Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Rinosbon - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Dexametasona

Apresentação : Solução nasal: frasco plástico conta-gotas e frasco plástico nebulizador contendo 10 ml.

Indicação : Rinites simples e purulenta, rinites alérgicas, congestáo nasal de qualquer origem.

Efeito Colateral :

Irritao nasal e secura da mucosa so reações adversas mais comuns. também podem ocorrer dor de cabeça, náuseas, urticárias.

Contra indicação :

Esta preparação É contra-indicada nos casos de tuberculose da pele ou mucosas, e em certas afecções por vrus (Herpes simplex, vacnia e varicela). Pacientes hipersensíveis aos componentes devem abster-se de aplicar o produto.
Como regra geral, deve-se evitar a utilização de medicamento durante o primeiro trimestre da gravidez. Durante o perãodo restante, os benefícios e riscos decorrentes do seu emprego devem ser cuidadosamente avaliados.

Precauções :

Ocorre uma certa absoro para a circulao sistêmica com todas as formas de Administração tópica de corticosteróides. Existe também a possibilidade de algum paciente em particular ser hipersensível aos corticosteróides ou estar a utiliz-los acima da dose recomendada, portanto, nestes casos, o paciente Deverá ser observado quanto aos efeitos hormonais atribudos aos esteroides adrenocorticais. Se for observada qualquer reação indicativa de sensibilidade, suspenda a medicação .
há um aumento dos efeitos da dexametasona em pacientes com hipotireoidismo e naqueles com cirrose. Evitar uso prolongado da medicação .

Fórmula :

Cada ml contêm:
Dexametasona ....................10,0 mcg
Cloridrato de fenilefrina ....................2,5 mg
Maleato de clorfeniramina ....................2,0 mg
Cloreto de Benzalcnio ....................0,2 mg
veículo q.s.p. ....................1,0 ml
(monoetanolamina, metabissulfito de sódio, polissorbato 20, edetato dissódico, glicerol, propilparabeno, metilparabeno e água deionizada)

Informaçães Técnicas

Caractersticas:
RINOSBON destina-se terapia sintomática das rinites de vrias causas, pela sua ao descongestionante, antiinflamatória e antialérgica.
A presena de fenilefrina confere ao produto ao vasoconstritora ideal, determinando efeito descongestionante duradouro, sem excitao central. O componente alérgico das rinites, com o quadro de prurido, espirros contínuos e coriza, justifica a presena da dexametasona e do maleato de clorfeniramina.
O cloreto de benzalcnio, detergente e fungicida, completa a fórmula de RINOSBON.

Informações ao paciênte

Ao esperada do medicamento: RINOSBON é indicado nas rinites e congestáes nasais de qualquer origem pela sua ao descongestionante, antiinflamatória e antialérgica.
Cuidados de armazenamento: Conservar o produto em temperatura ambiente e ao abrigo da luz.
Prazo de validade: "Não use o medicamento se o prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem externa do produto."
Gravidez e lactao: Evite utilizar o produto durante o primeiro trimestre da gravidez. No perãodo restante, os benefícios e riscos decorrentes do seu uso devem ser cuidadosamente avaliados. "Informe seu médico a Ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu trmino e se estiver amamentando."
Cuidados de Administração: "Siga a orientao do seu médico, respeitando sempre os horrios, as doses e a duração do tratamento."
interrupção do tratamento: "Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico."
reações adversas: "Informe seu médico o aparecimento de reações desagradveis."
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Contra-Indicaçõese Precauções: "Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do incio ou durante o tratamento."
NO USE Remédio SEM O CONHECIMENTO DO SEU médico. PODE SER PERIGOSO PARA A Saúde.

Posologia e Modo de Usar

Nebulizador: com a cabeça elevada, segure o frasco na posio vertical, introduza o bico do frasco nas narinas e aperte de 3 a 5 vezes repetidamente, aspirando levemente o produto para a penetração do medicamento.
Gotas: com a cabeça inclinada para três, gotejar cerca de 3 a 5 gotas do produto em cada narina, de 3 a 4 vezes ao dia. quando a resposta favorvel for obtida, reduza o nmero de aplicações diárias para uma ou duas vezes, e finalmente suspenda a medicação .

Fabricante :

Medley Indústria Farmacêutica Ltda.

Unidade Campinas
Rua Macedo Costa 55 - Jardim Santa Genebra
CEP: 13080-180 - Campinas - SP – Brasil
(19) 2117-8222

Unidade Sumaré
Rua São Policarpo, nº 100 - Chácara Novo Horizonte
CEP: 13180-161
Sumaré – SP - Brasil

SAC: 0800 7298000

Alguns medicamento do mesmo Fabricante :

Absten S, Acetato de Clostebol, Acetofen, Aciclovir, Acido Mefenamic, Activelle, Adapel, Alenthu, Alergitrat, Ampicil, Angio, Atenolol, Aviral 200 mg, Aviral 400 mg, Bentyl, Bromoprida, Bromoprida, Catoprol, Cefaclor, Cetoconazol, Ciflox, Cintilan, Citroplus, Clamicin, Clofenak, Clomid, Clotrimazol, Clotrimix, Desonol, Dilaflux, Dimeticona, Facyl 500, Facyl M, Fenitoina, Ferrotrat 500, Fluvert, Furosemid, Gramcilin, Iskevert, Kliogest, Lisinopril, Loratadina, Lorazepam, Mebendazol, Mucibron, Neotop, Nimesulida, Nistatina, Novolax, Omeprazol, Optacili, Ortoflan, Otomicina, Paracetamol, Perida, Plenty, Pluriver, Prazol, Prevencor, Profol, Rinisone, Rinosbon, Salder S, Sarcoton, Seczol, Valtrian-HCT, Zoxipan,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.