Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Niontix - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Protóxido de azoto

Apresentação : 100% Gs medicinal liquefeito

Indicação :

O NIONTIX é um gs incolor, de sabor levemente adocicado e inodoro administrado
pela via inalatéria. Pode ser fornecido em cilindros de gs equipados com vlvula, ou em
reservatérios criogúnicos. Ambas as embalagens contêm apenas Protóxido de azoto Medicinalpuro.

O NIONTIX encontra-se na forma líquida em ambas as embalagens.

O NIONTIX não contêm outras substâncias.

Os efeitos do NIONTIX:

NIONTIX causa efeitos anestásicos. Quando inalado provoca sensação de relaxamento e decansaço, podendo colocar a pessoa a dormir e anestesiada. O NIONTIX contêm tambm
propriedades analgésicas e sedativas. Os efeitos do NIONTIX ocorrem pela
interação com vrias substâncias químicas, chamadas de neurotransmissores, que
funcionam como substâncias mensageiras para a transmisso de informação ao
longo do sistema nervoso.

Indicaçõesdo NIONTIX:

O NIONTIX é usado como parte da anestesia para cirurgia ou como agente
Analgésico e sedativo para suprimir a dor quando se pretende uma indução e
recuperação rápida.

2. ANTES DE UTILIZAR NIONTIX

Não utilize NIONTIX se tem alergia ao Protóxido de azoto Medicinal.

Antes de utilizar NIONTIX deve informar o seu médico se:

- Puder ter bolhas de ar no organismo resultantes de doença ou de qualquer outra razo. Exemplo:se fez mergulho recentemente, se tiver ar na cavidade ao redor dos pulmães (pneumotrax), sesofreu um traumatismo craniano, se tiver bolhas de ar presas nas artrias (embolia gasosa).

- Se lhe trataram problemas oculares com injecções de gs no olho. As bolhas de gs podemexpandir durante a administração de Protóxido de azoto Medicinal

- Se tiver feito um by-pass cardio-pulmonar recente ou uma pneumoencefalografia recente.

- Se tiver insuficincia cardíaca ou disfunção cardíaca severa.

- Sofrer de deficincia da vitamina B12 ou ácido fólico, uma vez que o Protóxido de azoto podeagravar os efeitos dessas deficincias.

- Se tem obstrução intestinal (ileus).

Utilizar NIONTIX com outros medicamentos

O Protóxido de azoto Medicinal potencia os efeitos de outros anestásicos, Analgésicos esedativos.

O Protóxido de azoto pode potenciar também o efeito do Metotrexato.

Informe o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentosincluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

O NIONTIX pode ser utilizado durante o parto mas deve ser administrado com muitas precauçõesdurante os primeiros seis meses de gravidez. Informe o seu médico de está ou suspeita estargrávida.

Pode utilizar NIONTIX se estiver a amamentar mas não durante o momento exacto em que está aamamentar o beb.

Condução de veículos e utilização de máquinas

O Protóxido de azoto Medicinal afecta as funções mentais. Por razes de segurança, deve evitarconduzir, utilizar máquinas ou empreender atividades muito complexas pelo menos 30 minutosapós a administração de NIONTIX e enquanto o seu médico não entender que recuperoutotalmente.

3. COMO UTILIZAR NIONTIX

O NIONTIX é administrado sempre na presena de profissionais de Saúde e de acordo com asIndicaçõesdo médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

O NIONTIX é normalmente administrado em concentrações que variam entre 35% e 75% (v/v)no gs inalado. O Protóxido de azoto Medicinal sempre administrado em misturas que contêmno mínimo 21% de Oxignio Medicinal de forma a evitar o risco de deficincia de Oxignio nosangue (hipoxmia).

O NIONTIX é normalmente administrado através de uma mêscara de anestesia, podendo respirarespontaneamente ou ser ajudado a respirar através de um ventilador/respirador.

O Protóxido de azoto Medicinal deve ser utilizado apenas em salas com boa ventilação e/ouequipadas com aparelhos especiais para remover o excesso de gs. Isto para evitar elevadasconcentrações de Protóxido de azoto no ambiente porque pode afectar as pessoas próximasnomeadamente os profissionais de Saúde. Existe regulamentação nacional que define aconcentração de Protóxido de azoto no ar que não deve ser excedida.

O cilindro de Protóxido de azoto Medicinal tem de estar sempre na posição vertical com avlvula para cima. Apesar do Protóxido de azoto Medicinal ser um gs, dentro da garrafaencontra-se na fase líquida devido à elevada presso. Se a garrafa for aberta na posição horizontalo líquido pode sair e causar danos. A vlvula deve ser aberta lentamente, e com cuidado, paraevitar que se liberte NIONTIX na fase líquida.

Se utilizar mais NIONTIX do que deveria

Se receber Protóxido de azoto Medicinal em excesso, pode resultar em hipoxmia, isto , poucooxignio no sangue. A hipoxmia deve ser absolutamente evitada uma vez que pode prejudicar asfunções do organismo e nomeadamente causar inconscincia.

Se for administrado Protóxido de azoto em excesso, a administração deve ser interrompida ou, emalternativa, deve diminuir a concentração. Se houver suspeitas de que se encontra em hipoxmia,deve respirar ar fresco, e se estiver numa instituição de cuidados de Saúde deve ser administrado
Oxignio Medicinal com monitorização contínua do nível de saturação de oxignio através de umoximetro de pulso. Deve ser administrado Oxignio Medicinal até que se atinjam valoressatisfatérios.

Efeitos secundários possíveis

Como os demais medicamentos, o NIONTIX pode originar alguns efeitos secundários emalgumas pessoas.

Frequentes (mais 1 por cada 100 doentes): Tonturas; sensação de intoxicação e náuseas.

Pouco frequentes (menos de 1 por cada 100 doentes): Sensação de presso no ouvido mdio,
Distenso abdominal, Aumento de volume nos intestinos.

Muito Raros (menos de 1 por cada 10.000 doentes): Efeitos nas células do sangue (anemia;leucoPónia) e efeitos no sistema nervoso (neuropatias).

5. COMO CONSERVAR NIONTIX

Devem ser seguidos todos os regulamentos relativos ao manuseamento de recipientes sobpresso. Armazene em posição vertical com a vlvula para cima em reas bem ventiladas,cobertas, limpas, secas, destinadas é armazenagem de gases medicinais, a uma temperaturainferior a 50C.

O Protóxido de azoto alimenta a combusto pelo que não se deve fumar ou utilizar chamas nuasonde esteja armazenado.

Devem ser tomadas precauções de protecção contra choques, quedas, projecção, oxidação,materiais inflamveis, humidade, fontes de calor ou ignição e de temperaturas extremas.

Os cilindros de gs devem ser segregados em função do tipo e quantidade de gs que contêm,assim como entre cheios e vazios.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize o NIONTIX após o prazo de validade impresso no selo colocado no cilindro a seguir a
Vlido até. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Devolva os recipientes de gs usados.

6. Outras Informações

Qual a composição de NIONTIX

A substância ativa é Protóxido de azoto (N2O).

Não existem outros componentes para Além da substância ativa.

Qual o aspecto e conteúdo da embalagem

Os cilindros de gs de NIONTIX so identificados por uma pintura do corpo branca e colarinhoazul. Os cilindros vm equipados com vlvula aberta/fechada por volante ou com vlvulaaberta/fechada Pin-Index.

Os reservatérios criogúnicos mveis so contentores de ao inoxidável para serem utilizados emredes se gases medicinais hospitalares.

Ambas as embalagens contêm apenas Protóxido de azoto Medicinal puro.

Fabricante :

Linde Sogs Lda
Av. Infante D. Henrique, Lotes 21-24, 1800-217 Lisboa
Tel. 21 831 04 20
Telefax: 21 859 13 29
E-mail: Linde.sogas@pt.linde-gas.com

Fbricante
Zona Industria Ligeira 2 (ZIL2); 7520-902 Sines
Tel. 2698770211
Fax: 269634636
E-mail: Linde.sogas@pt.linde-gas.com


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular