Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Refresh - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : povidona 0,6%

Apresentação :

Solução Oftálmica
Via de Administração tópica ocular
Caixa com 32 flaconetes plásticos para aplicação em dose única contendo 0,4 ml de solução oftálmica estéril, sem conservante.

USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

SOLUÇÃO OFTÁLMICA
Cada ml contém: 14 mg de álcool polivinílico e 6 mg de povidona.
Veículo: cloreto de sódio e água purificada q.s.p.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
AÇÃO DO MEDICAMENTO
REFRESH (álcool polivinílico, povidona) age como lágrima artificial e é formulado especialmente para pacientes que necessitam com frequência de alívio nos casos de "secura ocular". O efeito se inicia logo após a aplicação e é observado com o decorrer do tratamento.
Indicação : REFRESH (álcool polivinílico, povidona) é indicado para uso como lubrificante nos casos de "olho seco", como lágrima artificial e para aliviar o desconforto e irritação causados pelo uso de lentes de contato.

RISCOS DO MEDICAMENTO
Contra-indicações-
REFRESH (álcool polivinílico, povidona) não deve ser utilizado por pacientes com sensibilidade conhecida a qualquer dos componentes da fórmula.
Advertências e Precauções-
Caso apareça dor ocular, alterações da visão, vermelhidão ou irritação contínua do olho ou se persistir a condição ocular por mais de 72 horas, o paciente deve descontinuar o uso do produto e consultar o oftalmologista para reavaliação do quadro clínico.
Interações Medicamentosas:-
Não são conhecidas interações com outros medicamentos.

Restrições a grupos de risco-
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.
Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se ocorrer gravidez ou se iniciar a amamentação durante o uso deste medicamento.
Este medicamento é contra indicado na faixa etária abaixo de 18 anos.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
MODO DE USO:
· REFRESH (álcool polivinílico, povidona) é uma solução levemente amarelada e inodora.
· Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos.
· Assegure-se de que o flaconete está intacto antes de usar. Para abrir, gire totalmente a ponteira. Não puxe. Instile a dose recomendada, no saco conjuntival. · A solução já vem pronta para uso. Não encoste a ponta do flaconete nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação. · Você deve aplicar 1 ou 2 gotas no(s) olho(s) afetado(s) sempre que necessário, ou de acordo com orientação médica.
· Se você usa lentes de contato gelatinosas ou hidrofílicas, tire as lentes antes de aplicar REFRESH .
Aguarde pelo menos 15 minutos para recolocar as lentes após a aplicação do colírio.
· Se você for utilizar REFRESH concomitantemente com outros colírios, aguarde um intervalo de pelo 5 minutos entre a aplicação de cada medicamento.
· Não reutilize o flaconete. Uma vez aberto, descarte. Se a solução apresentar mudança de cor ou tornar-se turva, não utilize. · Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica
· Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
REAÇÕES ADVERSAS
REFRESH (álcool polivinílico, povidona) em geral é bem tolerado. Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Se surgir dor ocular, alterações de visão, vermelhidão ou irritação contínua do olho, ou se persistir ou piorar a afecção ocular por mais do que 72 horas, descontinue o uso do produto e consulte seu médico.
Avise o seu médico se aparecerem reações desagradáveis.
CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE

Em geral, superdoses não provocam problemas agudos. Se, acidentalmente for ingerido, beba bastante líquido para diluir, ou procure orientação médica.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO E USO
REFRESH deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e ao abrigo da luz.
Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação (vide cartucho). Não use medicamento com prazo de validade vencido.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS
Descrição
REFRESH (álcool polivinílico, povidona) age como lágrima artificial sob a forma de solução estéril não preservada, acondicionada em flaconetes para uso como dose única. É formulado especialmente para pacientes que necessitam com frequência de alívio nos casos de secura ocular e usuários de lentes de contato.
Farmacodinâmica
REFRESH (álcool polivinílico, povidona) é uma solução oftálmica estéril, livre de preservativos, que contém polímeros hidrofílicos que estabilizam o filme de lágrima, e, através desta estabilização proporcionam um alívio dos sintomas, constituindo-se em formulação caracterizada por agir apenas mecanicamente sobre a superfície ocular. O álcool polivinílico é um surfactante que age como agente viscoso protetor, umectante e lubrificante do epitélio e a povidona é incluída na preparação como agente dispersor. Estas substâncias conferem ao produto propriedades de semelhança com a própria lágrima natural do organismo, podendo agir como lágrimas artificiais.
Farmacocinética
A solução não apresenta atividade farmacológica e age apenas de modo mecânico, e não sofre absorção depois de aplicada sobre a superfície ocular. A solução se mistura com o filme de lágrima produzindo nele significativas alterações e facilitando sua dispersão sobre a superfície ocular.

Indicações
REFRESH (álcool polivinílico, povidona) é indicado para uso como lubrificante nos casos de "olho seco", como lágrima artificial e para aliviar o desconforto e irritação causados pelo uso de lentes de contato.
CONTRA-Indicações
REFRESH (álcool polivinílico, povidona) não deve ser utilizado por pacientes com sensibilidade conhecida a qualquer dos componentes da fórmula.
MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO DEPOIS DE ABERTO

Condições de conservação: manter em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e ao abrigo da luz.
Manuseio e aplicação-: A solução contida no flaconete deve ser utilizada imediatamente após sua abertura e o conteúdo restante do flaconete deve ser descartado imediatamente depois do uso do produto. Não reutilizar solução que tenha restado no flaconete, pois a solução não contém conservantes.
Não permitir que a ponta do flaconete encoste-se ao olho durante a aplicação nem em qualquer outra superfície depois de aberto para que não ocorra contaminação da solução.
Via de Administração-: tópica oftálmica.
POSOLOGIA
Instilar 1 ou 2 gotas no(s) olho(s) afetado(s) sempre que necessário, ou de acordo com critério médico.
ADVERTÊNCIAS
Cuidados
Informação aos usuários de lentes de contato-: as lentes de contato devem ser retiradas antes da
instilação de REFRESH e podem ser recolocadas depois de 15 minutos após a administração do colírio.
Quando mais de um colírio estiver sendo utilizado pelo paciente, deve ser respeitado o intervalo de pelo menos cinco minutos entre a administração dos medicamentos.
Caso apareça dor ocular, alterações da visão, vermelhidão ou irritação contínua do olho ou se persistir a condição ocular por mais de 72 horas, o paciente deve descontinuar o uso do produto e consultar o oftalmologista para reavaliação do quadro clínico.
Gestação e Lactação
Não foram realizados estudos sobre eficácia e segurança de REFRESH (álcool polivinílico, povidona) em mulheres durante a gestação e lactação. Entretanto, por suas características de medicamento de atividade tópica ocular do tipo mecânico, exclusivamente local sobre o filme de lágrima, comparável às lágrimas naturais, não é esperada toxicidade da emulsão presente no REFRESH (álcool polivinílico, povidona) em relação à gestação e lactação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO.
Não há recomendações especiais com relação ao uso de REFRESH (álcool polivinílico, povidona) solução oftálmica em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias.
REFRESH (álcool polivinílico, povidona) solução oftálmica é produto de uso adulto, não sendo indicado para crianças.
Interações Medicamentosas:

Não são conhecidas interações com outras substâncias.
REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS
REFRESH (álcool polivinílico, povidona) em geral é bem tolerado, não sendo previstas reações adversas ao produto. O paciente deve ser advertido que se surgir dor ocular, alterações de visão, vermelhidão ou irritação contínua do olho, ou se persistir ou piorar a afecção ocular por mais do que 72 horas, ele deve descontinuar o uso do produto e consultar o oftalmologista para reavaliação do quadro clínico.

SUPERDOSE
Em geral, superdoses não provocam problemas agudos. Se, acidentalmente for ingerido, deve-se recomendar ao paciente ingerir bastante líquido para diluir, ou procurar orientação médica.
ARMAZENAGEM
O produto deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15° C e 30° C) e ao abrigo da luz.
Nº de lote e data de fabricação: vide cartucho.
Reg. ANVISA/MS ­ 1.0147.0143
Farm. Resp.: Dra. Flávia Regina Pegorer
CRF-SP n.º 18.150

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Qualidade e Tradição a Serviço da Oftalmologia
Fabricado por: Allergan Sales, LLC - Texas ­ EUA
Importado e Distribuído por:
ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
Av. Guarulhos, 3272 - CEP 07030-000- - Guarulhos - SP
CNPJ no 43.426.626/0009-24
Indústria Brasileira
Serviço de Atendimento ao Consumidor
0800 14 40 77
Discagem Direta Gratuita.
Marca Registrada
Anterior Atual Posterior .


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular