Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Venorix 100 - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Sulfato de dermatano

Apresentação :

100, 100 mg /2 ml, Soluo injetável
200, 200 mg /2 ml, Soluo injetável
300, 300 mg /3 ml, Soluo injetável

Indicação :

O Sulfato de dermatano é um glicosaminoglicano de origem natural, que potencia a acode um inibidor fisiológico específico da trombina o co-factor heparúnico II ? sendodesprovido de efeitos sobre o principal co-factor da heparina, a antitrombina III.

Indicação terapêutica: preveno da trombose venosa profunda.

2. ANTES DE UTILIZAR VENORIX

Não utilize Venorix:

- se tem hipersensibilidade ao Sulfato de dermatano, ou a qualquer outro componente de
Venorix.

- se tem alterações congnitas ou adquiridas da coagulao, que predisponham a riscohemorrágico.

- se tem hemorragia grave Atual ou recente.

- se tem hipertenso arterial não controlada.

Tome especial cuidado com Venorix:

- se doente com insuficincia renal (creatininmia > 2 mg/dl ), pois não existeexperiência clínica de preveno da Trombose Venosa Profunda.
- em pediatria, uma vez que não se encontra disponível informação relativa ao uso do
Sulfato de dermatano.nesta situao.

Ao contrrio do que se passa com a administração de heparina, não so necessárioscontrolos laboratoriais da coagulao durante o tratamento com o Sulfato de dermatano.
Sobretudo em tratamentos prolongados, é aconselhável efetuar periodicamente acontagem de plaquetas.

Ao utilizar Venorix com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

A administração simultânea de fármacos anticoagulantes ou inibidores da agregaoplaquetária (incluindo o Ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios não esteroides)aumenta o risco potencial de hemorragia. O uso de tais fármacos Deverá ser limitado aoscasos de absoluta necessidade e apenas sob o rigoroso controlo médico.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Gravidez
O Sulfato de dermatano não demonstrou efeitos teratogúnicos ou embriotxicos noanimal de experiência. Contudo, o uso do Venorix durante a gravidez é normalmentedesaconselhado dada a escassez de informação clínica nessa situao.

Aleitamento
Não se encontra disponível informação sobre a passagem do Sulfato de dermatano para oleite materno, pelo que não se aconselha a sua utilização durante este perãodo.

Conduo de veículos e utilização de máquinas

Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas (nãoso de esperar quaisquer efeitos, com base nas Características farmacológicas doproduto).

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Venorix
Este medicamento contêm menos do que 1 mmol (23 mg) de sódio por dose, ou seja, praticamente ?isento de sódio?.

Modo de Usar :

VENORIX

Utilizar Venorix sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seu médicoou farmacêutico se tiver dúvidas.

A posologia depende do grau de risco tromboemblico. Assim:

- Em Medicina (doentes acamados; doentes com tromboflebite aguda das veiassuperficiais ou varicoflebite: 100 mg ou 200 mg/dia por via intramuscular numa única administração diária, até É completa recuperação do doente ou resoluo dos sintomasde flebite.

- Em Cirurgia abdominal, torácica, ginecológica e urológica: segundo o grau de riscoindividual, de 100 a 300 mg/dia por via intramuscular, numa única administração diária.
O tratamento iniciado dois dias antes da interveno e termina aquando da completarecuperação do doente. Nos doentes operados devido a neoplasia, o tratamento iniciadodois dias antes da interveno: a dose intramuscular de 600 mg no primeiro dia dotratamento (300 mg cada 12 horas) e sucessivamente de 300 mg/dia numa única injecodiária até completa mobilizao. Em qualquer dos casos, o tratamento Deverá manter-sepelo menos até se completar a primeira semana Pós-operatéria.

- Em Cirurgia ortopódica major (p. ex. cirurgia da anca): segundo o grau de riscoindividual, 300 mg/dia numa única administração diária ou 600 mg/dia (300 mg cada 12horas) por via intramuscular. Nos tratamentos de eleio, o tratamento iniciado doisdias antes da interveno e prossegue até completa mobilizao do doente. Na cirurgiatraumática (fractura da anca), o tratamento iniciado o mais rapidamente possível após odiagnóstico da fractura, prossegue durante a interveno e mantêm-se até mobilizaocompleta do doente. O tratamento Deverá manter-se pelo menos até se completar aprimeira semana Pós-operatéria.

Se utilizar mais Venorix do que deveria

O reduzido volume administrado por via intramuscular torna improvável a Ocorrência deuma sobredosagem com o Sulfato de dermatano. Contudo se tal se verificar, o tratamentoDeverá ser interrompido. Não existe experiência clínica de neutralizao do Sulfato dedermatano mediante protamina.

Caso se tenha esquecido de utilizar Venorix

Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

Efeitos secundários POSSVEIS

Como todos os medicamentos, Venorix pode causar efeitos secundários, no entanto estesnão se manifestam em todas as pessoas.

Venorix não provoca um aumento estatisticamente significativo do risco de hemorragiarelativamente aos doentes não tratados. Contudo, não se exclui a hiPótese de se poderemverificar ocasionalmente complicações hemorrágicas peri-operatérias. rara a Ocorrênciade equimoses ou pequenos hematomas no local da injeco intramuscular.

Pode raramente surgir eruPóo cutânea, que regride com a interrupção do tratamento.

Foi excepcionalmente observada, uma diminuição do nmero de plaquetas, nãoacompanhada de manifestações trombticas ou hemorrágicas.

Foram observados casos raros de elevao das transaminases, tal como relatado aquandoda utilização de heparina não-fraccionada ou de baixo peso molecular.

5. COMO CONSERVAR VENORIX

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Conservar na embalagem original fechada, a temperatura inferior a 25ºC.

Não utilize Venorix após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após
VAL. O prazo de validade corresponde ao ltimo dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalizao ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras Informações

Qual a composição de Venorix

- A substância ativa é o sulfato de dermatano, sal sódico.
- Os outros componentes so cloreto de sódio e água para preparação de injetáveis.

Qual o aspecto de Venorix e conteúdo da embalagem

Soluo injetável lmpida, incolor ou ligeiramente amarelada, acondicionada emampolas de vidro neutro (boro-silcico), de cor mbar.

Fabricante :

Fabricante : MEDINFAR PRODUTOS farmacêuTICOS, S.A.
Rua Manuel Ribeiro de Pavia, n1 1, Venda Nova
2700-547 Amadora
Portugal

Fabricante

Fabricante : MEDINFAR ? PRODUTOS farmacêuTICOS, S.A.
Rua Henrique Paiva Couceiro, n 29
2700-451 Amadora
Portugal


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular