Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Nicorette- Microtab limão - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Nicotina

Apresentação : 2 mg / 4 mg - Comprimidos sublinguais

Indicação :

Nicorette Microtab limão pertence a um grupo de medicamentos que so utilizados para ajudá-lo a parar de fumar.

A nicotina do Nicorette Microtab limão alivia os sintomas de desejo e de privação da nicotina que surgem quando se Póra de fumar, evitando, desta forma, que se retome o hábito de fumar em fumadores motivados para deixar de fumar.

Ao parar subitamente de fornecer nicotina, através do tabaco, ao seu corpo, pode sentir diferentes tipos de desconforto, chamados de sintomas de privação. através do Nicorette Microtab limão pode prevenir ou, pelo menos diminuir este desconforto, ao continuar a fornecer uma pequena quantidade de nicotina ao seu corpo durante um curto perãodo de tempo.

Geralmente, o aconselhamento e apoio aumentam a taxa de sucesso.

2.ANTES DE TOMAR NICORETTE MICROTAB limão

Não tome Nicorette Microtab limão:

Se tem alergia (hipersensibilidade) nicotina ou a qualquer outro componente de Nicorette Microtab limão

Se sofre de doença cardíaca grave (ex: angina de peito instvel, arritmias graves)

Se sofreu recentemente (nos últimos 3 meses) um ataque cardíaco ou um AVC

Tome especial cuidado com Nicorette Microtab limão:

Contacte o seu médico se sofrer de:

Doenças cardiovasculares graves

Tenso arterial elevada que não esteja a ser tratada

Doena do fgado grave ou moderada

Doena do rim grave

Diabetes

Problemas na glndula tiráide

Problemas na medula supra-renal (feocromocitoma)

úlcera do estômago

As pessoas com menos de 18 anos de idade não devem utilizar Nicorette Microtab limão, excepto se prescrito por um médico. Nicorette Microtab limão não deve ser utilizado por não fumadores.

Deve parar completamente de fumar durante o tratamento com Nicorette Microtab limão.

As doses apropriadas a adultos podem provocar um grave envenenamento ou mesmo causar a morte a crianças pequenas. Desta forma, É essencial que mantenha sempre os comprimidos sublinguais de Nicorette Microtab limão fora do alcance e da vista das crianças.

Tomar Nicorette Microtab limão com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Esta situação particularmente importante se estiver a tomar medicamentos que contenham teofilina, tacrina, clozapina, ropinirol, flecainide ou pentazocina.

Gravidez e aleitamento

muito importante parar de fumar durante a gravidez, visto que pode dar origem a um crescimento deficiente do seu beb. Pode também provocar um nascimento prematuro ou mesmo o nascimento de um nado morto. Idealmente Deverá tentar parar de fumar sem recorrer a medicamentos que contenham nicotina. Se não conseguir fazer isto, o Nicorette Microtab limão Deverá ser utilizado apenas após obter aconselhamento do profissional de Saúde que está a acompanhar a sua gravidez, o seu médico de famlia ou o médico de um centro especializado na prestação de auxílio a pessoas que pretendem deixar de fumar.

Nicorette Microtab limão deve ser evitado durante a fase de aleitamento, dado que a nicotina encontrada no leite materno e pode afectar a sua criança. Caso o seu médico tenha recomendado a utilização de Nicorette Microtab limão durante a fase de aleitamento, Deverá tomar os comprimidos logo após a amamentação e num intervalo superior a duas horas antes da amamentação.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não foram observados quaisquer efeitos sobre a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Nicorette Microtab limão

Este medicamento contêm aspartame (uma fonte de fenilalanina). Pode ser prejudicial para pessoas com fenilcetonria (uma doença metabólica congnita).

3.COMO TOMAR NICORETTE MICROTAB limão

Tomar Nicorette Microtab limão sempre de acordo com as orientações especificadas neste BULA INFORMATIVA. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose Deverá ser escolhida em função do seu nível de dependência da nicotina. Se fumar mais de 20 cigarros/dia ou se não conseguiu parar de fumar ao efetuar um tratamento anterior com Nicorette Microtab limão 2 mg, Deverá comear o novo tratamento com Nicorette Microtab limão 4 mg.

No incio do tratamento, pode tomar 1 comprimido cada 1 a 2 horas. Na maioria dos casos, so suficientes 8-12 comprimidos por dia.

Devem ser utilizados no máximo 15 comprimidos por dia.

O Nicorette Microtab limão deve ser utilizado por via sublingual, pelo que Deverá ser colocado debaixo da lngua.

Coloque o comprimido debaixo da lngua e deixe dissolver lentamente pela saliva. Deverá demorar aproximadamente meia hora. Não mastigue, nem engula o comprimido sublingual.

No entanto, o risco de envenenamento mínimo, no caso de engolir um comprimido.

Instruções de utilização

Segure no blister.

Rasgue ao longo da zona perfurada ultrapassando a perfuração transversal mais próxima.

ATENção! Não deve separar o blister na totalidade.

Vire o blister.

Rasgue ao longo da pequena perfuração e um pouco do alvolo do blister, por forma a abri-lo.

Retire o comprimido.

Coloque o comprimido debaixo da
lngua.

Depois de remover os comprimidos, o blister ficarÉ com o aspecto da figura.

O blister pode ser colocado no estojo para transporte.

A duração do tratamento individualizada.

O tratamento Deverá continuar durante, aproximadamente, 2-3 meses. Em seguida, a dose de nicotina deve ser reduzida gradualmente.

O tratamento Deverá terminar quando a dose está reduzida a 1-2 comprimidos/dia.

A utilização regular de Nicorette Microtab limão para Além dos 6 meses não , habitualmente, recomendada. Em alguns casos, pode ser necessário um perãodo de tratamento mais longo para evitar voltar a fumar. Os comprimidos que sobrarem devem ser guardados, visto que a vontade de fumar pode surgir repentinamente.

Se tomar mais Nicorette Microtab limão do que deveria

Pode ocorrer sobredosagem de nicotina se fumar ao mesmo tempo que estiver a tomar Nicorette Microtab limão.

Se tomar mais Nicorette Microtab limão do que deveria ou se uma criança tomar Nicorette Microtab limão, contacte um médico ou as urgências do hospital imediatamente.

Os sintomas de sobredosagem so náuseas, produção excessiva de saliva, dor no estômago, diarreia, transpiração, dor de cabeça, tonturas, alterações ao nível da audição e sensação de fraqueza. Para doses elevadas, estes sintomas podem ser seguidos por presso arterial baixa, pulso fraco e irregular, dificuldades respiratórias, cansaço extremo, colapso circulatério e convulsões generalizadas.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4.EFEITOS secundáriOS NICORETTE MICROTAB limão

Como os demais medicamentos, Nicorette Microtab limão pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Nicorette Microtab limão pode provocar os mesmos efeitos secundários que a nicotina, mas de forma diferente. Os efeitos secundários so geralmente dependentes da dose.

Os efeitos secundários mais frequentes (que podem ocorrer em mais do que 1 em 100 utilizadores e em menos do que 1 em 10 utilizadores) especialmente durante as primeiras semanas so:

Irritação na boca ou garganta, boca seca, sensação de queimadura na boca.

Os outros efeitos secundários frequentes (que podem ocorrer em mais do que 1 em 100 utilizadores e em menos do que 1 em 10 utilizadores) so:

Um efeito secundário raro (que pode ocorrer em mais do que 1 em 10000 utilizadores e em menos do que 1 em 1000 utilizadores) :

Contacte o seu médico se os efeitos secundários persistirem.

Alguns sintomas, tais como tonturas, dor de cabeça, dificuldade em dormir, podem estar relacionados com os sintomas de privação que ocorrem durante a cessação tabgica e podem estar relacionados com a diminuição do aporte de nicotina.

Podem ocorrer ulceras aftosas na boca quando se tenta parar de fumar, no entanto, a relação com o tratamento com nicotina não claro.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

COMO CONSERVAR NICORETTE MICROTAB limão

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Este medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão contribuir para a protecção do ambiente.

6.OUTRAS InformaçãES

Qual a composição de Nicorette Microtab limão

A substância ativa é a nicotina. Um comprimido sublingual contêm 4 mg de nicotina na forma de di-tartarato di-hidratado de nicotina.

Os outros componentes so: manitol, celulose microcristalina, povidona 90, metilcelulose, celulose microcristalina siliconizada, estearato de magnésio, aroma a limão (incluindo maltodextrina), aspartame (E951) e aroma adoante (contêm maltodextrina).

Qual o aspecto de Nicorette Microtab limão e conteúdo da embalagem

Os comprimidos sublinguais so brancos ou quase brancos, planos, arredondados, com um dimetro de 6 mm e com a gravação “N4″ numa das faces.

Apresentações:

Cartonagens com 20, 30, 90, 100 e 150 comprimidos sublinguais com um dispositivo de dispensa.

É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :Janssen-Cilag farmacêutica, Lda. Estrada Consiglieri Pedroso, 69 A Queluz de Baixo

2734 503 Barcarena

Este medicamento está autorizado nos Estados Membros do EEE com os seguintes nomes:

ustria, Blgica, Grcia, Hungria, Letnia, Luxemburgo, Holanda, Eslovnia: Nicorette Microtab Lemon

Alemanha: Nicorette Microtab 4 mg Lemon Frana: Nicorette Microtab Citron Espanha: Nicotrol Lemon


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular