Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Oxiton - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Ocitocina.

Classe terapêutica : Ocitocitos.

Apresentação :

Caixa com 50 ampolas de 1 ml
Cada ampola de 1ml contêm - Oxitocina 5 UI por ml.

Indicação : Indução do trabalho de parto nos casos de ruptura prematura das membranas na pré-eclampsia e Pós-maturidade.
estámulo da contração nos casos de inrcia uterina primria ou secundária. Controle de hemorragia ou atonia uterina Pós-parto quando os derivados do esporo de centeio não forem indicados.

Efeito Colateral :

A infuso muito rápida ou doses excessivas em infuso prolongada podem provocar um efeito antidiurético com intoxicação aquosa, cefaleia, náuseas e convulsões. Doses excessivas ou hipersensibilidade podem provocar hipertonia uterina, contração tetúnica e ruptura do étero e, ainda, bradicardia fetal, arritmias cardíacas, asfixia fetal, hemorragia Pós-parto, icterícia neonatal, afibrinogenemia e contrações ventriculares prematuras.

Modo de Usar :

Indução ao trabalho de parto - infuso I.V. gota a gota de uma solução de Dextrose a 5% contendo 1 UI de oxitocina por 100 ml.
Antes do uso, agitar o frasco para homogeneizar a mistura. Iniciar a infuso com 2 a 8 gotas/ minuto (0,1 a 0,4 ml/minuto ou 1-4 mU/minuto) aumentando gradualmente, se necessário até um máximo de 40 gotas/minuto ( 2 ml/minuto ou 20 mU/minuto). Monitorizar constantemente a frequência cardíaca do feto suspendendo a
infuso se ocorrer hiperatividade uterina ou esgotamento fetal.
Se após a infuso de 500 ml (5 UI de Oxitocina) não se verificar contrações regulares, interromper a tentativa de indução ao trabalho de parto.

Contra indicação :

Desproporção cfalo-Pólvica, Apresentação : anormal do feto, pré-disposição ruptura uterina (gravidez múltipla, multiparidade e cesarianas anteriores ou outras cirurgias envolvendo o étero).
Nos casos de toxemia grave, predisposição embolia amnitica (feto morto retido, abruptio placentae , contrações uterinas hipertúnicas, placenta prvia e hipersensibilidade é oxitocina.

Precauções :

A Oxitocina só deve ser utilizada em pacientes hospitalizadas sob restrito cuidado médico e de pessoal especializado.
A indução do parto por meio da Oxitocina deve ser avaliada pelo médico observando as condições do feto e da paciente, e sob cuidadosa monitorização durante a aplicação do produto.
A aplicação deve ser feita somente por infuso endovenosa gota a gota. Nas pacientes com distúrbios crdio-vasculares, manter o volume de infuso inferior numa solução mais concentrada.

Modo de usar :

Indução ao trabalho de parto - infuso I.V. gota a gota de uma solução de Dextrose a 5% contendo 1 UI de oxitocina por 100 ml.
Antes do uso, agitar o frasco para homogeneizar a mistura. Iniciar a infuso com 2 a 8 gotas/ minuto (0,1 a 0,4 ml/minuto ou 1-4 mU/minuto) aumentando gradualmente, se necessário até um máximo de 40 gotas/minuto ( 2 ml/minuto ou 20 mU/minuto). Monitorizar constantemente a frequência cardíaca do feto suspendendo a
infuso se ocorrer hiperatividade uterina ou esgotamento fetal.
Se após a infuso de 500 ml (5 UI de Oxitocina) não se verificar contrações regulares, interromper a tentativa de indução ao trabalho de parto.

 

Conduta Na Intoxicação

Os sintomas do quadro de intoxicação hádrica incluem dor de cabeça, náuseas, vômitos, anorexia e dor abdominal nos casos leves.
Nos casos avançados ocorre sonolência, convulsões e coma.
A concentração de eletrôlitos no sangue baixa.
O tratamento consiste em suspender qualquer ingestão de líquidos, provocar a diurese e corrigir o desequilíbrio eletrolítico.
As convulsões podem ser controladas com diazepúnicos.
Nos casos de coma, manter a função respiratéria e aplicar as medidas necessárias.

Informaçães Técnicas

- Modo de Ação:
A Oxitocina sintática injetável é um polipeptdeo sintético constituído de oito aminoácidos. A Oxitocina age seletivamente sobre a musculatura lisa do étero, especialmente no final da gestação, durante o parto e no Pós-parto. Produz contrações rtmicas ou aumenta a frequência e a amplitude das contrações já existentes, aumentando o tono uterino.

Interação Medicamentosa :

O efeito da Oxitocina pode ser antagonizado por anestásicos gerais com um grande poder étero-relaxante ( Halotano, Clorofrmio, etc. ).
a administração concomitante com prostaglandinas ou outros estimulantes da concentração uterina deve ser feita com muito cuidado.
a administração com agentes vasopressores pode provocar grave hipertenso arterial no Pós-parto podendo levar a acidente vascular.

Prevenção de Hemorragia Uterina Pós-parto

A dose usual é 5 UI por injeção IV lenta ou de 5 a 10 UI. IM, após a expulso da placenta. Nas pacientes que se administra Oxiton para a indução do parto ou estámulo das contrações, poder-se-ia continuar a infuso a uma velocidade acelerada durante o terceiro estágio do parto e durante mais algumas horas.

Uso Adulto

Uso restrito em hospitais

Fabricante :

União Química Farmacêutica Nacional S.A.
Endereço: Avenida do Café, 277
São Paulo - SP, 04311-000
Telefone:(11) 5586-2000
SAC : 0800 11 15 59

Remédios do mesmo fabricante :


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.