Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Retacnyl - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : tretinona

Apresentação : Bisnagas de alumínio contendo 25 g de creme 0,025% ou 0,05%.

Indicação : Tratamento tópico do acne vulgar.

Efeitos Colaterais : Irritao da pele, que reversível com a reduo da frequência de aplicação ou interrupção do tratamento.

Modo de Usar :

Deve ser aplicado 1 vez por dia antes de deitar, sobre a pele adequadamente limpa e seca. A frequência de aplicação Deverá ser ajustada, de acordo com a sensibilidade da pele. Se ocorrer irritao, o produto poderá ser aplicado em dias alternados. Na ausência de qualquer reação local, a frequência poderá ser aumentada para 2 vezes por dia. A partir do final da 2 semana até o final do tratamento, a frequência Deverá ser de 1 aplicação diária ou menos, em caso de irritao persistente. A frequência deve ser escolhida de modo a evitar reações de irritao desagradveis. é aceitvel apenas um eritema leve, descamao moderada e sensao leve de ardncia. Pode-se antecipar que pacientes com pele delicada e cabelo louro ou ruivo vo apresentar reações mais graves, devendo-se escolher a dosagem apropriada. A partir da 2 semana, a irritao primria seré acrescida por uma aparente exacerbao do acne, com aumento das cápsulas e Póstulas. Esta reação é normal e deve-se evoluo inflamatória dos microcistos, que é acelerada pelo tratamento. A frequência de aplicação não Deverá ser alterada por este motivo. Nesta ocasio, a boa relao médico-paciente de grande importncia. Um paciente informado, motivado, regularmente monitorado e recebendo apoio moral durante a fase de irritao primria e eflorescncia, poderá encarar o tratamento com mais otimismo. A melhora ser claramente visível pela 6 semana de tratamento, atingindo resultado ideal em cerca de 12 a 14 semanas. após a melhora, Deverá ser instituído tratamento de manuteno, com 2 ou 3 aplicações semanais. Para se obter um resultado ideal, o paciente Deverá ser alertado sobre as reações normais do incio de tratamento, como irritao primria e edema transitório. necessário o acompanhamento regular para ajuste de dosagem, de modo a reduzir a irritao ao mínimo. O paciente deve ser avisado da demora em se obter os primeiros sinais de melhora, da importncia do programa teraPóutico de 3 meses e da necessidade do tratamento de manuteno, para evitar recorrências.

Contra-Indicações:

Hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula.

Precauções :

Antes de iniciar o tratamento pela primeira vez, recomenda-se aplicar o produto sobre uma pequena rea da pele, para verificar sinais de possível intolerância ao produto, tais como, edema ou eczema de natureza transitéria. Recomenda-se lavar a pele 2 vezes por dia, utilizando um sabonete suave e não irritante. Evite lavar com mais frequência. Evite o uso de perfumes e outros produtos que contenham fragrncia ou álcool, os quais podem provocar irritao intensa. Evite o contato com os olhos, Pólpebras, boca, narinas e membranas mucosas. Se isso ocorrer, lave cuidadosamente com água morna. Em lesões hiperceratéticas da mucosa oral ou genital (tais como, leucoplaquia, leucoceratose, lquen erosivo) o produto tem efeito irritante devido à própria natureza da hiperceratose. O produto não deve ser aplicado na pele lesada (cortes ou abrases) ou em casos de eczema ou psorase. A exposio ao sol ou a lmpadas ultravioleta provoca irritao adicional. Evite ao máximo a exposio solar durante o tratamento. Se ela não puder ser evitada, utilize roupas adequadas, chaPóu e filtro solar. Pode ser recomendvel o ajuste da frequência de aplicação . Em caso de exposio eventual ao sol (por exemplo uma viagem praia), não utilize o produto na vspera, no prprio dia de exposio e no dia seguinte. Se ocorrer queimadura de sol, espere a recuperação da pele antes de reiniciar o tratamento com Retacnyl. - Interações Medicamentosas:: recomenda-se especial cautela no tratamento concomitante com outros medicamentos tópicos, em especial aqueles com efeito descamativo ou que possam provocar irritao local. No caso de tratamento anterior com outras preparações ceratolticas ou esfoliativas, recomenda-se aguardar o completo restabelecimento da pele antes de iniciar o uso de Retacnyl. Uso na gravidez e lactao: não há, até o momento, estudos controlados em mulheres grávidas. O uso do produto deve ser evitado durante a gravidez, a menos que o benefício para a me justifique o risco potencial para o feto. Não se sabe se a tretinona excretada no leite. Em mães que amamentam, o produto deve ser utilizado com cautela e não deve ser aplicado no trax.

Fórmula :

Cada g contêm: tretinona 0,25 mg e 0,5 mg.Excipiente q.s.p. 1 g.

Fabricante :

Galderma do Brasil Ltda.

Endereço: Rua Surubim, 373 – 4º andar - Cidade Monções – CEP 04571-050 - São Paulo/SP
Telefone: PABX: (11) 3524-6300 / SAC: 0800-0155552

Serviço de Atendimento ao Cliente 0800-015-5552

Medicamentos do mesmo fabricante :

Alergibon, Avicis, Benzac-ac, Benzac-wash, Benzagel 5 e 10, Cetaphil, Clob x, Defferin, Dermax, Dermoglos, Dermotivin, Desowen, Differin, Epiduo, Helioblock, Ionil plus, Ionil rinse, Ionil, Laderm, Nutracort, Nutraderm 30, Pabafilm, Prep care, Retacnyl, Rozex, Silkis, Steronide


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.