Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Riopan- 400 mg - Bula

Esta bula é meramente informatica destinada ao público em geral.

Princípio ativo : Magaldrato

Apresentação : 400 mg Comprimidos

composição:

Cada comprimido contêm 400 mg de Magaldrato. Antiácidoantiulceroso

Indicação :

Tratamento sintomático das queixas (dor epigástrica, azia, pirose e enfartamento) resultantes das seguintes patologias: úlcera gástrica, úlcera duodenal, gastrite, alterações da motilidade gástrica e esofagite.

Contra indicação :

Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer dos excipientes.

Em doentes com insuficincia renal (clearance da creatinina < 30 ml/min), e em caso de tratamento prolongado com doses elevadas, RIOPAN só pode ser usado com controlo regular dos níveis séricos de magnésio e alumínio. Os níveis séricos de alumínio não devem ser superiores a 40 ng/ml.

Efeitos secundários Riopan

Especialmente com doses elevadas, pode verificar-se amolecimento das fezes, aumento da frequência de evacuao e, em casos raros, diarreia. No entanto, manifestações desta natureza so bastante raras nas doses aconselhadas.

O constituinte sorbitol do RIOPAN Comprimidos mastigava pode provocar problemas gástricos (indigestáo) e diarreia.

Em doentes com insuficincia renal e em tratamento prolongado com doses elevadas, pode ocorrer deposio de alumínio, especialmente no tecido nervoso e sseo, e depleo de fosfato.

Interações Medicamentosas: e outras

Uma vez que os antiácidos podem diminuir a absoro de outros fármacos administrados concomitantemente (como por exemplo, tetraciclinas, benzodiazepinas, digoxina, dicumarol, indometacina, cimetidina, ácido quenodesoxicélico e ácido ursodesoxicélico), em Princípio deve ser mantido um intervalo de 1-2 horas entre a ingestão de RIOPAN e dos outros medicamentos.

Em particular, tem sido observada uma reduo substancial da absoro de tetraciclinas e dos derivados da quinolona (ciprofloxacina, ofloxacina e norfloxacina) durante a utilização de antiácidos.

Pode ocorrer uma ligeira diminuição da absoro de digoxina, isoniazida, compostos de ferro e cloropromazina, quando estes fármacos so administrados concomitantemente com os comprimidos de RIOPAN. Deve ser considerada uma possível potenciao do efeito anticoagulante dos derivados da cumarina.

A ingestão de antiácidos contendo alumínio juntamente com bebidas cidas (sumos de frutos, vinho, etc.) aumenta a absoro intestinal de alumínio. O mesmo se aplica a comprimidos efervescentes contendo ácido cítrico ou ácido tartrico.

Precauções especiais de utilização

RIOPAN não deve ser utilizado em crianças com idade inferior a 12 anos, uma vez que não existe experiência suficiente do tratamento neste grupo etrio.

Em crianças e lactentes, deve ser considerada a possibilidade de intolerância frutose hereditéria. Um comprimido de RIOPAN doseado a 400mg de Magaldrato contêm 0,387g de sorbitol. Isto , so administrados diariamente até 6,2g de sorbitol, quando so seguidas as instruções de Administração.

O RIOPAN pode ser administrado a diabéticos e a hipertensos porque não contêm açúcar e pobre em sódio.

Efeitos em grávidas, lactentes, crianças, idosos e doentes com patologias especiais

Durante a gravidez, RIOPAN apenas deve ser usado por um curto perãodo de tempo, para evitar a passagem de alumínio para o feto.

Em estudos realizados em animais, a administração de sais de alumínio teve um efeito prejudicial nas crias.

Os compostos de alumínio passam para o leite. devido à reduzida absoro, assume-se que não existe nenhum risco para o recêm-nascido.

Efeitos sobre a capacidade de conduo e utilização de máquinas

Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Posologia Riopan

Administração Oral.

Tratamento sintomático: mastigar dois comprimidos, sempre que necessário. Os comprimidos devem ser mastigados ou chupados cuidadosamente.

Riopan deve ser administrado entre as refeições e ao deitar. Não deve ser excedida a dose diária de 6.400 mg de magaldrato.

Se os sintomas persistirem mais de 2 semanas durante o tratamento, deve ser realizado um exame médico para excluir a eventualidade de existância de qualquer doença maligna.

Sobredosagem, sintomas, medidas de urgência e antídotos

O alumínio e o magnésio do RIOPAN so absorvidos pelo organismo apenas em quantidades mínimas. Os valores dos níveis sanguíneos mantêm-se normais. Uma acumulao tóxica com Magaldrato, devido a sobredosagem, pouco provável, visto que, num meio com pH superior a 5, a substância já não solvel.

Por isso, não existem dados acerca da sobredosagem de RIOPAN.

Caso se registe a Ocorrência de outros efeitos, não descritos neste folheto, deve comunic-los ao seu médico ou farmacêutico.

Verifique o prazo de validade inscrito na embalagem.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Precauções particulares de conservao

Guardar a 15C 30ºC.

Detentor de AIM:

Fabricante :

Produtos farmacêuticos Altana Pharma, Ltda.
Quinta da Fonte Edifício Gil Eanes Porto Salvo
2770-192 Palo D’ Arcos
Nycomed Denmark
Langebjerg 1 4000 Roskilde
Dinamarca.

Medicamentos do mesmo fabricante :

Acabel, Ad til, Agiolax, Albocresil, Dicetel, Dm Creme, Dramin_b6, Dramin, Faktu, Riopan, Venalot,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.