Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Ormigrein - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Sulfato de Atropina, Beladona, Cafeina, Ergotamina e Paracetamol.

Classe terapêutica : Analgesicos

Apresentação : Embalagens com 10 e 100 comprimidos.

Indicação : Tratamento das crises de enxaqueca.

Efeito Colateral :

Quando utilizado na posologia recomendada, ORMIGREIN raramente causa efeitos colaterais. Relacionados com a ergotamina: náusea, vômito, cefaleia, vertigem, fenmenos alérgicos, incluindo choque, ergotismo, elevação sbita da presso arterial, especialmente durante anestesia espinhal, e vasoconstrição perifrica. Relacionados com o paracetamol: so geralmente leves, embora reações hematológicas tenham sido relatadas. erupções da pele e outras reações alérgicas podem, ocasionalmente, ocorrer. Relacionados com a cafena: náusea, nervosismo, insônia e diurese podem ocorrer raramente e so, frequentemente, resultantes de superdosagem. Relacionados com os sulfatos de hiosciamina e atropina: podem causar, ocasionalmente, aceleração do pulso, secura da boca, dilatação da pupila com perda da acomodação e fotofobia, disria, erupção cutânea, constipação e tontura.

Modo de Usar :

2 comprimidos, via oral, aos primeiros sinais de uma crise de enxaqueca. Em seguida, 1 comprimido a cada 20-30 minutos, sendo que a dose máxima diária permitida de 6 comprimidos. O nmero de comprimidos ingeridos não Deverá exceder a 10 comprimidos por semana.

Contra indicação :

Gravidez; doença vascular periférica oclusiva; doença cardíaca coronariana (vasoespasmo pode causar angina ou infarto do miocárdio); hipertenso grave; disfunção renal ou hepática grave; estados spticos; hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula; sensibilidade elevada do SNC aos efeitos da cafena; glaucoma; hipertrofia prostática; obstrução pilrica.

Modo de usar :

2 comprimidos, via oral, aos primeiros sinais de uma crise de enxaqueca. Em seguida, 1 comprimido a cada 20-30 minutos, sendo que a dose máxima diária permitida de 6 comprimidos. O nmero de comprimidos ingeridos não Deverá exceder a 10 comprimidos por semana.


AKZO NOBEL Ltda. Diviso Organon.

Fórmula :

Cada comprimido contêm: Tartarato de ergotamina 1,0 mg; Cafena 100,0 mg; Paracetamol 220,0 mcg; Sulfato de hiosciamina 87,5 mcg; Sulfato de atropina 12,5 mcg.

Informaçães Técnicas

O tartarato de ergotamina é um alcalide do ergot que apresenta uma ação bloqueadora alfa-adrenrgica e uma potente atividade vasoconstritora. também um antagonista da serotonina. A cafena é um vasoconstritor cerebral que reduz o fluxo sanguíneo cerebral. Um efeito sinrgico é observado quando a cafena É combinada com o tartarato de ergotamina, sendo a base racional para seu uso no tratamento das crises de enxaqueca. Os alcalóides anticolinrgico e antiemático de beladona (sulfatos de hiosciamina e atropina) so responsveis pelo alívio das náuseas e vômitos induzidos pela enxaqueca. O paracetamol é uma substância analgésica e antipirática que alivia a dor de vrias origens, incluindo a cefaleia, aumentando o efeito vasoconstritor.

Precauções e Advertências

ORMIGREIN não é indicado para uso profiltico. Em alguns casos, ORMIGREIN pode aumentar as náuseas e os vômitos nas crises de enxaqueca, antes de proporcionar o alívio dos mesmos. Os alcalóides do ergot inibem a lactação e podem causar ergotismo no neonato. Durante a lactação, os riscos do tratamento deverão ser avaliados em relação aos benefícios, uma vez que os alcalóides do ergot so excretados no leite materno.

Superdosagem :

A superdosagem aguda com ORMIGREIN pode causar efeitos txicos que so, primariamente, devidos aos componentes ergotamina e paracetamol. Os sintomas de superdosagem aguda pela ergotamina incluem náusea, vômito, diarreia, sede, parestesia, prurido e esfriamento da pele, pulso fraco, cianose das extremidades, estupor, convulsões, coma e choque. Sintomas de superdosagem aguda pelo paracetamol incluem palidez, náusea, vômito, anorexia e dor abdominal. Além disso, danos hepáticos (evidenciados pelo aumento das concentrações séricas das aminotransferases, bilirrubina e do tempo de protrombina), insuficincia renal aguda com necrose tubular aguda, anormalidades no metabolismo da glicose, acidose metabólica e arritmias cardíacas. Doses tóxicas de hiosciamina e atropina causam taquicardia, respiração rápida ou estertorosa, hiperpirexia, insônia, confuso e excitação, e alucinação passando para delírio. Pode ocorrer erupção da pele da face e da parte superior do tronco. Nos quadros de intoxicação grave, podem ocorrer depresso do sistema nervoso central com hipertenso ou com insuficincia circulatéria e depresso respiratéria. O tratamento dos casos de superdosagem consiste na eliminação do ORMIGREIN através de medidas apropriadas (mese e lavagem) e condutas sintomáticas (manutenção de ventilação pulmonar adequada, controle das convulsões, tratamento do choque). Acetilcisteína ou metionina poderão ser utilizadas como antídotos nos casos de envenenamento pelo paracetamol. O uso de anticoagulantes e drogas vasodilatadoras poderá ser indicado.

Fabricante :

Akzo Nobel Brasil Ltda.

Rodovia Raposo Tavares km 18,5 S/N Bloco 51
Jardim Arpoador
CEP:05577-300
São Paulo - SP - Brasil
T + 55 11 2109-1100
F + 55 11 2109-1132
Website: www.akzonobel.com/br

Medicamentos do mesmo fabricante :

Androxon, Cotazym F, Dilena, Durateston 250, Durateston, Estandron P, Exluton, Fludilat, Ginedak, Ginestatin, Ginosutin M, Ginosutin, Humegon, Lipofacton, Microdiol, Norden, Orageston, Ormigrein, Ovestrion, Pavulon, Riselle, Sandrena, Styptanon


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.