Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Sinvastatina-Mer - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Sinvastatina

Apresentação :

20 mg Comprimidos

40 mg Comprimido.

Forma farmacêutica e conteúdo; grupo fármaco-teraPóutico

A Sinvastatina Mer 20 mg apresenta-se na forma de comprimidos por película, emembalagens de 20, 28, 30, 56 e 60 comprimidos.
A Sinvastatina Mer 40 mg apresenta-se na forma de comprimidos por película, emembalagens de 20, 28, 30, 56 e 60 comprimidos.

A sua substância ativa é a sinvastatina.
Cada comprimido contêm 20 mg ou 40 mg de sinvastatina. Os restantes componentesso: Lactose monohidratada, Celulose microcristalina, Amido pré-gelatinizado,
Butilhidroxianisol, ácido ascórbico, ácido cítrico, Slica coloidal anidra, Talco,
Estearato de magnésio, Metilhidroxipropilcelulose, xido de ferro amarelo, xido deferro vermelho, Citrato de trietilo, dióxido de titânio, Povidona k30

A sinvastatina pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como inibidores dareductase da hidroxi-3-metil-glutaril-coenzima A (HMGCoA). A sinvastatina é umantidislipidmico utilizado para controlar os níveis de colesterol.

Grupo fármaco-teraPóutico: 3.7 Sangue / Antidislipidmicos

Fabricante .

Mer Medicamentos, Lda.
Beloura Office Park, Edifício 4, Piso 1, Escritório 8
2710-444 Sintra

Indicação :

Hipercolesterolmia
Tratamento da hipercolesterolmia primria ou da dislipidmia mista, como adjuvanteda dieta, sempre que a resposta dieta e a outros tratamentos não farmacológicos (ex.exercício físico , perda de peso) for inadequada.

Tratamento da hipercolesterolmia familiar homozigtica como adjuvante da dieta eoutros tratamentos hipolipemiantes (ex. LDL-aferese) ou se tais tratamentos não foremapropriados.

Preveno cardiovascular
Reduo da mortalidade e morbilidade cardiovasculares em doentes com doençacardiovascular aterosclertica evidente ou com diabetes mellitus, quer tenham níveis decolesterol normais ou aumentados, como adjuvante da correo de outros factores derisco e de outras terapêuticas cardioprotectoras.

Antes de TomarSINVASTATINA MER Comprimidos

Contra indicação :

Não tome Sinvastatina Mer Comprimidos se :
- for alérgico sinvastatina ou a qualquer outro dos componentes do medicamento.lhe foi diagnosticada doença hepática ativa ou elevações persistentes e sem explicação das transaminases séricas.
- está grávida ou a amamentar.está a tomar algum dos seguintes medicamentos:os antifngincos itraconazol ou cetoconazolos antibióticos eritromicina, claritromicina ou telitromicinainibidores da protease do VIH (indinavir, nelfinavir, ritonavir e saquinavir), o antidepressivo nefazodona .

Precauções de uso; Advertências especiais

Tenha especial cuidado com Sinvastatina Mer Comprimidos:
Informe o seu médico caso esteja a tomar ou tenha tomado recentemente outros medicamentos.

Para Além dos medicamentos já mencionados (ver contra-indicações), o risco deproblemas musculares poderá aumentar, ao tomar Sinvastatina Mer, com qualquer dosseguintes medicamentos :

ciclosporinamedicamentos derivados do ácido fbrico (gemfibrozil, bezafibrato ou fenofibrato)amiodaronaverapamil ou diltiazemniacina ou ácido nicotúnico, em doses elevadas.
Deverá igualmente alertar o seu médico de estiver a tomar medicamentosanticoagulantes como varfarina, fenprocumona ou acenocumarol.

A sinvastatina deve ser tomada com precauo em doentes com factores predisponentespara rabdomilise..

Informe o seu médico se possui ou já teve problemas de Saúde, especialmenteproblemas musculares, diabetes, problemas renais e alergias.

Informe o seu médico se lhe surgir sbita ou inexplicavelmente dor, sensibilidade oufraqueza musculares.

Informe o seu médico se consome bebidas alcolicas ou se possui um historial prviode doença hepática.

interações com alimentos ou bebidas

O sumo de toranja contêm um ou mais componentes que alteram o metabolismo dasinvastatina, podendo provocar um aumento dos seus níveis plasmáticos. Deverá,portanto, evitar a sua ingestão.

Gravidez e aleitamento:

A sinvastatina está contra-indicada durante a gravidez. As mulheres em idade frtil sdeverão tomar Sinvastatina Mer se a Ocorrência de uma gravidez for altamenteimprovável. Se engravidar durante o tratamento com Sinvastatina, pare imediatamente otratamento e fale com o seu médico.

As mulheres a tomarem sinvastatina não devem amamentar.

Conduo e uso de máquinas:

Não se prev que a sinvastatina interfira com a capacidade de conduo ou utilização demáquinas. Contudo, foram descritas raramente tonturas.

Modo de Usar: SINVASTATINA MER Comprimidos

Forma de uso e/ou via(s) de Administração

Os comprimidos de Sinvastatina Mer administram-se por via oral.
O seu médico indicar-lhe- quantos comprimidos deve tomar e quando.
Siga estas instruções, a menos que seu médico lhe tenha dado outras.
A dose inicial normalmente recomendada é de 20 ou 40 mg por dia, em toma única, noite. O seu médico poderá ajustar a dose até um máximo de 80 mg por dia, em toma
única, à noite, ou em casos específicos dividida em três tomas por dia, duas diurnas de
20 mg e uma nocturna de 40 mg. O seu médico poderá prescrever doses mais baixas,especialmente se está a tomar ciclosporina, niacina, fibratos ou sofre de problemasrenais.

Crianças:
A sinvastatina não recomendada para uso pediátrico.

Duração do tratamento

O seu médico indicar-lhe-é a duração do seu tratamento com Sinvastatina Mer
Comprimidos. Não suspenda o tratamento antes, uma vez que o seu colesterol podevoltar a aumentar.

Se tomar mais Sinvastatina Mer Comprimidos do que deveria:

Suspenda a utilização do medicamento e consulte imediatamente o seu médico ou o seufarmacêutico. Em caso de sobredosagem ou ingestão acidental, consultar o Centro de
Informação Antivenenos (808 250 143), indicando o medicamento e a quantidadeingerida.

Caso se tenha esquecido de tomar Sinvastatina Mer Comprimidos:

Deve tomar este medicamento dentro do horrio recomendado pelo médico. Mas se seesquecer de tomar um comprimido Não tome uma dose dobrada para compensar a doseesquecida. Volte a tomar os comprimidos no horrio previsto.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Tal como outros medicamentos, a Sinvastatina poderá provocar efeitos secundários.

A sinvastatina geralmente bem tolerada e a maior parte dos efeitos adversos soligeiros e de curta duração.
Os seguintes efeitos secundários foram raramente relatados:

Perturbações gastrointestinais tais como náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal,obstipao e flatulência. Dor de cabeça, tonturas, sensao de formigueiro. icterícia.
Irritações cutâneas, prurido, perda de cabelo. Dor, fraqueza ou cãimbras musculares.

Em raras situações, os problemas musculares poderão ser graves.

Tal como acontece com qualquer medicamento, poderão ocorrer outros efeitos adversosmuito raros e alguns deles poderão ser muito graves. Pea ao seu médico oufarmacêutico informação mais detalhada sobre os efeitos adversos. Ambos possuemuma lista mais completa dos efeitos secundários.

Informe o seu médico ou farmacêutico se ocorrer qualquer efeito não descrito nesteBULA INFORMATIVA, ou se um efeito usual persistir ou piorar.

5. CONSERVAO DE SINVASTATINA MER Comprimidos

Mantenha este medicamento fora do alcance e da vista das crianças.

Conserve a uma temperatura inferior a 30 C na embalagem original.

Não tome Sinvastatina Mer Comprimidos depois do final do prazo de validade indicadona caixa.


A