Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Pregnyl - Bula

Esta bula é meramente informatica destinada ao público em geral.

Apresentação :

1 500 U.I./ 1 ml

5 000 U.I./ 1 ml

Pó e solvente para solução injetável

Indicação :

A substância ativa do PREGNYL é a gonadotrofina coriúnica humana, que possui a atividade da hormona luteinizante (LH), a qual desempenha um papel importante na fertilidade e reproduo humana. Juntamente com a hormona folculo estimulante (FSH), a LH É essencial para o crescimento e maturação dos vulos nas mulheres, para a produo de espermatozides nos homens e para a produo das hormonas sexuais.

ANTES DE UTILIZAR PREGNYL

Nas mulheres

Não utilize PREGNYL se:

- se tem alergia (hipersensibilidade) s gonadotrofinas ou a qualquer outro componente de PRGNYL.

muito importante uma superviso médica. De um modo geral, so feitas regularmente ecografias aos oVários e análises sanguíneas. Os resultados destes exames permitirão ao médico decidir sobre a dose correcta de FSH. Este facto muito importante uma vez que doses elevadas de gonadotrofinas podem originar raras mas graves complicações em que os oVários so excessivamente estimulados. Esta situao pode ser detectada através do aparecimento de dores abdominais. Esta Advertência particularmente importante nas mulheres com doença do ovrio poliqustico. Uma regular monitorizao da resposta ao tratamento com gonadotrofinas ajuda o médico a evitar uma estimulao excessiva do ovrio. Deste modo, deve contactar o seu médico sem demora se sentir dores abdominais.

Gravidez:

Na gravidez que ocorre após tratamento com gonadotrofinas, há um risco aumentado de ter gmeos ou múltiplos. há um ligeiro aumento do risco de gravidez ectópica em mulheres com anomalias a nível das trompas de Falpio.

Em mulheres submetidas a tratamentos de fertilidade, existe um risco aumentado de aborto.

Nos homens

Não utilize PREGNYL se:

- se tem alergia (hiperdensibilidade) s gonadotrofinas ou a qualquer outro dos componentes de PREGNYL.

- se possui ou suspeita de tumores sensíveis aos andrognios, tais como carcinoma da próstata ou da mama em indivíduos do sexo masculino.

necessária uma superviso médica no tratamento de rapazes que ainda não atingiram a puberdade já que o PREGNYL estimula a produo da testosterona podendo assim causar desenvolvimento sexual precoce e atraso no crescimento.

A vigilância médica também pode ser necessária noutros casos. Deste modo informe o seu médico se sofre ou já sofreu de:

- doenças cardiovasculares

- doença renal

- epilepsia

- enxaquecas

Não se conhecem, até data, medicamentos que possam influenciar o efeito do PREGNYL. O uso simultâneo de gonadotrofinas e citrato de clomifeno pode exacerbar a resposta folicular.

Conduo de veículos e utilização de máquinas:

Com base nos conhecimentos Atuais PREGNYL não tem influência sobre a concentração e ateno.

Modo de Usar :

PREGNYL

Este medicamento pode ser injectado a nível muscular (somente por médicos ou enfermeiros) ou subcutâneo. Em caso de extrema necessidade, pode ser administrado por si ou pelo seu parceiro. O seu médico aconselhá-lo sobre quando e como o fazer.

Qual a dosagem de PREGNYL

A dosagem adequada ser decidida pelo médico.

Em doentes do sexo feminino, é administrada normalmente 1 injeco para induo da ovulao e um máximo de 3 injecções para apoio da fase de corpo amarelo. Nos doentes do sexo masculino so feitas vrias administrações semanais, durante vrias semanas ou meses, dependendo do problema.

Como administrar PREGNYL

O Pó liofilizado deve ser primeiro dissolvido no solvente contido na ampola. As injecções so lentamente administradas no mêsculo (por exemplo na nádega, parte superior da perna ou do brao) ou imediatamente sob a pele (por exemplo, na parede abdominal).

Sobredosagem

A toxicidade do PREGNYL muito baixa.

Efeitos secundários PREGNYL

Foram registadas algumas reações durante a administração de preparações contendo gonadotrofinas urinárias, no local de injeco tais como dor, ardor, vermelhidão, inflamao e comicháo. Ocasionalmente foram registadas reações alérgicas, manifestando-se principalmente sob a forma de dor e/ou rash no local de injeco. Raramente, pode ocorrer rash generalizado ou febre.

Nas mulheres

Se os seus oVários tiverem sido excessivamente estimulados com FSH, e tiver sido administrado PREGNYL, pode ocorrer uma estimulao excessiva e não desejada do ovrio. Este facto pode ser detectado pelo aparecimento de dor abdominal associada a náuseas ou diarreia. Este acontecimento raro, o seu risco pode ser minimizado através de uma monitorizao cuidadosa do desenvolvimento do vulo durante o tratamento. Deste modo, deve contactar o seu médico se experimentar alguns destes sintomas, ou se estes ocorrerem após a última injeco.

Nos homens

Pode ocorrer reteno de líquidos, principalmente a nível dos tornozelos ou Pós e, ocasionalmente também pode ocorrer um aumento do tamanho da mama. Se detectar qualquer um destes sinais, contacte o seu médico imediatamente

COMO CONSERVAR PREGNYL

Manter fora do alcance e da vista das crianças. Mantenha as ampolas de PREGNYL dentro da embalagem exterior. Conservar entre 2 e 15 C e ao abrigo da luz.

Não utilize PREGNYL se verificar que a soluo após reconstituio contêm partculas ou não está lmpida.

Não utilize PREGNYL após o prazo de validade impresso na ampola a seguir a ‘VAL.:.

O PREGNYL contêm gonadotrofina coriúnica humana (hCG) obtida através da urina de mulheres grávidas. A hCG tem aco semelhante da hormona luteinizante (LH) produzida pela hiPófise masculina e feminina. Juntamente com a hormona folculo estimulante (FSH), a LH controla a aco dos rgos sexuais reprodutores (oVários nas mulheres e testáculos no homem).

Na mulher a FSH e a LH causam a maturação mensal do vulo num dos oVários. A LH também necessária para a ovulao, que consiste na libertao do vulo. Se o organismo não produzir FSH e LH suficientes, surge a infertilidade masculina ou feminina. Esta pode ter outras causas para Além da deficincia de FSH e LH. Uma preparação hormonal contendo FSH (e, dependendo do caso também de LH) pode ser utilizada em tratamentos benficos para a reproduo, como induo da ovulao ou hiperestimulao ovrica controlada (como fertilizao in vitro IVF-, transferncia intra-tubar de gmetas-GIFT- e injeco intracitoplasmática de espermatozides-ICSI). Administrações diárias podem amadurecer o vulo. A libertao subsequente deste pode ser feita com a administração de PREGNYL. Como todo este processo não natural, por vezes libertado mais do que um vulo. Este facto aumenta a possibilidade de ter gmeos ou múltiplos (mais do que dois bebs). PREGNYL também pode ser administrado após a ovulao, em programas de reproduo medicamente assistidos.

No homem o PREGNYL, isoladamente ou com FSH, pode ser administrado quando há um desenvolvimento insuficiente das glndulas sexuais, atraso pubertrio ou quando há problemas com a formao dos espermatozides. Tendo em conta que o desenvolvimento destes leva cerca de 74 dias, o tratamento deve continuar durante pelo menos três meses antes de se verificar qualquer melhoria. Em alguns casos, o PREGNYL também pode ser administrado em rapazes em não ocorreu a descida de um ou ambos os testáculos.

AdvertênciaS GERAIS

Este medicamento foi apenas prescrito para o seu problema Atual. Não Deverá ser utilizado para outras situações médicas.

Nunca deixe que outras pessoas utilizem o seu medicamento e não use medicamentos prescritos a outras pessoas.

Diga a todos os médicos que consultar quais os medicamentos que está a tomar nesse momento. Traga sempre consigo uma lista de medicamentos que esteja a tomar. Isto pode ser muito importante em caso de acidente.

Devolva o restante dos medicamentos sua farmcia para inutilização.

Pea s pessoas que vivem consigo ou que cuidam de si para lerem esta bula.

O seu medicamento

O nome do seu medicamento PREGNYL.

PREGNYL contêm gonadotrofina coriúnica humana (hCG), correspondendo a 1 500 U.I. (Unidades Internacionais) ou 5 000 I.U. por ampola.

PREGNYL s exerce a sua atividade se for administrado por via intramuscular ou subcutânea. Apresenta-se sob a forma de Pó liofilizado, o qual Deverá ser dissolvido com o solvente contido na ampola. Além da hCG, o Pó liofilizado contêm manitol, hidrogenofosfato dissódico, fosfato monossódico e carmelose. A ampola solvente É constituída por cloreto de sódio e água para injetáveis (1 ml).

PREGNYL pertence ao grupo de fármacos denominadas gonadotrofinas. Estas hormonas so indispensveis fertilidade e reproduo.

Fabricante : (AIM)

Organon Portuguesa, Lda. Av. Conde Valbom, 30 2 1069-037 Lisboa


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular