Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Stiefcortil Creme - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Hidrocortisona

Apresentação : Creme que contém hidrocortisona a 10 mg/g em bisnaga com 10 ou 30 g.

Fórmula

Cada g contém:
Hidrocortisona ............................. 10 mg
Creme q.s.p ............. 1 g
O creme contém: água purificada, álcoois graxos e óxido de etileno, álcool cetílico, glicerina, imidazolidinil ureia, metilparabeno, monoestearato de glicerila, estearato de sorbitana, palmitato de isopropila e propilparabeno.

Informações ao Paciênte :

Leia esta bula atentamente, pois ela contém informações importantes para quem irá usar o medicamento. Guarde‐a, pois pode ser necessário que você a leia novamente. Consulte um médico ou farmacêutico caso você precise de informações adicionais.
Este medicamento está disponível sem prescrição médica. Desta forma, você deve usá‐lo com cuidado e conforme descrito nesta bula para obter os melhores resultados.

Consulte um médico ou farmacêutico se os sintomas não melhorarem ou ficarem piores.

Indicação :
Stiefcortil é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas (com coceira) em doenças de pele sensíveis aos corticosteroides.
O Stiefcortil contém hidrocortisona, que

Classe terapêutica : esteroides, que ajudam a reduzir a vermelhidão, o inchaço e a irritação da pele. O Stiefcortil alivia os sintomas de determinados problemas de pele, incluindo:

 eczema;

  • nbsp;prurigo nodular (nódulos que coçam nos braços ou nas pernas);
  • bsp;líquen simples crônico (placas espessas na pele,com coceira, causadas por arranhadura);

  •  dermatite seborreica (uma lesão de pele avermelhada, descamativa e com coceira que se desenvolve na face, no couro cabeludo, no tórax e nas costas);

  • lesão na pele causada por alergia ou por alergia a uma substância que irrita a sua pele (dermatite de contato irritante e alérgica);
    lúpus eritematoso discoide (uma doença da pele que afeta com mais frequência a face, orelhas e o couro cabeludo, causando escoriação e sensibilidade aumentada da pele afetada à luz solar);
    usado em adição a esteroides orais ou injetáveis para eritrodermia (inflamação, vermelhidão e descamação da pele na maioria do corpo);

    2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

    Os corticosteroides difundem‐se por meio das membranas celulares e formam complexos com receptores citoplasmáticos específicos. Esses complexos entram no núcleo celular, unindo‐se ao DNA (cromatina), estimulando a transcrição do RNA‐mensageiro e a posterior síntese de várias enzimas.

    Supõe‐se que essas enzimas sejam as responsáveis pelos efeitos antiinflamatórios dos corticosteroides de aplicação tópica.
    O veículo utilizado nas formulações tópicas também pode contribuir com o efeito terapêutico, proporcionando uma ação emoliente e secante, que aumentará a absorção transcutânea do corticosteroide.

    Stiefcortil pertence a um grupo de medicamentos chamados esteroides tópicos (ou seja, são utilizados diretamente sobre a pele). Os esteroides tópicos reduzem os efeitos da inflamação, como a vermelhidão e a coceira, presentes em determinadas doenças da pele. O veículo utilizado nas formulações tópicas também pode contribuir com o efeito terapêutico, proporcionando uma ação emoliente e secante, que aumentará a absorção do corticosteroide através da pele.

    3. Contra Indicações e Cuidados :

    Não use Stiefcortil para tratar qualquer um dos seguintes problemas de pele, já que ele poderia agravá‐los:

    4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

    A hidrocortisona deve ser usada com cautela por pacientes com histórico de hipersensibilidade local a corticosteroides ou a qualquer um dos excipientes na preparação. Informe seu médico se você tiver alergia (hipersensibilidade) a Stiefcortil ou a qualquer componente da fórmula. Reações locais de hipersensibilidade podem se assemelhar aos sintomas da condição em tratamento.

    Só utilize Stiefcortil durante o tempo recomendado por seu médico. Se sua condição não melhorar após quatro semanas de tratamento, fale com seu médico.
    Stiefcortil , por causa de sua boa tolerabilidade, pode ser utilizado, uma ou duas vezes ao dia, em doenças de pele que afetam crianças.

    O uso seguro de corticosteroides tópicos durante a lactação não foi estabelecido.
    Não se sabe se a administração tópica de corticosteroides poderia resultar em absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno.

    a administração de hidrocortisona durante a lactação deve ser considerada somente se o benefício esperado para a mãe superar o risco para o lactente.
    Se usada durante a lactação, a hidrocortisona não deve ser aplicada nas mamas para evitar que o lactente ingira a substância acidentalmente.

    Embora não tenha sido observada até o momento nenhuma reação adversa durante a gravidez ou lactação (período de produção de leite), a segurança do uso durante esses períodos ainda não foi estabelecida. Portanto, não deve ser largamente utilizado em pacientes grávidas.

    a administração de hidrocortisona durante a gravidez deve ser considerada somente se o benefício esperado para a mãe superar o risco para o feto. A quantidade mínima deve ser usada pelo menor tempo possível.
    Em presença de infecção, deve‐se instituir terapia antibacteriana adequada.

    Devem ser tomadas precauções para evitar o contato do produto com os olhos.
    Informe ao médico a Ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término ou se planeja engravidar.
    Informe ao seu médico se está amamentando.
    Alguns medicamentos podem afetar a ação de Stiefcortil , ou aumentara chance de efeitos indesejáveis. Exemplos desses medicamentos incluem: ritonavir ou itraconazol.
    Avise seu médico se você estiver utilizando algum desses medicamentos. Existem outros medicamentos que podem ter efeito similar. É muito importante consultar seu médico ou farmacêutico se você estiver utilizando algum outro medicamento, se você utilizou recentemente ou se começou a tomar um novo medicamento agora. Isso inclui medicamentos isentos de prescrição.
    Informe ao seu médico ou cirurgião‐dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
    Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
    Somente use o medicamento pelo tempo que o seu médico recomendar.

    Modo de Conservar:

    Conserve em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C) e ao abrigo da luz. Stiefcortil consiste em uma massa branca homogênea.
    Após aberto, válido por 24 meses.

    Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
    Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde‐o em sua embalagem original.
    Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade vencido e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá‐lo.
    Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance e da vista das crianças.
    Não descarte de medicamentos no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Isso vai ajudar a proteger o ambiente.

    6. Como devo usar este medicamento:

    Aplique uma fina camada e massageie suavemente, usando somente uma quantidade suficiente para cobrir toda a área afetada, três a quatro vezes ao dia até que uma melhora ocorra; depois, reduza a frequência de aplicação. Dê tempo suficiente para que ocorra a absorção após cada aplicação antes de utilizar um emoliente. Lave as mãos após a aplicação, a não ser que elas sejam a área tratada.

    Somente utilize Stiefcortil pelo tempo que o seu médico recomendar. Se a condição se agravar ou não melhorar dentro de quatro semanas, o tratamento e o diagnóstico devem ser reavaliados.
    A terapia com hidrocortisona deve ser descontinuada gradualmente assim que o controle for alcançado e um emoliente deve continuar a ser aplicado como terapia de manutenção.

    O rebote de doenças de pele preexistentes pode ocorrer com a descontinuação abrupta de corticosteroides tópicos.
    Reações desagradáveis, como sensação de ardência, coceira e irritação podem ocorrer. Caso ocorra irritação, o produto deve ser descontinuado e uma terapia apropriada deve ser instituída.

    Se você utiliza Stiefcortil regularmente, é necessário que você converse com o seu médico antes de parar de usá‐lo.
    Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem conhecimento do seu médico.

  • O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
    Se você esquecer de usar Stiefcortil , aplique‐o assim que você se lembrar e, depois, continue a seguir a recomendação de seu médico.
    Não aplique quantidade adicional de Stiefcortil para compensar as doses omitidas.

    Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião‐ dentista.

  • QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

    Como todo medicamento, Stiefcortil pode causar efeitos indesejáveis, mesmo que não apresentados por outras pessoas. Efeitos indesejáveis irão afetar a sua pele e podem afetar outras partes do corpo se uma quantidade suficiente de medicamento for absorvida pela pele e entrar em contato com seu sistema sanguíneo.
    Se a sua condição de pele se agravar ou a sua pele ficar inchada durante o tratamento, você pode ser alérgico ao medicamento ou precisar de outro tratamento. Pare de usar o Stiefcortil e informe o seu médico assim que possível.
    Os efeitos constatados abaixo são muito raros e podem afetar até 1 em cada 10.000 pessoas. O uso de Stiefcortil por um longo período de tempo ou o uso sob um curativo oclusivo pode causar os seguintes sintomas:

  • ‐  níveis aumentados de açúcar no seu sangue ou na sua urina;

    Superdosagem:
    Tratando‐se de um produto tópico, a superdosagem pode ocorrer ao se tratar as áreas extensas ou utilizando‐se a terapia oclusiva, aumentando a possibilidade de absorção sistêmica.

    É muito pouco provável que superdosagem aguda ocorra; no entanto, em caso de superdosagem crônica ou uso errôneo, as características de hipercortisolismo (produção excessiva de hormônios, que leva a reações como aumento da quantidade de pelos, inchaço e manchas) podem ocorrer.

    Em caso de superdosagem, a hidrocortisona deve ser descontinuada gradualmente por meio da redução da frequência de aplicação, por causa do risco de insuficiência de glicocorticosteroides.
    Cuidados adicionais devem ser considerados conforme o estado clínico ou se recomendado pelo centro nacional de intoxicações, quando disponível.

    Se você aplicar uma grande quantidade de Stiefcortil ou acidentalmente ingerir muito Stiefcortil , ele pode fazê‐lo ficar doente. Se você de fato ingerir uma grande quantidade de

    Stiefcortil , lave a sua boca com água em abundância e entre em contato com o seu médico ou o seu farmacêutico para aconselhamento.
    Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

    DIZERES LEGAIS

    Reg. MS 1.0675.0011
    Farm. Resp.: Soraya Nogueira Marques ‐ CRF‐SP 71.235

    Registrado por: Laboratórios Stiefel Ltda.
    R. Prof. João C. Salem, 1077 ‐ Guarulhos ‐ SP CNPJ 63.064.653/0001‐54 ‐ Indústria Brasileira

    Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 7043189 Email: sac@stiefel.com.br / www.stiefel.com.br

    Essa bula foi aprovada pela ANVISA em 30/04/2013.

    "Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica."

    Stiefcortil Pomada 10,00 mg/g

    Apresentação :

    Stiefcortil

    Hidrocortisona

    Pomada que contém hidrocortisona a 10 mg/g em bisnaga com 30 g.

    VIA TÓPICA
    USO ADULTO E PEDIÁTRICO

    Fórmula

    Hidrocortisona .................... 10 mg
    Base vaselinada q.s.p ................ 1 g
    A base vaselinada contém: óleo mineral, propilparabeno e vaselina sólida.

    Informações ao Paciênte :

    Leia esta bula atentamente, pois ela contém informações importantes para quem irá usar o medicamento. Guarde‐a, pois pode ser necessário que você a leia novamente. Consulte um médico ou farmacêutico caso você precise de informações adicionais.
    Este medicamento está disponível sem prescrição médica. Desta forma, você deve usá‐lo com cuidado e conforme descrito nesta bula para obter os melhores resultados.

    Consulte um médico ou farmacêutico se os sintomas não melhorarem ou ficarem piores.

    1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
    Stiefcortil é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas (com coceira) nas doenças de pele sensíveis aos corticosteroides.
    O Stiefcortil contém hidrocortisona, que

    Classe terapêutica : esteroides, que ajudam a reduzir a vermelhidão, o inchaço e a irritação da pele.
    O Stiefcortil alivia os sintomas de determinados problemas de pele, incluindo:

    dermatite seborreica (uma lesão de pele avermelhada, descamativa e com coceira que se desenvolve na face, no couro cabeludo, no tórax e nas costas);
    lesão na pele causada por alergia ou por alergia a uma substância que irrita a pele (dermatite de contato irritante e alérgica);

    lúpus eritematoso discoide (uma doença da pele que afeta com mais frequência a face, orelhas e o couro cabeludo, causando escoriação e sensibilidade aumentada da pele afetada à luz solar);
    usado em adição a esteroides orais ou injetáveis para eritrodermia (inflamação, vermelhidão e descamação da pele na maioria do corpo);

    1. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
      Stiefcortil pertence a um grupo de medicamentos chamados esteroides tópicos (ou seja, são

      utilizados diretamente sobre a pele). Os esteroides tópicos reduzem os efeitos da inflamação, como a vermelhidão e a coceira, presentes em determinadas doenças da pele. O veículo utilizado nas formulações tópicas também pode contribuir com o efeito terapêutico, proporcionando uma ação emoliente e secante, que aumentará a absorção do corticosteroide através da pele.

    2. Contra Indicações e Cuidados :
      Não use Stiefcortil para tratar qualquer um dos seguintes problemas de pele, já que ele poderia agravá‐los:

    ‐ pele com coceira que não está inflamada.
    Se você acha que algum desses sinais ou sintomas se aplica a você, não use Stiefcortil até que você tenha checado com seu médico ou farmacêutico.
    O produto não deve ser usado na presença de tuberculose cutânea e na maioria das infecções cutâneas viróticas (causadas por vírus), incluindo varicela e herpes.
    Pessoas hipersensíveis à hidrocortisona e aos outros componentes da fórmula, não devem usar o produto.
    Evite contato com os olhos.
    Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião‐dentista.

    4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

    A hidrocortisona deve ser usada com cautela por pacientes com histórico de hipersensibilidade local a corticosteroides ou a qualquer um dos excipientes na preparação. Informe seu médico se você tiver alergia (hipersensibilidade) a Stiefcortil ou a qualquer componente da fórmula. Reações locais de hipersensibilidade podem se assemelhar aos sintomas da condição em tratamento.

    Só utilize Stiefcortil durante o tempo recomendado pelo seu médico. Se sua condição não melhorar após quatro semanas de tratamento, fale com seu médico.
    Os fatores de risco para aumento dos efeitos sistêmicos são:

    Tenha cuidado ao aplicar Stiefcortil nas pálpebras. Certifique‐se de que não entrará em
    seu olho.
    Tenha cuidado ao aplicar Stiefcortil no rosto durante um longo período de tempo, pois pode causar afinamento da pele.

    Se tiver inflamação em torno de uma úlcera de perna, o uso de corticosteroides tópicos pode aumentar o risco de uma reação alérgica ou uma infecção ao redor da úlcera.
    Somente use curativo oclusivo sobre o medicamento se o seu médico disser para fazê‐lo. Se você for aplicar Stiefcortil embaixo do curativo, incluindo fraldas de criança, assegure‐se de que a pele esteja limpa antes de aplicar o curativo para prevenir infecções. O uso de Stiefcortil embaixo de curativos ou fraldas aumenta a chance de afinamento da pele.

    Contate seu médico se uma infecção se desenvolver.
    Stiefcortil , por causa de sua boa tolerabilidade, pode ser utilizado, uma ou duas vezes ao dia, em doenças de pele que afetam crianças.
    O uso seguro de corticosteroides tópicos durante a lactação não foi estabelecido.
    Não se sabe se a administração tópica de corticosteroides poderia resultar em uma absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno.
    a administração de hidrocortisona durante a lactação deve ser considerada somente se o benefício esperado para a mãe superar o risco para o lactente.
    Se usada durante a lactação, a hidrocortisona não deve ser aplicada nas mamas, para evitar que o lactente ingira a substância acidentalmente.
    Embora não tenha sido observada até o momento nenhuma reação adversa durante a gravidez ou lactação (período de produção de leite), a segurança do uso durante esses períodos ainda não foi estabelecida. Portanto, não deve ser largamente utilizado em pacientes grávidas.
    a administração de hidrocortisona durante a gravidez deve ser considerada somente se o benefício esperado para a mãe superar o risco para o feto. A quantidade mínima deve ser usada pelo menor tempo possível.
    Em presença de infecção, deve‐se instituir terapia antibacteriana adequada.
    Devem ser tomadas precauções para evitar o contato do produto com os olhos.
    Informe ao médico a Ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término, ou se planeja engravidar.
    Informe ao seu médico se está amamentando.

    Alguns medicamentos podem afetar a ação de Stiefcortil , ou aumentar a chance de efeitos indesejáveis. Exemplos desses medicamentos incluem: ritonavir ou itraconazol.
    Avise seu médico se você estiver utilizando algum desses medicamentos. Existem outros medicamentos que podem ter efeito similar. É muito importante consultar seu médico ou farmacêutico se você estiver utilizando algum outro medicamento, se você utilizou recentemente ou se começou a tomar um novo medicamento agora. Isso inclui medicamentos isentos de prescrição.

    Informe ao seu médico ou cirurgião‐dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
    Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. Somente use o medicamento pelo tempo que o seu médico recomendar.

    1. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

      Stiefcortil capilar contém álcool etílico; portanto, é inflamável e deverá ser mantido longe do calor e chamas.
      Stiefcortil creme, pomada e capilar devem ser mantidos em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C) e ao abrigo da luz.
      Stiefcortil consiste em uma massa branca homogênea.

      Após aberto, válido por 18 meses (capilar), 24 meses (creme e pomada)

      Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
      Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde‐o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade vencido e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá‐ lo.
      Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance e da vista das crianças.
      Não descarte de medicamentos no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Isso vai ajudar a proteger o ambiente.

    2. Como devo usar este medicamento:

      Aplique uma fina camada e massageie suavemente, usando somente uma quantidade suficiente para cobrir toda a área afetada, três a quatro vezes ao dia até que uma melhora ocorra; depois, reduza a frequência de aplicação. Dê um tempo suficiente para que ocorra a absorção após cada

    aplicação antes de utilizar um emoliente. Lave as mãos após a aplicação, a não ser que elas sejam a área tratada.

    Somente utilize Stiefcortil pelo tempo que o seu médico recomendar. Se a condição se agravar ou não melhorar dentro de quatro semanas, o tratamento e o diagnóstico devem ser reavaliados.
    A terapia com hidrocortisona deve ser descontinuada gradualmente, assim que o controle for alcançado, e um emoliente deve continuar a ser aplicado como terapia de manutenção.

    O rebote de doenças de pele preexistentes pode ocorrer com a descontinuação abrupta de corticosteroides tópicos.
    Reações desagradáveis, como sensação de ardência, coceira e irritação podem ocorrer. Caso ocorra irritação, o produto deve ser descontinuado e uma terapia apropriada deve ser instituída.

    Se você utiliza Stiefcortil regularmente, é necessário que você converse com o seu médico antes de parar de usá‐lo.
    Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem conhecimento do seu médico.

    1. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

      Se você esquecer de usar Stiefcortil , aplique‐o assim que você se lembrar e, depois, continue a seguir a recomendação médica.
      Não aplique quantidade adicional de Stiefcortil para compensar as doses omitidas.
      Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião‐dentista.

    2. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

      Como todo medicamento, Stiefcortil pode causar efeitos indesejáveis, mesmo que não apresentados por outras pessoas. Efeitos indesejáveis irão afetar a sua pele e podem afetar outras partes do corpo se uma quantidade suficiente de medicamento for absorvida pela pele e entrar em contato com seu sistema sanguíneo.
      Se a sua condição de pele se agravar ou a sua pele ficar inchada durante o tratamento, você pode ser alérgico ao medicamento ou precisar de outro tratamento. Pare de usar o Stiefcortil e informe o seu médico assim que possível.
      Os efeitos constatados abaixo são muito raros e podem afetar até 1 em cada 10.000 pessoas.
      O uso de Stiefcortil por um longo período de tempo ou o uso sob um curativo oclusivo pode causar os seguintes sintomas:

    Superdosagem:

    Tratando‐se de um produto tópico, a superdosagem pode ocorrer ao se tratar as áreas extensas ou utilizando‐se a terapia oclusiva, aumentando a possibilidade de absorção sistêmica. É muito pouco provável que superdosagem aguda ocorra; no entanto, em caso de superdosagem crônica ou uso errôneo, as características de hipercortisolismo (produção excessiva de hormônios, que leva a reações como aumento da quantidade de pelos, inchaço e manchas) podem ocorrer.

    Em caso de superdosagem, a hidrocortisona deve ser descontinuada gradualmente por meio da redução da frequência de aplicação, por causa do risco de insuficiência de glicocorticosteroides. Cuidados adicionais devem ser considerados conforme o estado clínico ou se recomendado pelo centro nacional de intoxicações, quando disponível.

    Se você aplicar uma grande quantidade de Stiefcortil ou acidentalmente ingerir muito Stiefcortil , ele pode fazê‐lo ficar doente. Se você de fato ingerir uma grande quantidade de Stiefcortil , lave a sua boca com água em abundância e entre em contato com o seu médico ou o seu farmacêutico para aconselhamento.

    Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

    DIZERES LEGAIS

    Reg. MS 1.0675.0011
    Farm. Resp.: Soraya Nogueira Marques ‐ CRF‐SP 71.235

    Registrado por: Laboratórios Stiefel Ltda.
    R. Prof. João C. Salem, 1077 ‐ Guarulhos ‐ SP CNPJ 63.064.653/0001‐54 ‐ Indústria Brasileira

    Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 7043189
    Email: sac@stiefel.com.br / www.stiefel.com.br
    Essa bula foi aprovada pela ANVISA em 30/04/2013.
    "Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica."

    Produto isento de prescrição médica.

    Fabricante :

    Stiefel Ltda.

    Endereço Comercial
    Escritórios:
    Rua Hungria, 1.240 – 4º andar
    Jardim Europa – São Paulo – SP
    CEP: 01455-000
    Telefone: 55 11 3039-2500

    Correspondência
    Estrada dos Bandeirantes, 8.464
    Curicica – Rio de Janeiro – RJ
    CEP: 22783-110
    Telefone: 55 21 2141 - 6000

    Fábrica Stiefel Brasil
    Rua Professor João Cavalheiro Salem, 1.081
    Bonsucesso – Guarulhos – SP
    CEP: 07243-580
    Telefone: 55 11 2404-8000

    Serviço de atendimento ao consumidor:

    E-mail: sac@stiefel.com
    Telefone: 0800 704 3189

    Medicamentos do mesmo fabricante :


    Advertências :

    Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

    Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

    Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

    Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

    Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

    O ministério da saúde adverte:

    A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

    Como descartar os medicamentos :

    Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

    Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

    Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

    Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

    Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

    As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

    Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

    Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

    No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

    Mantenha-o longe do alcance de crianças.

    Manuseie-o com as mãos limpas.

    Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

    O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

    Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

    Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

    Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

    Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.