Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Norvir - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : deritonavir

Apresentação : Embalagens com 1 frasco contendo 240 ml. Inclui copo-medida para administração oral; embalagens com 2 frascos contendo 84 cápsulas cada.

Indicação : Indicado isoladamente ou combinado com anlogos de nucleosdeos no tratamento de pacientes adultos infectados pelo HIV, quando uma terapia anti-retroviral for indicada. O tratamento anti-retroviral pode estar baseado em sinais clínicos ou imunológicos de progresso da doença.

Modo de Usar :

Norvir (solução oral e cápsulas) é administrado oralmente, com ou sem alimentação. A dose recomendada de Norvir Solução Oral 600 mg (7,5 ml) 2 vezes por dia. A dose recomendada de Norvir Cápsulas 600 mg (6 cápsulas) 2 vezes por dia. O sabor amargo da formulação líquida pode ser reduzido misturando-a com leite com achocolatados, Advera ou Ensure. O copo-medida de ritonavir solução oral deve ser lavado imediatamente com água quente a detergente logo após o uso. A limpeza imediata retira resduos de medicação . O copo-medida deve estar seco antes de ser usado. Atualmente não existem dados para determinar a posologia em pacientes com função renal comprometida. Porêm, pelo fato da ritonavir ligar-se em alto grau s proteínas séricas improvável que ele seja retirado pela hemodilise ou dilise peritoneal. Atualmente não existem dados para determinar a posologia em pacientes com função hepática comprometida. Superdosagem: a experiência de superdosagem aguda com ritonavir limitada. Um paciente em um ensaio clínico tomou 1500 mg/dia de ritonavir durante 2 dias e apresentou parestesias que regrediram depois que a dose foi reduzida. Ritonavir tem baixa ordem de toxicidade aguda quando administrado oralmente. Não há antídoto específico para ritonavir. O tratamento da superdosagem com ritonavir deve consistir de medidas gerais de suporte, incluindo monitoração de sinais vitais e observação do estado clínico do paciente. ProPóe-se que o tratamento de superdosagem também inclua lavagem gástrica e Administração de carvo ativado. Ritonavir extensamente metabolizado pelo fgado e ligado s proteínas plasmáticas; portanto, a dilise provavelmente não seja benfica na remoção significativa da medicação .

Contra-Indicações:

Em pacientes com conhecida hipersensibilidade ao ritonavir ou a quaisquer componentes da fórmula. Estudos in vitro tem mostrado que ritonavir é um potente inibidor de vrias biotransformações mediadas pelo citocromo P450. Baseado principalmente em revises da literatura, presume-se que ritonavir produza importantes aumentos das concentrações séricas das seguintes medicações: amiodarona, astemizol, bepridil, bupropion, cisaprida, clozapina, encainida, flecainida, meperidina, piroxicam, propafenona, propoxifeno, quinidina, rifabutin e terfenadina. Estes agentes tem riscos reconhecidos de arritmias, anormalidades hematológicas, convulsões ou de outros efeitos adversos graves potenciais. Estas medicações não devem ser co-administradas com ritonavir. Ritonavir provavelmente produz também importantes aumentos dos seguintes sedativos e hipnéticos altamente metabolizados: alprazolam, clorazepato, diazepam, flurazepam, midazolam, triazolam, estazolam e zolpiden. Devido ao risco potencial da extrema sedação e depresso respiratéria destes agentes, eles não devem ser co-administrados com ritonavir.

Precauções :

Ritonavir metabolizado e eliminado pelo fgado. Portanto, deve-se ter cuidado na administração da medicação a pacientes com distúrbios hepáticos. Uso na amamentação: desconhece-se se o ritonavir excretado no leite humano. já que vrias medicações so excretadas no leite humano, e já que desconhecem-se os efeitos de ritonavir no crescimento das crianças, o produto somente deve ser administrado a uma mulher que esteja amamentando quando, na opinio do médico, os benefícios potenciais justificarem os possveis riscos. Uso em crianças e lactentes: a segurança e a eficácia do uso de ritonavir em crianças menores de 12 anos de idade não foi ainda estabelecida. Portanto, deve-se usar ritonavir em crianças menores de 12 anos s quando, na opinio do médico, os benefícios potenciais justificarem os possveis riscos. Gravidez: não existem, porêm, ensaios adequados e bem controlados em mulheres grávidas. Esta droga deve ser usada quando, na opinio do médico, os benefícios potenciais justificarem os possveis riscos para a me. - Interações Medicamentosas:: ritonavir tem uma alta afinidade por vrias isoformas do citocromo P450 (CYP). Por ordem de importncia elas so: CYA3A4 > CYP2D6 > CYP2C9. Em aditamento às medicações indicadas em contra-indicações, as seguintes medicações ou classes de medicações so conhecidas ou suspeitas de serem metabolizadas por estas mesmas isozimas do citocromo P450: imunossupressores (ex.: ciclosporina, tacrolimus), antibióticos macrolídeos (ex.: eritromicina), Vários corticóides (ex.: dexametasona, prednisolona), outros inibidores da protease do HIV, Anti-histamínicos não sedativos (ex.: loratadina), antagonistas do canal célcico (ex.: nifedipina, verapamil, nicardipina), Vários antidepressivos tricclicos (ex.: desipramina, imipramina, amitriptilina, nortriptilina), outros antidepressivos (ex.: fluxetina, paroxetina, setralina), neurolpticos (ex.: haloperidol, risperidona, tioridazina), carbamazepina, warfarina e tolbutamida. devido à probabilidade de aumento significativo dos níveis séricos destas drogas, elas não devem ser usadas concomitantemente com ritonavir sem avaliação dos riscos e benefícios potenciais.

 

Fórmula :

Cada ml de solução oral contêm 80 mg deritonavir dissolvidos em álcool etlico, água de castor polioxil 35 e propilenoglicol. Outros ingredientes incluem sacarina sódica, ácido cítrico anidro para ajuste do pH, óleo de hortel-pimenta, sabor de caramelo e corante amarelo FD&C n 6 (E 110). Cada cápsula contêm 100 mg de ritonavir dissolvidos em álcool etlico, óleo de castor polioxil 35 e propilenoglicol. Outros ingredientes incluem glicerdeos poliglicolizados saturados, triglicerdeos de cadeia média e ácido cítrico.

Fabricante :

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.

Endereço: Estrada dos Bandeirantes, 2400 - Taquara, Rio de Janeiro - RJ, 22710-907

Medicamentos do mesmo fabricante :

Bufedil, Cetiva AE, Depakote, Ensure Pó, Etrane, Gentaplus, Iberol, Isomil, Klaricid UD, Klaricid, Leutrol, Lupron sc, Magnopyrol, Metiocolin b12, Noctal, Norvir, Ogastro, Pantomicina, Pedialyte 45 pó, Pedialyte 45, Pedialyte 90 pó, Pedialyte 90, Pedialyte, Quelicin, Selsun Azul, Selsun Ouro, Sevorane, Siliver, Sobrepin, Solvobil


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular