Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Neo-Tiroimade - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Liotironina sódica

Classe terapêutica : Hormonas e medicamentos usados notratamento das doenças endócrinas. Hormonas da tiráide e antitiroideus.

Apresentação : 0,025 mg Comprimidos

Indicação : A liotironina sódica pode ser usada como terapêutica de substituição naausência ou redução da função da tiráide, resultante de causas primrias comodeficincia funcional, atrofia primria, ou ausência parcial, ou total das glndulasou dos efeitos de cirurgia, radiação ou agentes antitiráideus; contudo alevotiroxina sódica geralmente preferida para a terapêutica a longo prazonestas condições.

A liotironina sódica pode também ser utilizada na terapêutica de substituição ousuplementar em doentes com hipotiroidimo secundário (pituitéria) ou tercirio
(hipotAlémico).

A terapêutica deve ser mantida continuadamente para controlar os sintomas dehipotiroidismo. Como a liotironina sódica tem um nicio de ação rpido e decurta duração, alguns clínicos preferem-na em relação levotiroxina sódica.

Utiliza-se quando se deseja um efeito rpido ou um efeito rapidamentereversível, por exemplo em processos de diagnóstico que exigem umasupressão a curto prazo de tirotrofina. Contudo, o facto de a liotironina produzirgrandes impulsos nas concentrações de triiodotironina e a possibilidade deocorrerem efeitos cardiovasculares adversos mais pronunciados torna o uso dofármaco pouco satisfatério na terapêutica a longo prazo. A liotironina sódicapode ser til quando a absorção da levotiroxina sódica incerta ou se questionaa conversão perifrica de tiroxina para triiodotironina.

A liotironina sódica pode também ser usada na terapêutica de doentes combcio simples (não txico) para reduzir o tamanho do bcio. A liotironina sódica
é usada principalmente no teste de supressão de T3 para diferenciar ohipertiroidismo do eutiroidismo em doentes com valores borderline de uptake de
I 131 pela tiráide.

Antes de TomarNeo-Tiroimade

Não tome Neo-Tiroimade
- Se tem alergia (hipersensibilidade) à substância ativa ou a qualquer outrocomponente de Neo-Tiroimade.
- Tireotoxicoses; insuficincia cardíaca não compensada.

Tome especial cuidado com Neo-Tiroimade
Em doentes com distúrbios cardiovasculares ou com hipotiroidismo de longaduração devem utilizar-se doses iniciais mais baixas e incrementos menores emais espaados, para evitar aumentos sbitos das necessidades metabólicas.

Quando o hipotiroidismo resulta de insuficincia da função hipofisria podecoexistir uma insuficincia supra-renal devendo esta ser corrigida antes daterapêutica com agentes tiroideus para evitar insuficincia supra-renal aguda.

Tomar Neo-Tiroimade com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos semreceita médica.

As hormonas da tiráide interagem com:
- Anticoagulantes orais
- Digitlicos
- Antidiabéticos
- fármacos indutores enzimáticos, como cloroquina, rifampicina, carbamazepina,fenitona ou barbitúricos
- Colestiramina.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
As preparações tiroideias não atravessam a barreira placentária em quantidadessignificativas e a experiência clínica não indica qualquer efeito colateral sobre ofeto, consequentemente a sua administração me não está contra-indicadadurante a gravidez.

Apenas pequenas quantidades de hormonas tiroideias são eliminadas no leitematerno. As preparações tiroideias deverão ser utilizadas com precaução nasmulheres que amamentam por poderem mascarar um hipotiroidismo congnitoao lactente.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não são conhecidos efeitos.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Neo-Tiroimade
Este medicamento contêm lactose. Se foi informado pelo seu médico que temintolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Este medicamento contêm amido de trigo. Adequado para indivíduos comdoença celaca. Doentes com alergia ao trigo (diferente da doença celaca) nãodevem tomar este medicamento.

Este medicamento contêm um corante, o amarante (E123), o qual pode causarreações alérgicas.

Modo de Usar: Neo-Tiroimade

Tomar Neo-Tiroimade sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Falecom o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Neo-Tiroimade administra-se por via oral, sendo a sua dose expressa emmicrogramas. Inicialmente a dose deve ser baixa, aumentando gradual eprogressivamente cada uma ou duas semanas.

A dose diária, única ou fraccionada, deve ser tomada após as refeições. Para otratamento dos estados hipotiroideus, a dose inicial usual para adultos de 25
g diários, que seré aumentada para uma dose de manutenção. De umamaneira geral, esta dose de manutenção oscila entre 50 a 75 g diários,divididos em 2 ou 3 tomas. Em alguns casos de insuficincia tiroideia necessário aumentar aquela dose para 100 g por dia, para assim controlar ossintomas.

Nos doentes jovens e nos idosos, as doses serão reduzidas proporcionalmente.

Nos idosos com problemas cardiovasculares ou com hipotiroidismo severo, otratamento deve ser iniciado gradualmente utilizando doses baixas e pequenosaumentos e perãodos mais longos entre estes aumentos, se necessário.

Os sinais de intolerância (palpitações, cefaleias, astenia e insônias) queeventualmente possam aparecer, cedem rapidamente pela simples redução dadose.

Se tomar mais Neo-Tiroimade do que deveria
Geralmente a sobredosagem aguda de preparações de hormonas tiroideiaspode produzir a sintomatologia tópica do hipertiroidismo. Neste caso deve serinstituída de imediato a terapêutica sintomática e de apoio.

O tratamento consiste principalmente em reduzir a absorção gastrointestinal
(indução do vômito, lavagem gástrica) e em antagonizar os efeitos centrais eperifricos, especialmente os devidos ao aumento da atividade simPótica
(Administração de digitlicos no caso de insuficincia cardíaca ebetabloqueantes para controlar a hiperatividade simPótica, adopção demedidas correctas para controlar a febre, a hipoglicmia e as perdas de líquidos.

Caso se tenha esquecido de tomar Neo-Tiroimade
Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu detomar.

Se parar de tomar Neo-Tiroimade
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seumédico ou farmacêutico.

Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, Neo-Tiroimade pode causar efeitos secundários,no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários são dependentes da dose. A posologia com a qual estesocorrem varivel consoante o doente.

Estes efeitos correspondem normalmente aos sintomas de hipertiroidismo eincluem taquicardia, palpitações, excitabilidade, cefaleias, tremores, intolerânciaao calor, perda de peso, insônias, cãibras e fraqueza muscular, suores,irregularidades menstruais, diarreia e vômitos. Estes efeitos normalmentedesaparecem após redução da dosagem ou suspensão temporria dotratamento.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.

5. COMO CONSERVAR Neo-Tiroimade

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Conservar a temperatura inferior a 25ºC.

Não utilize Neo-Tiroimade após o prazo de validade impresso no rótulo do frascoe na embalagem exterior após a abreviatura utilizada para prazo de validade. Oprazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixodoméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos deque já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras Informações

Qual a composição de Neo-Tiroimade
- A substância ativa é: liotironina sódica. Cada comprimido contêm 0,025 mg
(25 g) de liotironina sódica.
- Os outros componentes são: lactose monohidratada, amido de trigo, acacia,talco e amarante (E123).

Qual o aspecto de Neo-Tiroimade e conteúdo da embalagem
Neo-Tiroimade apresenta-se na forma farmacêutica de comprimidos, redondos,cor-de-rosa, acondicionados em frasco de HDPE com tampa de pressão emlDPE.
Embalagens com 20 e de 60 comprimidos.
É possível que não se encontrem comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Sociedade J. Neves, Lda.
Parque Industrial do Seixal
2840-068 Paio Pires
Portugal

Medicamentos do mesmo fabricante :

Dolocalma, Febridol, Glimepirida glimial, Glimepirida glimpor, Losartan j neves, Neo Tiroimade


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.


Jesus a Chave Hermenêutica, Curso exclussivo com o Pastor Caio Fábio