Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Otociriax - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Ciprofloxacino e Hidrocortisona Micronisada.

Classe terapêutica : Otite Externa

Apresentação : Suspenso otológica - Embalagem com frasco de 5 ml acompanhado de conta-gotas.

Indicação : Tratamento da otite externa bacteriana aguda, em crianças maiores de 1 ano, causada por microrganismos suscetíveis é ação do ciprofloxacino, incluindo Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Acinetobacter anitratus, (baumannil), Stenotrophomonas maltophilia, Enterobacteriaceae, Enterococcus faecalis e Proteus mirabilis.

Efeito Colateral :

Nos estudos clínicos realizados, as reações adversas consideradas relacionadas droga ocorreram em 3,5% dos pacientes tratados. A reações que ocorreram com uma frequência entre 0,1% e 1% foram as seguintes reações localizadas: hipoestesia, parestesia, prurido, erupção cutânea e urticária.

Modo de Usar :

Para crianças acima de 1 ano de idade e adultos, instilar 3 gotas de suspenso na orelha afetada, duas vezes por dia, durante 7 dias. Agitar bem o frasco antes do uso. O paciente deve deitar-se de lado, com a orelha afetada para cima, para a instalação das gotas. O paciente deve manter-se nesta posição por, no mínimo, 30 segundos, para facilitar a penetração das gotas no meato acstico externo.

Contra indicação :

Pacientes com história de hipersensibilidade ao álcool benzlico, hidrocortisona, ao ciprofloxacino, aos derivados quinolúnicos ou a qualquer dos excipientes da formulação. Pacientes com perfuração da membrana timPónica, suspeita ou confirmada. OTOCIRIAX suspenso otológica não É indicado no tratamento de otite média. Não deve ser prescrito durante a gravidez e amamentação, já que não há dados suficientes que assegurem o uso do medicamento nestes grupos de pacientes.

Precauções :

Descontinuar o tratamento ao primeiro sinal de erupção cutânea ou qualquer outra evidência de hipersensibilidade local ou generalizada. Como qualquer outra preparação antibiótica, o uso prolongado pode resultar no crescimento de microorganismos resistentes, inclusive fungos.

Modo de usar :

Para crianças acima de 1 ano de idade e adultos, instilar 3 gotas de suspenso na orelha afetada, duas vezes por dia, durante 7 dias. Agitar bem o frasco antes do uso. O paciente deve deitar-se de lado, com a orelha afetada para cima, para a instalação das gotas. O paciente deve manter-se nesta posição por, no mínimo, 30 segundos, para facilitar a penetração das gotas no meato acstico externo.

Fórmula :

Cada 1 ml de suspenso otológica contêm:
Ciprofloxacino (como cloridrato)....................2 mg
Hidrocortisona micronisada ....................10 mg
Excipiente (álcool benzlico, álcool polivinlico, cloreto de sódio, acetato de sódio triidratado, ácido acético glacial, fosfatidilcolina hidrogenada, polissorbato 20, água purificada, hidróxido de sódio) q.s.p. ....................1 ml

Informaçães Técnicas

Descrição: OTOCIRIAX suspenso otológica contêm ciprofloxacino 0,2% e hidrocortisona 1% exclusivamente para uso tópico otológico. Mecanismo de ação: o ciprofloxacino é um antibiótico fluoroquinolúnico de amplo espectro, com comprovada atividade contra bactrias causadoras de otite externa bacteriana. A hidrocortisona é um corticosteride com amplas propriedades antiinflamatórias. O ciprofloxacino age inibindo a DNA-girase bacteriana. Apresenta rápida ação bactericida na fase proliferativa e na fase de repouso, embora na fase de repouso sua atividade bactericida não seja to rápida. O ciprofloxacino efetivo in vitro contra virtualmente todos os patégenos Gram-negativos, incluindo Pseudomonas aeruginosa. também efetivo contra bactrias Gram-positivas tais como estafilococos e estreptococos sensíveis meticilina. Em geral, anaerbios so resistentes. Antes de iniciar o tratamento, devem ser feitos testes de sensibilidade. Uma dose de 3 gotas de OTOCIRIAX suspenso otológica libera aproximadamente 300mcg de ciprofloxacino, atingindo concentrações locais que excedem os valores da Concentração Inibitéria mínima (CIM) para os patégenos associados é otite externa bacteriana.

Informações ao paciênte

OTOCIRIAX suspenso otológica é indicado nas infecções do ouvido.
Cuidados de conservação: OTOCIRIAX deve ser armazenado em local seco a uma temperatura ambiente (15 a 30 C) e protegido da luz.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação . Não usar o produto se o prazo de validade estiver vencido. Descarte a suspenso não utilizada após o trmino do tratamento.
Informe o médico a Ocorrência de gravidez na vigncia do tratamento ou após o seu trmino. Informe o médico se está amamentando.
Siga a orientação do médico, respeitando sempre os horrios, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do médico.
Agite bem o frasco antes de usar. Remova a tampa do frasco e coloque o conta-gotas.
Informe ao médico o aparecimento de reações desagradveis. Pode ocorrer diminuição da sensibilidade a estámulos, alucinações sensoriais e reações a pele tais como prurido e erupção na pele. Uso concomitante com outras substâncias: siga orientação do médico. Interrompa o uso de OTOCIRIAX suspenso otológica ao primeiro sinal de erupção cutânea ou qualquer outra reação local ou de hipersensibilidade. Como qualquer preparação o uso prolongado pode resultar no crescimento de microorganismos resistentes inclusive fungos.
TODO O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS crianças.
NO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO médico, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA Saúde.

Interação Medicamentosa :

Não so conhecidas Interações Medicamentosas: para esta formulação e via de Administração.

Superdose

Não há registro de superdose com OTOCIRIAX suspenso otológica em humanos. Em estudos pré-clinicos conduzidos em cobaias tratadas com doses pelo menos 20 vezes maiores do que as utilizadas em humanos não houve evidência de efeitos ototxicos.

Fabricante : Laboratórios Baldacci Ltda.

Rua: Pedro de Toledo 520 - Vila Clementino, São Paulo, SP 04039-001

Telefones: 0800 13 3222 (SAC) - 55 11 5085-4444

E-mail: sac@lbaldacci.com.br

Medicamentos do mesmo fabricante :

Abrilar, Adoless, Amoxifar, Ampifar, Anlodibal, Annita, Ascarical, Azitrax gu, Azitrax, Balcor ev, Balcor, Balurol, Basilan, Capilarema, Cefuroxima baldacci 500, Colpistar, Divelol, Fibrinol, Gynomax, Inflanox, Inicox, Lozap 40 mg, Lozap, Materfolic, Matervit, Monocordil, Nutrical d, Omeprazol meprazento, Ornitargin, Otociriax, Pidomag, Probec, Prostem, Secni plus, Sinvascor, Stomet, Ultrafer, Umckan, Unizol, Viagra, Vueffe.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular