Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Proctyl - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Cloridrato de Cinchocana e Policresuleno.

Classe terapêutica : Antihemorroidarios

Apresentação :

Pomada: bisnaga contendo 30 g acompanhada de 10 aplicadores descartveis
Supositórios: embalagem contendo 5 unidades

Indicação : Hemorróidas, em especial aquelas acompanhadas de inflamao e hemorragias, fissuras anais; rgades anais; prurido anal; eczemas anais provocados por afecções ano-retais; como curativo Póscirurgias proctológicas.

Efeito Colateral :

Sensações locais de ardncia e prurido podem ocorrer no incio do tratamento. Tais sintomas estáo relacionados com o mecanismo de ao do produto e geralmente desaparecem após breve perãodo. Normalmente não há necessidade de interromper-se a terapia.

Modo de Usar :

Salvo critério médico diferente, recomenda-se:
Afecções externas: aplicação local, com massagem, de aproximadamente 2 cm de pomada, 2 ou 3 vezes ao dia, até melhora dos sintomas; continuar o tratamento com uma aplicação ao dia, de pReferência, ao deitar.
Afecções internas: aplicação profunda de pomada ou introduo de 1 supositório, após evacuao prvia, 2 ou 3 vezes ao dia, até melhora dos sintomas; continuar o tratamento com uma aplicação ou um supositório ao dia, de pReferência, ao deitar.

Contra indicação :

Hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula.

Precauções :

Embora estudos em animais não tenham evidenciado qualquer efeito teratogúnico, o uso de Proctyl durante a gravidez deve ser feito sob estrita recomendao médica, considerando-se o binmio risco/benefício. Não se recomenda o uso do produto por lactantes, pois desconhece-se sua capacidade de passar para o leite materno.
Possveis oscilações na coloração do produto não resultam em qualquer incoveniente pois não modificam sua eficácia.

Modo de usar :

Salvo critério médico diferente, recomenda-se:
Afecções externas: aplicação local, com massagem, de aproximadamente 2 cm de pomada, 2 ou 3 vezes ao dia, até melhora dos sintomas; continuar o tratamento com uma aplicação ao dia, de pReferência, ao deitar.
Afecções internas: aplicação profunda de pomada ou introduo de 1 supositório, após evacuao prvia, 2 ou 3 vezes ao dia, até melhora dos sintomas; continuar o tratamento com uma aplicação ou um supositório ao dia, de pReferência, ao deitar.

 

Fórmula :

Pomada Supositórios
Policresuleno a 50% 0,1g 0,24 g
Cloridrato de Cinchocana 0,01g 0,024 g
Excipiente q.s.p. 1 g 1 supositório

Conduta Na Superdosagem

Na eventualidade da ingestão acidental ou utilização de doses excessivas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAO médica.

Informação Técnica

As afecções ano-retais ocorrem geralmente com sintomas hemorrágicos, secreo, dor e prurido. Possuindo amplo espectro de ao, Proctyl mostra-se eficaz no tratamento dessas afecções. O Policresuleno, principal componente ativo de Proctyl, caracterizado pelo seu elevado grau de acidez, exercendo uma ao eletiva sobre o tecido lesado, que É coagulado e removido, mantendo intacto o tecido so. através de uma hiperemia reativa local, o processo de regeneração tissular estimulado. O efeito bactericida do Policresuleno evita a colonizao de patégenos, prevenindo ou combatendo infecções locais, e sua ao hemostática, produzida pela constrio de pequenos vasos, faz cessar rapidamente os fenmenos hemorrágicos.
O Cloridrato de Cinchocana age como anestásico local, aliviando a dor e o prurido.
Nas hemorróidas e outras afecções ano-retais, Proctyl elimina rapidamente o sangramento, a secreo e o prurido, evita infecções e favorece a regeneração tissular.

Informação ao Paciente

Conserve o produto na embalagem original e ao abrigo do calor. O supositórios, quando expostos a temperaturas elevadas (superiores a 40C), fundem-se e, após resfriamento, voltam a se solidificar, podendo assumir forma diferente da usual, sem contudo alterar sua eficácia.
Prazo de validade: 36 meses a partir da data da fabricação (vide cartucho). Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Informe seu médico a Ocorrência de gravidez ou lactao na vigncia do tratamento.
Cuidados de Administração: uso tópico ano-retal exclusivamente.
Evacuar o intestino antes da aplicação da pomada ou introduo do supositório. Para maior comodidade e higiene , Proctyl Pomada vem acompanhado de aplicadores descartveis. Leia com ateno as Instruções de Uso.
Não interrompa o curso do tratamento.
Informe seu médico caso apaream reações desagradveis como: sensao local de ardncia ou coceira, que não regridem nos primeiros dias de tratamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Durante o tratamento com Proctyl, não empregar outros medicamentos tópicos no mesmo local.
O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula, ou por mulheres que estejam amamentando.
O uso de Proctyl durante a gravidez deve ser feito apenas se o médico recomendar.
NO TOME Remédio SEM O CONHECIMENTO DO SEU médico. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA Saúde.

Instruções de Uso

Supositórios: Remover o invlucro e introduzir o supositório no nus, pela ponta arredondada.
Pomada: Retire a tampa da bisnaga e atarraxe o aplicador, introduzindo-o, a seguir, delicadamente no nus. através de leve presso sobre a bisnaga, Proctyl pomada flui uniformemente para as reas afetadas através das aberturas laterais. A seguir, retirá-lo do nus, desatarraxar o aplicador e tampar a bisnaga.

Interação Medicamentosa :

Proctyl de uso exclusivamente tópico. Durante o tratamento deve-se evitar o emprego de outros medicamentos no mesmo local, uma vez que a possibilidade de interação medicamentosa não pode ser excluída.

Fabricante :

BYK Química e Farmácia Ltda.

Rua do Estilo Barroco, 721
04709-011 - São Paulo - SP
Tel: 55 (011) 451-9000
Fax: 55 (011) 533-4361

Medicamentos do mesmo fabricante :

Dramin b6 dl, Ebrantil, Emoform, Estreva, Eufilin AP, Eufilin, Eumotol 220, Fontol 650, Hipofagin S 75, Lactipan, Laitan, Legalon, Lutenil, Nene Dent, Panfugan, Pantozol, Panvitrop, Parodontax, Proctyl, Reparil Gel, Riopan Plus, Tebonin, Xantinon B12, Xantinon B12,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.