Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

NiQuitin- CQ - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Nicotina

Apresentação : CQ 2mg / 4 mg - Gomas para mascar medicamentosas - Gomas com sabor a menta

Indicação :

As gomas NiQuitin CQ so um adjuvante na suspenso do hábito de fumar. Contêm resina de nicotina que, quando mastigada, liberta lentamente nicotina que é absorvida pelos tecidos da boca. Este tipo de nicotina alivia alguns dos sintomas desagradveis, tais como a sensação de estar doente ou irritvel, que os fumadores sentem frequentemente quando tentam deixar de fumar. A goma pode também reduzir o desejo intenso de fumar fornecendo ao organismo alguma da nicotina anteriormente inalada pelo fumo do cigarro e ajudando-o a resistir ao cigarro. Uma vez que as gomas NiQuitin CQ não contêm o teor de monxido de carbono existente no fumo do cigarro, não acarretam os problemas de Saúde prprios do tabaco.

As gomas NiQuitin CQ estáo disponíveis em duas doses. Cada dose é adquirida na sua própria embalagem. Esta embalagem contêm NiQuitin CQ, 2mg, Gomas para mascar medicamentosas, com sabor a menta, indicadas para os fumadores que fumam até 20 cigarros por dia. Se possível, ao deixar de fumar, deve utilizar as gomas NiQuitin CQ juntamente com um programa de apoio comportamental para deixar de fumar.

2.é antes de utilizar NiQuitin CQ:

IMPORTANTE

Não utilize NiQuitin CQ se:

é alérgico nicotina ou a qualquer um dos outros ingredientes acima mencionados;

não fumador;

tiver menos de 18 anos;

tiver angina de peito não estabilizada, angina Prinzmetal ou arritmia cardíaca grave

tiver sofrido nas últimas quatro semanas enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Está grávida ou a amamentar.

Sendo necessárias certas precauções, consulte o seu médico antes de utilizar as gomas NiQuitin CQ se:

Está grávida, a tentar engravidar ou a amamentar;

As mulheres grávidas ou a amamentar devem ser aconselhadas a deixar de fumar sem o uso de medicamentos com nicotina tais como as pastilhas, gomas de mascar ou sistemas transdrmicos; tem qualquer tipo de problemas cardíacos ou circulatérios, incluindo insuficincia cardíaca, angina de peito estável, presso arterial elevada, ou doença vascular periférica grave; sofre de doença hepática ou renal grave;

sofre de gastrite, úlcera no estômago, esofagite ativa, inflamação oral ou da faringe, a nicotina ingerida pode aumentar os sintomas ; sofre de hipertiroidismo; diabético;

lhe foi diagnosticado qualquer tumor nas glndulas adrenais (feocromocitoma).

Quando mascar as gomas NiQuitin CQ a quantidade de nicotina no seu organismo diminuirá, podendo alterar a maneira como o seu organismo reage a certos medicamentos. Se está a receber tratamento com cafena, teofilina, imipramina, pentazocina, fenacetina, insulina, fenilbutazona, tacrina, clomipramina, olanzapina, clozapina, fluvoxamina, flecainida, propoxifeno, furosemida, medicamentos para tratamento de úlcera, tratamento da asma ou da hipertenso arterial, poderá necessitar de um ajuste da dose. Consulte o seu médico antes de utilizar as gomas NiQuitin CQ.

Leia antes de usar:

Cada goma contêm cerca de 14,4 mg de sódio e a dose diária máxima de NiQuitin CQ (15 pastilhas) contêm 171 mg de sódio. A dose diária máxima pode ser-lhe prejudicial se está a seguir uma dieta com baixo teor de sódio.

Se tem dentes falsos ou sofre de doença das ligações temporomandibulares, poderá ter alguma dificuldade em mastigar as gomas. Se tiver este problema, ser mais adequado o uso de outro medicamento de substituição da nicotina tal como pensos transdrmicos ou pastilhas comprimidas; As gomas contêm butil-hidroxitolueno que pode causar irritação da boca ou da pele sua volta; Cada goma contêm 155,43mg de sorbitol e 25 mg de maltitol. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açucares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Modo de Usar :

NiQuitin CQ?

Durante qualquer tentativa para deixar de fumar usando as gomas NiQuitin CQ muito importante que pare de fumar totalmente. O fumo de cigarros, mesmo de um s cigarro, diminui as hiPóteses de sucesso. As gomas NiQuitin CQ, 2 mg estáo indicadas para os fumadores que fumam até 20 cigarros por dia. As gomas devem ser usadas de acordo com o seguinte esquema:

Fase 1 Fase 2 Fase 3

Perãodo inicial do tratamento

Perãodo final do tratamento

Perãodo de apoio

Mastigue 1 goma sempre que tiver vontade de fumar. Use 812 gomas por dia, durante 3 meses

Reduza gradualmente para 1-2 gomas por dia. Depois pare o tratamento

Mastigue uma goma se tiver um desejo sbito de fumar, de modo a evitar recadas.

Não mastigue mais de uma goma de cada vez e não mastigue mais de 15 gomas por dia. Não exceda a dose recomendada.

Durante o perãodo inicial do tratamento, não consuma simultaneamente outros produtos contendo nicotina.

Durante três meses a usar as gomas, Deverá conseguir aliviar o desejo de fumar. após três meses, Deverá ser capaz de reduzir a nmero de gomas mastigadas por dia. Gradualmente, deve tentar usar cada vez menos gomas por dia. Quando estiver a usar apenas 1-2 gomas por dia, deve parar completamente o tratamento. No entanto, lembre-se que poderá sentir um desejo sbito de fumar mesmo após ter deixado de fumar há bastante tempo. Deve mastigar uma goma quando isto acontece.

Se tiver dificuldade em deixar de usar as gomas NiQuitin CQ ou se estiver preocupado com a possibilidade de voltar a fumar, procure o seu médico ou farmacêutico.

Se voltou a fumar seré aconselhável falar com o seu médico ou farmacêutico acerca da forma de alcançar melhores resultados em tentativas seguintes com as gomas NiQuitin CQ.

Como se devem mastigar as gomas NiQuitin CQ:

O método para mastigar as gomas NiQuitin CQ não é o mesmo utilizado para mastigar gomas não medicamentosas. A goma NiQuitin CQ mastigada de modo a que se liberte a nicotina, e deve permanecer na boca s em ser mastigada, de modo a que a nicotina possa ser absorvida pelo organismo através da mucosa bucal.

Se a pastilha elstica for mastigada continuamente, a nicotina libertada demasiado depressa e engolida. Isto pode irritar a sua garganta, causar-lhe mal-estar gástrico e soluos. Assim, deve proceder da seguinte forma:

Mastigue uma goma quando sentir vontade de fumar;

Mastigue lentamente até o sabor se intensificar (o que demora cerca de 1 minuto) e depois pare de mastigar e deixe a goma dentro da boca, encostada bochecha;

Quando o sabor desaparecer, mastigue mais umas vezes até este se tornar mais forte e volte a deixar a goma na boca, encostada bochecha; Continue a mastigar assim durante cerca de meia hora;

Quando a goma tiver perdido a sua ação, isto , quando deixar de sentir o sabor a menta, deve deit-la fora, tendo em atenção que não fique ao alcance ou vista de crianças ou animais.

Os utilizadores não devem comer nem beber com a goma na boca, pois isso pode reduzir a absorção de nicotina.

As gomas NiQuitin CQ não contêm açúcar. O que deve fazer se mastigar demasiadas gomas NiQuitin CQ?

Se mastigar mais do que uma quantidade de gomas por dia superior recomendada, poderá sofrer de uma sobredosagem de nicotina e ter de requerer consulta médica. Os sinais de uma sobredosagem incluem dor de cabeça, enjoo, dor no estômago e diarreia. Estas gomas não estáo indicadas para crianças ou jovens com idade inferior a 18 anos, nem para não fumadores. No caso de uma criança tomar alguma pastilha ou no caso de uma sobredosagem acidental, contacte o seu médico assistente ou as urgências do hospital da sua residncia imediatamente. Se possível, mostre a embalagem ou esta bula.

Informação quanto segurança em crianças:

A quantidade de nicotina que tolerada pelos fumadores adultos pode causar sintomas de intoxicação e pode revelar-se fatal se as gomas Niquitin CQ forem ingeridas pelas crianças. Deste modo, os doentes devem ser alertados a manter as gomas fora do alcance das crianças. também devem assegurar-se que as gomas não usadas so cuidadosamente eliminadas num local ao qual as crianças não tenham acesso.

Durante a tentativa para deixar de fumar, não deve alternar as gomas Niquitin CQ com outras formas farmacêuticas orais contendo nicotina.

Efeitos secundários NiQuitin CQ

A utilização das gomas NiQuitin CQ poderá, ocasionalmente, acarretar alguns efeitos secundários.

Os mais frequentes so: tonturas e dores de cabeça, insônia, irritabilidade, palpitações e taquicria. As tonturas, dores de cabeça e distúrbios do sono podem estar relacionados com os sintomas da privação associados é abstinncia de fumar. Podem também ocorrer soluos, irritação ou inflamação da boca e garganta, faringite, tosse, dor maxilar causada pela mastigação e problemas gástricos como náuseas, vômitos e indigestáo. Os doentes com tendência para indigestáo poderão sofrer inicialmente de forma ligeira de indigestáo ou azia se usarem a goma de 4mg. A mastigação lenta e o uso da goma de 2mg (se necessário, mais frequentemente), ajudaráo a ultrapassar gradualmente este problema.

Os efeitos menos frequentes so: alterações do paladar, sabor metlico, parageusia, tremores, sensação de vazio na cabeça, dor no peito, dores nos mêsculos e articulações, mal-estar, dispneia e fibrilhação arterial.

Raramente podem ocorrer eritema, urticária, aumento da sudação e reações alérgicas como angioedema.

Se qualquer um destes efeitos for grave ou desagradável ou persistir, ou se sofrer de um efeito indesejável não mencionado nesta bula, cesse o tratamento e consulte o seu médico ou farmacêutico.

É conservação de NiQuitin CQ

Guarde todas as gomas dentro da embalagem, sem as retirar dos blisters, até estar preparado para as tomar. Não deve guardá-las num local com temperaturas superiores a 25ºC. Não utilize as gomas depois de expirar o prazo de validade impresso na embalagem.

Lembre-se de manter todos os medicamentos fora do alcance e da vista das crianças.

6.é outras informaçães

A informação nesta bula aplica-se apenas a Niquitin CQ, 2 mg, goma para mascar medicamentosa. Se tem alguma dvida ou pergunta, contacte o seu médico ou farmacêutico. Para quaisquer informaçães sobre este medicamento, queira cont actar o Fabricante :.

GlaxoSmithKLine Consumer Healthcare Produtos para a Saúde e Higiene Ltda. R. Dr. Antônio Loureiro Borges, n.3 Aquiparque Miraflores 1495-131 Algés

NiQuitin CQ é uma marca registada da GlaxoSmithKline.

NiQuitin CQ, 2mg, Gomas para mascar medicamentosas

O Princípio activo deste medicamento nicotina a 2 mg na forma de um complexo resinoso (Nicotina Polacrilex 11,78 mg).

Os outros ingredientes so: Pastilha elstica para mascar base, Carbonato de cálcio, Butil-hidroxitolueno, Sorbitol, Maltitol, Glicerol, Acessulfamo potássico, Aroma de menta, Manitol, Carbonato de sódio, Bicarbonatoo de sódio, Cera carnaba e Talco.

As gomas NiQuitin CQ, 2mg estáo disponíveis em embalagens de 12, 24, 48 e 96 pastilhas.

NiQuitin CQ, 4mg, Gomas para mascar medicamentosas

O Princípio activo deste medicamento nicotina a 4 mg na forma de um complexo resinoso (Nicotina Polacrilex 43,56mg).

Os outros ingredientes so: Pastilha elstica para mascar base, Carbonato de cálcio, Butil-hidroxitolueno, Sorbitol, Maltitol, Glicerol, Acessulfamo potássico, Aroma de menta, Manitol, Carbonato de sódio, Bicarbonato de sódio, Amarelo de Quinolena, Cera carnaba e Talco. As gomas NiQuitin CQ 4mg estáo disponíveis em embalagens de 12, 24, 48 e 96 pastilhas.

Fabricante :

O Fabricante : é a GlaxoSmithKLine Consumer Healthcare, Produtos para a Saúde e Higiene, com sede na R. Dr. Antônio Loureiro Borges, n.3, Aquiparque Miraflores, 1495-131 Algés e todas as questáes deverão ser dirigidas a esta morada.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.