Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Uno-ciclo - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípios ativos : Algestona, Estradiol e Enantato de Estradiol.

Classe terapêutica : Contraceptivo Oral

Apresentação : Caixas contendo um ou doze cartuchos com uma ampola de 1 ml.

Indicação : Como medicação anovulatéria. Supletivo de ao estogênica e progestacional. Irregularidades do ciclo, dismenorrias funcionais, distúrbios menstruais de causa endócrina, esterilidade funcional, metropatias funcionais, mastodinia.

Efeito Colateral :

Podem ocorrer alterações do ciclo menstrual, como encurtamento ou prolongamento, sangramento intermenstrual, hipermenorria, hipomenorria e, excepcionalmente, amenorria. também podem ocorrer náusea, vômito, cefaleia, tenso mamria ou mastalgia e modificações da libido. Observou-se, em certas ocasies, diminuição reversível da função excretora hepática. Estima-se que 10 a 13% das usurias interrompem o método pela manifestao de reações adversas. após a interruPóo do método, a ovulao retorna espontaneamente ao normal, podendo eventualmente atrasar-se, quando ser necessário o emprego de indutor ovulatério, a critério do médico assistente.

Modo de Usar :

Aplicar o conteúdo de uma ampola por via intramuscular profunda, conforme prescrio médica.

Contra indicação :

O produto não deve ser utilizado em portadoras de: tromboflebites ou doenças trombemblicas; doenças vasculares cerebrais ou coronarianas; função hepática acentuadamente comprometida; carcinoma da mama ou dos genitais confirmado ou suspeito; neoplasia estrgeno-dependente confirmada ou suspeita; sangramento genital anormal não-esclarecido; gravidez confirmada ou suspeita; antecedentes de tromboflebite profunda ou de doenças trombemblicas; antecedentes ou presena de tumores benignos do fgado; doenças colestáticas; cirrose biliar primria ou síndromes de Dubin-Johnson e Rotor; hipertenso arterial moderada ou grave; maiores de 35 anos e com risco cardiovascular agregado, como o tabagismo; transtornos do metabolismo glicdico, como diabticas não-compensadas, e liPódico nas hiperlipoproteinemias; antecedentes de gestao que evoluíram em doença trofoblstica.

Precauções :

Devem ser adotadas as seguintes precauções quando do uso do produto: Suspender o tratamento em caso de gravidez; suspender o tratamento quando se manifestarem cefaleias intensas, transtornos visuais sbitos ou não-habituais; suspender o tratamento 4 a 6 semanas antes de uma interveno cirúrgica e depois de qualquer situao que requeira longo perãodo de imobilizao; realizar uma avaliao médico-ginecológica anual; informar as pacientes da convenincia de não fumar, sobretudo se apresentarem outro fator de risco cardiovascular associado como obesidade, hipertenso, hiperlipidemia e diabetes melito.

Modo de usar : de Uno-ciclo

Aplicar o conteúdo de uma ampola por via intramuscular profunda, conforme prescrio médica.

Advertências

A administração de UNOCICLO a mulheres que amamentam pode diminuir ou inibir a secreo lctea. sabido que os anticoncepcionais hormonais podem desencadear ataques convulsivos em paciente epilptica e podem determinar uma deficincia de vitamina B6, com transtornos do metabolismo do triptofano e depresso. também É possível que se modifiquem algumas provas de Laboratório (reteno da bromossulfalena, testes de tireide e agregao plaquetária).


Literatura e informaçães disposio da classe médica.
Instituto BIOCháMICO Ltda.

Fórmula :

Acetofenido de algestona 150 mg; Enantato de estradiol 10 mg; veículo q.s.p. 1 ml.

Informaçães Técnicas

UNOCICLO consiste na Associação de um progestognio e um estrognio em doses adequadas a uma eficaz ao terapêutica. O acetofenido de algestona ou acetofenido de diidroxiprogesterona é um esteroide de elevada atividade que envolve ações biológica e terapêutica qualitativamente idênticas s da progesterona, porêm quantitativamente muito mais acentuadas do que as do hormnio natural. O enantato de estradiol é um poderoso estrognio que compensa a ao do progestánico, potencializando a inibio da ovulao.

Informações ao paciênte

Guardar o medicamento ao abrigo da luz, do calor e da umidade. O incio da ao do medicamento ocorre imediatamente após a administração. Informar ao médico o aparecimento de eventuais reações desagradveis ou de gravidez. O prazo de validade do produto de dois anos. Não pode ser usado por paciente que tenha apresentado, anteriormente, reações alérgicas ao medicamento. está contra indicado durante a gravidez ou como teste de gravidez ou para prevenir aborto. Se for a primeira vez que utiliza o produto, a paciente deve esperar pelo incio da sua próxima menstruao. O dia em que se iniciar o sangramento menstrual ser chamado de 1 dia da menstruao (não importa a hora do dia em que comeou o sangramento). A primeira ampola deve ser tomada no 8 dia.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, pode ser perigoso para sua Saúde.

Instruções de Administração

UNOCICLO deve ser aplicado mensalmente, no quadrante spero-externo, na regio gltea, com agulha 30 x 7 ou 30 x 8, entre o 7 e o 10 dia da menstruao, preferencialmente no 8 dia a partir do incio de cada menstruao. O local da injeo não deve ser massageado após a aplicação , porque pode comprometer a eficácia do tratamento. Pode haver necessidade de ajustes posológicos quando a paciente estiver sob tratamento concomitante com anticoagulantes e hipoglicemiantes orais.

Interação Medicamentosa :

Eficácia reduzida do produto e Incidência aumentada de sangramentos intermenstruaistêm sido associadas com o uso concomitante de rifampicina. Associação semelhante tem sido sugerida com barbitúricos, fenilbutazonas, ampicilina, isoniazida e tetraciclinas. Os anticonvulsivantes, como hidantonas, fenobarbital, primidona e carbamazepina, podem induzir as enzimas que metabolizam os hormônios a diminuir o seu nível plasmático, comprometendo a eficácia contraceptiva do produto ou provocar sangramentos e outros transtornos do ciclo menstrual. Outros antibióticos e quimioterpicos, como sulfonamidas e metronidazol, podem causar o mesmo efeito, pela alteração da flora bacteriana intestinal.

Superdosagem :

As manifestações que, porventura, ocorram devem ser tratadas sintomaticamente.

Fabricante :

Instituto BioChimico Indústria Farmacêutica

Itatiaia - RJ
Rodovia Presidente Dutra, Km 310 CEP: 27.580-000
Tel.: (24) 3355-9300 - Fax: (24) 3355-9365

Rio de Janeiro - RJ
Rua Antônio João, 168 c/194 e 218 CEP: 21.250-150
Tel.: (21) 2156-8999 - Fax: (24) 3341-3080

Medicamentos do mesmo fabricante :

Alamil, Bactoflox, Bioscina, Fursemida, Histalor, Lidaflan, Otonal, Oxacilina, Prometazina, Sukepar, Uno-ciclo, Zolstatin

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular