Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

UFT - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Tegafur/uracilo

Apresentação : Cápsulas

Indicação :

UFT É composto por duas substâncias. Uma denominada tegafur e a outra uracilo. O tegafur É um medicamento usado para o tratamento do câncer (citostático) e o uracilo ajuda a que o tegafur tenha uma melhor aco. O seu efeito reduzir a taxa qual o tegafur excretado do organismo.

UFT é usado para tratar o câncer avançado do célon e do recto. é usado em Associação com outro medicamento, que contêm folinato de cálcio.

Antes de tomar UFT

Não tome UFT

  • se tem alergia (hipersensibilidade) ao tegafur, uracilo, 5-fluorouracil ou a qualquer outro componente de UFT
  • se tem um problema no fgado, que o impede de funcionar devidamente
  • se sabe ter uma deficincia em algumas enzimas do fgado, que ajudam a excretar UFT
  • do organismo (CYP2A6, dihidropirimidina-desidrogenase)
  • se está, ou esteve recentemente, a ser tratado para a zona (herpes zoster) com medicamentos, tais como a brivudina, que bloqueia a enzima dihidropirimidina- desidrogenase (ver também “Tomar UFT com outros medicamentos”)
  • se tiver alteração da medula óssea, causada por tratamentos de radioterapia anteriores ou tratamento com outros fármacos neoplásicos
  • se estiver grávida ou se planear engravidar (consulte abaixo “Gravidez”)
  • se estiver a amamentar (consulte “Aleitamento” abaixo).
  • Caso alguma das situações acima descritas se aplique a si, não tome este medicamento e fale com o seu médico.

    UFT não Deverá ser administrado em adolescentes, crianças e lactentes. Tome especial cuidado com UFT

    Caso algumas das situações descritas a seguir seja aplicvel a si, fale com o seu médico. O tratamento pode obrigar a uma superviso mais próxima do seu médico, se: tiver problemas de fgado, ou se aparecerem problemas durante a toma deste medicamento os seus rins não estiverem a funcionar devidamente tiver problemas de coração tiver problemas devidos a obstruo intestinal for idoso tiver diarreia grave durante ou pouco tempo após o tratamento com UFT.

    Tomar UFT com outros medicamentos

    Informe o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Tome especial ateno caso tome algum dos seguintes medicamentos: Medicamentos que inibem uma determinada enzima do fgado (inibidores da dihidropirimidina-desidrogenase, tais como brivudina, utilizada no tratamento de “herpes zoster”):

    Caso sejam usados em combinao com UFT, estes medicamentos podem aumentar o risco de efeitos secundários graves, por vezes ameaadores da vida. Não tome UFT em combinao com estes medicamentos ou 4 semanas após ter recebido tratamento com estes medicamentos.

    Alguns medicamentos usados para fluidificar o sangue (anticoagulantes cumarúnicos, tais como a varfarina):

    O UFT pode interferir com o modo de aco destes medicamentos. O seu médico poderá necessitar de realizar análises ao sangue com maior frequência, especialmente no incio do tratamento com UFT.

    Medicamentos com fenitona, usada no tratamento da epilepsia: Caso estes medicamentos sejam tomados em combinao com UFT, podem aumentar os efeitos secundários da fenitona. O seu médico poderá necessitar de verificar regularmente os seus níveis sanguíneos de fenitona.

    Medicamentos que bloqueiam uma determinada enzima do fgado (CYP2A6) ou que so por ela decompostos no organismo (tais como a cumarina, usada para fluidificar o sangue, metoxipsoraleno usado em alguns problemas de pele, ou clotrimazol, cetoconazol ou miconazol, usados em infecções fngicas):

    Se algum destes medicamentos for usado em Associação com o UFT, podem não ter a aco devida. Podem igualmente impedir o UFT de funcionar devidamente.

    Tomar UFT com alimentos e bebidas

    A administração de UFT com alimentos pode afectar a sua eficácia e a sua absoro pelo organismo.

    Deve tomar este medicamento em jejum, no mínimo uma hora antes ou uma hora depois das refeições.

    Gravidez

    Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento. Antes de tomar o UFT, certifique-se que não está grávida, pois pode prejudicar gravemente o seu beb. Recomenda-se vivamente que não engravide durante o tratamento com este medicamento.

    Certifique-se que está a fazer uma contracePóo fivel durante e até 3 meses após o fim do tratamento. Tal aplica-se tanto a homens como a mulheres.

    Se acha que está grávida ou a sua companheira possa estar grávida, fale imediatamente com o seu médico.

    Aleitamento

    Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

    Não se sabe se as substâncias ativas do UFT passam para o leite humano. Deste modo, não amamente durante o tratamento com este medicamento, para prevenir que o seu beb sofra efeitos secundários graves.

    Conduo de veículos e utilização de máquinas

    Este medicamento, por si s, não influencia a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. Contudo, alguns doentes podem sentir confuso, como efeito secundário. Caso tal lhe acontea, não conduza nem utilize máquinas até este sintoma desaparecer.

    Como tomar UFT

    O seu tratamento com UFT seré acompanhado por um médico com experiência no uso de medicamentos antineoplásicos. Tome este medicamento sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seu médico se tiver dúvidas.

    Como referido na seco 2, este medicamento não pode ser tomado por lactentes, crianças e adolescentes, com idade inferior a 18 anos.

    Dose habitual

    A dose habitual oscila entre 3, 4, 5, ou 6 cápsulas de UFT por dia, dependendo da sua superfcie corporal. O seu médico determinaré a sua dose diária. Tome a sua dose diária em três tomas, de manhã, tarde e à noite, da seguinte forma:

    Cápsulas de UFT por dia manhã Tarde Noite
    3 1 1 1
    4 2 1 1
    5 2 2 1
    6 2 2 2

    Como tomar UFT

    Tome cada dose pelo menos uma hora antes ou uma hora depois das refeições. Engula cada cápsula com um copo de água. Não abra as cápsulas.

    Durante quanto tempo tomar UFT

    UFT é administrado em ciclos de tratamento. Cada ciclo É composto por 28 dias de tratamento com UFT e folinato de cálcio, como explicado adiante, interrompendo-se o tratamento nos 7 dias seguintes.

    Se tomar mais UFT do que deveria

    Se tomar mais cápsulas de UFT do que deveria, os efeitos secundários poderão aumentar ou agravar-se, incluindo náuseas, vômitos, diarreia, úlceras do estômago ou intestino, hemorragia ou depresso da medula óssea. Como alguns destes efeitos secundários podem ter consequncias graves, fale com o seu médico de imediato.

    Caso se tenha esquecido de tomar UFT

    Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Retome a dose na próxima toma.

    Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

    Tomar folinato de cálcio

    Ser-lhe- igualmente prescrito um medicamento contendo folinato de cálcio. A dose diária habitual de 90 mg (miligramas)

    A dose diária deve ser administrada em três tomas: 30 mg de manhã, 30 mg tarde e 30 mg à noite.

    Tome cada dose ao mesmo tempo que tomar UFT. Isto importante para garantir a eficácia do seu tratamento.

    Efeitos secundários UFT

    Como todos os medicamentos, UFT pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

    Fale com o seu médico caso sinta algum dos seguintes efeitos secundários:

    Efeitos secundários muito frequentes (afectam mais de 1 em 10 doentes) Reduo do nmero de glbulos vermelhos, glbulos brancos ou plaquetas sanguíneas (anemia, trombocitopenia, leucopenia, neutropenia), depresso da medula óssea resultando na reduo da produo de células sanguíneas. Estes efeitos indesejáveis podem causar fraqueza, aumentar o risco de infecções, hemorragias ou hematomas. Caso observe algum destes efeitos secundários, consulte o seu médico. O médico poderá aconselhá-lo a parar temporariamente o tratamento com o UFT, ou alterar a dose.

    Diarreia. Em caso de persistância da diarreia, consulte o seu médico. O médico poderá aconselhá-lo a parar temporariamente o tratamento com o UFT, ou alterar a dose.

    Outros efeitos secundários possveis:

    Efeitos secundários muito frequentes (afectam mais de 1 em 10 doentes) Nuseas, vômitos, dor abdominal, aftas na boca, anorexia. Sensao de fraqueza.

    Aumento dos níveis sanguíneos de algumas enzimas do fgado (fosfatase alcalina, ALT, AST) ou bilirrubina.

    Efeitos secundários frequentes (afectam menos de 1 em 10 doentes) Infecções fngicas. Desidratao, m nutrio.

    Alteração ou perda do paladar, sedao, tonturas, insônias, depresso, dormncia ou picadas nos Pós ou mos, confuso.

    Corrimento lacrimal, inflamao dos olhos (conjuntivite).

    Edema dos joelhos.

    Inflamao das veias.

    Dificuldade em respirar, aumento da tosse, inflamao da garganta.

    Obstipao, flatulência, indigestáo, inflamao das membranas mucosas, boca seca, arrotos (eructao), obstruo intestinal.

    Queda de cabelo, exantema, descamao, descoloração da pele, comicháo, sensibilidade luz, suor, pele seca, alterações das unhas.

    Dores musculares, dor nas costas, dor nas articulações.

    Febre, dor de cabeça, mal-estar, arrepios, dor.

    Perda de peso.

    Efeitos secundários pouco frequentes (afectam menos de 1 em 100 doentes) Infeco, sepsis.

    Dificuldades de coagulao sanguínea, reduo do nmero de glbulos brancos acompanhada de febre (neutropenia febril).

    Batimento cardíaco irregular, falha cardíaca, ataque cardíaco, paragem cardíaca. Colapso circulatério.

    Embolia pulmonar (obstruo repentina de uma artria pulmonar causada por um cogulo sanguíneo).

    Inflamao do estômago ou intestino, perfuração intestinal.

    Inflamao do fgado, icterícia, falha do fgado.

    Funcionamento irregular dos rins, reteno urinária, sangue na urina.

    Impotência.

    Dor no peito.

    Efeitos secundários raros (afectam menos de 1 em 1000 doentes) Alterações na substância branca cerebral (leucoencefalopatia). distúrbios ou perda do olfacto (anosmia, parosmia). Pneumonia intersticial. cansaço.

    Efeitos secundários muito raros (afectam menos de 1 em 10000 doentes) Perturbações sanguíneas graves (anemia hemoltica, sndroma mielodisplástico, leucemia mielide aguda, leucemia promieloctica aguda, agranulocitose, pancitopenia), coagulao intravascular disseminada.

    Perda de memria, perturbações motoras incluindo movimentos descontrolados e paralisia de mos e Pós, perturbações da fala, distúrbios ao andar, distúrbios da conscincia, diminuição anormal da sensibilidade ao toque (hipoestesia). Pneumonia.

    Inflamao aguda do Póncreas, úlcera do estômago ou intestino, inatividade intestinal (óleo paralítico), fluidos abdominais (ascite), inflamao intestinal (colite isquêmica). Cirrose hepática, fibrose hepática, inflamao hepática grave com rápida progresso (hepatite fulminante).

    Alterações cutâneas semelhantes a lpus eritematoso, outras perturbações cutâneas incluindo vesculas, eruPóo com lesões avermelhadas e papulosas, reação cutânea grave (sndroma de Stevens-Johnson), palmas das mos ou solas dos Pós avermelhadas e inflamadas com possibilidade de descamao (sndroma da mo-Pó). Falha renal aguda, sndroma nefrtica (uma doença renal), incontinncia urinária. Falha múltipla de rgos.

    Como conservar UFT

    Manter fora do alcance e da vista das crianças.

    Não utilize UFT após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao ltimo dia do mês indicado.

    Não conservar acima de 25ºC.

    Os medicamentos não devem ser eliminados na canalizao ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

    Outras informações

    Qual a composição de UFT

    As substâncias ativas so tegafur e uracilo. Cada cápsula contêm 100 mg de tegafur e 224 mg de uracilo.

    Os outros componentes so hidroxipropilcelulose e laurilsulfato de sódio na cápsula; gelatina e dióxido de titânio (E171) no corpo da cápsula; dióxido de titânio (E171), xido de ferro vermelho sintético (E172), cera de carnaba, goma laca e monooleato de gliceril na impresso do corpo da cápsula (tinta edvel).

    Qual o aspecto de UFT e conteúdo da embalagem

    As cápsulas UFT apresentam cor branca opaca com o cdigo TC434 impresso. estáo disponíveis em caixas de 21, 28, 35, 36, 42, 56, 70, 84, 112, 120, 140 ou 168 cápsulas. É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

    Fabricante :

    Merck S/A

    Estrada dos Bandeirantes, 1099
    Jacarepaguá – Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    Tel.: +55 (21) 2444-2000
    Fax: + 55 (21) 2444-2060
    CEO: Managing diretor: Mr. Roberto Alvarenga

    SAC Farmacêutica - 0800 727 7293
    contato.merck@merck.com.br
    SAC Química - 0800 727 7292
    quimica@merck.com.br

    Medicamentos do Mesmo Faricante :

    Advertências :

    Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

    Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

    Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

    Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

    Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

    O ministério da saúde adverte:

    A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

    Como descartar os medicamentos :

    Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

    Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

    Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

    Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

    Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

    As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

    Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

    Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

    No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

    Mantenha-o longe do alcance de crianças.

    Manuseie-o com as mãos limpas.

    Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

    O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

    Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

    Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

    Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

    Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.