessitar de um medicamento diferente aconselhado pelo seumédico. Se utiliza mais do que um medicamento para o tratamento da asma, importante que não os confunda. Consulte o seu médico se tiver dificuldade emcontrolar os sintomas da asma com a dose recomendada.

A necessidade de utilizar mais frequentemente broncodilatadores de aco rápida ecurta duração para o alívio dos sintomas, poderá indicar deterioração do controlo daasma. A deterioração sbita e progressiva do controlo da asma representa um potencialrisco de vida, pelo que, neste caso, deve consultar o seu médico com urgência.

Se uma dose de VENTILAN-INALADOR, anteriormente eficaz, não proporcionaalívio durante pelo menos 3 horas, deve consultar o seu médico afim de que possam sertomadas as medidas apropriadas.
Deve verificar a Técnica de inalação para ter a certeza de que a Atuao do aerossol sincronizada com a inspiração, de modo a que o fármaco atinja devidamente ospulmães.

VENTILAN-INALADOR deve ser administrado com precauo em doentes comproblemas cardiovasculares graves (insuficincia ou isquemia do miocárdio), arritmiacardíaca, hipertenso, aneurismas conhecidos, menor tolerância glucose, diabetesmellitus, baixas concentrações plasmáticas de potássio não tratadas ou problemas datiráide e da glndula supra-renal.

Muito raramente poderá ocorrer aumento dos níveis sanguíneos de glucose, como tal odoente com diabetes deve ter em conta este facto.

Recomenda-se precauo especial na asma aguda grave, porque a baixa de potássio nosangue pode ser potenciado pelo tratamento simultâneo com agonistas ?2, derivadosxantúnicos, esteroides, diuréticos e pela falta de oxignio. Recomenda-se amonitorizao dos níveis séricos de potássio nestas situações.

Utilizar VENTILAN-INALADOR com outros medicamentos.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

A administração simultânea de outros medicamentos contendo adrenérgicos beta poderáter um potencial efeito aditivo. também se aconselha precauo em doentes que usamglicosdeos cardíacos.

Apesar de não estar contra indicado em doentes em tratamento com inibidores damonoaminoxidase (IMAOs) e antidepressores tricclicos, o salbutamol deve seradministrado com precauo a esses doentes, pois pode haver o risco de efeitosadversos cardiovasculares.

Deve interromper o tratamento com salbutamol, sempre que possível, pelo menos 6horas antes de uma anestesia já prevista com anestásicos halogenados. Consulte o seumédico afim de que possam ser tomadas as medidas apropriadas.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

A administração de fármacos durante a gravidez deve ser considerada apenas se obenefício esperado para a me justificar qualquer possível risco para o feto.
Durante a comercializao mundial de VENTILAN-INALADOR, foram referidoscasos raros de anomalias congnitas, incluindo fenda do palato e malformações nosmembros, nos descendentes de doentes tratadas com salbutamol. Algumas mães tinhamrecebido terapêutica múltipla durante a gravidez.

Como o salbutamol provavelmente excretado no leite materno, não recomendada A sua administração durante o perãodo de lactao a menos que o benefício esperadoultrapasse qualquer risco potencial. Desconhece-se se o salbutamol no leite materno temalgum efeito prejudicial no recêm-nascido.

Conduo de veículos e utilização de máquinas:

As reações individuais, especialmente com doses mais elevadas, podem ser tais quevenham a afectar a capacidade para conduzir ou utilizar máquinas, particularmente noincio do tratamento e em conjunto com álcool.

Os possveis efeitos secundários do salbutamol como, por exemplo, cãibras muscularespassageiras e tremor, podem obrigar a que tenha precauo na utilização de máquinas.

3.COMO UTILIZAR VENTILAN-INALADOR

Utilize VENTILAN-INALADOR sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Falecom o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

VENTILAN-INALADOR destina-se apenas a utilização por inalao.

Dado que poderão ocorrer efeitos indesejáveis associados a doses excessivas, a dose oufrequência de Administração s poderá ser aumentada por indicação do médico.

Alívio do broncospasmo agudo:
ADULTOS: 100 ou 200 g.
crianças: 100 g; a dose pode ser aumentada para 200 g, se necessário.

Preveno do broncospasmo induzido pelo exercício físico ou por exposio aalergnios:
ADULTOS: 200 g antes do exercício físico ou exposio.
crianças: 100 g antes do exercício físico ou exposio; a dose pode ser aumentadapara 200 g se necessário.

terapêutica crônica:
ADULTOS: até 200 g, 4 vezes por dia.
crianças: até 200 g, 4 vezes por dia.

A administração de VENTILAN-INALADOR não deve exceder as 4 vezes por dia. Aconfiana numa utilização suplementar ou um aumento sbito na dose indicaagravamento da asma (ver Tome especial cuidado com VENTILAN-INALADOR).

Se utilizar mais VENTILAN-INALADOR do que deveria:

Se acidentalmente inalar uma dose maior do que a recomendada, poderá sentir umaumento da frequência cardíaca, tremores ou dores de cabeça; Deverá contactar o seumédico assim que possível.
após sobredosagem com VENTILAN-INALADOR poderá ocorrer taquicardia,estimulao do Sistema Nervoso Central, tremor, hiperglicemia e hipocalemia. Osníveis séricos de potássio devem ser monitorizados.
A sobredosagem deve tratar-se de forma sintomática.
O antídoto recomendado para uma sobredosagem com salbutamol é um bloqueador betacardioselectivo; no entanto, os bloqueadores beta devem ser usados com precauo emdoentes com história de broncospasmo.

Caso se tenha esquecido de utilizar VENTILAN-INALADOR:

Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4.EEITOS secundáriOS POSSVEIS

Como todos os medicamentos, VENTILAN-INALADOR pode causar efeitossecundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários dependem da dose.
frequente ocorrer taquicardia (aumento do ritmo cardíaco), tremor e dores de cabeçaem alguns doentes.têm sido referidas, pouco frequentemente, palpitações, cãibras musculares e irritaoda boca e garganta.
Raramente, poderá ocorrer hipocaliemia (diminuição do potássio) potencialmente gravee vasodilatao perifrica (dilatao dos vasos sanguíneos, especialmente em algumasarterãolas perifricas).têm sido referidas, muito raramente, reações de hipersensibilidade (incluindoangioedema, urticária, broncospasmo, hipotenso e colapso), hiperatividade, arritmiascardíacas (incluindo fibrilhao auricular, taquicardia supraventricular e extrasstoles) ebroncospasmo paradoxal.
Como com outra terapêutica inalada, poderá ocorrer broncospasmo paradoxal, comaumento imediato da dificuldade respiratéria, após Administração. Se isso se verificar,deve proceder-se ao tratamento imediato com uma diferente Apresentação : ou com outrobroncodilatador de aco rápida por inalao. Deverá suspender-se imediatamente
VENTILAN-INALADOR e se necessário estabelecer terapêutica alternativa.

Apesar de não se saber exactamente a sua frequência, alguns doentes podemocasionalmente sentir dor no peito (devido a problemas cardíacos como angina).
Informe o seu médico o mais brevemente possível se tal acontecer enquanto estiver areceber tratamento com salbutamol, mas não pare de tomar este medicamento a menosque o seu médico o recomende.

5.COMO CONSERVAR VENTILAN-INALADOR

Manter VENTILAN-INALADOR fora do alcance e da vista das crianças.

Imediatamente após utilização, recoloque a tampa do aplicador bucal pressionando-afirmemente e ajustando-a ao lugar. Não exera uma fora excessiva.

Não conservar acima de 30ºC. Proteger da congelao e da luz solar directa.

Como com outros medicamentos inalados em embalagens pressurizadas, o efeitoteraPóutico deste medicamento pode diminuir quando o contentor está frio. Nesse caso,retire o contentor metlico do Atuador e aquea-o na mo antes da utilização. Nuncause outras formas de calor.
O contentor não deve ser perfurado, partido ou queimado mesmo quando aparentementevazio.

Não utilize VENTILAN-INALADOR após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao ltimo dia do mês indicado

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalizao ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.Outras informações

Qual a composição de VENTILAN-INALADO.

-A substância ativa é o salbutamol, sob a forma de sulfato.
-O outro componente é o norflurano (HFA-134a).

Cada Atuao (dose) do inalador liberta 100 microgramas de salbutamol.

Qual o aspecto de VENTILAN-INALADOR e conteúdo da embalagem

A suspenso pressurizada é acondicionada em recipiente pressurizado de alumínioincorporado num Atuador de plástico. Cada embalagem contêm um inalador com 200Atuações (doses).

Fabricante :

Glaxo Wellcome farmacêutica, Lda.
R. Dr. Antônio Loureiro Borges, 3
Arquiparque, Miraflores
1495-131 Algés

Fabricantes

Glaxo Wellcome Production
23, Rue Lavoisier Zone Industrielle n 2
F-27000 Evreux
Frana

Glaxo Wellcome, S.A.
Poligono Industrial Allendeduero Avenida da Extremadura, 3
P.O. Box 183
E-09400 Aranda de Duero Burgos
Espanha

Para quaisquer informaçães sobre este medicamento, queira contactar o titular deautorizao de introduo no mercado.

Instruções Para Uso E Administração

Antes de usar VENTILAN-INALADOR, leia atentamente e siga as instruções.

Testar o inalador:
Antes de usar o inalador pela primeira vez, ou se não o tiver usado durante uma semanaou mais, retire a pea bucal, pressionando ligeiramente de lado, agite bem o inalador eliberte uma dose no ar para se certificar do seu funcionamento.

Como usar correctamente o inalador:
1.Remova a tampa da pea bucal pressionando ligeiramente de lado.
2.Verifique a presena de partculas estranhas no interior e exterior do inalador,incluindo na pea bucal.
3.Agite bem o inalador para se assegurar que qualquer partcula estranha removida eque o conteúdo uniformemente misturado.
4.Segure o inalador na posio vertical entre os dedos com o polegar sob a pea bucal.
Expire tanto quanto lhe for confortavelmente possível
5.Coloque a pea bocal na boca, entre os dentes, e cerre os lbios sua volta, semmorder.
6.após iniciar a inspiração pela boca, prima o inalador firmemente, para libertar osalbutamol enquanto inspira forte e profundamente.
7.Enquanto contêm a respiração retire o inalador da boca e os dedos do topo doinalador. Continue a conter a respiração tanto quanto lhe for confortavelmente possível.
8.Se vai fazer mais inalações mantenha o inalador na posio vertical, aguarde pelomenos um minuto e repita as fases 2 a 6.

Depois de usar, recoloque a tampa na pea bocal para evitar poeiras, pressionando-afirmemente e ajustando-a ao lugar.

Importante
Não apresse as fases 4, 5 e 6. muito importante comear a inspirar o mais lentamentepossível, exactamente antes de disparar o inalador. Pratique em frente ao espelho asprimeiras vezes. Se verificar o escape de suspenso no topo do inalador ou nos lados daboca Deverá recomear desde a fase 2.

Se o seu médico lhe deu instruções diferentes para usar o inalador, deve segui-lascuidadosamente. Consulte o seu médico se tiver alguma dificuldade.

Limpeza
O inalador deve ser limpo pelo menos uma vez por semana.
Remova o contentor metlico do Atuador de plástico e a tampa da pea bucal.
Lave o Atuador de plástico e a tampa em água morna.
Seque bem o Atuador, por dentro e por fora.
Recoloque o contentor e a tampa da pea bucal.

NO INTRODUZIR O RECIPIENTE DE METAL NA água.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.