Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Spidufen - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : ibuprofeno

Apresentação : Caixa com 20 envelopes, contendo 400 mg do Princípio ativo por envelope.

Indicação : alívio da dor leve ou moderada: cefaleias, nevralgias, dismenorria, Pós-cirúrgico dental e dores dentárias, musculares e traumáticas. Tratamento sintomático de condições febris e gripe.

Efeito Colateral :

A Incidência de reações adversas relativamente baixa e o ibuprofeno parece ser um dos AINEs mais bem tolerados. As reações mais comuns so náuseas e vômitos; diarreia, constipao intestinal e epigastralgia ocorrem com menor frequência. As reações de hipersensibilidade podem ser similares s descritas para o ácido acetilsalicílico, tais como, rinossinusite, asma, angioedema e urticária. Foi observada, em alguns pacientes, ambliopia tóxica com reduo da acuidade visual e dificuldade na discriminao das cores. Os sintomas desaparecem com a suspenso do uso. Em menos de 1% dos pacientes pode aparecer elevao significativa das transaminases. reações hepáticas, incluindo icterícia e hepatite, e esporadicamente, hiperuricemia, foram descritas. Foram relatados também reteno de líquidos e edema, entretanto o ibuprofeno pode ser usado com cuidado em pacientes com histrico de descompensao cardíaca. O produto inibe a agregao plaquetária em menor grau do que o ácido salicélico e a indometacina. Linfopenia, agranulocitose e anemia hemoltica foram raramente relatadas.

Modo de Usar :

Dores de vrias origens e natureza: 1200 mg ao dia (400 mg 3 vezes ao dia). Estados febris e gripe: 1 envelope de 400 mg 3 vezes ao dia. Dismenorria: 1 envelope de 400 mg 3 vezes ao dia. Artrite crônica: no incio do tratamento, aconselha-se uma dose diária de 1200-1600 mg em 3-4 administrações, podendo, se for necessário, aument-la até 2400 mg (800 mg 3 vezes ao dia). Em crianças (com idade superior aos 12 anos) a dose diária aconselhada de 20 mg/kg divididos em 3 tomadas e, se necessário, até 40 mg/kg para artrite reumatéide juvenil. A dose máxima diária, para crianças com menos de 30 kg de peso, de 800 mg. Em idosos, recomenda-se reduzir a dose inicial até a metade da dose dos adultos. Em caso de necessidade, e se o produto for bem tolerado, a dose poderá ser aumentada. Superdosagem: não há antídoto específico conhecido. A hipotenso pode ser minimizada com a administração de líquidos. No caso de superdosagem é indicada a lavagem gástrica com carvo ativado, a correo dos elementos hemáticos e a manuteno da excreo urinária. Em linha geral, nos casos de Administração maciça, voluntária ou acidental, do produto, ater-se ao tratamento sintomático.

Contra indicação :

Por causa do potencial de sensibilidade cruzada com outros AINEs, não administrar o produto a pacientes nos quais aspirina, iodetos e outros AINEs tenham induzido sintomas de rinite, urticária, Pólipo nasal, angioedema, broncospasmo e outros de reação alérgica ou anafiltica. Como acontece para outros AINEs, é aconselhável também não administrar o produto a portadores de gastrite e úlcera péptica grave ou em fase ativa e na insuficincia hepática ou renal grave. O produto não deve ser administrado s crianças com idade inferior aos 12 anos.

Precauções :

Spidufen deve ser administrado com cautela a pacientes com história de úlcera gástrica. Durante a gravidez e amamentao, o produto deve ser administrado somente nos casos de absoluta necessidade, sob rigoroso controle médico. Administrar com cautela nos casos de asma, especialmente nos casos que apresentaram broncoconstrio com outros medicamentos antiinflamatórios. - Interações Medicamentosas: ou com alimentos: a absoro do medicamento pode ser lentificada quando ingerido com alimentos. A biodisponibilidade total, porêm, pouco modificada. As seguintes Interações com medicamentos podem ser detectadas: paracetamol: o uso simultâneo e prolongado com o ibuprofeno pode aumentar o risco de efeitos adversos renais. Corticotrofina: aumenta o risco de efeitos gastrintestinais, como ulcerações e hemorragias. Uroquinase: aumenta o potencial de Ocorrência de ulcerações ou hemorragias gastrintestinais. Hipoglicemiantes orais ou insulina: pode aumentar o efeito hipoglicmico. Anti-hipertensivos e diuréticos: o uso simultâneo com ibuprofeno pode diminuir os efeitos diuréticos, natriuréticos e anti-hipertensivos dos diuréticos. O uso simultâneo do ibuprofeno com diuréticos também pode aumentar o risco de insuficincia renal. Outros Analgésicos antiinflamatórios: não se recomenda o uso simultâneo com estes medicamentos, uma vez que pode aumentar a Incidência dos efeitos adversos. ácido valpróico, compostos de ouro: o uso simultâneo pode aumentar o risco de efeitos adversos renais. Probenecida: o uso simultâneo pode diminuir a excreo e aumentar a concentração sérica.

Fórmula :

Cada envelope contêm: ibuprofeno 400 mg,arginina 370 mg, excipiente q.s.p. 1 envelope.

Fabricante :

Zambon Laboratórios Farmacêuticos LTDA

Avenida Ibirapuera, 2332 - 12º andar - torre 1 - CEP 04028-002 Moema São Paulo - SP

Medicamentos do mesmo fabricante :

Cardioregis, Cobactin, Coenzima b12, Cortasm, Desacil, Dividol, Escandine, Fenozan, Fluibil, Fluimucil 20, Fluimucil 600, Fluimucil a 10, Fluimucil d, Glitisol 500, Glitisol g, Glitisol, Gratusminal, H sal, Iguassina, Iprabon, Mercaptina, Monuri, Panotil_nf, Panotil, Procamide, Revivan, Saltamol, Seki, Spidufen 400, Spidufen, Ursacol


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.