Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Nasterid a - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Finasterida.

Apresentação : Comprimidos revestidos de 1mg - caixa contendo 30 comprimidos revestidos.

Indicação : NASTERID-A (Finasterida) é indicado para o tratamento da alopecia androgenética, para aumentar o crescimento do cabelo e para prevenir queda adicional de cabelo.

Efeito Colateral :

Na dose de 1mg a Finasterida é bem tolerada. Os efeitos adversos mais frequentemente relatados estavam relacionados com a função sexual. Os seguintes efeitos colaterais foram observados: impotncia (1,7%), redução da libido (1,8%) e redução no volume do ejaculado (0,8%). O perfil de efeitos adversos nestes pacientes não foi significativamente maior que o grupo placebo. A Incidência de efeitos colaterais sexuais relacionados droga diminuiu ao longo do tempo de tratamento, sendo que em mais de 60% dos pacientes que apresentaram esses efeitos adversos, o problema foi solucionado com a continuidade da terapia. Podem ocorrer raros casos de reações de hipersensibilidade, incluindo edema labial e erupções cutâneas.

Modo de Usar :

A dose recomendada é de 1mg ao dia com ou sem os alimentos, sendo que o tempo de melhora clínica em torno de 3 meses. A duração total do tratamento Deverá ser determinada mediante a resposta do paciente.

Contra indicação :

Finasterida É contra-indicada para crianças e pacientes com história de hipersensibilidade Finasterida ou a quaisquer um dos componentes da formulação. Uso na gravidez: NASTERID-A (Finasterida) É contra-indicado em mulheres grávidas ou que possam vir a ficar grávidas. devido à capacidade dos inibidores da 5-a-redutase, como a Finasterida, de inibir a conversão de testosterona em diidrotestosterona, essas drogas podem causar anormalidades na genitlia externa dos fetos do sexo masculino quando administrada a uma mulher grávida. Mulheres grávidas não devem manusear Finasterida pelo alto risco subseqente para o feto do sexo masculino. A Finasterida pode ser encontrada no ejaculado de homens em tratamento de alopecia. Dessa forma, quando a parceira sexual de um paciente em tratamento estiver grávida ou puder engravidar, o paciente Deverá evitar a exposição da sua parceira ao sêmen ou descontinuar o tratamento.

Precauções :

Deve-se levar em conta que a Finasterida age na próstata e que seu uso pode reduzir em até 50% os valores de PSA (Antgeno Prostático específico). Logo, isto deve ser valorizado em pacientes com patologias prostática. Insuficincia hepática: Não existe informação sobre a farmacocinética e a tolerância Finasterida em indivíduos com insuficincia hepática. Insuficincia renal: Não é necessário ajuste posológico em pacientes com graus variados de insuficincia renal (depuração de creatinina de até 9ml/min), pois os estudos de farmacocinética não indicaram qualquer alteração da biodisponibilidade da droga. Mulheres amamentando: Não se tem trabalhos mostrando se a Finasterida excretada no leite.

Modo de usar :

A dose recomendada é de 1mg ao dia com ou sem os alimentos, sendo que o tempo de melhora clínica em torno de 3 meses. A duração total do tratamento Deverá ser determinada mediante a resposta do paciente.

Advertência e Recomendações para Pacientes Com Idade Superior 65 Anos

Não existe nenhuma restrição para o uso do medicamento nesta faixa etária. embora alguns estudos de farmacocinética tenham demonstrado que a eliminação da finasterida diminuída em pacientes com mais de 70 anos de idade, sua posologia deve ser a mesma.

Fórmula :

Comprimidos revestidos de 1mg: cada comprimido revestido contêm:
Finasterida 1 mg
Excipientes: Amido de Milho, Estearato de magnésio, Talco, Polietilenoglicol, dióxido de titânio, Corante, Copolómero ácido Metacrílico.

Informaçães Técnicas

A Finasterida é um componente 4-azasteride sintético, um potente inibidor da 5-a-redutase, enzima intracelular responsável pela conversão da testosterona em diidrotestosterona (DHT). A DHT é um potente hormnio masculinizante e sua ação se faz no estámulo do crescimento da glndula prostática, na secreção de gordura pelas glndulas sebceas e no crescimento de Pólos.
A DHT induz efeitos androgúnicos pela ligação ao andrgeno receptor no Núcleo da célula deste rgo. A Finasterida é um inibidor competitivo específico da 5-a-redutase. Isto foi demonstrado "in vivo"e "in vitro". Seu uso reduz significativamente a concentração de DHT no soro e nos tecidos. A Finasterida não tem afinidade pelo andrgeno receptor. No homem, o metabólito da 5-a-redutase no sangue e urina diminui depois da administração de Finasterida.
Doses maiores de Finasterida (5mg) produzem uma rápida redução na concentração de DHT sérica, com observação do efeito máximo em 8 horas após a primeira dose. A supressão de DHT mantida por 24 horas no intervalo de horas e com continuação do tratamento. Doses diárias de Finasteridatêm demonstrado reduzir a concentração sérica de DHT a aproximadamente 70%. O nível de circulação mediana de testosterona diminui ao redor de 10%, mas se mantêm com a média fisiológica.
Adultos do sexo masculino que tenham como herana genética a deficincia de 5-a-redutase também tem diminuição do nível de DHT. Com exceção da associação na presença de defeitos urogenitais de nascimento, nenhuma outra anormalidade clínica relacionada deficincia de 5-a-redutase também tem sido observada nestes indivíduos.
após uma única dose de 1mg de Finasterida, temos um pico plasmático em 2 horas, com concentração plasmática máxima de 9,2ng/ml de plasma, sua excreção se faz em 39% pela urina na forma de metabólitos (devido a ação do citocromo P450), 57% excretada nas fezes e pequena quantidade de Finasterida pode ser identificada no líquido seminal. Sua depuração plasmática é de 165ml/min. Sua biodisponibilidade é de 80%, sendo que os alimentos não interferem na sua taxa de absorção. Aproximadamente 90% da Finasterida está ligada s proteínas plasmáticas e seu volume de distribuição de 76 litros.

Informações ao paciênte

A Finasterida inibe a conversão de testosterona em diidrotestosterona pela inibição da enzima 5-a-redutase. A diidrotestosterona é um potente hormnio masculino responsável pelo surgimento de certo tipo de calvcie, denominada calvcie de padro masculino ou alopecia androgenética. A redução dos níveis de diidrotestosterona devido ao uso de Finasterida reverte o quadro de calvcie.
Cuidados na Conservação: O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade em temperatura entre 15 e 30ºC.
Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação .
Verifique a data de fabricação no cartucho.
Não use medicamento com prazo de validade vencido.
Gravidez e Lactação: Mulheres de pacientes em tratamento com NASTERID-A (Finasterida) que estáo ou possam vir a ficar grávidas devem evitar a manipulação dos comprimidos, bem como a exposição ao sêmen. O uso de NASTERID-A (Finasterida) está contra-indicado em mulheres amamentando.Informe seu médico a Ocorrência de gravidez na vigncia do tratamento ou após seu trmino. Informe ao médico se estiver amamentando.
Cuidados na administração: Finasterida deve ser administrada por via oral, com ou sem alimentos.
importante seguir a orientação do seu médico. Na maioria das vezes a melhora da alopecia se nota após 3 meses de tratamento e a suspensão deste acarreta em possível retorno do quadro em 12 meses.
Siga a orientação de seu médico respeitando sempre os horrios, as doses e a duração do tratamento.
NO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU médico
reações Adversas: A Finasterida, em doses de 1mg ao dia, não costuma desenvolver sintomas desagradveis, porêm, caso ocorra: impotncia sexual, diminuição do volume de ejaculação e diminuição da libido, informe ao seu médico.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS crianças
Contra-Indicaçõese Precauções: NASTERID-A (Finasterida) está contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula.
NO TOME Remédio SEM O CONHECIMENTO DO SEU médico, PODE SER PERIGOSO PARA SUA Saúde

Interação Medicamentosa :

Na dose de 1mg ao dia de Finasterida não se observou interação medicamentosa com as seguintes substâncias: propranolol, digoxina, varfarina, antipirina, teofilina, inibidores da ECA, a-bloqueadores, b-bloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio, nitratos cardíacos, diuréticos, antagonistas H2, inibidores da HMG-CoA redutase, antiinflamatórios não-esteróides, quinolonas, benzodiazepúnicos, Analgésicos e anticonvulsivantes. Não se observa interação com outras drogas que tenham o citocromo P450 como local de metabolização.

Superdose

Alguns pacientes receberam doses únicas de Finasterida de até 400mg e doses múltiplas de até 80mg/dia durante 3 meses, sem efeitos adversos. Não há terapia especfica recomendada na superdose de Finasterida.

Fabricante :

Ativus farmacêutica Ltda.

Rua Fonte Mécia, 2050
Cep 13270-000 - CX Postal 489
Bairro São Pedro - Valinhos /SP
E-mail: ativus@ativus.com.br

Medicamentos do mesmo fabricante :

Antagon, Asmax, Azimix, Calcichell, Calman, Cinoflax, Colpist mt, Cortax, Dexador, Ferrin, Fluidin, Folifer, Ginotrax, Gynax n, Inflax, Klispel, Licovit, Livten 500 mg, Loratadina, Loremix d, Loremix, Meloxil, Miconan, Mivalen, Nasterid a, Nasterid, Nortec, Novativ, Xelix, Xirvit


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Curso Master O Cara da Foto