Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Nasacort - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Acetonido de triamcinolona

Apresentação : 55 ug/dose - Suspensão para pulverização nasal

Indicação :

O NASACORT contém como substância ativa o Acetonido de Triamcinolona que pertence ao grupo dos medicamentos corticosteróides, o que significa que é um tipo de esteroide. é indicado no tratamento dos sintomas da alergia nasal, sob a forma de spray nasal. Os sintomas de alergia nasal incluem espirros, comichão, congestão e corrimento nasais. A alergia pode ter as seguintes causas:

Pêlo de animais ou ácaros do pó da casa. Este tipo de alergia pode ocorrer em qualquer altura do ano e é chamada rinite alérgica perenal.

Pólen. Este tipo de alergia, como a febre dos fenos, pode ser causado por diferentes pólens em diferentes alturas do ano. É chamada rinite alérgica sazonal. O NASACORT só tem eficácia se for usado regularmente e pode não produzir um alívio imediato dos sintomas. Em algumas pessoas pode produzir alívio a partir do primeiro dia de tratamento e noutras pode demorar 3 a 4 dias.

2.  ANTES DE UTILIZAR Nasacort
Não utilize Nasacort se:

- É alérgico (hipersensível) ao Acetonido de Triamcinolona ou a qualquer outro componente de Nasacort (ver secção 6 Outras Informações). Sintomas de reação alérgica ao Nasacort incluem erupção cutânea, problemas em engolir ou respirar, inchaço dos lábios, cara, garganta ou língua.

Tome especial cuidado com Nasacort

Verifique com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento: Se tiver alguma infecção do nariz ou da garganta não tratada. Se tiver uma infecção fúngica durante a utilização recente do Nasacort, pare a sua utilização até a infecção ser tratada.

Se tiver sido submetido a uma cirurgia nasal ou se tiver um ferimento ou úlcera nasal

Se o seu tratamento estiver a ser transferido de injecções esteroides ou comprimidos para Nasacort, spray nasal.

Se não tiver a certeza se alguma das situações descritas se aplica a si, fale com o seu médico ou farmacêutico antes de usar este medicamento. Operações ou situações de stress

O seu médico pode aconselhá-lo a tomar uma dose superior à normal por razões médicas. Se a sua dose for aumentada, informe o seu médico se vai realizar uma operação ou está indisposto. Isto acontece porque doses mais elevadas que as normais podem diminuir as defesas do seu corpo para curar ou lidar contra situações de stress. Se isto acontecer, o seu médico pode decidir que necessita de tratamento posterior com outro medicamento.

Utilizar Nasacort com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos não sujeitos a receita médica.

Isto porque Nasacort pode afectar o mecanismo de ação de alguns medicamentos. também alguns medicamentos podem afectar o mecanismo de ação do Nasacort.

Gravidez e aleitamento

Se estiver grávida ou a amamentar não deve utilizar este medicamento a não ser que o seu médico o tenha informado que os benefícios do uso são maiores que os possíveis riscos para o seu bebé.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Nasacort não tem qualquer efeito conhecido na capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Nasacort

Nasacort contém cloreto de benzalcónio, que é um irritante e pode provocar reacções na pele.

Modo de Usar :

NASACORT

Utilizar Nasacort sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. O medicamento só funciona se for usado regularmente. Pode levar 3 a 4 dias até notar melhoria dos sintomas.

Que quantidade de Nasacort utilizar:

Adultos e crianças (com mais de 12 anos de idade)

Adose inicial habitual é de 2 pulverizações em cada narina, uma vez por dia. Quando os sintomas de alergia estiverem controlados a dose pode ser reduzida para

1  pulverização em cada narina, uma vez por dia. Crianças (6 aos 12 anos), a dose habitual é 1 pulverização em cada narina, uma vez por dia.

Se os sintomas não desaparecerem, a dose pode ser aumentada para 2 pulverizações em cada narina, uma vez por dia.

Quando os sintomas estiverem controlados, a dose deve ser reduzida para 1 pulverização em cada narina, uma vez por dia.

Não utilize Nasacort por mais de 3 meses em crianças com menos de 12 anos de idade

Crianças (com menos de 6 anos de idade)

Pergunte ao seu médico ou farmacêutico antes de usar.

Modo de Usar :

o spray

Antes de utilizar o NASACORT assoe o nariz suavemente para limpar as narinas.

Preparar o frasco

Retire a tampa azul, puxando-a para cima Retire a mola plástica azul Agite suavemente o frasco antes de usar

Se estiver a utilizar o spray nasal pela primeira vez Segure o frasco na vertical

Afaste o aplicador de si enquanto realiza esta operação Encha a bomba pressionando o aplicador para baixo. Is chama-se iniciação. Pressione e liberte 5 vezes

Repita este movimento até se libertar uma névoa fina. O spray está agora pronto a ser utilizado.

Utilizar o spray

1.            Tape uma das narinas com o dedo.

2.            Segure no frasco na vertical e introduza o aplicador na outra narina até ser confortável.

3.            Inspire suavemente pelo nariz, com a boca fechada Enquanto faz isto pressione o aplicador para libertar uma dose

4.            Expire através da boca.

            Repita os passos 3 e 4 para a mesma narina (se necessário) e para a outra narina. Após utilização do spray: Para manter o aplicador nasal limpo esfregue com um lenço de papel ou de pano após cada uso.

6.            Prenda a mola de segurança de novo no local, a fim de evitar uma Atuação acidental

            Volte a colocar a tampa azul sobre o aplicador.

Se o spray nasal não tiver sido usado durante mais de 2 semanas: Tem de ser pressionado de novo para encher o aplicador com o spray Afaste o aplicador de si enquanto realiza esta operação Pressione para o ar uma vez antes de usar. Agite sempre o frasco suavemente antes de usar

Limpar o spray

Se o spray não funcionar, o aplicador pode estar entupido. Nunca tente desentupir ou alargar o orifício do aplicador com um alfinete ou outro objecto aguçado, pois isso pode impedir o spray de trabalhar.

A bomba de aerossol nasal deve ser limpa pelo menos uma vez por semana, ou mais frequentemente se ficar entupida.

Se utilizar mais Nasacort do que deveria

É improvável que uma sobredosagem cause problemas. No entanto, se tomou o conteúdo total do frasco através da boca pode sentir perturbações intestinais ou do estômago. Fale com o seu médico se tomar mais Nasacort do que deveria

Caso se tenha esquecido de utilizar Nasacort

Se se esqueceu de tomar Nasacort, tome assim que se lembrar. Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de utilizar Nasacort

Se parar de tomar este medicamento os seus sintomas podem regressar ao fim de alguns dias.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários NASACORT

Como todos os medicamentos, Nasacort pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Pare de utilizar e consulte um médico ou vá a um hospital, de imediato: Se tiver uma reação alérgica ao Nasacort. Os sintomas podem incluir erupção cutânea, problemas de respiração ou em engolir, inchaço dos lábios, cara, garganta ou lingua.

Se detectar algum dos seguintes efeitos secundários informe o seu médico ou farmacêutico. Informe-os também se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados nesta bula.

Corrimento nasal, dor de cabeça e dor de garganta

Hemorragia nasal

Irritação ou secura no interior do seu nariz Cavidade nasal congestionada ou entupida Espirros

Em algumas pessoas o Nasacort pode causar lesões da parte intermédia do interior do nariz (chamado septo nasal). Partilhe com o seu médico ou farmacêutico quaisquer preocupações que tenha sobre isto. Informação para crianças

Se a sua criança tem vindo a usar este medicamento há muito tempo, pode afectar a sua velocidade de crescimento. Isto significa que o seu médico terá de monitorizar regularmente a altura. Se a taxa de crescimento é afectada o seu médico poderá diminuir a dose. Além disso o seu médico pode considerar recomendar o seu filho a um especialista pediátrico.

  COMO CONSERVAR NASACORT

Manter fora do alcance e da vista das crianças

Não utilize Nasacort após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e no frasco a seguir a “EXP”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não conservar acima dos 25°C

Utilizar até 1 mês após a primeira abertura para o frasco de 30 pulverizações e até 2 meses para o frasco de 120 pulverizações.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.  Outras informações
Qual a composição de Nasacort

A substância ativa é o Acetonido de triamcinolona. Cada spray fornece 55 microgramas de acetonido de triamcinolona.

Os outros componentes são:

Qual o aspecto de Nasacort e conteúdo da embalagem O NASACORT é uma suspensão para pulverização nasal. É fornecido num frasco de plástico branco e é constituído por uma bomba doseadora para aplicação intranasal. também contém uma tampa protectora azul para manter o aplicador nasal limpo e uma mola plástica azul para prevenir a administração acidental.

Cada frasco contém pelo menos 120 pulverizações (16,5 g de suspensão que contém 9,075 mg de acetonido de triamcinolona) ou pelo menos 30 pulverizações (6,5 g de suspensão que contêm 3,575 mg de acetonido de triamcinolona).

É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda.

Rua Conde Domingos Papaiz, 413 – Suzano – SP

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
sac.brasil@sanofi.com

Produtos Sanofi
Fone: 0800 703 00 14
(2ª à 6ª feira, das 9 às 17h)

CNPJ 02.685.377/0008 23
Indústria Brasileira

Medicamentos do mesmo fabricante :

Aas protect, Actiprofen, Actonel, Aderogil, Agreal, Allegra 60 mg, Allegra d, Allegra d, Allegra pediatrico, Allegra, Amaryl, Amitrex, Amplictil gotas, Amplictil, Anandron nilutamida, Anandron, Antigripine, Apidra solostar, Apidra, Aprovel, Aprozide, Arava, Arelix, Asafen, Asilone, Atlansil, Auditol, Avaxim, Benoflex, Besaprin, Beserol, Bgstar, Buclina, Buclivit, Cefamezin, Cefrom, Celsior, Cepacaina, Cepacol fluor, Cepacol menta, Cepacol plus advanced, Cepacol, Cepacolplus advanced, Cewin efervescente, Cewin gotas, Cewin, Ciprofibrato, Citrovit 1 g, Citrovit 2 g, Claforan, Claripex al, Clikstar, Clorana, Colestase, Colirio moura brasil, Coltrax injetavel, Coltrax, Confiare prevent, Conmel, Corastorva, Corediol, Dactil, Danatrol, Daonil, Depakine chrono 300, Depakine chrono 500, Depakine chronosphere, Depakine solucao, Depakine xarope, Depura kids, Depura, Dermacyd breeze, Dermacyd delicata, Dermacyd femina, Dermacyd infantil, Dermacyd neutralize, Dermacyd pocket delicata, Dermacyd teen fresh, Dermacyd teen sweet flower, Dermacyd, Dermatop creme, Dermatop pomada, Dermatop, Dicinone, Dienpax, Dientrin, Digesan, Dimercaprol, Diurana, Dogmatil 50 mg, Dogmatil 200 mg, Dogmatil capsulas, Dogmatil forte, Dogmatil Solução oral, Dogmatil, Dolantina, Dorico, Eloxatin, Enterogermina, Equilid 50 mg, Equilid, Eradacil, Esperson n, Esperson, Euvax, Expolid, Falmonox, Fasturtec, Franol, Fraxiparina, Frisium, Gama venina, Gino loprox, GinoLoprox, Glimepirida andissa, Glimepirida, Glucantime, Haemaccel, Halotano, Hidrastar, Hidroclorotiazida, Hidromed, Hypaque 50, Hypaque m 75, Hypaque m 76, Ibgstar, Id Flu, Immucyst, Inocor, Istivac, Jevtana, Ladogal, Lantus, Lasilactona, Lasix long, Lasix retard, Lasix solucao, Lasix, Ledopsan, Lesterol, Loprox nl, Loprox creme, Loprox, Lovenox, Lyxumia, Maalox, Matergam, Maxilase, Meloxicam winthrop 15, Meloxicam winthrop 75, Metronidazol, Miocacin, Mioflex, Mobility, Mozobil, Mucolisil, Nasacort, Novalfem, Novalgina, Oenobiol, Omeprasec, Omnipaque, Omniscan, Orastina, Oroxadin, Os cal, Pan fungex, Par, Pastilhas cepacol, Pediacel, Pentavac, Pergalen, Pertacel, Plastenan, Plavix, Plavom, Pneumo, Pneumovax 23, Prednisolon, Primacor iv, Primacor, Primeral, Primperan comprimidos, Primperan, Profenid, Protectina, Psicoglut, Puran t4, Puran, Redrate, Renagel, Rifaldin, Rifocina, Rulid 300 mg, Rulid d, Rulid, Sanofi ventis, Sculptra, Semi, Seprafilm, Seprefact depot, Skelid, Socian, Sulpan, Suprefact e, Suprefact, Sureptil, Sylador, Tamcore, Targifor c, Targifor, Targocid, Taxotere, Tetavax, Tetraxim, Thymoglobuline, Ticlid, Toplexil pediatrico, Toplexil, Trental injetavel, Trental, Triatec, Trimovax, Typhim, Ulcedine, Utrim, Valpakine, Varicela, Verorab, Vincagil, Vitawin 2, Vitawin kids, Vitawin, wintomylon, Xatral, Youtube, Zolben, Zolbenl,


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular