Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Oliclinomel N4-550E - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Aminoácidos + Electrólitos + Glucose + Lpidos

Apresentação : N4-550E, emulso para perfuso

Indicação : s

Oliclinomel é utilizado para fornecer nutrição a adultos e crianças com idade superior adois anos, através de um tubo numa veia, quando a alimentação normal pela boca não adequada.

Oliclinomel só pode ser utilizado sob superviso médica.

2. ANTES DE UTILIZAR OLICLINOMEL

Não utilize Oliclinomel e informe o seu médico se:o doente é um beb prematuro ou uma criança com idade inferior a 2 anos.tem alergia (hipersensibilidade) a proteínas de ovo ou de soja, ou a qualquer outrocomponente de Oliclinomel. tem problemas graves nos rins e não tem acesso a uma terapia de substituição da funçãorenal, como dilise.tem problemas graves no fgado.o seu corpo tem problemas ao utilizar aminoácidos.tem problemas que afectam a coagulação do sangue.tem um nível de gorduras no sangue excepcionalmente elevado (hiperlipidemia).tem hiperglicemia (demasiado açúcar no sangue) que necessite de mais de 6 unidades deinsulina/h.

tem uma concentração plasmática alta e patológica de um dos electrólitos includos no
Oliclinomel.

Por vezes o tratamento com este medicamento não é adequado, por exemplo, se tiver:
Edema pulmonar agudo (fluido nos pulmães), hiperhidratação (quantidade excessiva de
água no corpo), insuficincia cardíaca, desidratação ou condições instveis, tais como noseguimento de ferimentos graves, diabetes mellitus não medicada, choque devido a umainsuficincia cardíaca sbita, ataque cardíaco, acidose metabólica grave (quando o sangue
excessivamente ácido), sepsia (infecção generalizada que pode causar febre, frio etremor) e coma.

Em qualquer dos casos, o médico irá basear a deciso de administrar ou não estemedicamento, em factores como a idade, peso e condição clínica, juntamente com osresultados de quaisquer análises efectuadas.

Tome especial cuidado com Oliclinomel
Se se desenvolverem sintomas ou sinais anormais de reação alérgica, tais como: febre,arrepios, erupções da pele ou dificuldades respiratórias, sudação excessiva, náuseas e dorde cabeça, a perfuso ser imediatamente interrompida. Este medicamento contêmprodutos derivados de soja e ovo que, raramente, podem causar reações alérgicas graves.

O equilíbrio de água e sal no corpo e os distúrbios metabólicos irão ser corrigidos antesde iniciar a perfuso. O médico irá monitorizar a sua condição, enquanto receber estemedicamento, e pode alterar a dose ou dar-lhe nutrientes adicionais como vitaminas,electrólitos e oligoelementos, se o considerar adequado.

Para verificar a eficácia e segurança continuada da administração, o médico irá efetuaranálises clínicas e laboratoriais enquanto o doente receber este medicamento. Se lhe foradministrado este medicamento durante vrias semanas, o seu sangue irá sermonitorizado regularmente. Estas análises so importantes no caso de sofrer de certascondições, como uma doença do fgado, uma doença renal, uma doença em que o corponão consiga processar aminoácidos, uma doença em que o sangue torna-se muito ácidoou em que o nível de gorduras e colesterol superior ao normal, diabetes ou se sofre deanemia ou dificuldade em parar uma hemorragia.

Se o doente for uma criança, deve ser tomado especial cuidado para administrar a dosecerta. Pode ser necessário um suplemento de vitaminas e oligoelementos, dependendo dadose e duração. Devem também ser tomadas precauções adicionais devido à sensibilidadeacrescida das crianças aos riscos de infecção.

Ao utilizar Oliclinomel com outros medicamentos
Oliclinomel não deve ser administrado simultaneamente com sangue através do mesmotubo de perfuso.
Se estiver a tomar outros medicamentos, obtidos com ou sem receita médica, deveinformar o seu médico desde o incio, para que possa verificar se so compatéveis.

Gravidez e aleitamento
Como qualquer medicamento, se está grávida ou suspeita de que possa estar grávida, ouse está a amamentar, deve informar o seu médico ou enfermeiro, pois este medicamentopode não ser adequado para o seu caso.

3. COMO UTILIZAR OLICLINOMEL

Oliclinomel só deve ser administrado a adultos e crianças com idade superior a dois anos.
Trata-se de uma emulso para perfuso que é administrada através de um tubo deplástico, numa veia no brao ou numa veia maior no peito.
A receita pode ser continuada enquanto for necessária, dependendo das condiçõesclínicas do doente.

Dose Adultos
O seu médico irá determinar a dose a administrar, dependendo das suas necessidadesindividuais e condição clínica.

A dose diária máxima de 40 ml de emulso por kg de peso corporal. Por exemplo, sepesar 70 kg, a dose diária máxima não deve exceder os 2.800 ml de emulso (40 ml deemulso vezes 70 kg).

Dose Crianças com idade superior a dois anos
O seu médico irá decidir a dose adequada criança e a duração do tratamento. irãodepender da idade, peso e altura, condição clínica, requisitos de nitrognio, energia evolume de fluidos diários.

A dose diária máxima é de 100 ml de emulso por kg de peso corporal. Por exemplo, se odoente é uma criança com 30 kg de peso, a dose diária máxima não deve exceder os
3.000 ml de emulso (100 ml de emulso vezes 30 kg).

Se utilizar mais Oliclinomel do que deveria
Se a dose administrada for demasiado elevada ou a perfuso demasiado rápida, oconteúdo em aminoácidos pode tornar o sangue demasiado ácido e causar demasiadofluido em circulação. O conteúdo em glucose pode aumentar a glucose no sangue e urina,ou o conteúdo em lpidos pode aumentar os triglicridos no sangue. a administração deuma quantidade demasiado elevada pode causar náuseas, vômitos, tremor e distúrbioselectrolticos; nestes casos a perfuso deve ser interrompida imediatamente.

Em alguns casos graves, o médico pode ter de administrar dilise renal temporria, paraajudar os rins a eliminar o produto em excesso.

Para evitar a Ocorrência destes eventos, o médico irá monitorizar a sua condiçãoregularmente e analisar os seus parâmetros sanguíneos.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Como todos os medicamentos, Oliclinomel pode causar efeitos secundários; no entanto,estes não se manifestam em todas as pessoas. Se observar alterações na forma como sesente durante ou após o tratamento, comunique imediatamente ao seu médico ouenfermeiro.

As análises que o médico irá efetuar enquanto está a tomar o medicamento visamminimizar o risco de efeitos secundários.

Se se desenvolverem sintomas ou sinais anormais de reação alérgica (hipersensibilidade
proteína de ovo ou de soja), como temperatura corporal elevada, arrepios, erupções dapele ou dificuldades respiratórias, sudação excessiva, náuseas e dor de cabeça, a perfusoser imediatamente interrompida.

Foram detectados outros efeitos secundários, ocorrendo com mais ou menos frequência:
Anomalia na análise ao sangue para a função hepática
Aumento do tamanho do fgado (hepatomegalia)
Casos raros de icterícia (amarelecimento da pele ou do branco dos olhos, causado porproblemas no fgado ou no sangue)
tromboflebite (cogulo sanguíneo numa veia que causa dor, tumefação e vermelhidão)na perfuso de uma solução hipertúnica
diminuição do nmero de plaquetas (redução do nmero de células com função decoagulação do sangue, o que leva a hemorragias, como hemorragias nasais).

A redução da capacidade de remover os lpidos contidos no Oliclinomel, pode resultarnuma "síndrome de sobrecarga lipódica" que pode ser provocada por sobredosagem, mastambm pode ocorrer no incio de uma perfuso, mesmo seguindo as respectivasinstruções, e está associada a uma deterioração sbita da condição clínica do doente.
Caracteriza-se por quantidade elevada de gorduras no sangue, febre, infiltração degordura no fgado (nível elevado de gordura no fgado), aumento do volume do fgado,anemia (redução dos glbulos vermelhos que pode tornar a pele Pólida e causar fraquezae falta de flego), redução dos glbulos brancos e plaquetas, problemas de coagulação dosangue e coma. Todos estes sintomas so, normalmente, reversíveis quando se interrompea perfuso da emulso lipódica.

Foram descritos casos raros de redução dos glbulos brancos e plaquetas em crianças.

5. COMO CONSERVAR OLICLINOMEL

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Oliclinomel após o prazo de validade impresso no recipiente e na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao ltimo dia do mês indicado.

Não congelar.
Conservar na embalagem de origem para proteger da luz.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras Informações

Qual a composição de Oliclinomel
As substâncias ativas para cada saco da emulso reconstituída so:

Substâncias ativas
1000 ml
1500 ml
2000 ml
2500 ml
óleo de soja refinado + azeite
20,00 g
30,00 g
40,00 g
50,00 g
refinado
L-alanina
4,56 g
6,83 g
9,11 g
11,39 g
L-arginina
2,53 g
3,80 g
5,06 g
6,33 g
Glicina
2,27 g
3,40 g
4,54 g
5,67 g
L-histidina
1,06 g
1,58 g
2,11 g
2,64 g
L-isoleucina
1,32 g
1,98 g
2,64 g
3,30 g
L-leucina
1,61 g
2,41 g
3,22 g
4,02 g
L-lisina
1,28 g
1,91 g
2,55 g
3,19 g
(na forma de cloridrato de lisina)
(1,60) g
(2,39) g
(3,19) g
(3,99 g)
L-metionina
0,88 g
1,32 g
1,76 g
2,20 g
L-fenilalanina
1,23 g
1,85 g
2,46 g
3,08 g
L-prolina
1,50 g
2,24 g
2,99 g
3,74 g
L-serina
1,10 g
1,65 g
2,20 g
2,75 g
L-treonina
0,92 g
1,39 g
1,85 g
2,31 g
L-triptofano
0,40 g
0,59 g
0,79 g
0,99 g
L-tirosina
0,09 g
0,13 g
0,18 g
0,22 g
L-valina
1,28 g
1,91 g
2,55 g
3,19 g
Acetato de sódio 3H2O.
0,98 g
1,47 g
1,96 g
2,45 g
Glicerofosfato de sódio, 5 H2O
2,14 g
3,22 g
4,29 g
5,36 g
Cloreto de potássio
1,19 g
1,79 g
2,38 g
2,98 g
Cloreto de magnésio 6H2O
0,45 g
0,67 g
0,90 g
1,12 g

Glucose
80,00 g
120,00 g
160,00 g
200,00 g
(na forma de glucose mono (88,00 g)
(132,00 g) (176,00 g) (220,00 g)
hidratada)
Cloreto de cálcio 2H2O
0,30 g
0,44 g
0,59 g
0,74 g
Calorias totais (kcal)
610
910
1215
1520
Calorias não-proteicas (kcal)
520
780
1040
1300
* Mistura de azeite refinado (aproximadamente 80%) e óleo de soja refinado
(aproximadamente 20%).

Os outros componentes so lecitina de ovo purificada, glicerol, oleato de sódio, hidróxidode sódio, ácido acético glacial, ácido clordrico, água para preparações injetáveis.

Qual o aspecto de Oliclinomel e conteúdo da embalagem
Oliclinomel é uma emulso para perfuso num saco de plástico multi-camadas, com trêscompartimentos. A camada interior (de contacto) do saco feita de uma mistura depolómeros (mistura de copolómeros poliolefúnicos), compatével com os constituintes
(soluções de aminoácidos, soluções de glucose e emulses lipódicas) e aditivosautorizados e que permite a utilização de selos não permanentes. Os polómeros utilizadospara toda a estrutura de filme so feitos de EVA (acetato de vinil de polietileno) e de umcopolister.

Antes da mistura do conteúdo dos três compartimentos do saco, 1 compartimento contêmum líquido homogêneo de aparncia leitosa (a emulso lipódica), enquanto os outros doiscompartimentos (que contêm a solução de aminoácidos com electrólitos e a solução deglucose com cloreto de cálcio) contêm uma solução incolor ou ligeiramente amarelada.
após a mistura, o Oliclinomel é uma emulso para perfuso com aspecto de um líquidohomogêneo e branco leitoso.

Para evitar o contacto com oxignio do ar, o saco embalado numa sobrebolsa, queforma uma barreira contra o oxignio, contendo uma sache com absorvente deoxignio.

Tamanhos da embalagem
Saco de 1000 ml: 1 saco ou embalagem com 6 sacos
Saco de 1500 ml: 1 saco ou embalagem com 4 sacos
Saco de 2000 ml: 1 saco ou embalagem com 4 sacos
Saco de 2500 ml: 1 saco ou embalagem com 2 sacos

É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :
Para quaisquer informaçães sobre Oliclinomel, queira contactar o Titular da Autorizaçãode Introdução no Mercado:

Baxter médico-farmacêutica, Lda.

Sintra Business Park
Zona Industrial da Abrunheira, Edifício 10,
2710-089 Sintra Portugal

Fabricantes
Baxter S.A., Boulevard Ren Branquart, 80, 7860 Lessines, Blgica
Clintec Parenteral, 60 rue du Marchal Juin, Zone industrielle d?Amilly, 45200
Montargis, Frana

Este medicamento está aprovado nos Estados Membros do EEA com os seguintes nomes:

Oliclinomel N4-550E

Em alguns pases está registado com um nome diferente:
ustria e Alemanha: Oliclinomel 2.2% GF-E *

A informação que se segue destina-se apenas aos médicos e aos profissionais doscuidados de Saúde:

Oliclinomel N4-550E, emulso para perfuso

composição QUANTITATIVA

Após terem sido misturados os conteúdos dos três compartimentos, a aparncia damistura de uma emulso homogênea leitosa. A emulso misturada, para cada uma dasdiferentes Apresentações dos sacos, oferece o seguinte:

Por saco
1000 ml
1500 ml 2000 ml 2500 ml
Nitrognio
(g)
3,6 5,4 7,3 9,1
Aminoácidos
(g)
22 33 44 55
Glucose
(g)
80 120 160 200
Lpidos
(g)
20 30 40 50
Calorias totais (kcal)
610
910
1215
1520
Calorias não-proteicas (kcal)
520
780
1040
1300
Calorias de glucose (kcal)
320
480
640
800
Calorias de lpidos (kcal)
200
300
400
500
Proporção calorias não-proteicas / nitrognio 144 144 144 144
(kcal/g N)
sódio
(mmol)
21 32 42 53
potássio
(mmol)
16 24 32 40

magnésio
(mmol)
2,2 3,3 4,4 5,5
cálcio
(mmol)
2 3 4 5
Fosfato
(mmol)**
8,5 13 17 21
Acetato
(mmol)
30 46 61 76
Cloreto
(mmol)
33 50 66 83
pH
6 6 6 6
Osmolaridade
(mOsmol/l)
750 750 750 750
** Incluindo os fosfatos fornecidos pela emulso lipódica

POSOLOGIA E MODO DE Administração

A dose depender dos requisitos metabólicos, gasto de energia e condição clínica dodoente.

A administração pode ser continuada enquanto for exigido pelas condições clínicas dodoente.

Regra geral, não se devem exceder as doses diárias de 3 g/kg/dia de aminoácidos e/ou 17g/kg/dia de glucose e/ou 3 g/kg/dia de lpidos, excepto em casos particulares.

Dose e velocidade de perfuso ? Adultos
Os requisitos mdios de nitrognio so de 0,16 a 0,35 g/kg/dia (aproximadamente 1 a 2 ge aminoácidos/kg/dia).
Os requisitos de energia variam, dependendo do estado nutricional do doente e do níveldo catabolismo. Em média, so de 25 a 40 kcal/kg/dia.

A duração recomendada da perfuso para nutrição parentérica entre 12 e 24 horas.
Normalmente, a velocidade é aumentada gradualmente durante a primeira hora, semexceder 3 ml por quilograma de peso corporal por hora e, a dose máxima de 40 ml porquilograma de peso corporal por dia.

Dose e velocidade de perfuso Crianças com idade superior a 2 anos
Os requisitos mdios de nitrognio so de 0,35 a 0,45 g/kg/dia (aproximadamente 2 a 3 ge aminoácidos/kg/dia).
Os requisitos de energia variam, dependendo da idade, estado nutricional e nível decatabolismo do doente. Em média, estes requisitos so entre 60 a 110 kcal/kg/dia.

A dose baseada na ingestão de líquidos e requisitos diários de nitrognio.
Estas ingestáes devem ser ajustadas, de modo a adequar-se ao estado de hidratação dacriança.
Normalmente, a velocidade é aumentada gradualmente durante a primeira hora, semexceder 3 ml por quilograma de peso corporal por hora, e a dose máxima é de 100 ml/kgdo seu peso corporal.

Via de Administração
Oliclinomel deve ser administrado por via intravenosa, através de uma veia central ouperifrica.

Velocidade máxima de perfuso:
Por regra geral, não exceder 3 ml/kg/hora de emulso para perfuso, isto , 0,06 g deaminoácidos, 0,24 g de glucose e 0,06 g de lpidos por kg de peso corporal por hora.

A velocidade de Administração deve ser ajustada para ter em conta a dose fornecida, asCaracterísticas da mistura final a perfundir, o volume diário administrado e a duração daperfuso.

Advertências e Preucações ESPECIAIS DE utilizaçã.

Os distúrbios de equilíbrio de água e electrólitos e distúrbios metabólicos devem sercorrigidos antes de iniciar a perfuso.

Uma vez que este produto não contêm vitaminas ou oligoelementos, quaisquer adiçõesdeste tipo devem ser definidas e os suplementos fornecidos, dependendo destesrequisitos. A osmolaridade da mistura final, após adições, deve ser definida antes da administração.

Deve ter-se especial atenção na administração de Oliclinomel a pacientes comosmolaridade aumentada, insuficincia supra-renal, insuficincia cardíaca ou disfunçãopulmonar.

Devem observar-se condições asspticas rigorosas na inserção ou manuseamento docateter durante a perfuso.

necessária monitorização clínica especfica quando se inicia uma perfuso intravenosa.

Este medicamento contêm óleo de soja que pode, em casos raros, causar reações dehipersensibilidade graves.

A perfuso deve ser interrompida imediatamente, caso se desenvolvam sinais ou sintomasde reação alérgica (como febre, tremor, erupções cutâneas ou dificuldades respiratórias).

necessário monitorizar o equilíbrio de água e electrólitos, a osmolaridade sérica, oequilíbrio ácido/base, a glucose sanguínea e testes da função hepática durante todo otratamento.

necessário verificar regularmente as concentrações de triglicridos séricos e acapacidade do corpo para remover lpidos.

As concentrações de triglicridos séricos não devem exceder 3 mmol/l durante aperfuso. Estas concentrações não devem ser determinadas antes de um perãodo de 3horas de perfuso contínua.

Se se suspeitar de uma anomalia no metabolismo dos lpidos, recomendam-se testesdiários de medição diária dos triglicridos séricos, após um perãodo de 5 a 6 horas semadministrar lpidos. Nos adultos, o soro deve estar transparente menos de 6 horas apósparar a perfuso que contêm a emulso lipódica. A perfuso seguinte só deve seradministrada quando as concentrações de triglicridos séricos regressarem aos valoresnormais.

Adicionalmente, so necessários testes clínicos e laboratoriais, particularmente em casosde:
Doenças do metabolismo de aminoácidos
Insuficincia hepática devido ao risco de desenvolvimento ou agravamento de doençasneurológicas associadas a hiperamonmia
Insuficincia renal, particularmente na presena de hipercaliemia; risco dedesenvolvimento ou agravamento de acidose metabólica e hiperazotemia, se a eliminaçãode desperdcios extra-renais não estiver a ser efectuada
Acidose metabólica (a administração de carbohidratos não recomendada em caso deacidose lctica)
Diabetes mellitus: monitorização das concentrações de glucose, glucosria, cetonria e,se aplicvel, ajuste das doses de insulina
Coagulopatias
Anemia
Hiperlipidemia (devido à presena de lpidos na emulso para perfuso)

A contagem sanguínea e os factores de coagulação devem ser monitorizados maiscuidadosamente durante a administração a longo prazo (vrias semanas).

Precauções especiais em pediatria

A dose deve ser adaptada de acordo com a idade, estado nutricional e doença e, quandonecessário, deve ser dada energia ou proteína adicional por via oral/entárica.

Na administração a crianças com idade superior a 2 anos, É essencial a utilização de umsaco com volume correspondente dose diária.

sempre necessário um suplemento de vitaminas e oligoelementos. Devem ser utilizadasfórmulas peditricas.

InformaçãES PRTICAS SOBRE A PREPAração E O MANUSEAMENTO

Utilizar Oliclinomel apenas se:

o saco não apresentar danosos selos não permanentes estiverem intactosas soluções de aminoácidos e de glucose se apresentarem transparentes, incolores ouligeiramente amareladasa emulso lipódica for homogênea e de aspecto leitoso

Oliclinomel deve estar temperatura ambiente antes de ser utilizado.

Administrar o produto apenas após os selos não permanentes entre os trêscompartimentos terem sido abertos e o conteúdo dos três compartimentos ter sidomisturado como indicado abaixo.

1.
2.
3.

Rasgar a parte de cima para
Rasgar a frente da sobrebolsa Colocar o saco numa
abrir a sobrebolsa.
para revelar o saco de
superfcie horizontal e limpa
Oliclinomel. Eliminar a
com a pega virada para si.
sobrebolsa e a sache doabsorvente de oxignio.

4.
5.
6.

Levantar a rea por onde se
Misturar virando o saco ao
Pendurar o saco. Rodar e
pendura para remover a
contrrio pelo menos 3 vezes. retirar o protector da saída de
solução do saco superior.
A mistura deve ser
Administração. Encaixar
Enrolar firmemente o saco
homogênea, sem evidência de firmemente o espigo (spike).
superior até o selo ficar
separação de fases
aberto (aproximadamente atêmetade).

Após a abertura do saco, o conteúdo deve ser imediatamente utilizado, e nunca deve serarmazenado para perfuso subsequente.

Destina-se a uma única utilização. Todos os produtos não utilizados ou resduos e todosos dispositivos necessários devem ser eliminados.
Não ligar em srie.

Suplementos
Não adicionar outros medicamentos ou substâncias a qualquer um dos três componentesdo saco ou emulso reconstituída, sem confirmar primeiro a respectiva compatibilidadecom a mistura dos três componentes e a estabilidade da preparação resultante (emparticular, a estabilidade da emulso lipódica).
Contudo, Oliclinomel pode ser utilizado por si ou, se necessário, após suplemento comelectrólitos, oligoelementos ou vitaminas.

Podem ser feitas quaisquer adições (incluindo vitaminas) mistura reconstituída (após aabertura dos selos não permanentes e a mistura do conteúdo dos três compartimentos).
Tambm É possível adicionar vitaminas ao compartimento com glucose antes de amistura ser reconstituída (antes da abertura dos selos não permanentes e antes de misturaras soluções e a emulso).

É possível suplementar Oliclinomel com:
Electrólitos: ter em consideração os electrólitos já presentes no saco: foi demonstradauma estabilidade até uma quantidade total de 150 mmol de sódio, 150 mmol de potássio,
5,6 mmol de magnésio e 5 mmol de cálcio por litro da mistura ternria.
Fosfato orgânico: Foi demonstrada estabilidade para adições de até 15 mmol por saco.
Oligoelementos e vitaminas: foi demonstrada estabilidade até dose diária recomendada.
So necessárias fórmulas peditricas para crianças.

As adições devem ser efectuadas sob condições asspticas.

Estas adições so efectuadas no local de injecção utilizando uma agulha:
Preparar o local de injecção,
Perfurar o local de injecção e injectar,
Misturar o conteúdo do saco e os aditivos.

Após adições, a osmolaridade final da mistura deve ser medida antes da administração. Amistura obtida deve ser administrada através de uma linha venosa perifrica ou central,dependendo da osmolaridade final. a administração perifrica de uma emulsohipertúnica pode causar irritação na veia..

interações
Os lpidos contidos nesta emulso podem interferir com os resultados de determinadostestes laboratoriais (por exemplo, bilirrubina, lactato desidrogenase, saturação deoxignio, hemoglobina sanguínea), se a amostra de sangue for tirada antes da eliminaçãodos lpidos (estes so normalmente eliminados após um perãodo de 5 a 6 horas semreceber lpidos).

Incompatibilidades
A emulso para perfuso não deve ser administrada em simultâneo com sangue atravésda mesma tubagem de perfuso, devido à possibilidade de pseudoaglutinação.

Podem produzir-se incompatibilidades, por exemplo, por acidez excessiva (pH baixo) ouconteúdo inadequado de caties bivalentes (Ca2+ e Mg2+), que podem destabilizar aemulso lipódica.

Verifique a compatibilidade com soluções administradas simultaneamente através domesmo conjunto de fornecimento, cateter ou cnula.

PRAZO DE VALIDADE

2 anos excepto em caso de danos na sobrebolsa.

Recomenda-se a utilização do medicamento imediatamente após os selos nãopermanentes entre os 3 compartimentos terem sido abertos. Contudo, a emulsoreconstituída demonstrou estabilidade durante um máximo de 7 dias entre +2o e +8oC,seguido por um máximo de 48 h a temperaturas não superiores a + 25oC.

Após a adição de suplementos (electrólitos, oligoelementos, vitaminas) de Oliclinomelreconstituído, (ver secção anterior), demonstrou-se estabilidade fsica e química durante 7dias a 2 a 8C seguido por 48 horas abaixo dos 25ºC. De um ponto de vistamicrobiológico, qualquer mistura deve ser utilizada imediatamente. Se não for utilizadaimediatamente, os tempos e condições de armazenamento antes da utilização so daresponsabilidade do utilizador e não devem ultrapassar as 24 horas entre 2C e 8C, amenos que os suplementos tenham sido adicionados em condições asspticas controladase validadas.

Curso Master O Cara da Foto