Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Movicol - Pediátrico - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Macrogol 3350 6,563 g

Apresentação : pediátrico

sache com 6,9 g

Pó para solução oral

1.O que MOVICOL pediátrico

O nome deste medicamento MOVICOL pediátrico.

Cada sache contém:
Macrogol 3350 6,563 g

Cloreto de sódio 175,4 mg

Bicarbonato de sódio 89,3 mg
Cloreto de potássio 23,3 mg

Após dissolução em 62,5 ml de água, cada sache fornece o equivalente a:

sódio 65 milimoles/litro

Cloreto 53 milimoles/litro Bicarbonato 17 milimoles/litro

potássio 5,4 milimoles/litro

MOVICOL pediátrico contém também aroma de lima e limão (o aroma de limão e lima contém os seguintes ingredientes: slidos de accia, maltodextrina, óleo de lima, óleo de limão, citral, ácido cítrico e água) e acessulfamo de potássio como adoante.

Embalagens:

Caixas de 6, 8, 10, 20, 30, 40, 50, 60 ou 100 saches.

As diferentes embalagens podem não ser todas comercializadas.

Cada sache contém 6,9 gramas de Pó de MOVICOL pediátrico. Deve misturar o Pó com água para fazer uma bebida.

Categoria fármaco-terapêutica: laxantes osmáticos

Indicação :

MOVICOL pediátrico é um laxante para o tratamento da obstipação crônica em crianças com idades entre 2 e 11 anos.

MOVICOL pediátrico ajuda a criança a conseguir uma evacuação confortvel no caso de uma obstipação muito forte, denominada impacto fecal, em crianças com idades entre 5 e 11 anos.

2.Antes de dar MOVICOL pediátrico a uma criança

Não d MOVICOL pediátrico a uma criança se o médico tiver indicado que ela sofre de:

obstrução intestinal perfuração da parede intestinal

doença inflamatória intestinal severa, como colite ulcerosa, Doença de Crohn, ou megacélon txico.

óleo paralítico alergia substancia ativa ou a qualquer um dos ingredientes.

MOVICOL pediátrico não é recomendado para crianças com idade inferior a 2 anos. MOVICOL pediátrico não é recomendado caso a criança tenha problemas cardíacos ou renais.

Informe o seu médico sobre quaisquer outros medicamentos que a criança esteja a tomar.

A administração de qualquer forma farmacêutica slida no prazo de uma hora após a administração de volumes elevados de preparações contendo macrogol, pode resultar na não-absorção das mesmas, devido ao efeito de lavagem a partir do trato gastrointestinal.

Efeitos em grávidas, lactentes, crianças, idosos e doentes com patologias especiais Não há experiência do uso de MOVICOL pediátrico durante a gravidez e a lactação, devendo apenas ser utilizado nestas situações, se for considerado estritamente necessário pelo seu médico.

Efeitos sobre a capacidade de condução e utilização de máquinas

MOVICOL pediátrico não exerce qualquer efeito sobre a capacidade de condução ou utilização de máquinas.

3.Posologia MOVICOL pediátrico

Obstipação crônica

A dose de MOVICOL pediátrico depende da idade da criança e da resposta ao tratamento. Como dose inicial, as crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos devem receber uma sache por dia e as crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos devem receber duas saches por dia. É possível que o seu médico recomende o aumento do nmero de saches tomadas até a criança em causa produzir fezes mais moles. A dose máxima necessária não deve exceder as 4 saches por dia. Do mesmo modo, também Não é necessário tomar o líquido todo de uma s vez; se assim o preferir, a criança pode tomar metade do líquido de manhã e a outra metade à noite. Se a criança apresentar fezes extremamente moles ou diarreia, a dose de MOVICOL pediátrico deve ser reduzida para uma sache (no caso de estar a tomar 2 ou mais saches por dia) ou, se estiver a tomar 1 sache por dia, saltar um dia de tratamento.

Impacto fecal

O esquema de tratamento com o MOVICOL pediátrico é o seguinte: Regime posológico diário:

Nmero de saches de MOVICOL pediátrico
Idade (anos) Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6 Dia 7
5 11 4 6 8 10 12 12 12

O nmero de saches diárias deve ser administrado em doses subdivididas e consumido num perãodo de 12 horas (p. ex. entre as 8 da manhã e as 8 da noite). O tratamento pode ser interrompido quando surtir efeito. O efeito notado pela passagem de volumes elevados de fezes e/ou diarreia líquida.

4.Como tomar MOVICOL pediátrico

Abrir uma sache e colocar o Pó num copo com água até um quarto do seu volume (cerca de 62,5 mililitros). Misturar bem até que a água esteja de novo lmpida. Dar criança para beber. Se desejar, pode aromatizar a bebida com sumo de laranja, por exemplo.

O nmero correcto de saches pode ser previamente dissolvido e mantido em recipiente tapado no frigorfico durante um perãodo máximo de 24 horas. Por exemplo, podem reconstituir-se 12 saches em 750 ml de água.

O que fazer em caso de esquecimento ou impossibilidade de tomar uma ou mais doses?

Nesta situação, deve retomar logo que possível o esquema posológico previamente estabelecido pelo seu médico.

Como proceder em caso de sobredosagem ou intoxicação ?

Em caso de exceder a dose recomendada de MOVICOL pediátrico e ocorrer diarreia intensa ou vômitos, ou sentir dor abdominal severa, interrompa o tratamento e informe imediatamente o seu médico ou dirija-se ao hospital mais próximo da sua residncia.

Efeitos secundários Movicol pediátrico

Como todos os medicamentos, Movicol pediátrico pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Por vezes as crianças podem apresentar dores ou rudos abdominais, uma reação alérgica, sensação de enfartamento, inflamação e ardor perianal, flatulência (gases), enjoos e diarreia. Se a criança se sentir enjoada ou vomitar, não Deverá interromper o tratamento, mas sim proceder a administrações de forma mais repartida ao longo do dia.

Se algum destes sintomas for demasiado incomodativo ou durar mais do que alguns dias, ou caso se verifique a Ocorrência de qualquer outro efeito indesejável não indicado, informe o seu médico ou o seu farmacêutico.

Se a criança sentir fraqueza, falta de ar, muita sede, ou apresentar os tornozelos inchados, interrompa a administração do MOVICOL pediátrico e informe imediatamente o seu médico.

6.Como guardar MOVICOL pediátrico

Guarde o MOVICOL pediátrico temperatura ambiente (não guarde a uma temperatura superior a 25ºC).

Não use MOVlCOL pediátrico após o fim do prazo de validade indicado no rótulo. Se a criança não tomar imediatamente o MOVlCOL pediátrico, depois de o ter dissolvido em água, guarde-o no frigorfico (2-8C) num recipiente tapado. Deite fora qualquer solução que não tenha sido utilizada no prazo de 24 horas.

Mantenha fora do alcance e da vista das crianças.

Medicamento sujeito a receita médica.

responsável pela introdução no Mercado

Norgine Pharma, 87 Avenue de la Grande Arme, 75782 Paris Cedex 16, Frana.

produzido pela Norgine Limited, New Road, Hengoed, Mid Glamorgan CF82 8SJ, Reino Unido.

Fabricante :

ANGELINI farmacêutica LTDA.

Morada Angelini Farmacêutica Lda. – Rua João Chagas, 53 - Piso 3
1499-040 Cruz Quebrada - Dafundo – Portugal
T +351 214 148 300 | F +351 214 142 981

Informações Gerais:
Para receber informações gerais sobre a Angelini Farmacêutica contactar a empresa através do e-mail: angelini.farmaceutica@angelini.pt

Farmacovigilância:
Reações adversas associadas a qualquer produto da Angelini Farmacêutica deverão ser notificadas à Unidade de Farmacovigilância através do email farmacovigilancia@angelini.pt ou através do Número Verde 800 208 674.

Medicamentos do Mesmo Fabricante :

Adalgur N, Movicol Pediatricol


Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode ser-lhes prejudicial, mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.
O ministério da saúde adverte: a automedicação pode fazer mal à sua saúde.
Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária. Trata-se de um registro histórico deste medicamento.
Este texto não pode substituir a leitura da bula que acompanha o medicamento.
Os medicamentos podem mudar suas formulações, recomendações e alertas.
Apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão do medicamento comercializada.
Todas as bulas constantes no site portal são meramente informativas.
Lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.