Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Syntocinon- Oxitocina - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Oxitocina

Apresentação : 40 U.I./ml, soluo para pulverizao nasal

Indicação :

O nome deste medicamento Syntocinon. A substância ativa do Syntocinon soluopara pulverizao nasal é a oxitocina.

O Syntocinon soluo para pulverizao nasal apresenta-se em frascos com 5 ml desoluo, (doseada a 40 U.I./ml de oxitocina), para administração nasal. Cada nebulizaofornece uma dose de 4 U.I. de oxitocina.

Por via nasal a oxitocina estimula a expulso do leite após o inicio da lactao. O
Syntocinon soluo para pulverizao nasal facilita a lactao na mulher que temdificuldades em amamentar.

O Syntocinon soluo para pulverizao nasal apresenta as seguintes Indicações:- Estimulao da expulso do leite em mulheres com dificuldades na amamentao ou naaspiração de leite.
- Preveno e tratamento do engorgitamento dos seios, preveno da mastite puerperal.

2.ANTES DE UTILIZAR SYNTOCINON

Não utilize Syntocinon

- se tem alergia (hipersensibilidade) é oxitocina ou a qualquer outro componente do
Syntocinon soluo para pulverizao nasal. Deve informar o seu médico se suspeita ousabe que alguma vez teve uma reação alérgica a qualquer um desses componentes.
- se estiver grávida.

Dado que a resposta uterina é oxitocina administrada por via nasal varivel, o
Syntocinon soluo para pulverizao nasal não deve ser usado durante o parto.

Tome especial cuidado com Syntocinon
O Syntocinon soluo para pulverizao nasal destina-se a ser usado apenas durante umperãodo de alguns dias depois do parto para facilitar a expulso inicial do leite. Não sedestina a uma utilização prolongada.
devido à ligeira atividade antidiurética do Syntocinon, o seu uso prolongado em doses elevadas conjuntamente com grandes volumes de líquidos poderá causar intoxicação aquosa associada a baixa concentração de sódio no sangue.

O Syntocinon soluo para pulverizao nasal não se destina a ser administrado emcrianças nem em idosos. Não so conhecidas precauções no caso da existância de algumadoença.

Utilizar Syntocinon com outros medicamentos
a administração de prostaglandinas com Syntocinon ter de ser cuidadosamentemonitorizada.
Alguns anestásicos de inalao, ex: cicloproprano ou halotano, podem aumentar o efeitodo Syntocinon na reduo da presso arterial bem como reduzir a sua aco. a administração destes anestásicos com Syntocinon foi também descrita como causa dedistúrbios do ritmo cardíaco.
Quando administrado durante ou após anestesia da parte inferior do corpo, o Syntocinonpode potenciar os efeitos de alguns agentes que aumentam a presso arterial.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

O Syntocinon soluo para pulverizao nasal não deve ser usado durante a gravidez.
Sabe-se que a substância ativa do Syntocinon soluo para pulverizao nasaladministrada por via nasal excretada no leite materno. Por este motivo deve terprecauo ao utilizar Syntocinon soluo para pulverizao nasal não excedendo a dosenem a duração do tratamento recomendados pelo seu médico.

Conduo de veículos e utilização de máquinas

O Syntocinon soluo para pulverizao nasal pode causar contracções uterinas eportanto necessária prudncia durante a conduo de veículos ou uso de máquinas. Asmulheres com contracções uterinas não deverão conduzir ou utilizar máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Syntocinon
Este medicamento contêm para-hidroxibenzoato de propilo e para-hidroxibenzoato demetilo, que podem causar reações alérgicas (possivelmente retardadas) e,excepcionalmente, broncospasmo.

3.COMO UTILIZAR SYNTOCINON

O Syntocinon soluo para pulverizao nasal destina-se a ser usado apenas durante umperãodo de alguns dias depois do parto para facilitar a expulso inicial do leite. O seumédico dir-lhe- exactamente durante quanto tempo tem de utilizar Syntocinon.
Não altere a dose nem a duração de tratamento recomendados pelo seu médico.
a dose usual é de uma nebulizao 2 a 5 minutos antes da mamada ou da aspiraçãomecúnica do leite.
A absoro através da mucosa nasal boa e o efeito manifesta-se em menos de 5minutos.

Modo de utilização:
1. Retirar a tampa.
2. Antes da soluo para pulverizao nasal ser utilizada pela primeira vez, o nebulizadordeve ser comprimido cerca de 3 vezes até a soluo para pulverizao nasal ser libertada.
3. O frasco deve ser conservado bem direito, introduzindo a extremidade do nebulizadorna narina e s então comprimir. A mulher deve estar sentada, devendo inalar calmamente.
4. Depois de utilizar, colocar novamente a tampa.

Se utilizar mais Syntocinon do que deveria
Não estáo relatados casos de sobredosagem aguda com o Syntocinon soluo parapulverizao nasal. Nessa eventualidade não previsível qualquer efeito txico poisqualquer quantidade de soluo para pulverizao nasal em excesso destrudarapidamente no estômago e no intestino.

Caso se tenha esquecido de utilizar Syntocinon
Syntocinon soluo para pulverizao nasal apenas deve administrar-se 2 a 5 minutosantes da mamada ou da aspiração mecúnica do leite. Se se esqueceu de aplicar uma doseignore-a e aplique a dose seguinte 2 a 5 minutos antes da próxima mamada

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4.Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, Syntocinon pode causar efeitos secundários, no entantoestes não se manifestam em todas as pessoas.

Geralmente o Syntocinon soluo para pulverizao nasal é bem tolerado, mas comotodos os medicamentos pode provocar alguns efeitos indesejáveis. Devido ao seu efeitode estimulao sobre o étero, o Syntocinon soluo para pulverizao nasal nasal podeprovocar contracções uterinas anmalas semelhantes s que ocorrem com o aleitamentoao peito. Em casos raros foram relatadas reações alérgicas cutâneas, náuseas e dores decabeça.

5.COMO CONSERVAR SYNTOCINON

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Conservar no frigorifico (2C a 8C) até é abertura.
Depois de aberto, o frasco deve ser conservado a temperatura inferior a 25ºC e o seuconteúdo utilizado no prazo máximo de um mês.

Não utilize Syntocinon após o prazo de validade.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalizao ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.Outras informações

Qual a composição de Syntocinon

- A substância ativa é a oxitocina.
- Os outros componentes so: Para-hidroxibenzoato de propilo, para-hidroxibenzoato demetilo, clorobutanol, hidrogenofosfato dissódico, ácido cítrico anidro, cloreto de sódio,glicerol, soluo de sorbitol a 70% e água purificada.

Qual o aspecto de Syntocinon e conteúdo da embalagem

Syntocinon, soluo para pulverizao nasal, apresenta-se em frasco nebulizador de 5 mlde soluo doseada a 40 U.I. de oxitocina por ml.

Fabricante :

Fabricante :
Novartis Farma Produtos farmacêuticos, S.A.
Rua do Centro Empresarial, Edifício 8
Quinta da Beloura
2710-444 Sintra

Fabricante
Novartis Pharma, S.A.S.
26, Rue de la Chapelle
P.O. Box 349
F-68330 Huningue
Frana


A