Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Postinor - Bula

Esta bula é meramente informatica destinada ao público em geral.

Princípio ativo : Levonorgestrel

Apresentação : 1500 microgramas - Comprimido

1.O que é o Postinor?

Postinor é um contraceptivo de emergência que pode ser usado depois de uma relao sexual não protegida ou quando houve falha do método contraceptivo. Este tipo de contracePóo é normalmente designado de “Pílula do dia seguinte”.

Cada embalagem de Postinor contêm um tratamento completo de 1 comprimido branco, redondo e com uma marca “G00 impressa numa das faces. Cada comprimido contêm 1500 microgramas de substância ativa levonorgestrel.

Postinor também contêm, como excipientes, amido de batata, amido de milho, slica coloidal anidra, estearato de magnésio (E572), talco (E533b), lactose monohidratada.

Como Atua o Postinor?

Postinor evita cerca de 84% das gravidezes esperadas quando tomado dentro de 72 horas (3 dias) após a relao sexual desprotegida.

Postinor não evita a gravidez em todas as circunstâncias, mas o comprimido mais eficaz quanto mais cedo após a relao sexual for tomado ( preferível tomar o comprimido nas primeiras 12 horas do que adiar até ao terceiro dia).

Indicação :

Impedir os seus oVários de libertarem um vulo;

Prevenir o espermatozide de fecundar o vulo que pode ter sido libertado; ou Impedir o vulo fecundado de implantar-se nas paredes do étero.

Postinor impede a gravidez antes estar estabelecida. Postinor não Atua se já estiver grávida.

Antes de tomar Postinor

Quando não deve utilizar Postinor

Não utilize Postinor se:

Sabe que é alérgica a algum dos componentes deste medicamento.

O que deve dizer ao seu médico…

Se quaisquer destas hiPóteses se aplicam a si, informe o seu médico antes de tomar Postinor, uma vez que a contracePóo de emergência poderá não ser adequada para si.

Se:

Está, ou pensa que pode já estar, grávida;

O seu período menstrual está atrasado ou o seu ltimo perãodo foi de natureza pouco habitual;

Desde o seu ltimo período menstrual já teve relações sexuais não protegidas há mais de 72 horas (uma vez que já pode estar grávida e o tratamento não ter efeito); Tem uma doença do intestino delgado (como a Doença de Crohn) que possa interferir com a digestáo;

Se o seu médico a informou que tem intolerância a alguns açucares, uma vez que Postinor contêm 142,5 mg de lactose; Tem problemas graves de fgado;

Está a tomar algum dos medicamentos seguintes, que possam impedir o mecanismo de aco de Postinor:

barbitúricos e outros medicamentos utilizados no tratamento da epilepsia (por exemplo, primidona, fentoina, carbamazepina)

Medicamentos utilizados no tratamento da tuberculose (por exemplo, rifampicina, rifabutina)

Tratamento para a infeção por HIV (ritonavir) Medicamentos para tratar infecções fngicas (griseofulvina)

Medicamentos base de plantas contendo Erva de So João (Hypericum perforatum)

Está a tomar ciclosporina (utilizada para o Sistema Imunológico).

Se quaisquer destas hiPóteses se aplicam a si, Postinor poderá não ser adequado, ou outros tipos de contracePóo de emergência podem ser mais adequados para si.

Se estiver grávida

Não deve tomar este medicamento se já está grávida. Se teve relações sexuais não protegidas desde a última menstruao e há mais de 72 horas, poderá já estar grávida e o tratamento não resultar. Se o seu ltimo perãodo atrasou mais de 5 dias ou foi invulgar ou pouco ou muito abundante, Deverá verificar junto do seu médico se não está grávida.

Se ficar grávida apesar de ter tomado Postinor, importante que consulte o seu médico. Não existem provas de que Postinor provoque anomalias no beb que se desenvolve no seu étero. No entanto, o seu médico poderá querer verificar se a gravidez não ectópica (quando o beb se desenvolve algures fora do étero). Isto especialmente importante se sentir dor abdominal forte após a toma de Postinor ou se já teve previamente uma gravidez ectópica, uma cirurgia s trompas de Falpio ou doença inflamatéria Pólvica.

Quando deve tomar especial ateno com Postinor

Se estiver a amamentar

Quantidades muito pequenas da substância ativa poderão aparecer no leite materno. Pensa-se que tal não seja prejudicial para o beb mas, se estiver preocupada, tome o medicamento imediatamente depois de amamentar. Deste modo, estaré a tomar o medicamento muito antes da próxima amamentao e a reduzir a quantidade de substância ativa que o seu beb pode ingerir no leite materno.

Se estiver a tomar outros medicamentos

Informe o seu médico se está a tomar algum dos medicamentos listados em “O que deve dizer ao seu médico…”.

Caso tenha alguma dvida, consulte o seu médico, farmacêutico, enfermeiro ou centro de planeamento familiar.

Se estiver preocupada com doenças sexualmente transmissíveis

Este medicamento não a protege contra doenças sexualmente transmissíveis, apenas os preservativos podem ter esta função. Consulte o seu médico, farmacêutico, enfermeiro ou centro de planeamento familiar para aconselhamento se estiver preocupada com este assunto.

3.Como tomar Postinor

Para administração oral: tome o comprimido o mais cedo possível, de pReferência nas primeiras 12 horas depois de ter tido uma relao sexual não protegida, mas não depois de passadas 72 horas (3 dias). Engula o comprimido inteiro, se necessário com água. Não atrase a toma do comprimido. A eficácia do comprimido tanto maior quanto mais cedo for tomado após uma relao sexual não protegida.

Se já estiver a usar um método regular de contracePóo, tal como a Pílula contraceptiva, pode continuar a sua toma no horrio habitual.

Após a utilização da contracePóo de emergência recomendada a utilização de um método contraceptivo barreira (por exemplo, preservativo, diafragma) até ao aparecimento da menstruao seguinte. O uso de Postinor não contra-indica a continuao de contracePóo hormonal regular.

Crianças: Postinor está desaconselhado em crianças.

Encontram-se disponíveis dados muito limitados sobre mulheres com menos de 16 anos de idade.

Com que frequência pode tomar Postinor?

Postinor só deve ser utilizado como medida de emergência e não como um método regular de contracePóo. Se Postinor for utilizado mais do que uma vez no mesmo ciclo menstrual, frequente que altere o ciclo menstrual (perãodo).

Postinor não Atua como os métodos regulares de contracePóo. O seu médico ou o centro de planeamento familiar podem inform-la acerca dos meios contraceptivos a longo prazo que so mais seguros e eficazes na preveno da gravidez.

O que fazer se vomitar

Se vomitar nas primeiras 3 horas depois de tomar o comprimido, deve tomar imediatamente outro comprimido. Contacte logo o seu médico, farmacêutico ou o centro de planeamento familiar para que a aconselhem e lhe dem outro comprimido.

O que fazer se tomar um nmero excessivo de comprimidos ao mesmo tempo (sobredosagem)

Mesmo não havendo Referência de que a toma de demasiados comprimidos de Postinor numa dada altura prejudique gravemente a Saúde, pode sentir-se enjoada, vomitar ou sofrer hemorragia vaginal.

Consulte o seu médico, farmacêutico ou o centro de planeamento familiar se se sentir enjoada, pois os comprimidos podem não ter Atuado adequadamente. 6.Depois de tomar Postinor

Se depois de tomar Postinor, pretender ter relações sexuais, e não estiver a utilizar a Pílula contraceptiva, deve usar preservativo ou espermicida para utilização com diafragma. Postinor não Atuar novamente se tiver outra relao sexual não protegida, antes do perãodo seguinte.

Depois de tomar Postinor, aconselha-se que consulte o seu médico cerca de 3 semanas depois para se certificar de que o medicamento actuou. Se o seu perãodo se atrasar mais de 5 dias ou for invulgar ou pouco ou muito abundante, Deverá consultar o seu médico o mais brevemente possível. Se ficar grávida mesmo depois de tomar Postinor, importante que consulte o seu médico.

O seu médico indicar-lhe- métodos de contracePóo a longo prazo que so mais seguros e eficazes na preveno da gravidez.

Se continuar a utilizar contracePóo hormonal regular, como a Pílula contraceptiva, e não tiver hemorragia durante o intervalo habitual, consulte o seu médico para ter a certeza de que não está grávida.

4.Efeitos secundários Postinor

Como todos os medicamentos, Postinor pode ter efeitos secundários.

Pode sentir-se enjoada durante um curto intervalo de tempo depo is de tomar o medicamento;

Pode vomitar depois de tomar o medicamento. Se vomitar, leia “O que fazer se vomitar”.

O seu perãodo pode ser diferente. A maioria das mulherestêm o seu período menstrual na altura esperada ou mais cedo do que o habitual. poderá também ocorrer alguma hemorragia ou perdas vaginais irregulares (spotting) até ao próximo período menstrual. Se o próximo período menstrual atrasar mais de 5 dias ou for invulgar ou pouco ou muito abundante, consulte imediatamente o seu médico.

Pode sentir sensibilidade ou tenso mamria, dores de cabeça, dor abdominal, diarreia, tonturas ou cansaço, depois de tomar Postinor. Muito raramente, poderá ocorrer rash, urticária, prurido e edema facial. Estes sintomas melhoram passados alguns dias.

Se achar que tem um efeito secundário devido ao Postinor, e mesmo que este não esteja mencionado nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Conservao de Postinor

Se realmente necessitar de conservar o seu comprimido, mantenha-o fora da vista e do alcance das crianças, na embalagem original de forma a proteger da luz.

Não utilize depois da data de validade indicada na embalagem.

6.Outras informaçães

Se depois de ler esta bula, tem dúvidas ou questáes, consulte o seu médico, farmacêutico ou o centro de planeamento familiar.

Titular de AIM: Medimpex UK Limited 127 Shirland Road London W9 2EP

Postinor fabricado por: Schering AG, Berlin, Alemanha ou

Schering GmbH & Co. Produktions KG, Weimar, Alemanha

Distribudo por: Schering Lusitana Lda. Estrada Nacional 249 Km 15 2725-397 Mem Martins


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular