Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Supradyn - Bula

Bula do Suplemento Vitamínico e sais minerais, indicado como complemento alimentas e ajudar a manter energia necessária para as atividades do dia a dia.

Princípio ativo : Boro, Calcio, Pantotenato de Cálcio, Cobalto, Cobre, Complexo B, Ferro, Fosforo, Magnesio e Sais de M.

Classe terapêutica : Vitaminas

Apresentação : drágeas: caixas com 30 drágeas

Efeito Colateral :

Reações alérgicas e idiossincrásicas não só impossíveis de ocorrer quando do uso de vitaminas.
O ferro, mesmo em doses terapêuticas, tem sido associado com intolerância gastrintestinal em
alguns pacientes.

Modo de Usar :

1 drágea ao dia ou a critério do médico.

Modo de usar :

1 drágea ao dia ou a critério do médico.

Fórmula :

Vitamina A 10.000 UI
Vitamina B1 20,0 mg
Vitamina B2 5,0 mg
Vitamina B5 11,6 mg
Vitamina B6 10,0 mg
Vitamina B12 5,0 mg
Vitamina PP 50,0 mg
Vitamina H 0,25 mg
Vitamina C 150,0 mg
Vitamina D 500,0 UI
Vitamina E 10,0 mg
cálcio 129,0 mg
Ferro 50,0 mg
Fósforo 25,8 mg
magnésio 60,0 mg
Manganês 2,05 mg
Cobre 3,9 mg
Zinco 2,3 mg
Molibdénio 0,25 mg
Boro 0,88 mg
Atenção: Cada drágea contêm 350 mg de glicídios correspondente a 1,4 calorias.

Conduta Na Superdosagem

Devido a presença da vitamina A em sua fórmula, uma superdosagem por período prolongado poderá ocasionar sintomas relacionados a superdosagem dessa vitamina. O tratamento consiste em suspenso do medicamento e controle contínuo das funções cardíacas, hepática e renal, hemograma e fundo de olho.

Identificação do Produto

Nomes genéricos: Palmitato de retinol (vitamina A), Mononitrato de tiamina (vitamina B1), Riboflavina e Riboflavina 5-fosfato-sódico (vitamina B2), Nicotinamida (vitamina PP), Cloridrato de piridoxina (vitamina B6), Pantotenato de cálcio (vitamina B5), Biotina (vitamina H), Cianocobalamina (vitamina B12), ácido ascórbico (vitamina C), Colecalciferol (vitamina D), Acetato de tocoferol (vitamina E), Fosfato de cálcio tribásico e Glicerofosfato de cálcio (cálcio e fósforo), óxido de magnésio e Glicerofosfato de magnésio (magnésio e fósforo), Carbonato ferroso e Sulfato ferroso (ferro), Sulfato de manganês (manganês), Sulfato cíprico (cobre), Sulfato de zinco (zinco), Molibdato de sódio (molibdénio) e Borato de sódio (Boro).

Informação ao Paciente

Supradyn É um medicamento que possui vitaminas e sais minerais e está particularmente indicado para os casos de deficiência dos mesmos.

Supradyn deve ser tomado com um pouco de líquido ou de acordo com orientação médica.

Este medicamento não deve ser utilizado por pessoas que apresentam hipervitaminose A ou D (isto , excesso de vitamina A e D no organismo) e por aquelas que sofrem de insuficiência renal.

O Supradyn também não deve ser tomado por períodos muito longos ou doses acima das recomendadas pelo médico.

O Supradyn não deve ser utilizado por mulheres grávidas, a não ser que haja uma indicação específica e sempre sob controle médico.

Por outro lado, os parkinsonianos em tratamento com levodopa pura não devem fazer uso deste medicamento, pois a vitamina B6 presente no Supradyn interfere com o tratamento específico.

O Supradyn em geral é bem tolerado, porém podem ocorrer, eventualmente, reações alérgicas ou intolerância gastrintestinal, com náusea, vômitos e diarreia, ou ainda outros efeitos indesejáveis não previstos e dependentes da tolerância individual ao medicamento. Caso ocorram reações com uso do Supradyn suspenda o uso do medicamento e informe imediatamente ao seu
médico.

O Supradyn tem prazo de validade a partir da data de fabricação , impressa na parte externa da embalagem. Não recomendável o uso de qualquer remédio com prazo de validade vencido.

Interação Medicamentosa :

O Supradyn contêm vitamina B6 e seu uso deve ser evitado em pacientes parkinsonianos em tratamento com levodopa pura. A Associação de levodopa com benserazida ou carbidopa não sofre interferência desta vitamina.

Deve-se evitar o uso concomitante de derivados do ácido retínico (etretinato, isotretinoína) com produtos que contenham vitamina A devido a possibilidade do aparecimento da hipervitaminose A.

Propriedades e Efeitos

O Supradyn contêm em sua fórmula as principais vitaminas, Além de minerais e oligoelementos essenciais necessários ao organismo em casos de doenças agudas ou crônicas, assim como nos estados em que há necessidades de proteção específica tais como: convalescença, gravidez, aleitamento, déficit alimentar de pessoas idosas, antibioticoterapia.

Restrições de Uso

O Supradyn está contraindicado na hipervitaminose A e D e nos casos de insuficiência renal. Não deve ser administrado por período prolongado em doses superiores s recomendadas. O Supradyn não é indicado no tratamento de hipovitaminoses específicas graves.

Em experimentação animal, doses muito elevadas de vitamina A demostraram ser teratogênica e foram associadas a casos isolados de malformação no homem. Como o Supradyn contêm vitamina A em dose elevada, sua administração deve ser evitada no incio da gravidez, a não ser que seja necessário corrigir o déficit desta vitamina.

Como ocorre com outros medicamentos, seu uso em pacientes renais crônicos deve ser avaliado.

Devido à baixa dosagem de vitamina B12, o Supradyn não é indicado para o tratamento de anemia perniciosa ou outras anemias megaloblásticas.

Fabricante :

BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA.

Endereço: R. Dr. Cesário Mota Júnior, 112 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01221-020
Telefone:(11) 3337-5688


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.