Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Pantoprazol- Panacid - Bula

Esta bula é meramente informatica destinada ao público em geral.

Princípio ativo : Pantoprazol

Apresentação : 20 mg comprimidos gastrorresistentes

Indicação : s

Pantoprazol Panacid 20 mg, É um medicamento que reduz a produção de ácido no estômago (inibidor selectivo da bomba de protes).

Pantoprazol Panacid, 20 mg, é utilizado em:
Tratamento da doença de refluxo de grau ligeiro (perturbação do esfago causada peloretorno do ácido do estômago) e dos sintomas associados (ex: azia, regurgitação cida,dor deglutição);
Tratamento de manutenção e prevenção das recidivas da esofagite de refluxo (inflamaçãodo esfago);
Prevenção de úlceras gástricas e duodenais com necessidade de tratamento contínuo parao tratamento da dor (com anti-inflamatórios não esteróides não selectivos (AINEs)).

2.ANTES DE TOMAR PANTOPRAZOL PANACID

Não tome Pantoprazol Panacid, 20mg
-se tem alergia (hipersensibilidade) ao pantoprazol ou a qualquer outro componente de
Pantoprazol Panacid, 20mg.
-se estiver a tomar medicamentos com um componente chamado atazanavir (para tratarinfecções por VIH)

Tome especial cuidado com Pantoprazol Panacid

se sofre de uma doença grave do fgado. Por favor informe o seu médico que irá decidirse a dose necessita de ser ajustada. se toma Pantoprazol Panacid, 20 mg num tratamento de manutenção (ex, que se prolongapor mais de um ano) o seu médico poderá vigiar seu tratamento regularmente. Informe oseu médico acerca de quaisquer novos sintomas ou de quaisquer outras circunstânciasexcepcionais. se alguma vez teve uma deficincia da vitamina B12, informe o seu médico que poderáanalisar os seus níveis de vitamina B 12.se sofre de alguma doença reumática ou, se por outras razes, toma algum medicamentoanti-reumático e se sofre sofreu de alguma úlcera gástrica ou duodenal durante a tomadestes medicamentos. O seu médico avaliar se pertence a grupo denominado de grupode risco.se perdeu peso recentemente ou teve vômitos recorrentes, dores a engolir ou vomitousangue, ou se detectou sangue nas fezes ou fezes muito escuras, informe o seu médico. Oseu médico poderá realizar exames complementares de diagnóstico adicionais (porexemplo, gastroscopia = inspecção visual da garganta, estômago e duodeno). Informe oseu médico caso os sintomas persistam apesar do tratamento adequado com estemedicamento.

Crianças com idade inferior a 12 anos:
Não administre Pantoprazol Panacid, 20mg a crianças com idade inferior a 12 anos vistonão existir qualquer experiência com Pantoprazol Panacid em crianças.

Tomar Pantoprazol Panacid com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Informe o seu médico se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos:
Medicamentos para tratar infecções fngicas (por exemplo, cetoconazol ou itraconazol) eoutros medicamentos cujos níveis no sangue se sabe dependerem da secreção de ácido no estômago.
Medicamentos para diluir o sangue (os chamados ?derivados da cumarina?, comofenprocoumon ou varfarina), nesses casos, o médico ter de controlar as propriedades deaglutinação do seu sangue.
Atazanavir para o tratamento de infecção por VIH, que não pode tomar conjuntamentecom Pantoprazol Panacid 20mg.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Não existem dados suficientes sobre a utilização de pantoprazol em mulheres grávidas.

Não se sabe se a substância ativa passa para o leite materno. Por essa razo, durante todoo perãodo de gravidez e aleitamento, só deve usar Pantoprazol Panacid 20 mg caso o seumédico esteja convicto de que os benefícios do tratamento para si ultrapassam os riscospara o feto/beb.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Os efeitos de Pantoprazol Panacid, 20mg sobre a capacidade de conduzir e utilizarmáquinas so nulos.
No entanto, o aparecimento de alguns efeitos secundários como tonturas e visodesfocada podem afectar a sua capacidade de reação, o que, por sua vez, pode diminuir A sua capacidade para conduzir e utilizar máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Pantoprazol Panacid, 20mg
Se foi informado pelo seu médico que tem qualquer intolerância a alguns açúcares,contacte-o antes de tomar este medicamento.

3.COMO TOMAR PANTOPRAZOL PANACID

Tomar Pantoprazol Panacid, 20 mg sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Falecom o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Instruções de utilização:
Engula os comprimidos de Pantoprazol Panacid, 20 mg inteiros (nem mastigados nemesmagados) com um copo de água.

Excepto quando prescrita de outra forma pelo seu médico, a posologia habitual :

Adultos e adolescentes com idade superior a 12 anos

Tratamento da doença de refluxo de grau ligeiro e sintomas associados (ex: azia,regurgitação cida, dor deglutição)
Um comprimido gastrorresistente (equivalente a 20 mg de pantoprazol).

O alívio dos sintomas geralmente conseguido dentro de 2-4 semanas, sendo necessário,habitualmente, um perãodo de tratamento de 4 semanas para a cura da eventual esofagite.
Se não for suficiente, a cura geralmente alcançada num perãodo adicional de 4 semanas

Se sintomas reaparecerem, podem ser tratados ? após consulta com o seu médico ? comum comprimido gastrorresistente por dia se os sintomas reaparecerem (equivalente a 20mg de pantoprazol). Isto designado como tratamento "on-demand". Caso estetratamento não proporcione uma melhoria adequada no controle dos sintomas, o seumédico poderá considerara necessária a mudança para um tratamento de manutenção.

Tratamento de manutenção e prevenção das recidivas da esofagite de refluxo (prevençãodas recidivas da esofagite de refluxo)
No tratamento de manutenção, a dose recomendada nos adultos é um comprimidogastrorresistente por dia (equivalente a 20mg de pantoprazol por dia). Em caso deOcorrência de recidivas de esofagite de relusxo, a dose poderá ser aumentada para 2comprimidos gastrorresistentes por dia (equivalente a 40mg de pantoprazol). Nestes

casos está disponível Pantoprazol Panacid, 40mg comprimidos gastrorresistentes. após acura da recidiva, a dosagem pode ser reduzida novamente para 1 comprimidosgastrorresistente (equivalente a 20 mg de pantoprazol).

Adulto.

Prevenção de úlceras gastroduodenais em doentes em doentes que seguem umaterapêutica contínua para o tratamento da dor (anti-inflamatórios não esteróides nãoselectivos ? AINEs)
A posologia oral recomendada é um comprimido gastrorresistente de Pantoprazol
Panacid 20mg por dia.

Doentes com insuficincia hepática grave
Se pertence a este grupo de doentes, informe o seu médico que irá decidir se necessárioefectuar uma redução da dose. Como regra, estes doentes não devem exceder umaposologia diária de um comprimido gastrorresistente por dia (equivalente a 20mg depantoprazol).

Doentes idosos e doentes com insuficincia renal
Se pertence a este grupo de doentes, informe o seu médico. No entanto, geralmente não necessário qualquer ajuste ou modificação da posologia.

Crianças com idade inferior a 12 anos:
Não existe qualquer experiência no tratamento de crianças com idade inferior a 12 anosde idade.

Se não responder ao tratamento após 4 semanas, deve falar com o seu médico que irádecidir se necessário o prolongamento do tratamento.

Se tomar mais Pantoprazol Panacid 20 mg do que deveria
Não existe qualquer informação disponível sobre os efeitos da sobredosagem emhumanos. No entanto, caso detecte sinais de intoxicação , informe um médico. Consoantea quantidade da dose tomada e/ou dos sintomas manifestados, o médico irá decidir quaisas medidas a tomar.

Caso se tenha esquecido de tomar Pantoprazol Panacid 20 mg
Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.
Continue simplesmente com a posologia normal no horrio de toma seguinte.

Se parar de tomar Pantoprazol Panacid 20 mg
Fale sempre com o seu médico antes de parar o tratamento com Pantoprazol Panacid, 20mg por sua própria iniciativa, ou antes de parar o tratamento antes do que deveria. Casoainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico oufarmacêutico.

4.EFEITOS secundáriOS POSSVEI.

Como todos os medicamentos, Pantoprazol Panacid, 20 mg pode causar efeitossecundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

A avaliação dos efeitos secundários baseia-se nas seguintes frequências:
Frequentes:menos de um em 10, mas mais de um em 100 doentes tratados
Pouco frequentes:menos de um em 100, mas mais de um em 1.000 doentes tratados
Raros:menos de um em 1.000, mas mais de um em 10.000 doentes tratados
Muito raros:menos de um em 10.000 doentes tratados, desconhecido (não pode sercalculado a partir dos dados disponíveis)

Efeitos secundários significativos
Pare imediatamente de tomar Pantoprazol Panacid, 20 mg e consulte o seu médico casodetecte algum dos seguintes sintomas:
Inchao da face, lngua, e garganta
Dificuldade em engolir
reações cutâneas com formação de bolhas ou ulceração, e urticária.
Dificuldade em respirar
Tonturas graves com aumento da taxa cardíaca e suores

Outros efeitos secundários possveis

Efeitos secundários frequentes
Dor de cabeça, queixas da zona abdominal superior, diarreia, obstipação e flatulência.

Efeitos secundários pouco comuns
Tonturas e afecções visuais tais como, viso turva, náuseas e vômitos, reações alérgicas,por exemplo, comicháo e erupções cutâneas.

Efeitos secundários raros
Boca seca, dor nas articulações, depresso, alucinação, desorientação e confuso,especialmente em doentes com tendência para estes sintomas, bem como o agravamentodestes sintomas no caso de existância prvia.

Efeitos secundários muito raros
diminuição de glbulos brancos (que aumenta o risco de infecções), diminuição deplaquetas (que aumenta o risco de ferimentos e hemorragia), inflamação dos rins (nefriteintersticial), formação de verges, inchao da pele ou das membranas mucosas
(angioedema), reações graves da pele e das membranas mucosas acompanhadas pelaformação de bolhas (síndrome de Stevens-Johnson, eritema multiforme), síndrome de
Lyell (?sndroma da pele escaldada?), aumento da sensibilidade luz
(fotossensibilidade), dor muscular, inchao dos antebraos e das pernas (edemaperifrico), aumento da temperatura corporal, hipernatrmia nos idosos, reaçõesalérgicas graves que se manifestam como sintomas gerais agudos tais como pulso rpido,transpiração excessiva e queda significativa da tenso arterial, lesões graves do fgado,

provocando icterícia com ou sem falência hepática, aumento dos valores hepáticos,aumento dos lpidos séricos, ginecomastia.

5.COMO CONSERVAR PANTOPRAZOL PANACID

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Pantoprazol Panacid, 20 mg após o prazo de validade impresso na embalagem
blister? e na embalagem exterior, após (VAL:). O prazo de validade corresponde ao
ltimo dia do mês indicado.

Para comprimidos embalados em frascos de plástico: Pantoprazol Panacid, 20 mg podeser utilizado durante um perãodo de três meses após a primeira abertura da embalagem.

Este medicamento não necessita de medidas especiais de conservação.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.Outras informações

Qual a composição de Pantoprazol Panacid, 20 m.

A substância ativa é o pantoprazol. Cada comprimido gastrorresistente contêm 20 mg depantoprazol (como pantoprazol sódico, sesqui-hidratado).
Os outros componentes so

Núcleo do comprimido
Maltitol (E 965), crospovidona tipo B, carmelose sódica, carbonato de sódio anidro (E
500), estearato de cálcio.

Revestimento do comprimido
álcool poli (vinlico), talco (E 553b), dióxido de titânio (E171), macrogol 3350, lecitinade soja (E 322), xido de ferro amarelo (E172), carbonato de sódio anidro (E 500),copolómero de ácido metacrílico/ etilacrilato (1:1), citrato de trietilo (E 1505)

Qual o aspecto de Pantoprazol Panacid, 20mg e conteúdo da embalagem
Os comprimidos de Pantoprazol Panacid, 20 mg so ovais, amarelos e gastrorresistentes.
Pantoprazol Panacid, 20mg estáo disponíveis em embalagens de 7, 14, 15, 20, 28, 30,
30×1, 50, 56, 60, 100 e 120 comprimidos.

Fabricante :
Alfred E. Tiefenbacher (GmbH & Co. KG)
Van-der-Smissen-Strasse 1
22767 Hamburg
Alemanha

Fabricante
Jelfa S.A.
21 Wincentego Pola Str., 58-500 Jelenia Gra
Polnia

FARMA?APS Produtos farmacêuticos, S.A.
Rua João de Deus, no 19, Venda Nova, 2700-487 Amadora
Portugal


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.


Jesus a Chave Hermenêutica, Curso exclussivo com o Pastor Caio Fábio