Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Phosfoenema - Bula

Esta é a bula de Phosfoenema é um produto destinado a promover rapidamente a evacuação intestinal, composta por fosfato de sódio monobásico monoidratado.

Princípio ativo : fosfato de sódio monobásico monoidratado.

Classe Terapêutica: Laxante

Apresentação : Frasco plástico descartável, com cânula retal previamente lubrificada, dotada de válvula de segurança, contendo 130 ml. Embalagem com 1 frasco com 130 ml

Forma farmacêutica: Enema pronto para uso - 130 ml

Fórmula:

Cada 100 ml de solução (volume aplicado) contém:
fosfato de sódio monobásico monoidratado .......................................................... 16 g

fosfato de sódio dibásico heptaidratado .................................................................. 6 g

veículo q.s.p...................................... 100 ml

(Veículo: benzoato de sódio, metilparabeno, hidróxido de sódio, água purificada)

Indicação :

Phosfoenema é um produto destinado a promover rapidamente a evacuação intestinal seja através da enfermagem ou do próprio paciente, desde que seguidas as instruções.

O prazo de validade do produto é de 36 meses a contar da data de fabricação. Após este prazo, o produto pode não mais apresentar efeitos terapêuticos.

Conservar o produto em temperatura ambiente, entre 15 e 30oC, protegido da luz.

Gravidez e lactação

Categoria C - Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Informe seu médico a Ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de Administração

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Medicamentos laxativos não devem ser usados por mais de uma semana a menos que indicado pelo seu médico.

Interrupção do tratamento

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Este medicamento pode causar distúrbios hidreletrolíticos, cólicas, irritação da pele próxima à região retal, queimação, prurido, dor ou sangramento retal.

Informe seu médico caso note alterações nos hábitos intestinais que persista por mais de duas semanas.

Ingestão concomitante com outras substâncias

Nenhuma outra preparação de fosfato de sódio deve ser utilizada concomitantemente.

Contra Indicações e precauções

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Phosfoenema não deve ser utilizado em presença de náusea, vômitos ou dor abdominal. Soluções laxativas devem ser utilizadas com cautela em pacientes com função renal comprometida ou com hiperfosfatemia. também é contraindicado quando houver hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 12 anos de idade.

Informações Técnicas:

Os fosfatos atuam como laxativos salinos quando administrados por via oral ou retal na forma de enemas ou supositórios. O mecanismo de ação se baseia no fato dos fosfatos serem fracos e lentamente absorvidos, e devido às suas propriedades osmóticas aumentarem o volume de água na luz intestinal.

Indicações:

Para alívio da prisão de ventre e como laxativo para a obstipação/constipação intestinal e intestino preso.

Precauções e Advertências:

Apesar da absorção pela via retal ser pequena, deve-se considerar que os fosfatos podem reduzir a concentração de cálcio ionizado no plasma.

Da mesma forma, alguma absorção de sódio pode não ser recomendada em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva ou insuficiência renal. O aumento plasmático de sódio e fosfato e a diminuição dos níveis séricos de cálcio e potássio pode levar a hipernatremia, hiperfosfatemia, hipocalemia e hipocalcemia.

Estas condições, por sua vez, podem levar a acidose metabólica, insuficiência renal, prolongamento do intervalo QT e em casos mais severos falência múltipla dos órgãos, arritmia cardíaca e morte.

Em paciente desidratado, debilitado ou que esteja tomando medicamentos que podem aumentar a filtração glomerular, o volume da solução administrada deve ser cuidadosamente determinado; por tratar-se de uma solução hipertônica, o seu uso pode levar ao agravamento desta condição.

Deve-se assegurar que o conteúdo do intestino seja evacuado após a administração deste medicamento.

Seu uso repetido em intervalos curtos deve ser evitado. Este medicamento deve ser utilizado com cautela durante a gravidez e desde que sob prescrição médica.

Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 12 anos de idade.

Medida = Altura (190 mm) x Comprimento (160 mm) FIBRA

Contra Indicações :

Phosfoenema não deve ser utilizado em presença de náusea, vômitos ou dor abdominal.

É contraindicado em casos de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Soluções laxativas devem ser utilizadas com cautela em pacientes com função renal comprometida ou com hiperfosfatemia. também é contraindicado em casos de desidratação e em casos onde a capacidade de absorção está aumentada ou a capacidade de excreção está diminuída.

Não deve ser utilizado nos casos de apendicite, obstrução intestinal, megacólon, ascites, sangramento retal, colite ulcerativa, insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão arterial, insuficiência hepática ou renal.

Interações Medicamentosas::

Não utilizar nenhuma outra preparação com fosfato de sódio, incluindo soluções orais ou comprimidos, concomitantemente. Cautela ao administrar Phosfoenema com outros medicamentos que podem afetar os níveis de eletrólitos.

Reações Adversas:

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Este medicamento pode causar distúrbios hidreletrolíticos, cólicas, irritação da pele próxima à região retal, queimação, prurido, dor ou sangramento retal.

Posologia:
Phosfoenema deve ser administrado por via retal.
Adultos e crianças acima de 12 anos: A dose usual é de 100 ml.

Embalagem:
Phosfoenema possui embalagem especialmente desenvolvida, com ponta anatômica, lubrificada, com capa protetora e válvula de segurança para controlar o fluxo e evitar o refluxo.

Modo de Usar:
Antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal.

Escolher a posição mais conveniente, entre as citadas nas ilustrações.

Com pressão firme, inserir suavemente a cânula no reto, comprimindo o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.

Nota: Não é necessário esvaziar completamente o frasco porque ele contém quantidade de líquido superior à necessária para uso eficaz.
Não forçar o enema, pois poderá resultar em perfuração e/ou abrasão do reto.

Após a compressão, uma pequena quantidade ficará no frasco. Manter a posição até sentir forte vontade de evacuar (geralmente 2 a 5 minutos).

Com o frasco para cima, segure com os dedos a tampa sulcada. Com a outra mão, segure a capa protetora, retirando-a suavemente (vide ilustração).

LADO ESQUERDO

Deitar sobre o lado esquerdo, com os joelhos em flexão e braços relaxados.

JOELHO - TÓRAX

Ajoelhar-se e, em seguida, baixar a cabeça e o tórax para a frente, até que o lado esquerdo da face repouse na superfície, deixando os braços em posição confortável.

Autoadministrarão:

O processo mais simples é assumir a posição indicada, deitado sobre uma toalha, colocada de preferência, no piso do banheiro.

Capa protetora, evita } contaminação.

Válvula de } segurança, unidirecional, controla o

fluxo e evita refluxo.

Ponta anatomicamente } correta assegura facilidade de inserção.

} Frasco redondo, fácil de segurar e comprimir.

Grupos de Risco:

Os idosos são mais sensíveis aos efeitos dos enemas.
Não utilizar em crianças menores de 12 anos de idade e em portadores de insuficiência hepática ou renal.

Superdosagem:

Em caso de aplicações de doses acima das preconizadas ou ingestão acidental deste medicamento, recomenda-se adotar medidas habituais de controle das funções vitais.

Dizeres Legais :

Farmacêutico Responsável: Dr. José Carlos Módulo CRF-SP no 10.446

No do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide caixa.

Fabricante :

Cristália Produtos químicos farmacêuticos Ltda.

Rodovia Itapira-Lindóia, km 14 – Itapira - SP

Fone: (11) 3723-6475
Celular : (11) 98364-4442

E-mail : lidia.andreatta@cristalia.com.br

SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) : 0800 7011918

Medicamentos do mesmo fabricante :

Alfast, Alimax, Ana Flex, Anforicin, Aramin, Bacris, Bactomax, Bariogel 100, Benormal, Besilato de Anlodipino, Bioflac, Brevibloc, Cetoprofeno 50 mg, cetoprofeno 100 mg, Cetoprofeno IV, Cinetol, Cis, Clonidin, Cloridrato da Mbroxol, Cloridrato de Donepezila, Cloridrato de Lidocaina geleia
Codein, Crisapina, Dantrolen IV, Denyl, Dimorf, Dopacris, Dormire, Droperdal, Duoflam, Efedrin, Endocris, Epifrin, Fastfen, Fenilefrin, Fenocris, Fibrinase com Cloranfenicol, Flumazil, Fluoxetin, Funtyl, Helleva, Hemifumarato de Quetiapina, Hemofol, Imipra, Imunen 50 mg, Isoforine, Ketamin, Kollagenase, Labrea, Leflun, Leflunomida, Leuvec, Levozine, Medicaina, Mesilato de imatinibe, Metadon, Naderm, Nausedron, Neocaina, Neural, Nilperidol, Nitroprus 50 mg, Olanzapina, Pamergan, Pancuron 2 mg ml, Pancuron, Phosfoenema, Prosigne, Quetipin, Revia, Riluzol, Rocuron, Roxetin, Sevocris, Tegretard, Teosyal, Tinidazol, tracur, Tramadon, Trometamol cetorolaco, Zolcris.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.


Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular