Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Norden - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Ácido Ascorbico, Ácido Folico, Cianocobalamina, Citrato de Colina, Cloridrato de Piridoxina e Cloridr.

Classe terapêutica : Antianemicos

Apresentação : Frascos com 30 drágeas.

Indicação : NORDEN drágeas é indicado para a profilaxia e tratamento das anemias ferroprivas, especialmente nos casos de gravidez. puerPório e lactação. Nos perãodos de convalescença e nos estados de desnutrição, bem como uma fonte de suplementação adicional de algumas vitaminas essenciais nutrição humana, como o ácido ascórbico, ácido fólico e as vitaminas do complexo B.

Efeito Colateral :

A Ocorrência de efeitos colaterais devido ao uso de NORDEN drágeas muito improvável. Contudo, ocasionalmente, poderão ocorrer mínimas Incidências de intolerância ao ferro, como diarreia, náusea, vômito e constipação intestinal, as quais geralmente regridem com a adequação posológica.

Modo de Usar :

1 a 2 drágeas, diariamente, durante ou após as refeições.

Contra indicação :

NORDEN drágeas É contra indicado para pacientes portadores de sensibilidade ferroterapia oral; anemia perniciosa; siderose.


AKZO NOBEL Ltda. Diviso Organon.

Fórmula :

Cada drágea contêm: Fumarato ferroso (equivalente a 165 mg de ferro elementar) 500 mg; ácido ascórbico 300 mg; ácido fólico 2 mg; Cloridrato de tiamina 8 mg; Riboflavina 2 mg; Cloridrato de piridoxina 8 mg; Cianocobalamina 30 mcg; Monocloridrato de L-lisina 60 mg; Pantotenato de cálcio 12 mg; Citrato de colina 60 mg; inositol 60 mg.

Informaçães Técnicas

NORDEN drágeas é um hematénico plurivitamúnico que apresenta em sua formulação ferro na forma de fumarato, associado vitamina C e as vitaminas do complexo B. O fumarato ferroso fornece os ons de ferro necessários formação eritrocitéria. A vitamina C, na dose diária de 300 mg, aumenta a absorção intestinal do fumarato ferroso em quase 50%. As vitaminas do complexo B participam em diversos processos metabólicos do organismo como dos glicdios, liPódios e proteínas, assim como no processo de regeneração celular. A vitamina B12 e o ácido fólico, em particular, desempenham um papel essencial na regeneração eritrocitéria, produzindo incremento dos reticulcitos circulantes, aumento de glbulos vermelhos e da hemoglobina. A lisina atua como um orexgeno e a colina e o inositol completam a fórmula com sua ação lipotrófica.

Interação Medicamentosa :

A absorção do ferro inibida pelo uso concomitante de trissilicato de magnésio e de antiácidos que contenham carbonato. Fenitona, metotrexato e pirimetamina podem interferir com a absorção do ácido fólico. O fumarato ferroso poderá interferir com a absorção das tetraciclinas, quando administrado concomitantemente. Neomicina e colchicina podem prejudicar a absorção da cianocobalamina (vitamina B12). Os efeitos antiparkinsonianos da levodopa poderão ser minimizados quando da administração simultânea de piridoxina (vitamina B6).

Precauções e Advertências

NORDEN drágeas Deverá ser usado cautelosamente em pacientes com antecedentes de doenças cloridropépticas. Preparados contendo ácido fólico, quando administrados diariamente e por perãodos prolongados, poderão mascarar quadros de anemia perniciosa, nos quais a remisso hematológica poderá ocorrer enquanto as manifestações neurológicas permanecem progressivas.

Superdosagem :

Os sinais que caracterizam uma superdosagem de ferro so aumento da permeabilidade capilar, redução do volume plasmático e aumento do dbito cardíaco. Nesses casos, deve-se induzir o vômito e, se necessário, realizar lavagem gástrica. Adicionalmente, recomenda-se a administração de laxantes para acelerar o trnsito gastrintestinal do ferro,

Fabricante :

Akzo Nobel Brasil Ltda.

Rodovia Raposo Tavares km 18,5 S/N Bloco 51
Jardim Arpoador
CEP:05577-300
São Paulo - SP - Brasil
T + 55 11 2109-1100
F + 55 11 2109-1132
Website: www.akzonobel.com/br

Medicamentos do mesmo fabricante :

Androxon, Cotazym F, Dilena, Durateston 250, Durateston, Estandron P, Exluton, Fludilat, Ginedak, Ginestatin, Ginosutin M, Ginosutin, Humegon, Lipofacton, Microdiol, Norden, Orageston, Ormigrein, Ovestrion, Pavulon, Riselle, Sandrena, Styptanon


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.