Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Sumax - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Sumatriptana.

Apresentação : Blisters com 2 comprimidos e cartucho com uma seringa pronta para uso.

Indicação : Tratamento das crises agudas de enxaqueca, acompanhada ou não de distúrbios visuais, sensitivos ou de vômitos. A forma injetável é indicada para o tratamento da cefaleia em salvas. Não deve ser usada como profiltico.

Efeito Colateral :

A reação mais frequente é a dor transitéria no local da injeo subcutânea. Outras reações ao produto, por via oral ou subcutânea, podem ser: sensao de formigamento, calor, cansaço, tenso ou presso em qualquer parte do corpo, rubor, tontura ou sensao de fraqueza. Estas reações so transitérias e moderadas. Podem ocorrer ainda: fadiga, formigamentos, náuseas ou vômitos. Foram relatados aumentos transitórios da presso sanguínea logo após o tratamento, bem como alterações nos testes da função hepática.

Modo de Usar :

Adultos: deve ser administrado to logo se inicie o ataque de enxaqueca. Injetível: injetar subcutaneamente 0,5 ml de Sumax (6 mg de sumatriptana). Observar as condições de segurança no manejo das seringas e agulhas, descartando com cuidado o material utilizado. A dose recomendada para adultos de 6 mg (0,5 ml) por injeo subcutânea. Se for necessário, pode ser aplicada nova injeo subcutânea de 6 mg de sumatriptana após uma hora, no mínimo, da aplicação da primeira dose. Em 24 horas podem ser aplicadas somente 2 injeções de 6 mg (12 mg de sumatriptana). Comprimidos revestidos: a dose recomendada é de 1 comprimido de 100 mg de sumatriptana. Nos casos em que os sintomas persistam, ou retornem, até 3 comprimidos podem ser administrados em 24 horas, sempre com, no mínimo, 3 horas entre cada administração. Idosos: não se recomenda a pacientes acima de 65 anos de idade. - Superdosagem: não há dados sobre superdosagem acima de 400 mg oralmente ou 16 mg subcutaneamente, tendo ocorrido as reações adversas já descritas. Ocorrendo superdosagem, o paciente deve ser monitorado durante pelo menos 10 horas aplicando-se o tratamento adequado quando necessário. Não se determinou ainda o efeito da hemodilise ou da dilise peritoneal sobre a concentração plasmática da sumatriptina.

Contra indicação :

Hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula, isquemia cardíaca, infarto do miocárdio preexistente ou angina de Prinzmetal, hipertenso não controlada, enxaqueca hemiplógica, pacientes sob tratamento com inibidores da monoaminoxidase, com inibidores seletivos da recaptao 5-HT ou com lítio.

Precauções :

Sumatriptana pode provocar transitéria elevao da presso sanguínea e resistância vascular perifrica. reações vasoesPósticas prolongadas foram observadas com ergotamina que, pelo risco de efeito aditivo, não deve ser usada concomitantemente. Deve ser usado com cuidado em pacientes predispostos a distúrbios isquêmicos cardíacos e/ou cerebrais. Cuidados especiais devem ser tomados em pacientes com disfunção das funções renais ou hepáticas, condições que afetam a absoro, o metabolismo ou excreo da droga. Gravidez: a utilização durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliada pelo médico em relao ao risco/benefício (categoria C). Lactao: a sumatriptana excretada no leite dos animais. Deve ser evitado o seu uso em lactantes. - Advertências: não ultrapassar as doses recomendadas. Cuidados especiais devem ser recomendados aos pacientes que exercem atividades que exijam ateno como operar máquinas ou dirigir veículos. - Interações Medicamentosas:: estudos em pacientes sadios mostraram que a sumatriptana não interage com propranolol, pisotifen, álcool e flunarizina. Interação com antidepressivos inibidores da captao de serotonina (fluoxetina, paroxetina e sertralina) IMAOs e lítio.

Fórmula :

Comprimidos revestidos: 50 e 100 mg desumatriptana. Injeo subcutânea: 6 mg/0,5 ml de sumatriptana.

Fabricante :

Libbs Farmacêutica Ltda.

FONE: (11) 3879-2500
SAC LIBBS: 0800 13 5044

Medicamentos do mesmo fabricante :

ancoron, aplicav, caltren, cardilol, cebralat, cebrilin, deflanil, diminut, energoplex, ernegoplex, erradic_ug, erradic, fagolipo, finalop, fluconal150, gestinol_28, herivyl, libiam, lisapres, logat, loranil-d, loranil, naprix_a, naprix_d, naprix, natifa_pro., natifa, nitrileno, peprazol, pozato, prostide, repogen, selecta, selimax, sensitram, siblima, sumax_nasal, sumax, uritrat, verotina


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular