Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Nicolan - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : nicotina

Apresentação : Caixa com 8 ou 21 discos adesivos.

Indicação : Tratamento de dependência nicotina, como auxiliar na abstinncia ao fumo.

Efeito Colateral :

As mais frequentes, embora de intensidade leve so: irritação cutânea, náusea, vômito, hipersalivação, diarreia e cefaleia. A irritação cutânea consiste em eritema ou prurido no local da aplicação que desaparecem em 48 horas. Em alguns casos mais sários, eritema e infiltração podem ocorrer dentro de 1 - 3 semanas. O incio das reações cutâneas mais acentuadas ocorre dentro de 3 - 8 semanas após o incio da terapia. Em alguns casos isolados, foram observadas reações cutâneas Além dos locais de aplicação . Seqelas de reações de pele a longo prazo não foram observadas. De maneira geral, as reações adversas so dose-dependentes. Sonhos anormais. Em raras ocasies tem-se relatado descoloração da pele. Caso isso ocorra o tratamento com o produto deve ser suspenso.

Modo de Usar :

Através de ensaios clínicos, chegou-se ao seguinte esquema de doses: pacientes com 50 kg ou mais: dose inicial: Nicolan 30 mg durante 4-8 semanas; dose opcional reduzida: Nicolan 15 mg durante 2-4 semanas. Pacientes com menos de 50 kg: Nicolan 15 mg durante 4-8 semanas. Um outro esquema de doses recomendado: pacientes com 45 kg ou mais: Nicolan 30 mg durante 6 semanas. Pacientes com menos de 45 kg ou que fume menos que 10 cigarros por dia: Nicolan 15 mg durante 4-6 semanas. Pacientes com doenças cardiovasculares estáveis (recomenda-se a estes pacientes, em especial, total abstinncia após o incio do tratamento): Nicolan 15 mg durante 4-6 semanas. dependência não muito grande: Nicolan 30 mg durante 4 semanas, dose suplementar: Nicolan 15 mg durante 2 semanas. Grande dependência: Nicolan 30 mg durante 5 semanas, dose suplementar: Nicolan 15 mg durante 3 semanas. Limpar e secar uma regio da pele sem Pólos e sem irritações. Separar cuidadosamente a proteção metlica do disco adesivo. Não utilizar o disco adesivo se o gel estiver com coloração amarelo intensa, pois isto pode ser um sinal de produto vencido ou ineficaz. Aplicar o disco adesivo. Pressionar levemente as bordas do disco adesivo, mas não pressionar a parte central do disco onde está contido o gel. após 24 horas, remover o disco. Deve ser escolhido um local diferente de aplicação a cada dia. A mesma rea só deve ser utilizada após intervalo de Vários dias. Este procedimento ajudará a prevenir irritações cutâneas. Aplicar o disco adesivo cada 24 horas. Os perãodos de tratamento duram, em geral, 6 semanas; a duração do tratamento não Deverá superar os 3 meses. - Superdosagem: sintomas por superdosagem podem aparecer usando mais de um disco adesivo ao dia ou usando nicotina sob outras formas. Estes incluem náusea, hipersalivação, dor abdominal, diarreia, vertigens, confuso mental, distúrbios do aprendizado, da viso e da audição, fraqueza, convulsões, sudorese, distúrbios de reação neurológica e insuficincia respiratéria. Em caso de superdosagem, retirar imediatamente o disco adesivo e contatar o médico.

Contra indicação :

Hipersensibilidade ou alergia nicotina; distúrbios dermatológicos que possam complicar com a aplicação do produto; gravidez; aleitamento; infarto agudo do miocárdio; angina pectoris instvel ou agravada; presena ou agravamento de dores torácicas; arritmias cardíacas graves; acidente vascular cerebral recente. A nicotina está contra-indicada em pacientes não fumantes, crianças ou fumantes ocasionais. O produto está contra indicado para pacientes com dermatite atépica, dermatite crônica ou que sejam sensíveis a qualquer um dos componentes usados no disco de nicotina (por exemplo: nicotina, adesivo, lmina de metal).

Precauções :

Aplicar somente um disco adesivo de cada vez. Usar Nicolan com prudncia em caso de patologia cardiovascular, hipertireoidismo, diabetes mellitus, patologias gastrintestinais. Em particular o uso do produto em indivíduos com úlcera péptica e hipertenso deve ocorrer sob constante controle médico. Não usar o produto em pele não ntegra ou inflamada. O tratamento com nicotina Deverá ser descontinuado se aparecerem sintomas de superdosagem. Os produtos contendo nicotina devem ser mantidos fora do alcance das crianças e descartados em lugar seguro após o uso. Não fumar porque a nicotina suplementar pode ser nociva. Não usar os discos adesivos por perãodos mais longos dos que forem aconselhados. Durante o uso não expor o adesivo ao sol por tempo prolongado. Aconselham-se controles médicos peridicos a fim de verificar os progressos obtidos com o tratamento e controlar o uso continuado de Nicolan. Pode ocorrer tolerância a alguns dos efeitos farmacológicos da nicotina. A nicotina administrada por via transdrmica apresenta baixssimo potencial de abuso, devido ao seu uso espaado. Além disso, a cura gradual proveniente do sistema estabelecida dentro do esquema de tratamento e o risco de dependência após a terapia mínimo. Os efeitos de retirada abrupta do sistema so similares queles observados com a abstinncia ao fumo, a partir de concentrações comparveis de nicotina. Os pacientes devem ser encorajados a se curarem gradualmente durante o perãodo de tratamento. Gravidez e lactação: o produto não deve ser usado durante a gravidez e o aleitamento. Antes do incio do tratamento com Nicolan, é aconselhável informar a paciente sobre o risco potencial para o feto em caso de gravidez; se isso acontecer, o tratamento deve ser imediatamente suspenso. - Interações Medicamentosas:: o tabagismo reduz as concentrações sanguíneas de fármacos como antipirina, cafena, estrgenos, desmetildiazepam, imipramina, lidocana, oxazepam, pentazocina, fenacetina, teofilina e warfarina. A abstenção ao fumo pode resultar em elevação das concentrações dessas drogas. O fumo reduz a eficácia analgésica do propoxifeno, a resposta diurética furosemida e altera a resposta farmacológica ao propranolol, bem como as proporções de cicatrização de úlcera com antagonistas H2. O ato de fumar e a nicotina podem aumentar os níveis circulantes de cortisol e catecolaminas. Doses de nifedipina, agonistas e antagonistas adrenérgicos podem necessitar de ajustes. Não se conhecem interferncias com exames laboratoriais.

Fórmula :

Cada disco adesivo de Nicolan 15 mg contêm: nicotina 15 mg. Cada disco adesivo de Nicolan 30 mg contêm: nicotina 30 mg.

Fabricante :

Fabricante : s Biosintética Ltda.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular