Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Rinerge - Bula

Esta bula é meramente informatica destinada ao público em geral.

Princípio ativo : Cloridrato de oximetazolina

Apresentação : 0,5 mg/ml Soluo para inalação por nebulizao

Indicação :

Rinerge encontra-se indicado para o alívio rpido e prolongado da congestáo da mucosanasal e dos seios perinasais associada a constipações, rinite, sinusite, febre dos fenos eoutras alergias do trato respiratério superior.
Rinerge está ainda indicado para reduzir o edema, facilitando a visualizao dasmembranas nasal e farngea antes de procedimentos cirúrgicos e de diagnóstico, bemcomo para a abertura da trompa de Eustquio obstruda em doentes com inflamao nosouvidos.

2. ANTES DE UTILIZAR RINERGE

Não utilize Rinerge:
- se tem alergia (hipersensibilidade) é oximetazolina ou a qualquer outro componente de
RINERGE
se tem sensibilidade conhecida aos efeitos farmacológicos de substânciasadrenrgicas
em crianças com idade inferior a 6 anos.

Tome especial cuidado com Rinerge:

a utilização de doses elevadas durante longos perãodos ou a utilização muito frequentepode provocar irritao da mucosa nasal e causar efeitos sistêmicos, especialmente emcrianças,
nas crianças, doses excessivas ou a ingestão inadvertida podem causar depressoprofunda do sistema nervoso central, podendo ser necessária a prestao de cuidadosintensivos de suporte.
devido à Ocorrência de depresso do sistema nervoso central, hipotenso tipo choquee coma com substâncias anlogas, deve ser considerada a possibilidade destas reaçõesocorrerem com a oximetazolina.
se está a tomar fármacos simpaticomimáticos e sofre de hipertiroidismo, doençacardíaca (incluindo angina), hipertenso (tenso arterial elevada), diabetes mellitus ouse está a tomar inibidores das monoamino-oxidases (IMAO) Deverá informar o seumédico ou farmacêutico que está a usar este medicamento.
não utilize Rinerge em automedicação durante mais de 3 dias. Em caso depersistância dos sintomas, interrompa o tratamento com Rinerge e consulte o seumédico.
- Não utilize Rinerge durante mais de 3-5 dias.
- o conservante que faz parte da composição de Rinerge, o cloreto de benzalcnio, podeprovocar tumefaco (inchao) da mucosa nasal especialmente em situações deutilização durante perãodos alargados de tempo. Se suspeitar desta reação (congestáonasal persistente) Deverá optar, se possível, por outro medicamento semelhante mas quenão contenha conservante. Se não existirem medicamentos para administração por vianasal sem conservantes, consulte o seu médico ou farmacêutico que lhe indicaro umaforma farmacêutica alternativa.
- para minimizar os riscos de propagao de infecções, não partilhe o seu nebulizadorcom outras pessoas. Os nebulizadores não devem ser utilizados por mais de umapessoa.

Ao utilizar Rinerge com outros medicamentos:
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Não utilize Rinerge se estiver a tomar Inibidores não seletivos das monoaminooxidases (medicamentos usados no tratamento da depresso). a administraçãosimultânea destes fármacos pode desencadear crises hipertensivas, devido é acoprolongada dos IMAO. Este tipo de interaco pode ocorrer 15 dias após a paragem dotratamento com os IMAO.

Ao utilizar Rinerge com alimentos e bebidas
Rinerge pode ser utilizado independentemente das refeições.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Não se encontram disponíveis estudos adequados e controlados sobre a utilização de
Rinergeem mulheres grávidas, pelo que não deve ser utilizado durante a gravidez,excepto se o médico considerar fundamental a sua utilização.
Rinerge não deve ser utilizado durante o aleitamento, excepto quando claramentenecessário.

Conduo de veículos e utilização de máquinas
Não se conhecem efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Rinerge
Rinerge contêm cloreto de benzalcnio. Pode causar irritao da mucosa nasal.

3. COMO UTILIZAR RINERGE

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual é 2 ou 3nebulizações, em cada narina, duas vezes por dia (de manhã e à noite), salvo diferenteprescrio médica. Em alguns casos de sinusite, a nebulizao pode ser repetida após 10a 15 minutos.

Não utilize Rinerge em crianças com idade inferior a 6 anos.

Rinerge não deve ser utilizado em automedicação durante mais de 3 dias. Em caso depersistância dos sintomas, interrompa o tratamento com Rinerge e consulte o seumédico.

Modo e via de Administração
Colocar o orifcio do nebulizador no interior da narina sem a bloquear totalmente.
Premir o nebulizador o nmero de vezes correspondente ao nmero de nebulizaçõesrecomendado e inspirar rapidamente. Depois de usar limpe o orifcio do frasconebulizador.

Para minimizar os riscos de propagao de infecções, não partilhe o seu nebulizadorcom outras pessoas. Os nebulizadores não devem ser utilizados por mais de umapessoa.

Se utilizar mais Rinerge do que deveria
Em crianças, a oximetazolina pode causar efeitos sistêmicos tais como: hipotermia,sedao, perda de conscincia, coma ou depresso respiratéria. Em caso desobredosagem consulte o seu médico ou dirija-se ao hospital mais próximo para inciode tratamento de suporte.

Caso se tenha esquecido de utilizar Rinerge

Não tome uma dose dobrada para compensar a dose que se esqueceu de tomar.
Continue a utilizar o medicamento de acordo com as instruções de utilização querecebeu.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Como todos os medicamentos, Rinerge pode causar efeitos secundários, no entantoestes não se manifestam em todas as pessoas.

A Incidência de efeitos indesejáveis graves em doentes que recebem dosagensterapêuticas de Rinerge baixa. Desta forma, verifica-se a Ocorrência de:
- Efeitos locais, entre os quais se incluem: sensao de queimadura transitéria, ardor,aumento da rinorreia ou secura da mucosa nasal e espirros. Evite utilizar Rinerge deuma forma excessiva e prolongada pode provocar congestáo de rebound (caracterizadapor vermelhidão crônica, edema e rinite).
- Efeitos sistêmicos, entre os quais se incluem efeitos simpaticomimáticos sistêmicoscomo hipertenso, nervosismo, náuseas, vertigens, cefaleias, insônia, palpitações oubradicardia reflexa com uma Ocorrência ocasional.

5. COMO CONSERVAR RINERGE

Conservar a temperatura inferior a 25ºC.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Rinerge após o prazo de validade impresso na embalagem, após VAL. Oprazo de validade corresponde ao ltimo dia do mês indicado. Não utilize se verificarsinais visíveis de deterioração.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalizao ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras Informações

Qual a composição de Rinerge

- A substância ativa é o cloridrato de oximetazolina. Cada ml de soluo para inalaopor nebulizao contêm 0,5 mg de cloridrato de oximetazolina.
- Os outros componentes so cloreto de sódio, cloreto de benzalcnio, fosfatomonopotássico, fosfato dissódico di-hidratado e água purificada.

Qual o aspecto de Rinerge e conteúdo da embalagem
Rinerge apresenta-se como uma soluo lmpida, incolor e isenta de partculasestranhas, acondicionada em embalagem de 1 frasco nebulizador com 10 ml, branco depolietileno de alta densidade e tampa de polipropileno.

Fabricante :

Fabricante : s Atral, S.A.
Rua da Estao, n. 42
Vala do Carregado
2600-726 Castanheira do Ribatejo ? Portugal
Tel.: 263 856 800
Fax: 263 855 020email: info@atralcipan.p.


A