Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Nitradisc - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Nitroglicerina Percutanea (discos Adesivos).

Classe terapêutica : Vasodilatadores.

Apresentação : Adesivo transdrmico - caixas contendo 8 discos de Nitradisc 5 ou Nitradisc 10.

Indicação : Prevenção e tratamento da angina pectoris decorrente de doença coronariana.

Efeito Colateral :

cefaleia transitéria é o efeito colateral mais comum, especialmente quando so utilizadas doses maiores, e deve ser tratada com Analgésicos comuns durante a terapêutica com Nitradisc. Não havendo melhora, a dosagem de nitroglicerina Deverá ser reduzida ou o uso do produto descontinuado. reações adversas relatadas com menor frequência incluem hipotenso, aumento da frequência cardíaca, desmaios, tonturas, rubor, náuseas, vômitos e dermatites. Com exceção da dermatite, estes sintomas so atribuveis aos efeitos farmacológicos da nitroglicerina mas também podem ser devidos ao excesso de dosagem. Se persistirem, a posologia do Nitradisc deve ser reduzida ou o uso do produto descontinuado.

Modo de Usar :

O adesivo Nitradisc deve ser aplicado uma vez ao dia. Para utilizar o Nitradisc, siga as instruções para uso. Nitradisc deve ser aplicado a uma regio intacta da pele, sem Pólos e num local de pouca movimentação. Não deve ser aplicado em partes distais das extremidades. O peito e a face interna da parte superior do brao so os locais mais recomendados. Se necessário, estas reas devem ser depiladas. O local de aplicação deve ser mudado ligeiramente a cada vez a fim de evitar irritação indevida da pele. Na improvável eventualidade do adesivo afrouxar-se ou desprender-se durante o dia, um novo Nitradisc Deverá ser aplicado. Embora alguns estudos clínicos bem controlados utilizando testes de tolerância ao exercício tenham mostrado manutenção da eficácia quando os discos so usados continuamente, a grande maioria destes ensaios clínicos, tem evidenciado o desenvolvimento de tolerância (isto , perda do efeito) quando o disco é utilizado continuamente nas 24 horas. O ajuste da dose, mesmo a níveis maiores que os habitualmente utilizados, não restauram a eficácia. No entanto, horrios de Administração intermitente podem vencer este efeito. Embora o intervalo mínimo livre de nitrato não tenha sido definido, estudos mostram que um perãodo de 10 a 12 horas é o suficiente. O horrio de uso do Nitradisc deve incluir um perãodo de utilização diária do disco de 12 a 14 horas e um perãodo diário de retirada do mesmo de 10 a 12 horas. A posologia tima deve ser selecionada com base na resposta clínica, nos efeitos colaterais e nos efeitos sobre a presso arterial e frequência cardíaca. Recomenda-se que a terapêutica deva ser iniciada com Nitradisc 5 (5 mg/24 horas) enquanto que o Nitradisc 10 (10 mg/24 horas) Deverá ser utilizado quando se desejar uma resposta mais acentuada. Se necessário, mais de um disco poderá ser aplicado. - Superdosagem: hipotenso, aumento da frequência cardíaca, desmaios, tonturas, náuseas e vômitos so sintomas atribuveis aos efeitos farmacológicos da nitroglicerina, mas podem ser sintomas de excesso de dosagem. Se estes sintomas persistirem, a dose de Nitradisc deve ser reduzida ou o uso do produto descontinuado. Em casos severos recomenda-se a tomada de medidas terapêuticas para facilitar o retorno venoso, Além da monitorização clínica e hemodinâmica habitual.

Contra indicação :

Pacientes com intolerância aos nitratos orgânicos, presso intra-ocular aumentada, hipertenso intracraniana ou anemia severa.

Precauções :

Em pacientes com infarto agudo do miocárdio ou insuficincia cardíaca congestiva, Nitradisc deve ser utilizado sob cuidadosa monitorização clínica e/ou hemodinâmica. Devido ao potencial efeito de dependência aos nitratos, o tratamento de pacientes anginosos com Nitradisc não deve ser descontinuado abruptamente. Tanto a dosagem quanto a frequência da aplicação devem ser reduzidas gradativamente num perãodo de 4 a 6 semanas para prevenir eventuais reações de privação após sua retirada. Nitradisc não se destina ao alívio imediato das crises anginosas. Para este fim, o uso ocasional de preparações sublinguais poderá ser necessário. Com o uso prolongado dos nitratos pode haver desenvolvimento de tolerância. Sintomas de hipotenso como desmaios, fraqueza, tontura ou hipotenso ortostática podem ser devidos ao excesso de dosagem. Neste caso, a dose deve ser diminuída ou o uso do produto descontinuado. Gravidez: não se sabe se a nitroglicerina pode causar algum dano fetal quando administrada a mulheres grávidas ou se ela pode afetar sua capacidade reprodutora. A nitroglicerina só deve ser administrada a mulheres grávidas se os benefícios forem claramente superiores aos riscos. Lactação: não se sabe se a nitroglicerina excretada pelo leite materno. Como muitas drogas so excretadas por esta via, os benefícios da terapêutica devem ser avaliados contra os riscos potenciais. - Interações Medicamentosas:: a potencialização do efeito hipotensor de Nitradisc pode ocorrer com o uso simultâneo dos antidepressivos tricclicos e de álcool. Alguns estudos indicam que antiinflamatórios não hormonais (como a indometacina) podem reduzir o efeito da nitroglicerina.

Fórmula :

Nitradisc 5: total de nitroglicerina no disco16 mg; droga ativa liberada 5 mg/24 horas. Nitradisc 10: total de nitroglicerina no disco 32 mg; droga ativa liberada: 10 mg/24 horas. Excipientes: polietilenoglicol 400, água purificada, palmitato de isopropila, elastêmero Dow corning MD x 4 - 4210, óleo mineral, água esterilizante elastêmero, dióxido de silício coloidal.

Fabricante :

Monsanto do Brasil Ltda.

Av. Presidente Vargas, 2001
Sala 114
Ribeirão Preto - São Paulo

Andriodemo, Cronovera, Diclofen, Diltizem ap, Filinasma, Gino pletil, Gyno zalain, Hebrin, Helmiben nf, Herpex, Kabikinase, Maxaquin, Naxogin 500, Nitradisc, Olbetam, Quemicetina, Rehidrat 50, Sirben, Vodol pó, Vodol


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.