Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Ribavirin - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Apresentação : Cartucho contendo um frasco contendo 20, 40 ou 60 cápsulas de ribavirin - 250

Indicação : Todas as formas de hepatites a vrus.

Efeito Colateral :

A administração de RIBAVIRIN por perãodo prolongado e em altas doses, requer o monitoramento hematológico peridico. As reduções nos valores hematológicos so reversíveis. Se a reduo desses valores superar os limites mínimos, a administração da droga deve ser suspensa. Elevações transitérias do total da bilirrubina sérica, SGOT e SGPT tem sido reportadas, mas não foi possível estabelecer se a causa tem relao com a administração do medicamento. Ocasionalmente pode ocorrer dor de cabeça, sonolência e cãibra.

Modo de Usar :

Adultos:
A dose média diária, dividida em duas doses varia de 400 mg a 1000mg. A dose diária Deverá ser administrada por um mínimo de 10 dias ou a critério médico, por perãodos prolongados, dependendo do caso.
Crianças:
A dose média diária, também dividida é de 10 mg/kg de peso corporal. Uma vez que não há suficientes estudos do uso da Ribavirina em crianças a relao risco/benefício deve ser considerada para o tratamento de crianças com menos de 3 anos de idade. Para estas crianças, a dose peditrica diária não foi estabelecida, mas com base em estudos, pode chegar a 12mg/kg de peso corporal.

Contra indicação :

O uso de RIBAVIRIN durante a gravidez É contra indicado. É contra indicado também para pacientes com cirrose hepática, com desordens renais severas e com sintomas de anemia perniciosa.

Modo de usar :

Adultos:
A dose média diária, dividida em duas doses varia de 400 mg a 1000mg. A dose diária Deverá ser administrada por um mínimo de 10 dias ou a critério médico, por perãodos prolongados, dependendo do caso.
Crianças:
A dose média diária, também dividida é de 10 mg/kg de peso corporal. Uma vez que não há suficientes estudos do uso da Ribavirina em crianças a relao risco/benefício deve ser considerada para o tratamento de crianças com menos de 3 anos de idade. Para estas crianças, a dose peditrica diária não foi estabelecida, mas com base em estudos, pode chegar a 12mg/kg de peso corporal.

Contra-Indicaçõese Precauções

O uso de RIBAVIRIN durante a gravidez É contra indicado. É contra indicado também para pacientes com cirrose hepática, com desordens renais severas e com sintomas de anemia perniciosa.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do incio, ou durante o tratamento. O uso da droga em mulheres na idade frtil deve ser decidido pesando em possível risco de dano para o feto contra o potencial benefício para a gestante.Não deve ser usado durante a gravidez e lactao.
Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e ateno podem estar prejudicadas.
NO TOME Remédio SEM CONHECIMENTO DO SEU médico,
PODE SER PERIGOSO PARA SUA Saúde.
InformaçãO Técnica
A RIBAVIRIN tem sido amplamente estudada em animais que desenvolvem importantes infecções virais, semelhantes s do homem. Os tipos de infecções virais mais estudadas foram: doenças respiratórias, herpes e hepatites.
A Ribavirina rapidamente absorvida, amplamente distribuda nos tecidos, metabolizada em grande parte e excretada principalmente pela urina.
Ensaios clínicos no homem com Ribavirinatêm demonstrado sua eficácia e segurança no controle de infecções virais comuns. A Ribavirina rapidamente absorvida através da administração oral, com a concentração do pico plasmático da droga ocorrendo dentro de 1-2 horas após Administração e excretada principalmente na urina. Em adultos saudveis com função renal normal, aproximadamente 53% da dose oral única excretada na urina dentro de 72-80 horas, e cerca de 33% excretada dentro das primeiras 24 horas. Cerca de 15% da dose oral única excretada nas fezes dentro de 72 horas.
Em homens, ratos, e macacos rhesus, a acumulao de ribavirina e/ou seus metabólitos tem sido notada nas hemcias. Foi observado um platé de hemcias em homens dentro de 4 dias, que decresce gradualmente com uma aparente meia-vida de 40 dias (a meia-vida dos eritrcitos).

Cuidados Na interrupção do tratamento

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informar ao médico o aparecimento de reações desagradveis como febre, fadiga, dores musculares, dores de cabeça que possam estar associadas ao uso do medicamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. ingestão concomitante com álcool não é aconselhável.

Cuidados de Administração

Siga a orientao do seu médico, respeitando sempre os horrios, as doses e a duração do tratamento.

Cuidados de Conservao

Conservar o produto em temperatura ambiente.

Efeitos Sobre a Capacidade de Dirigir veículos e Operar máquinas

Pacientes cuja atividade exige grande concentração devem ser alertados de que ocasionalmente RIBAVIRIN pode produzir sonolência.

fórmula de composição

Cada cápsula de RIBAVIRIN - 250 contêm:
Ribavirina 250 mg
Excipientes: amido de milho, lactose, hidroxipropilcelulose, estearato de magnésio q.s.p. 1 cápsula.

Gravidez e Lactao

O uso de RIBAVIRIN durante a gravidez É contra indicado. O intervalo mínimo de exposio da RIBAVIRIN para uma gravidez segura não foi estabelecido.

Informações ao paciênte

RIBAVIRIN pode ser melhor descrito como sendo virostático, significando que a sua presena evita a formao de novas partculas virais. A inibio da replicação viral permite que uma resposta imunológica do hospedeiro se desenvolva naturalmente, para o combate da infeco viral.

Interação Medicamentosa :

Tanto a Ribavirina e Zidovudina inibiram, a atividade de outros antivirais.

Pacientes Idosos

O produto poderá ser usado por pacientes com idade acima de 65 anos, desde que observada as precauções comuns ao produto.

Prazo de Validade

36 meses após a data de fabricação (vide cartucho). O prazo de validade encontra-se gravado na embalagem externa; em caso de vencimento inutilize o produto. Nenhum medicamento Deverá ser administrado após o trmino do seu prazo de validade.

Precauções e Advertências

Precauções:
Cuidados devem ser observados na administração de RIBAVIRIN em indivíduos com grave fibrose hepática, insuficincia renal ou anemia.
O uso seguro de RIBAVIRIN durante a gravidez não tem sido estabelecido. Visto que estudos de reproduo em ratos e coelhos demonstraram teratogenicidade e embriogenicidade, o uso de RIBAVIRIN durante a gravidez É contra indicado.
O uso da droga em mulheres na idade frtil deve ser decidido pesando-se o possível risco de dano para o feto contra o potencial benefício para a gestante.

Superdosagem :

Nenhuma superdosagem com RIBAVIRIN foi relatada em humanos. A DL 50 oral em ratos 2g e está associada com hipoatividade e sintomas gastrointestinais (a dose equivalente humana estimada de 0,17g/kg, baseada na rea da superfcie corPórea).

Fabricante :

Blasiegel Indústria e Comércio Ltda.

Rodovia Raposo Tavares, 2833 Km 30,5
Barro Branco - Cotia/SP - Cep: 06705-030
Pabx: (11) 4615-9400
Fax: (11) 4615-9401

Medicamento do mesmo fabricante :

Anfugine, Anfugitak, Anfugitarin, Blaubimax, Blaubumin, Blauferon a, Blauferon b, Blauppsb, Dextasona, Duozol, Eritromax, Interleukin, Leucocitim, Novasutin, Ribavirin, Vudirax


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular