Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Ulcevit - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Omeprazol.

Apresentação :

Cápsulas de 10mg - Caixa com 14 cápsulas.
Cápsulas de 20mg - Caixa com 7 e 14 cápsulas

Indicação : O ULCEVIT é usado no tratamento da úlcera duodenal, úlcera gástrica, esofagite de refluxo, síndrome de Zollinger-Elisson e no tratamento de manuteno para preveno de recidiva em pacientes com úlcera duodenal, pacientes pouco responsivos com úlcera gástrica e tratamento de manuteno para pacientes com esofagite de refluxo

Efeito Colateral :

As reações adversas devidas ao OMEPRAZOL so geralmente leves e reversíveis. Foram relatadas as seguintes reações:
reações cutâneas: raramente ocorrem erupções e/ou prurido. Em casos isolados:
fotossensibilidade, eritema multiforme e alopécia.
mêsculo-esqueltico: casos isolados de artralgia, mialgia e fraqueza muscular.
Sistema nervoso central e perifrico: cefaleia. Raramente tontura, parestesia, sonolência, insônia e vertigem. Em casos isolados ocorreram confuso mental, agitao, depresso e alucinações, principalmente em pacientes em estado grave.
Gastrintestinal: diarreia, dor abdominal, constipao, náusea, vômito e flatulência. Relatos isolados de estomatite e candidase gastrintestinal.
endócrino: relatos isolados de ginecomastia.
Hematológico: relatos isolados de leucopenia e trombocitopenia.
hepático: Raramente ocorre aumento das enzimas hepáticas. Em casos isolados pode ocorrer encefalopatia em pacientes com insuficincia hepática grave pré-existente; hepatite com ou sem icterícia, insuficincia hepática.
Outras reações: raramente mal-estar. Podem ocorrer reações de hipersensibilidade, por exemplo, urticária (raro) e, em casos isolados, angioedema, febre e broncoespasmo.
Alterações em exames laboratoriais: pode ser observado um aumento nas concentrações de fosfatase alcalina, transaminase glutêmicoxalactica e glutêmicopirávica. - Pode ocorrer aumento nas concentrações de gastrina sérica durante as primeiras semanas de terapia com OMEPRAZOL e retornaro após interruPóo ou finalizao do tratamento.
Esta elevao provavelmente devido à inibio da secreo cida que elimina o efeito feedback negativo do ácido sobre a secreo gástrica; Além da estimulao de secreo cida gástrica, a gastrina promove crescimento e proliferação das células endócrinas ou das semelhantes s enterocromafins na mucosa gástrica.

Modo de Usar :

Via oral, adultos, para úlcera duodenal, úlcera gástrica e esofagite de refluxo, 20 mg antes do desjejum, durante duas semanas, se não houver cicatrizao prolongar o tratamento por mais duas a seis semanas: nos doentes refratérios a outros medicamentos, 40 mg uma vez ao dia, durante quatro semanas para os pacientes com úlcera duodenal e durante oito semanas para os casos de úlcera gástrica ou esofagite de refluxo, não se recomendam tratamentos por mais de oito semanas.
síndrome de Zollinger-Ellisson: via oral, adultos inicialmente, 60 mg uma vez ao dia, ajustando-se individualmente a dose por perãodo de tempo que ser determinado pela evoluo clínica do paciente; doses acima de 80 mg ao dia devem ser divididas em duas tomadas; o tratamento pode prolongar-se por oito semanas ou mais; neste ltimo caso deve ser feito com acompanhamento médico rigoroso.
Não se determinaram as doses para crianças.

Modo de usar : de Ulcevit

Via oral, adultos, para úlcera duodenal, úlcera gástrica e esofagite de refluxo, 20 mg antes do desjejum, durante duas semanas, se não houver cicatrizao prolongar o tratamento por mais duas a seis semanas: nos doentes refratérios a outros medicamentos, 40 mg uma vez ao dia, durante quatro semanas para os pacientes com úlcera duodenal e durante oito semanas para os casos de úlcera gástrica ou esofagite de refluxo, não se recomendam tratamentos por mais de oito semanas.
síndrome de Zollinger-Ellisson: via oral, adultos inicialmente, 60 mg uma vez ao dia, ajustando-se individualmente a dose por perãodo de tempo que ser determinado pela evoluo clínica do paciente; doses acima de 80 mg ao dia devem ser divididas em duas tomadas; o tratamento pode prolongar-se por oito semanas ou mais; neste ltimo caso deve ser feito com acompanhamento médico rigoroso.
Não se determinaram as doses para crianças.

 

Fórmula :

Cada cápsula contêm:
Omeprazol.................... ....................10 ou 20mg
Excipiente q.s.p.:....................01 cápsula

Contra - indicações

ULCEVIT É contra indicado em pacientes que tenham demonstrado hipersensibilidade droga, na gravidez e na lactao.
PRECAUções
Na presena de úlcera gástrica, a possibilidade de malignidade da leso deve ser precocemente afastada, uma vez que o tratamento com o OMEPRAZOL pode aliviar sintomas e retardar o diagnóstico desta patologia.
Como outros medicamentos anti-secretrios gástricos, o OMEPRAZOL favorece o desenvolvimento de bactrias intragástricas por diminuição do volume e da acidez do suco gástrico.
O uso do OMEPRAZOL não é recomendado durante a gravidez e durante o perãodo de aleitamento a não ser a critério médico os benefícios do tratamento superam os riscos potenciais para o feto e/ou lactente. Não existe ainda experiência com o uso do OMEPRAZOL

Informaçães Técnicas

O OMEPRAZOL é um inibidor seletivo da enzima H+K+ ATPase (Bomba de Prótons) nas células parietais, reduzindo assim a secreo gástrica. Esta ao farmacológica dose-dependente, inibe a etapa final da formao de ácido no estômago, proporcionando assim, uma inibio efetiva tanto da secreo cida basal quanto da estimulada, independentemente do estámulo. após Administração oral, a absoro geralmente completada entre 3 a 6 horas. após dose única oral apresenta uma biodisponibilidade em cerca de 35% e após sua administração repetidas chega atingir a 60%. Sua taxa de ligao s proteínas plasmáticas na ordem de 95%. É completamente metabolizado no fgado e seus principais metabólitos (sulfona e sulfeto de hidroxi-OMEPRAZOL) so inativos. Cerca de 80% dos metabólitos so excretados através da urina e o restante pelas fezes.

Informações ao paciênte

ULCEVITé atua como potente inibidor da secreo gástrica.
Cuidados de conservao: O frasco deve ser conservado tampado, em temperatura ambiente controlada (15 - 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Interação Medicamentosa :

Diazepan, warfarina e fenitona: podem ter prolongados seus tempos de eliminao, quando utilizados concomitantemente com o OMEPRAZOL.
Teofilina, beta-bloqueadores, lidocana, quinidina e amoxicilina: não foram observadas Interações com essas drogas, mas pode haver Interações Medicamentosas: com outras drogas que também sejam metabolizadas através do sistema enzimático do citocromo P--450.

Prazo de Validade

24 meses a partir da data da fabricação (VIDE CARTUCHO). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. O perãodo de validade após a abertura do frasco de 3 meses.
O uso de ULCEVIT não é recomendado durante o perãodo de gravidez e de amamentao. Informe ao médico a Ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após seu trmino. Informe também se está amamentando.
Recomenda-se a administração da cápsula antes do café da manhã.
"Siga a orientao do seu médico, respeitando sempre os horrios, as doses e a duração do tratamento".
"Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico".
"Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientao médica".
Informe seu médico a Ocorrência de qualquer reação desagradável que venha a ocorrer durante o tratamento, tais como: náuseas, dor de cabeça, diarreia, priso de ventre e erupções cutâneas.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS crianças".
"Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do incio ou durante o tratamento".
Contra-Indicações:( VIDE item contra-indicações).
Precauções: (VIDE item precauções).
"NO TOME Remédio SEM O CONHECIMENTO DO SEU médico, PODE SER PERIGOSO PARA SUA Saúde".

Superdosagem :

Não existe informaçães disponíveis sobre os efeitos de doses excessivas em seres humanos, e não há recomendações especficas para o tratamento. Doses únicas orais de até 160mg e doses totais diárias de até 360mg/dia tem sido toleradas. Numa eventual superdosagem o tratamento deve ser sintomático e de suporte.
Ateno
Este produto é um novo medicamento e embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. Em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.

Uso Em Idosos

Deve seguir a mesma dose usual dos adultos.
Pacientes idosos e pacientes com função renal ou hepática comprometida: Não é necessário o ajuste das doses.

Fabricante :

Vitapan Indústria farmacêutica Ltda.

Endereço: Rua VPR 01, Quadra 02-A, Modulo 01, Daia
Anápolis - GO, 75132-020
Telefone: (62) 3902-6100
CNPJ: 30.222.814/0001-31
Industria Brasileira.

Medicamentos do mesmo fabricante :

Aceclofenaco, Alendrin, Algy Flanderil, Amlodil, Ancloric, Assedatil, Atenoclor, Baczin, Beritin BC, Binafin, Bronquil, Butacid, Cecoflan, Celoxin, Cifloxan, Cinazin, Clarivit, Clordilon, Cloridrato de Amilorida Hidroclorotiazida, Clotigen, Dermitrat, Dermonil, Descoflan, Dexamex, Dibetam, Digoxan, Dimedril, Dimenidrin, Diureclor, Doralex, Dorfenol, Doxilina, Dnergrip-C, Feldran, Ferrison, Flamalgen, Flamatrat, Fluconid, Fungitrin, Gellat, Ginecol,
  • Glicomet, Hemodase, Ivermectina, Katrizan, Lisinoprid, Lorasc, Lorasliv, Losacoron, Mebendathil, Meloflan, Micotrin, Miocardil, Mucovit, Nimelid, Nimelit, Nistagen, Panvermin, Peptovit, Permitrat, Predcort, Pressomet, Pulmotrat, Quadrineo, Renapril, Resfriol, Reumotec, Ritroxim, Secdazol, Sivastin, Soripan, Suavebaby, Sulfato de Salbutamol, Tenolon, Ulcevit, Vertizan, Vitaglos, Vital Colírio, Vitromicin,

    Advertências :

    Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

    Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

    Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

    Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

    Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

    O ministério da saúde adverte:

    A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

    Como descartar os medicamentos :

    Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

    Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

    Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

    Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

    Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

    As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

    Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

    Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

    No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

    Mantenha-o longe do alcance de crianças.

    Manuseie-o com as mãos limpas.

    Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

    O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

    Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

    Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

    Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

    Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.