Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Valsartan-Krka - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Valsartan

Apresentação :

40 mg comprimidos revestidos por película
80 mg comprimidos revestidos por película
160 mg comprimidos revestidos por película

Indicação :

Os comprimidos de Valsartan Krka contêm um componente chamado valsartan. Pertencea um grupo de medicamentos conhecidos como antagonistas dos receptores daangiotensina-II.

Os comprimidos revestidos por película de Valsartan Krka de 80 mg e 160 mg soutilizados: para tratar a presso arterial alta (tambm conhecida por hipertenso).

Os comprimidos revestidos por película de Valsartan Krka de 40 mg, 80 mg e 160 mgso também utilizados: para tratar a insuficincia cardíaca (uma situao em que o coração não capaz debombear sangue suficiente de acordo com as necessidades do corpo)para melhorar a sobrevivncia e reduzir problemas cardíacos posteriores a um ataquecardíaco (enfarte do miocárdio).

Antes de TomarVALSARTAN KRKA

Não tome Valsartan Krka: se tem alergia (hipersensibilidade) ao valsartan ou a qualquer outro componente de
Valsartan Krka ,se está grávida ou a amamentar (ver seco ?Gravidez?);se tem uma doença grave do fgadose tem uma doença grave no rim e/ou se necessita de dilise.

Tome especial cuidado com Valsartan Krka se sofre de doença do rim ou do fgadose tem uma doença chamada ?estenose da artica ou da vlvula artica? ou ?obstruo dofluxo sanguíneo?se tem uma insuficincia cardíaca congestiva (risco de hipotenso),se teve recentemente um enfarte de miocárdio (risco de hipotenso),se estiver a tomar medicamentos poupadores de potássio (i.e. espironolactona,triamtereno ou amilorida), suplementos de potássio ou substitutos do sal que contenhampotássio. Pode ser necessário controlar regularmente os seus níveis de potássio no sangue,se tiver sido submetido recentemente a um transplante renal (receber um novo rim),se sofrer de hiperaldosteronismo, que é uma situao em que as suas glndulas adrenaisproduzem excessivamente a hormona aldosterona, se sofrer de vômitos prolongados e fortes e diarreia ou se tomar doses elevadas dediuréticos.

Tomar Valsartan Krka com outros medicamentos:
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica,medicamentos base de plantas ou produtos naturais. O efeito teraPóutico pode serafectado se o Valsartan Krka for tomado concomitantemente com determinadosmedicamentos. Pode ser necessário alterar a dosagem, tomar outras medidas deprecauo ou nalguns casos interromper o tratamento com um dos medicamentos. Estasituao aplica-se tanto a medicamentos obtidos com ou sem receita médica,particularmente: medicamentos utilizados para baixar a presso arterial, em particular diuréticos, medicamentos poupadores do potássio (i.e. espironolactona, triamtereno ou amilorida),suplementos de potássio ou substitutos do sal contendo potássio, lítio, um medicamento utilizado no tratamento de perturbações psiquitricas,inibidores ECA, medicamentos para baixar a presso arterial utilizados no tratamento depor ex. hipertenso, angina do peito e insuficincia cardíaca,medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) utilizados para aliviar a do.

Tomar Valsartan Krka com alimentos e bebidas
Pode tomar Valsartan Krka com uma refeio ou com o estômago vazio, com umaquantidade suficiente de líquidos, como um copo de água.

Gravidez e aleitamento

Gravidez

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Não tome Valsartan Krka se estiver grávida.
A utilização de medicamentos semelhantes a Valsartan Krka após os primeiros três mesesde gravidez poderá causar graves lesões no feto. Desconhece-se se estes medicamentosso nocivos durante os primeiros três meses de gravidez. por isso importante consultarimediatamente o seu médico se pensa estar grávida ou se planeia engravidar.

Aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Não tome Valsartan Krka se estiver a amamentar. Informe o seu médico se estiver aamamentar.

Conduo de veículos e utilização de máquinas
Tal como com outros medicamentos utilizados no tratamento da presso arterial,
Valsartan Krka pode, nalguns casos individuais, provocar tonturas e afectar a capacidadede concentração, especialmente após o incio do tratamento ou após aumentos dedosagem.
Deve ter este aspecto em consideração quando conduzir ou utilizar máquinas e noutrassituações que requeiram ateno total (ver seco 4).

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Valsartan Krka
Valsartan Krka contêm lactose. Se o seu médico lhe tiver dito que tem intolerância aalguns açúcares, contacte o seu médico antes de tomar este medicamento.

Modo de Usar: VALSARTAN KRKA

Tomar Valsartan Krka sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
As pessoas com presso arterial alta nem sempre apresentam sintomas. Muitos nãosentem nada de anormal. por isso importante que tome o seu medicamento exactamentecomo o seu médico lhe indicou e que visite o seu médico de acordo com as consultasmarcadas, mesmo que se sinta bem.
Presso arterial alta: a dose habitual para o tratamento da presso arterial de umcomprimido de 80 mg uma vez por dia. No entanto, nalguns casos, o seu médico poderáprescrever-lhe doses mais altas (i.e. 160 mg) ou associar outro medicamento (por ex. umdiurético).
Insuficincia cardíaca: a dose habitual de Valsartan Krka para a maioria dos doentes cominsuficincia cardíaca de um comprimido de 40 mg, duas vezes por dia. O seu médicopoderá prescrever-lhe uma dose mais alta aumentando gradualmente a dose até 80 mg e
160 mg, duas vezes por dia. A dose Atual depende da tolerância individual do doente éterapêutica. O valsartan pode ser administrado concomitantemente com outros medicamentos para a insuficincia cardíaca e o seu médico irá definir qual o melhortratamento para si.

Se tiver tido um ataque cardíaco: o tratamento geralmente iniciado logo ao fim de 12horas após o ataque cardíaco. A dose inicial habitual de 20 mg duas vezes por dia. Oseu médico irá aumentar esta dose de forma gradual ao longo de vrias semanas até umadose máxima de 160 mg, duas vezes por dia, se possível.
A dose de 20 mg é obtida através da diviso do comprimido de 40 mg.
Pode tomar Valsartan Krka com ou sem alimentos. Tome o seu comprimido com umcopo de água. O medicamento deve ser tomado mesma hora todos os dias,preferencialmente de manhã. muito importante que tome o medicamento exactamentecomo o seu médico lhe indicou, de forma a obter os melhores resultados e evitar efeitossecundários.

utilização em crianças e idosos:
Pode tomar Valsartan Krka se tem 65 ou mais anos de idade.
Não existe experiência com o Valsartan Krka nas crianças. Assim, não se recomenda A sua utilização em crianças.
Se pensa que o efeito do Valsartan Krka é demasiado forte ou demasiado fraco, fale como seu médico ou farmacêutico.

Se tomar mais Valsartan Krka do que deveria
Se sentir tonturas graves e/ou desfalecimento, informe o seu médico logo que possível.
Se acidentalmente tomar demasiados comprimidos, consulte imediatamente o seu médicoou o hospital mais próximo. Telefone para o Centro de Informação Anti-Venenos paraobter instruções.

Caso se tenha esquecido de tomar Valsartan Krka
Se se esqueceu de tomar uma dose, não se preocupe. Tome a dose seguinte horahabitual.
Não tome uma dose dobrada para compensar a dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar Valsartan Krka
Se parar o seu tratamento pode levar a que a sua doença fique pior. Por isso, se pretendeparar de tomar Valsartan Krka, deve discuti-lo primeiro com o seu médico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Como os demais medicamentos, Valsartan Krka pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Efeitos secundários frequentes (ocorrem em mais de 1 em 100 doentes tratados):
Infecções virais.
Efeitos secundários pouco frequentes (ocorrem em menos de 1 em 100 doentes tratados):

Outras infecções respiratórias (tosse, sinusite, infecções da garganta), perda de sanguepelo nariz, cansaço (fadiga, astenia), distúrbios do sono (insônia), inflamao dos olhos
(conjuntivite), desconforto abdominal (diarreia, dor abdominal), dores nas costas, doresnos mêsculos, inflamao das articulações (artrite).
Efeitos secundários raros (ocorrem em menos de 1 em 1000 doentes tratados):
reações de hipersensibilidade (alergia), reações da pele (inchao, eruPóo cutâneaacompanhada por comicháo e outros sintomas alérgicos), inflamao nas veiassanguíneas superficiais e episódios dolorosos dos nervos.
Efeitos secundários muito raros (ocorrem em menos de 1 em 10.000 doentes tratados):
Dores de cabeça, pingo no nariz (renite), dores das articulações (artralgia), desconfortoabdominal ? sentir-se doente (náusea), gastrite, insuficincia na função renal
(insuficincia renal e falência aguda renal), distúrbios sanguíneos (diminuição do nmerode trombcitos e hemorragia).

Os seguintes efeitos secundários ocorreram em doentes a tomar valsartan após um ataquecardíaco:
Efeitos secundários pouco frequentes (ocorrem em menos de 1 em 100 doentes tratados):
Tosse, tonturas passageiras e reduo da presso arterial, desmaios, insuficinciacardíaca, insuficincia da função renal (desordens funcionais dos rins), níveis elevados depotássio, reações da pele (inchao e outros sintomas alérgicos).

Nos doentes a tomar valsartan para o tratamento de insuficincia cardíaca, ocorreram osseguintes efeitos secundários:
Efeitos secundários frequentes (ocorrem em mais de 1 em 100 doentes tratados):
Tonturas passageiras e reduo da presso arterial, insuficincia da função renal.
Efeitos secundários pouco frequentes (ocorrem em menos de 1 em 100 doentes tratados):
Dores de cabeça, náusea.

Contacte sempre o seu médico se sentir sintomas secundários tais como:
Inchao sbito da face, lbios, lngua e/ou garganta com dificuldades em engolir ourespirar.

5. COMO CONSERVAR VALSARTAN KRKA

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não conservar acima de 30ºC.
Conservar na embalagem de origem.

Prazo de validade:
Não utilize Valsartan Krka após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. Oprazo de validade corresponde ao ltimo dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalizao ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras Informações

Qual a composição de Valsartan Krka
A substância ativa é o valsartan. Cada comprimido revestido por película contêm 40 mg,
80 mg ou 160 mg de valsartan.
Os outros componentes no Núcleo do comprimido so: lactose mono-hidratada, celulosemicrocristalina, povidona, croscarmelose sódica, slica coloidal anidra, estearato demagnésio.
Os outros componentes na película de revestimento dos comprimidos de 40 mg so hipromelose, dióxido de titânio (E171), macrogol 4000 e xido de ferro amarelo (E172).
Os outros componentes na película de revestimento dos comprimidos de 80 mg so hipromelose, dióxido de titânio (E171), macrogol 4000 e xido de ferro vermelho (E172).
Os outros componentes na película de revestimento dos comprimidos de 160 mg so hipromelose, dióxido de titânio (E171), macrogol 4000, xido de ferro amarelo (E172) e
xido de ferro vermelho (E172).

Qual o aspecto de Valsartan Krka e conteúdo da embalagem
Os comprimidos revestidos por película de 40 mg so amarelo-acastanhados, redondos,ligeiramente biconvexos, com uma ranhura num dos lados.
Os comprimidos revestidos por película de 80 mg so cor-de-rosa, redondos, biconvexos,com uma ranhura num dos lados.
Os comprimidos revestidos por película de 160 mg so amarelo-acastanhados, ovais,biconvexos, com uma ranhura num dos lados.

Para cada dosagem estáo disponíveis embalagens com blisters de 7, 14, 28, 56 e 98comprimidos revestidos por película.

Fabricante :

Fabricante :

KRKA farmacêutica, Sociedade Unipessoal Lda., Estoril
2765 272 Estoril
Avenida de Portugal, 154 -1

Fabricante:
Krka, d.d., Novo mesto,
marje?ka cesta 6
8000 Novo mesto
Eslovnia

Prescrio.
Medicamento sujeito a receita médica.

Para quaisquer informaçães sobre este medicamento, queira contactar o representantelocal do Fabricante :.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.


Jesus a Chave Hermenêutica, Curso exclussivo com o Pastor Caio Fábio