Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Plavix - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Clopidogrel.

Classe terapêutica : Inibidor da Agregação plaquetária.

Apresentação : Cartuchos com 14 ou 28 comprimidos revestidos de 75 mg.

Indicação : PLAVIX é indicado para a reduo de eventos aterotrombticos (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico e morte por causas vasculares) em pacientes com história recente de AVC isquêmico ou de IAM, ou com doença arterial perifrica estabelecida. Nos pacientes com síndrome coronária aguda (angina instvel ou infarto agudo do miocárdio sem onda Q), incluindo tanto aqueles controlados clinicamente quanto os submetidos interveno coronária percutânea (com ou sem colocação de stent), PLAVIX demonstrou uma reduo na taxa de Ocorrência do desfecho combinado de morte cardiovascular, infarto do miocárdio ou AVC isquêmico, assim como na taxa de Ocorrência do desfecho combinado de morte cardiovascular, infarto do miocardio, AVC isquêmico ou isquemia refratéria.

Efeito Colateral :

O estudo CAPRIE mostra que a tolerabilidade do clopidogrel (75 mg/d) foi similar à do Ácido acetilsalicílico (325 mg/d). Os eventos adversos de importncia clínica mais frequentes foram: hemorragia gastrintestinal (2%), hemorragia intracraniana (0,4%), dor abdominal, dispepsia ou constipao (27%), úlcera péptica (0,7%), diarreia (4,5%), alterações da pele (15,8%), neutropenia severa (0,04%). Outros eventos adversos foram relatados, sem confirmao da relao causal com o tratamento, tais como: dor torácica, edema, cefaleia, tontura, artralgia, púrpura, epistaxe, depresso, dispnéia, prurido, palpitações, astenia, cãimbras, insônia, conjuntivite, etc.

Modo de Usar :

Um comprimido (75 mg) uma vez ao dia, concomitante ou não s refeições. Não há necessidade de ajuste de dose em idosos com insuficincia renal ou com insuficincia hepática leve a moderada.

Contra indicação :

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Pacientes com sangramento patológico ativo, com úlcera péptica ou hemorragia intracraniana. Não há experiência suficiente do uso de PLAVIX em grávidas e lactantes e o medicamento deve ser evitado nessas condições. A segurança e a eficácia em crianças ainda não foram estabelecidas.

Precauções :

Cautela em pacientes com risco de sangramento por trauma, cirurgia ou outras condições, tais como uso de substâncias que possam provocar lesões gastrintestinais. Ainda há pouca experiência com PLAVIX em pacientes com distúrbios hepáticos e possibilidade de diáteses hemorrágicas.

Modo de usar :

Um comprimido (75 mg) uma vez ao dia, concomitante ou não s refeições. Não há necessidade de ajuste de dose em idosos com insuficincia renal ou com insuficincia hepática leve a moderada.

Caractersticas

PLAVIX (clopidogrel) é um potente inibidor da agregao plaquetária. Inibe seletivamente a ligao do ADP ao seu receptor nas plaquetas e a subseqente ativao do complexo glicoproteico GP IIb/IIIa. A biotransformao de clopidogrel necessária para produzir inibio da agregao plaquetária; porêm, o metabólito ativo responsável pela atividade da droga não foi detectado no plasma. Clopidogrel rapidamente absorvido após Administração oral de doses repetidas de 75 mg de clopidogrel (base), com níveis de picos plasmáticos do principal metabólito circulante, o ácido carboxlico, aproximadamente uma hora após a administração. Clopidogrel submetido a uma rápida hidrlise, formando seu derivado do ácido carboxlico. No plasma e na urina encontrado o glicurondeo do derivado do ácido carboxlico. Aproximadamente 50% so excretados na urina e cerca de 46% nas fezes, nos 5 dias seguintes é Administração. PLAVIX foi comparado ao Ácido acetilsalicílico no estudo CAPRIE, que incluiu a observao de 19.185 pacientes com história prvia de eventos circulatérios isquêmicos, para verificar a reduo de risco de novos eventos. O estudo demonstra que PLAVIX reduziu significativamente a Incidência de novos eventos isquêmicos (combinao da Ocorrência de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico ou morte vascular) quando comparado ao ácido acetilsalicílico, com 8,7% de reduo do risco relativo.

Fórmula :

Cada comprimido contêm: Clopidogrel hidrogenossulfato 75 mg.

Interação Medicamentosa :

Administração concomitante com o ácido acetilsalicílico, antiinflamatórios não-esteroidais, heparina ou warfarina deve ser feita com cautela. Não há interação clinicamente importante entre clopidogrel e atenolol, nifedipina, fenobarbital, cimetidina, estrognios, digoxina e teofilina. Os pacientes do estudo CAPRIE não demonstraram Interações clinicamente significativas com medicações concomitantes como: diuréticos, inibidores da ECA, antagonistas do cálcio, agentes redutores do colesterol, vasodilatadores coronários, agentes antidiabéticos, agentes antiepilpticos e terapia de reposio hormonal.

Fabricante :

Sanofi-aventis

Classes Terapeuticas : Inibidor da Agregao plaquetária
Princípios Ativos: Clopidogrel
Advertência: O site Bulário-Brasil tem por objetivo a informação e divulgao de temas médicos. As informaçães aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua Saúde.

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular