Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Notuss - bula

Bula medicamento contra tosse que age bloqueando os receptores da tosse, indicado para o alívio dos sintomas gripais provenientes do próprio quadro gripal.

Princípio ativo : cloridrato de d-pseudoefedrina, difenidramina, dropropizina e paracetamol. uso adulto e pediátrico.

Classe terapêutica : analgésicos.

Apresentação :

adulto, cada ml contêm:
paracetamol 50 mg
cloridrato de difenidramina 3 mg
cloridrato de d-pseudoefedrina 3 mg
dropropizina 3 mg

pediátrico, cada ml contêm:
paracetamol . 12 mg
cloridrato de difenidramina 1,5 mg
cloridrato de d-pseudoefedrina 1,5 mg
dropropizina 1,5 mg

Indicação : é indicado para o alívio dos sintomas da gripe e resfriado, proporcionando uma sensação de bem-estar. desobstrui o nariz, permitindo assim que o paciente respire livremente; acalma a tosse; alivia os espirros e a sensação de irritação da garganta; alivia a dor de cabeça e as dores do corpo sem utilizar aspirina; diminui a dor de garganta e abaixa a febre.

Efeito colateral :

Nas doses recomendadas, podem ocorrer sonolência e distúrbios gastrintestinais leves. doses muito altas podem acarretar nervosismo, tontura ou insônia.

Embora a vasoconstrição produzida por descongestionantes orais no aumente a presso sanguínea, indivíduos predispostos podem desenvolver hipertenso. da mesma forma, pode ocorrer estimulação cardíaca e arritmias em pacientes predispostos. em pacientes com intolerância glicose ou diabetes tipo i, a administração de simpatomimáticos pode aumentar o nível sanguíneo da glicose. pacientes com hipertenso, hipertireoidismo, diabetes mellitus ou doenças cardíacas isquêmicas somente devem fazer uso de notuss sob orientação médica.

Modo de usar :

Adultos e crianças acima de 12 anos: 1 1/2 copo medida (15 ml) de 12 em 12 horas.
notuss pediátrico:
Crianças de 2 a 6 anos: 1/4 copo medida (2,5 ml), 3 a 4 vezes ao dia.
Crianças de 6 a 12 anos: 1/2 copo medida (5 ml), 3 a 4 vezes ao dia.

Contra indicação ;

Hipersensibilidade conhecida a Qualquer um dos componentes da fórmula.
Contra indicado em hipertenso, doença cardíaca, diabetes ou distúrbios da tiroide, exceto Quando For indicação médica. pacientes com hipertrofia prostática e glaucoma no devem Fazer uso de notuss.
Pacientes em terapia com inibidores da mão (monoaminoxidases) no devem tomar notuss, por risco de crise hipertensiva. deve-se esperar 14 dias após o término da terapia com inibidores da mão antes de iniciar o uso de notuss.
Notuss adulto, no deve ser administrado a crianças com menos de 12 anos de idade, uma vez Que a segurança e a eficácia do produto no Foram bem estabelecidas.

precauções :

Mantenha esse e todos os outros medicamentos Fora do alcance das crianças.
Não exceda as doses recomendadas, sob risco de ocorrência de nervosismo, tontura ou insônia. se os sintomas no apresentarem melhora após 3 dias de uso, ou se houver Febre alta, consulte o médico antes de continuar o uso.
O produto pode causar sonolência, por isso no dirija ou opere máquinas enquanto estiver tomando este medicamento.
pacientes recebendo dissulfiram no deve tomar notuss.
Não use por mais de 10 dias.
Em caso de gravidez ou lactação, consulte o médico antes de usar o produto.
no tome este medicamento em concomitância com anti-hipertensivos, antidepressivos inibidores da mão, barbitúricos e outros depressores do sistema nervoso central, exceto por ordem médica.
no tome bebidas alcoólicas durante o tratamento com notuss.

modo de usar :

Adulto: adultos e crianças acima de 12 anos: 1 1/2 copo medida (15 ml) de 12 em 12 horas.

Pediátrico:

crianças de 2 a 6 anos: 1/4 copo medida (2,5 ml), 3 a 4 vezes ao dia.

crianças de 6 a 12 anos: 1/2 copo medida (5 ml), 3 a 4 vezes ao dia.

Conduta na superdosagem

No caso de superdosagem acidental, recomenda-se seguir os procedimentos usuais, ou seja, lavagem gástrica, tratamento de apoio e observação cuidadosa.

Informação técnica

O paracetamol é um analgésico e antitêrmico cujos efeitos farmacológicos só bastante difundidos. constitui-se no mais importante derivado acetaminofenlico, pela baixa toxicidade em relação aos outros componentes de seu grupo, como também em relação aos pirazolúnicos e salicélicos. sobre estes últimas, apresenta a vantagem de ser menos irritante gástrico e de desencadear menos reações de hipersensibilidade. é o substituto ideal para os pacientes alérgicos aos salicilatos.

O cloridrato de difenidramina é um anti-histamínico e antitussígeno seguro e eficaz. sua ação anticolinérgica diminui a secreção mucosa, aliviando a rinorria. resultados de estudos clínicos indicam que o cloridrato de difenidramina reduz significantemente a tosse em pacientes com tosse crônica. Seu efeito antitussígeno deve-se a um mecanismo central envolvendo o centro da tosse. uma ação periférica pode contribuir para sua efetividade, mas só necessários mais estudos para estabelecer este ponto.

O cloridrato de d-pseudoefedrina é um vasoconstritor eficaz. tem ação vasopressora menor que a efedrina e causa pouca estimulação do sistema nervoso central. a administração oral da d-pseudoefedrina distribui a droga pela circulação sistêmica, atingindo o leito vascular da mucosa nasal. Os descongestionantes orais tem a vantagem de uma maior duração do efeito em comparação a certas preparações de uso tópico. Além disso, não foram associados com congestão reflexa ou rinite medicamentosa, devido ao grau menor de vasoconstrição e da ausência de irritação local causada pela droga.

O cloridrato de d-pseudoefedrina foi considerado efetivo como descongestionante oral pelo Fda.
A dropropizina é um antitussígeno de ação predominantemente periférica, que age por inibição do arco reflexo, da tosse, através da redução da excitabilidade dos receptores traqueobrônquicos. desta forma, é um sedativo da tosse com ação miorrelaxante brônquica, produzindo melhora na ventilação pulmonar.

Informação ao paciente

o produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, sob temperatura não superior a 25ºc, ao abrigo da luz, calor e umidade, apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação . não devem ser utilizados produtos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízo saúde.

É conveniente que o médico seja avisado caso ocorra gravidez durante ou imediatamente após o tratamento.

Todo medicamento deve ser mantido Fora do alcance das crianças

Pacientes devem ser instruídos a informar seu médico caso estejam tomando ou venham tomar quaisquer outras drogas ou álcool.

Os pacientes tomando notuss devem ser advertidos para não operarem máquinas ou veículos motorizados que requeiram concentração, até constatar que sua performance não foi afetada.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico.

Pode ser perigoso para sua saúde.

Interação medicamentosa :

Pode haver aumento do efeito sedativo de drogas depressoras do sistema nervoso central, incluindo barbitúricos, hipnóticos, analgésicos narcóticos, sedativos e tranquilizantes.

Fabricante :

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Endereço: Rodovia Presidente Dutra, Km 222,2, s/n - Porto da Igreja, Guarulhos - SP, 07034-904
Telefone:(11) 2608-6000
CNPJ 60.659.463/0001-91
Indústria Brasileira
SAC: 0800 701 6900

medicamentos do mesmo fabricante :

artrosil, bio sel, biofenac di, biofenac lp, caladryl, candizol 150 mg, candoral, cefalium, cefaliv, colpistatin, combiron, deprax 20 mg, deprozol, derso tcc, eritrex a, eritrex, Famox, Femme, Flogene, gastrium, hipress, iskemil 6 mg, leucogen, mionevrix, notuss, novacort, novamox 2x, novamox, novatrex, ponstan 500 mg, postinor 2, redupres.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. o sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios as embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. a capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.