Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Plenax - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Cefixima.

Classe terapêutica : Antibioticos Sistêmicos.

Apresentação : Embalagem contendo 5 cápsulas de 400 mg, embalagem contendo um frasco com Pó para preparo de 50 ml de suspenso oral 100 mg e um dosificador oral.

Indicação : Infecções causadas por microorganismos sensíveis cefixima.

Efeito Colateral :

Cefixima pouco tóxica. O padro de reações adversas, em voluntários sadios que ingeriram 2 g do produto, não diferiu do daqueles tratados com a posologia recomendada. Não de se esperar, portanto, quadro de intoxicação conseqente ingestão de grandes quantidades do produto. Nesse caso recomenda-se lavagem gástrica e tratamento sintomático. Não existe antídoto específico e a hemodilise ou a dilise peritoneal não removem quantidades significativas de cefixima da circulao. As reações adversas so tratadas com medidas sintomáticas ou com a interrupção do tratamento. Em caso de manifestações alérgicas importantes, utilizar Anti-histamínicos, adrenalina e corticóides.

Modo de Usar :

Crianças com mais de 12 anos ou peso maior que 50 kg e adultos: 400 mg uma vez ao dia. Crianças com menos de 12 anos ou peso inferior a 50 kg: 8 mg/kg/dia em uma única tomada ou divididos em duas tomadas ao dia com intervalo de 12 horas. O produto pode ser tomado antes, durante ou após as refeições, pois a presena ou ausência de alimentos no tubo digestivo não influencia sua absoro. Em caso de insuficincia renal com clearance de creatinina de 20 ml/minuto Não é necessário modificar a dose. Se o clearance for menor, a dose Deverá ser reduzida metade. Em pacientes hemodialisados a posologia não deve ultrapassar 200 mg ao dia. Uma vez que a cefixima não metabolizada pelo fgado, não há necessidade de modificar a posologia em caso de insuficincia hepática. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras, sem mastigar, com um pouco de líquido. Uma vez preparada, a suspenso vlida por 14 dias, devendo ser conservada em geladeira (não colocar no congelador). Pacientes idosos: não existem Advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos. - Conduta na superdosagem e nas

Contra indicação :

Hipersensibilidade cefixima ou história de alergia s cefalosporinas, s cefamicinas ou a qualquer um dos excipientes. Não é aconselhável administrar o produto a prematuros, recêm-nascidos e lactentes até seis meses, uma vez que não foi determinada sua inocuidade para essas condições. Por não estar estabelecida a segurança de cefixima durante a gravidez, não é aconselhável o uso do produto por gestantes.

Precauções :

Não foi determinado se o produto excretado pelo leite humano, portanto não se recomenda seu uso por lactantes. Caso seja necessário utiliz-lo, a amamentao Deverá ser interrompida durante o tratamento. O produto deve ser administrado com cautela a pacientes com história de alergia penicilina, pois reações cruzadas com outros antibióticos betalactêmicos podem ocorrer em 10% desses pacientes. necessária estrita superviso médica quando o produto prescrito a pacientes nefropatas, devendo a dose ser convenientemente ajustada de acordo com o clearance da creatinina. Nos tratamentos prolongados recomendvel o controle das funções renal e hepática, assim como da hematopoiese. O médico deve pensar na possibilidade de superinfecções por fungos e bactrias resistentes cefixima. Nesse caso deve-se interromper a administração do produto e instituir o tratamento adequado. Interações Medicamentosas:: até o momento não so conhecidos relatos de Interações significativas com outros medicamentos. a administração do produto pode ocasionar resultados falsamente positivos em testes para determinao de glicose na urina quando se usa soluo de Fehling ou de Benedict, assim como Clinitest. Igualmente pode ocasionar reações falsamente positivas em testes para determinao de cetonas na urina que utilizam nitroprussiato. Existem relatos de que durante o tratamento com cefalosporinas pode-se observar resultado falsamente positivo em teste de Coombs direto.

 

Fórmula :

Cada cápsula contêm: cefixima 400 mg eexcipientes (carboximetilcelulose célcica, estearato de magnésio, macrogol 40 e slica). Cada grama do Pó para suspenso contêm 37,736 mg de cefixima. Excipientes (aroma de morango, benzoato de sódio, goma de xantana e sacarose). após adio de água até a marca, cada 5 ml da suspenso contêm 100 mg de cefixima.

Fabricante :

Merck S.A. Indústrias Químicas

Estrada dos Bandeirantes, 1099
Jacarepaguá – Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: +55 (21) 2444-2000
Fax: + 55 (21) 2444-2060

SAC Farmacêutica - 0800 727 7293
contato.merck@merck.com.br
SAC Química - 0800 727 7292
quimica@merck.com.br

Medicamentos do mesmo fabricante :

Aciclovir, Adronat 70 mg, Adronat, Alergomed, Alginac, Arcoxia, Asalit, Asmalergin, Biconcor, Bionorm, Cebion 500 mg, Cebion, Cestox, Cetirizina Mylan, Chibroxin, Cisticid, Clinfar, Co Renitec, Concor, Cronodipin, Cronomet, Dancor, Denapril, Diclin, Droptison, Elas, Emecort, Endrox, Euthyrox, Eutirox, Fem 7, Flaxin, Flogan AI, Flogan, Floratil, Floxacin, Fosamax 5, Fosamax, Glifage 850 mg, Glifage, Glucophage, Gludon, Hyzaar, Iloban, Kiadon 80 mg, Kiadon, Laxtam, Lipril 5, lipril 20, Lisinopril Mylan, Lisinopril, Loratadina, Lortaan 100, Lortaan, Maxalt 2, Maxalt, Mefoxin, Metformed, Mevacor, Midecamin, Mucoflux, Neobar, Nutrizim, Olfen Gel, Omcilon A M, Pan Emecort, Paracetamol, Pinapaz, Piroxicam, Plenax, Propecia, Proscar, Psiquial, Renitec, Roxflan, Septopal, Singulair, Tornassol, Vaqta, Vioxx, Zocor,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular