Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

NiQuitin- Clear - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Nicotina

Apresentação : 7 mg/24 h, 14 mg/24 h, 21 mg/24 h - Sistemas Transdêrmicos

Indicação :

NiQuitin Clear é utilizado para ajudar a deixar de fumar. Este tipo de tratamento denominado por Terapia de Substituição Nicotúnica ou TSN.

NiQuitin Clear está disponível em três dosagens em embalagens diferentes:

Fase 1: NiQuitin Clear 21 mg/24 h, sistemas transdrmicos contendo 114 mg de nicotina e libertando 21 mg de nicotina durante 24 horas.

Fase 2: NiQuitin Clear 14 mg/24 h, sistemas transdrmicos contendo 78 mg de nicotina e libertando 14 mg de nicotina durante 24 horas.

Fase 3: NiQuitin Clear 7 mg/24 h, sistemas transdrmicos contendo 36 mg de nicotina e libertando 7 mg de nicotina durante 24 horas.

é a nicotina presente nos cigarros a substância responsável pela dependência fsica do tabaco.

NiQuitin Clear ajudam-no a deixar de fumar por fornecem alguma da nicotina que obtinha ao fumar cigarros.

Quando aplica NiQuitin Clear, a nicotina lentamente libertada para o seu organismo.

A nicotina alivia alguns dos sintomas desagradveis que os fumadores experimentam quando tentam deixar de fumar. Estes incluem mal-estar ou irritabilidade.

A nicotina pode também aliviar o desejo intenso por um cigarro e ajuda-o a resistir ao impulso de fumar.

NiQuitin Clear não tem para a Saúde os perigos do tabaco, devido ao facto de não conter alcatro, monxido de carbono ou outras toxinas do fumo do tabaco. Alguns indivíduos preocupam-se com o facto de, depois de deixarem de fumar, poderem ficar dependentes dos pensos de nicotina. Isto muito raro e, se acontecer, menos prejudicial para si do que continuar a fumar. também é um hábito mais fcil de quebrar.

As suas hiPóteses de deixar de fumar aumentam se entrar num programa de apoio. Este tipo de programas É conhecido por apoio comportamental. Para informação sobre este tipo de programas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

ANTES DE UTILIZAR NIQUITIN CLEAR

NO use NiQuitin Clear se:

tem alergia (hipersensibilidade) nicotina ou a qualquer outro componente do penso (ver secção 6: Outras informações).

for não fumador, fumador ocasional, ou se tiver menos de 12 anos de idade.

Não existem benefícios para a Saúde associados ao acto de fumar. sempre melhor deixar de fumar. Utilizar uma Terapia de Substituição Nicotúnica (TSN) como NiQuitin Clear pode ajudar. De um modo geral, qualquer efeito secundário possível associado TSN substancialmente ultrapassado pelos perigos bem estabelecidos de continuar a fumar.

Tome especial cuidado com NiQuitin Clear:

se estiver hospitalizado devido a ataque cardíaco, problemas de ritmo cardíaco graves ou enfarte deve tentar deixar de fumar sem recorrer a quaisquer TSN excepto se o seu médico o tiver aconselhado. Depois de ter tido alta do hospital pode usar normalmente a TSN.

Se tem diabetes deve vigiar o seu nível de açúcar no sangue com maior frequência quando inicia o tratamento com NiQuitin Clear. As suas necessidades de insulina ou de outros medicamentos podem alterar.

Se já teve reações alérgicas que causassem inchao dos lbios, rosto e garganta (angioedema) ou exantema cutâneo com comicháo (urticária). Usar TSN por vezes provoca este tipo de reação.

Se tem dermatite ou eczema alérgico poderá ter reação ao usar o penso.

Se está grávida ou a amamentar, o melhor ser deixar de fumar sem recorrer TSN. No entanto, melhor deixar de fumar usando a TSN do que continuar a fumar (ver secção sobre gravidez e aleitamento para mais informaçães)

Aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico se tiver:

problemas renais ou hepáticos (do fgado) graves uma vez que mais provável que venha a ter efeitos indesejáveis;

A tiráide descontrolada, hiperativa (hipertiroidismo) ou feocromocitoma (um tumor da glndula adrenal que pode afectar a presso sanguínea) informação que Deverá ser transmitida pelo seu médico pois a nicotina pode agravar os sintomas.

Utilizar NiQuitin Clear com outros medicamentos

Deixar de fumar pode alterar o efeito de outros medicamentos que possa estar a tomar. Se tem dúvidas neste aspecto, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Gravidez e aleitamento

Fumar durante a gravidez tem riscos para o beb. Estes incluem baixo crescimento antes do parto, parto prematuro ou o nascimento do beb morto. Deixar de fumar é a medida mais eficaz para melhorar a sua Saúde e a do seu beb. Quanto mais cedo deixar de fumar melhor. Se está grávida, o ideal deixar de fumar sem recorrer TSN. Contudo, se já tentou e não conseguiu, poderá ser recomendável a TSN que para o seu beb em desenvolvimento melhor do que continuar a fumar. A deciso sobre o uso da TSN deve ser tomada durante a gravidez o mais cedo possível. O seu objectivo Deverá ser o seu uso durante apenas 2 a 3 meses. Lembre-se que o mais importante deixar de fumar. Os medicamentos em pastilhas podem ser preferveis aos pensos de nicotina pois assim não vai receber nicotina durante todo o tempo. No entanto, os pensos podem ser preferveis se tiver náuseas ou mal-estar.

Se está a amamentar, o fumo do tabaco pode causar dificuldades respiratórias e outros problemas em bebs e crianças. Se necessita da TSN para deixar de fumar, a quantidade de nicotina que chega ao seu beb reduzida. muito menos prejudicial do que o fumo respirado passivamente. melhor usar TSN em determinadas alturas do dia (como gomas para mascar ou pastilhas em vez dos pensos). também melhor amamentar imediatamente antes de usar a TSN. Isto ajuda o seu bebé a receber a menor quantidade de nicotina possível.

Crianças (com idade inferior a 12 anos)

Os níveis de nicotina da TSN não so adequados para crianças com idade inferior a 12 anos. Os efeitos da nicotina afectam mais as crianças que os adultos. Pode causar intoxicação grave nas crianças que poderá conduzir morte.

Modo de Usar :

NIQUITIN CLEAR

medida que o seu organismo se vai adaptando ao facto de voc não fumar, ser capaz de ir reduzindo a dose de nicotina, até deixar de necessitar de usar os pensos. Este programa de fases decrescentes permite-lhe desfazer-se gradualmente das suas necessidades fsicas de nicotina.

O penso deve ser usado apenas uma vez, por um máximo de 24 horas. A dose habitual é:

Adultos (com idade igual ou superior a 18 anos)

Se fuma mais do que 10 cigarros por dia, então comece com:

Fase 1 NiQuitin Clear 21 mg/24 h durante 6 semanas, depois continue com: Fase 2 NiQuitin Clear 14 mg/24 h durante 2 semanas, depois continue com: Fase 3 NiQuitin Clear 7 mg/24 h durante 2 semanas.

Se fuma 10 ou menos cigarros por dia, então comece com:

Fase 2 NiQuitin Clear 14 mg/24 h durante 6 semanas, depois continue com: Fase 3 NiQuitin Clear 7 mg/24 h durante 2 semanas.

Para aumentar as suas hiPóteses de sucesso, importante que complete todas as fases do programa durante o perãodo recomendado.

Os pensos podem ser usados durante mais de 10 semanas se sentir necessidade de us-los mais tempo para se libertar do hábito de fumar. No entanto, se continuar a us-los por mais de 9 meses, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Adolescentes (12-17 anos)

Devem seguir o esquema de tratamento indicado para os adultos mas só devem usar os pensos durante um máximo de 12 semanas. Se sentir necessidade de usar NiQuitin Clear durante mais de 12 semanas, deve consultar o médico ou o farmacêutico.

Não exceda a dose recomendada.

As crianças com idade inferior a 12 anos não devem usar NiQuitin Clear Se se sentir tentado a voltar a fumar Se está:

- preocupado que possa voltar a fumar

-é a ser difcil parar de usar completamente os pensos,

Consulte o seu médico ou farmacêutico.

Se voltar a fumar, poderão aconselhá-lo sobre como obter melhores resultados de futuros ciclos de tratamento com Terapia de Substituição Nicotúnica.

Como deve aplicar os pensos

importante escolher uma rea da pele limpa, seca e sem Pólos para colocar o seu penso, de modo a assegurar-se que este fica bem colado. Evite as reas onde a pele tem pregas (como nas articulações) ou se dobra quando voc se move. Evite também as reas da pele onde esta estiver irritada, gretada ou avermelhada.

Não retire o penso da sua sache protectora selada se não estiver pronto a coloc-lo Corte a sache ao longo da linha picotada cuidadosamente para não rasgar o penso no interior Retire o penso cuidadosamente. Ver que uma película transparente protege o lado adesivo do penso lado que vai colar sua pele

Com o lado adesivo virado para si, retire metade da película do penso comeando pelo meio. Segure o penso pela ponta do lado de fora (toque o menos possível no lado adesivo), e retire a outra metade da película protectora.

Aplique imediatamente o lado adesivo do penso na sua pele. Faa presso firmemente sobre a pele com palma da mo durante, pelo menos, 10 segundos. Assegure-se que o penso ficou bem colado pele, sobretudo as pontas.

Quando aplicar o penso, evite tocar nos olhos e nariz. Ao terminar lave sempre as mos apenas com água. Não use sabão pois aumenta a absorção de nicotina.

A água não danifica o penso, se este estiver devidamente colocado. poderá tomar banho, nadar ou tomar duche durante curtos perãodos, enquanto estiver a usar o penso.

Como deve mudar de penso

Deve ser aplicado um novo penso uma vez por dia, mais ou menos mesma hora do dia, de pReferência pouco depois de acordar. Deixe cada penso no mesmo sítio durante 24 horas, e escolha sempre uma rea da pele diferente para colocar o novo penso. Não volte a colar os pensos na mesma rea da pele durante pelo menos 7 dias. Quando retirar um penso, dobre-o em dois com o lado colante para dentro e coloque-o dentro da sache vazia da qual retirou o penso novo. Deite fora a sache com o penso velho cuidadosamente, assegurando-se de que esta fica fora do alcance das crianças e animais.

Os NiQuitin Clear, geralmente, colam-se bem pele da maioria das pessoas. Todavia, pode acontecer que um penso saia do sítio. Se o seu penso cair durante o dia, ponha um penso novo, escolhendo sempre um sítio da pele limpo e sem Pólos e diferente do anterior. Depois continue como anteriormente. Se desejar, o penso pode ser removido antes de se deitar (cerca de 16 horas depois de ter sido colocado) e ponha então um penso novo ao acordar. No entanto, retirar o penso após 16 horas reduz a sua eficácia no alívio da vontade de fumar que alguns fumadores sentem pela manhã.

Se utilizar mais NiQuitin Clear do que deveria

Se usar mais que um penso de cada vez poderá sentir enjoos, tonturas e mal-estar. Retire todos os pensos, lave e seque a pele apenas com água (não use sabão). Procure assistência médica imediatamente e se possível mostre ao médico a embalagem ou esta bula.

Estes pensos não estáo indicados para crianças com idade inferior a 12 anos, nem para não fumadores ou fumadores ocasionais, pois poderão sofrer sintomas de sobredosagem de nicotina. Estes incluem dor de cabeça, enjoo, dor de estômago e diarreia. Se uma criança colar um penso em si própria ou ingerir um penso retire imediatamente o penso da pele e lave apenas com água (não use sabão) e depois seque. Contacte imediatamente o seu médico ou o hospital mais próximo. Se possível mostre ao médico a embalagem ou esta bula.

Caso se tenha esquecido de usar NiQuitin Clear

Se se esquecer de mudar o seu penso na hora em que É costume fazé-lo, mude-o logo que se lembrar. Depois continue como anteriormente, a mudar na hora habitual.

Efeitos secundários NIQUITIN CLEAR

Como os demais medicamentos, NiQuitin Clear pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Nas doses recomendadas, não foram descritos efeitos secundários graves com NiQuitin Clear.

Deixar de fumar por si s pode causar alguns sintomas como sensação de fraqueza, tonturas, dor de cabeça, tosse e sintomas semelhantes aos de gripe. Sintomas como alterações de humor, insônia, sensação de depresso, irritabilidade, ansiedade, sonolência, agitação, nervosismo e dificuldade de concentração, distúrbios do sono também poderão ser relacionados com os sintomas de privação associados suspenso do hábito de fumar.

Outros efeitos secundários so descritos a seguir so agrupados com base na sua probabilidade de Ocorrência.

Muito frequentes (afectam mais de 1 em 10 pessoas):

- sonhos invulgares

- estar ou sentir-se mal

Frequentes (afectam menos de 1 em 10 pessoas):

- tremores

- palpitações (sentir o coração bater)

- dificuldades de respiração

- garganta irritada

- indigestáo

- dor de estômago

- diarreia

-é obstipação

-é aumento da sudação

- boa seca

- dores nos mêsculos, peito e membros

- cansaço

- sensação de mal-estar

Pouco frequentes (afectam menos de 1 em 100 pessoas):

- reações alérgicas

Muito raras (afectam menos de 1 em 10000 pessoas):

- reações cutâneas

Estes pensos também podem causar outros efeitos secundários em algumas pessoas. Pode ter vermelhidão ligeira, comicháo, ardor e formigueiro na pele onde o penso foi aplicado. Estes sintomas geralmente desaparecem pouco depois do penso ter sido retirado. Raramente pode ocorrer uma reação mais grave no local de aplicação . Se tal acontecer, pare de usar o penso e consulte o seu médico. Ocasionalmente, poderá sentir um aumento da velocidade de batimento cardíaco. Se tal acontecer, deve retirar o penso e reduzir a dose ou ambos.

COMO CONSERVAR NIQUITIN CLEAR

Manter fora do alcance e da vista das crianças

Não use os pensos depois do prazo de validade impresso na embalagem.

Mantenha todos os pensos dentro da embalagem, nas suas saches protectoras, até estar pronto para colocar um deles.

Guarde-os num local seguro, longe de crianças e animais.

Não utilize pensos NiQuitin Clear que estejam em saches danificadas ou abertas.

6.OUTRAS InformaçãES

Qual a composição de NiQuitin Clear

A substância ativa é a nicotina. Os outros componentes so: copolómero de etileno e acetato de vinilo, tereftalato de polietileno/etilenovinilacetato, poliisobutileno, película de polietileno, película de polister siliconizado e tinta de impresso.

Qual o aspecto de NiQuitin Clear e conteúdo da embalagem

NiQuitin Clear so sistemas transdrmicos adesivos quadrados e transparentes, para colar na sua pele.

Cada fase (dosagem) está disponível em embalagens de 7, 14, 14, 21, 28 ou 42. É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

GlaxoSmithKLine Consumer Healthcare Produtos para a Saúde e Higiene Ltda. R. Dr. Antônio Loureiro Borges n.3 Aquiparque Miraflores 1495-131 Algés

Fabricante :

Cardinal Health UK 417 Limited Sedge Close Headway Great Oakley NN18 8HS Corby Northamptonshire Reino Unido

Cardinal Health UK 417 Limited

Wingates Industrial Park, Lancaster Way, Westhoughton BL5 3XX Bolton Lancashire Reino Unido


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.