Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Nix - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Permetrina a 1% p/p

Apresentação : Nix apresenta-se como um líquido de aspecto cremoso e de cor alperce. Cada frasco contêm 59 ml de creme.

Indicação :

NIX Creme É um agente antiparasitório que contêm permetrina a 1% p/p.

Nix Creme é indicado no tratamento de infestações por piolho capilar (Pediculus Humanus var. capitis)

ANTES DE UTILIZAR NlX

Não utilize Nix:

Se sofre de alergia (hipersensibilidade) ao permetrina, a outras substâncias da mesma famlia da permetrina ou a qualquer outro componente de Nix.

NIX Creme não irritante para os olhos, mas a sua aplicação deve ser feita com cuidado. Se houver, acidentalmente, qualquer contacto com os olhos, lave-os imediatamente com muita água.

Tome especial cuidado com Nix:

O efeito de NIX Creme sobre os produtos artificiais de pintura e ondulação do cabelo ainda não foi formalmente estudado. Apesar de as queixas serem extremamente raras, aconselha-se a aplicação inicial de NIX Creme numa madeixa do cabelo (por exemplo, nas pontas de alguns fios de cabelo) antes de ser aplicado sobre todo o cabelo.

NIX Creme pode ser utilizado normalmente por asmáticos, desde que não tenham tido problemas com a sua aplicação .

Utilizar Nix com outros medicamentos:

Não so conhecidas interações entre o Nix e outros medicamentos.

Gravidez e aleitamento

Gravidez: Não se efetuaram estudos em mulheres grávidas. Tal como acontece com a maioria dos medicamentos, NIX Creme não deve ser aplicado durante a gravidez a não ser quando o potencial benefício do tratamento para a me excede o risco possível para o feto em desenvolvimento.

Aleitamento: Não se sabe se o permetrina excretado no leite humano. Embora se pense que a quantidade possivelmente excretada não represente qualquer risco para o lactente, deve ser considerada a suspenso do tratamento durante o aleitamento ou a interrupção temporria do aleitamento.

Crianças e idosos

Crianças: NIX Creme não deve ser aplicado em crianças com menos de 6 meses, a não ser sob indicação expressa do médico.

Idosos: Os mesmos efeitos que nos adultos

Modo de Usar :

Nix

Para aplicação tópica única. Agite bem o frasco antes de usar.

O conteúdo de um frasco suficiente para um cabelo de grossura normal e comprimento até aos ombros. Pode aplicar uma quantidade maior, mas não provável ter de usar mais de 2 frascos numa única aplicação .

Adultos, idosos e crianças com mais de 6 meses de idade:

Na maioria dos casos, uma única aplicação suficiente para eliminar os piolhos capilares e para dar protecção durante duas semanas. O tratamento pode ser repetido 7 a 10 dias depois.

Obs. após o tratamento, os piolhos podem continuar a mexer-se/contorcer-se durante 24 horas. Isto , geralmente, um sinal da paralisia induzida por NIX Creme e não um sinal de ineficácia do tratamento.

Se utilizar Nix mais do que deveria:

Não há registos de sobredosagem com NIX Creme. Contudo, extremamente improvável que, mesmo quando mal utilizado ou aplicado em excesso, NIX Creme produza efeitos txicos clinicamente importantes. Os sintomas e sinais mais prováveis so reações de tipo alérgico. O tratamento deve ser sintomático.

No caso de uma criança ingerir, acidentalmente, o conteúdo do frasco de NIX Creme, poderá ocorrer intoxicação alcolica. Chame imediatamente o servio de emergência já que o tratamento semelhante ao da intoxicação alcolica, incluindo uma lavagem gástrica nas duas horas seguintes ingestão. Posteriormente, a lavagem gástrica poderá ser de pouca utilidade.

Efeitos secundários possveis

Como os demais medicamentos, Nix pode causar efeitos secundários em algumas pessoas.

Os efeitos secundários so raros, leves e passageiros. NIX Creme geralmente bem tolerado, e o seu potencial para reações dermatológicas baixo. Descreveu-se em alguns casos eritema, erupções cutâneas e/ou irritação (ardor/picadas ou comicháo) após a aplicação de NIX Creme.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Como conserservar Nix

Manter fora do alcance e da vista das crianças. Conservar a temperatura inferior a 25ºC. Proteger da luz. Não utilize Nix após o prazo de validade impresso no frasco.

Outras informações

Qual a composição de Nix

A substância ativa de Nix é a permetrina.

Os outros componentes so: álcool isoproPólico, cloreto de estearalcnio, álcool cetlico, Ceteth-10, hidroxietilcelulose, gelatina, metilparabeno, blsamo de Tol, perfume, propilparabeno, propilenoglicol, Amarelo Sunset (E110), ácido cítrico anidro, água purificada.

 

Fabricante :

Chefaro Portuguesa Distribuição de Produtos farmacêuticos, Unipessoal Lda.

Av. Tomaz Ribeiro, 43

Ed. Neopark, Bloco 1 4é a

2795-574 Carnaxide Portugal

Este folheto foi aprovado pela última vez em Janeiro 2006.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular