Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Nupercainal - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Cloridrato de Cinchocaina.

Classe terapêutica : Anestesicos Topicos.

Apresentação : Pomada anestásica. tubo com 20g (peso líquido)

Indicação : Como anestásico para o alívio da dor e prurido devido a: hemorróidas; fissuras anais; ferroadas ou picadas de insetos; queimaduras solares e queimaduras leves de outros tipos;
prudido senil e prurido vulvar.

Efeito Colateral : Podem ocorrer, em casos isolados, reações alérgicas sob forma de dermatite de contato.

Contra indicação : Hipersensibilidade conhecida à substância ativa, e/ou a outros anestásicos locais do grupo amédico.

Precauções : A Princípio, o produto não deve ser usado continuamente por tempo prolongado e/ou em grandes reas, uma vez que não pode ser excluída a possibilidade da absorção da substância ativa aumentar efeitos sistêmicos indesejados. Isto se aplica particularmente a pacientes portadores de epilepsia, distúrbios de condução cardíaca e lesões hepáticas. Devem ser tomados os devidos cuidados para que se respeite as dosagens máximas para dose única e diária, como descrito no tem Posologia.
Não usar o produto nos olhos ou em regiões próximas.
Quando usado em mucosas, a pomada deve ser aplicada suavemente e na menor dose possível.
Desde que observadas as precauções acima, a pomada tem uma boa tolerabilidade.

Fórmula :

Cada grama de pomada contêm: 11mg de cloridrato de cinchocaina (correspondente a 10mg de cinchocaina base); excipiente q.s.p. 1g

Farmacocinética :

Nupercainal permite a aplicação tópica por vrias vias, entretanto, provável que as mucosas ofeream menor resistância é absorção da cinchocana. Durante a aplicação retal de Nupercainal pomada (1%), na dose média de 23mg de cloridrato de cinchocaina 3 vezes ao dia, foram registradas concentrações séricas médias no "Steady-State" de 49 ng/ml, no 3 dia de tratamento após doses únicas. Os picos máximos de concentrações foram observados entre 3 e 8 horas.
A meia-vida de eliminação sérica da cinchocaina, determinada em teste controle com pacientes recebendo doses orais únicas de 5 e 10mg, chegou a aproximadamente 12 horas. As concentrações dos picos observados entre 2 e 3 horas após Administração destas doses foram de 8 a 23 ng/ml e de 13 a 26 ng/ml, respectivamente.

Farmacodinâmica

Quando aplicada adequadamente sobre a pele (vide Posologia), a substância ativa penetra nas fibras nervosas sensoriais, bloqueando-as reversivelmente e exercendo assim um rpido e prolongado efeito anestásico. O incio de ação ocorre em 15 minutos e a duração da ação de 2 a 4 horas.

Gravidez e Lactação

Com base em dados disponíveis na literatura, aparentemente a aplicação tópica de anestásicos locais durante a gravidez não causa aumento de risco para o embrio. Geralmente aceita-se que, quando aplicados em doses terapêuticas, os anestásicos locais passam para o leite materno, mas improvável que exeram algum efeito adverso sobre a criança.

Informação ao Paciente

O produto deve ser guardado em local fresco. O prazo de validade está impresso no cartucho. Não utilize o produto após a data de validade. O produto faz efeito 15 minutos após a aplicação .
Procure seu médico caso estiver grávida ou se ocorrer gravidez durante o tratamento.
Nupercainal deve ser aplicado levemente sobre o local afetado, conforme posologia e modo de usar indicado.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Contra-indicações: alergia conhecida cinchocana ou a outros anestásicos locais.
Precauções: não se deve usar o produto continuamente por tempo prolongado ou em grandes reas da pele. A quantidade máxima que o paciente pode usar numa aplicação metade do conteúdo de um tubo por aplicação . Não se deve usar mais do que o conteúdo de um tubo e meio por dia em adultos e metade do conteúdo de um tubo por dia em crianças.
Não usar a pomada nos olhos e nem em regiões próximas.
Quando usada sobre pele mais fina, a pomada deve ser aplicada suavemente e na menor quantidade possível.
Seguindo-se corretamente as instruções, a pomada é bem tolerada.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAção médica.

Interação Medicamentosa :

Durante o uso tópico não foram observadas Interações Medicamentosas:.

Posologia e Modo de Usar

A pomada deve ser aplicada 1 a 3 vezes ao dia. A quantidade aplicada não deve exceder 10 a 15g por aplicação (aproximadamente 2/3 do tubo). A dose máxima diária deve estar limitada a 30g (aproximadamente um tubo e meio) para adultos e a 7g (aproximadamente meio tubo) para crianças. A quantidade de Nupercainal a ser usada depender da rea a ser tratada e da intensidade do prurido ou da dor. Nas mucosas, a pomada deve ser aplicada na menor dose terapeuticamente efetiva. Em casos de tratamento de afecções mucosas ou cutâneas dolorosas ou inflamatórias, a pomada deve ser espalhada suavemente e cuidadosamente. Se a pele estiver intacta e se for necessário um efeito em profundidade, aconselha-se friccionar a pomada sobre a pele. há pouca probabilidade de irritação local.

Superdosagem :

Sinais e sintomas: Nupercainal é apresentado somente sob forma tópica, entretanto, pode ocorrer, principalmente em crianças, intoxicação aguda, devido à ingestão acidental da pomada. O quadro clínico de intoxicação aguda grave por Nupercainal se caracteriza principalmente por sinais de estimulação ou depresso do sistema nervoso central. Os possveis sinais e sintomas so: hiperventilação ou hipoventilação levando possivelmente é apnia, arritmias cardíacas, hipotenso, choque, estado de excitação, tremor, contrações musculares, convulso, comprometimento da conscincia chegando a estados comatosos, náuseas e vômitos.
Tratamento: Em caso de intoxicação em crianças, o médico precisa ser avisado rapidamente. Via de regra, o prognstico depende decisivamente de lavagem gástrica o mais rpido possível. Para este proPósito, a internação hospitalar em terapia intensiva é a melhor solução.
Não há antídoto específico.

Fabricante :

Novartis Biocincias S.A.

Remédios da mesma Classe terapêutica

Lidopass, Otolide

Remédios que contêm o mesmo Princípio Ativo

Proctyl

Classes Terapeuticas : Anestesicos Topicos
Princípios Ativos: Cloridrato de Cinchocana

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular